Agulhas para toca-discos: finalidade, tipos e seleção

Contente
  1. Recursos e dispositivo
  2. Tempo de vida
  3. Visão geral dos principais tipos
  4. Dicas de Seleção
  5. Como substituir e personalizar?
  6. Como limpar?

Ouvir e colecionar discos de vinil é um hobby que aos poucos está tomando conta do mundo. A riqueza do som nesse processo depende muito do músico, em particular, da agulha para tocar os discos.

Recursos e dispositivo

A agulha da plataforma giratória faz parte do captador, assim como a cabeça e o braço. A agulha se move com a ponta afiada ao longo da trilha sonora. Irregularidades em seu caminho fazem com que a agulha vibre em uma determinada frequência. Este processo permite ouvir o som gravado em discos de vinil.

A agulha da mídia de vinil deve corresponder às dimensões das ranhuras da mídia. As geometrias combinadas com a placa fornecem um som mais rico durante a reprodução.

Observe que um rádio antigo pode exigir agulhas de 80, 120 ou 25 mícrons. A tecnologia de áudio relativamente moderna requer um raio de agulha de 15 mícrons ou menos.

A agulha de coleta tem os seguintes parâmetros:

  • força de aperto;
  • alcance de frequência;
  • O peso.

O detalhe depende de como os canais podem ser reproduzidos separadamente, sem penetração.

O material para esta parte da pickup pode ser uma liga à base de aço ou minerais naturais ou sintéticos, seja diamante ou safira. Independentemente da matéria-prima, para limpeza deve-se utilizar líquido especial que permite remover a sujeira, que a agulha coleta das ranhuras dos discos a cada escuta.

Tempo de vida

É o material, mais precisamente, sua dureza, que influencia em grande parte o período de possível operação. Portanto, uma peça feita de uma liga à base de aço não pode servir adequadamente por mais de 3 minutos. É tempo suficiente para ouvir um lado do disco do gramofone. Não é novidade que as peças feitas desse metal foram vendidas em caixas de 200 cada.

As peças de corindo (safira) são muitas vezes superiores às de aço. Devido à sua dureza e alta resistência ao desgaste, sua vida útil chega a 350 horas ouvindo discos fonográficos. Esses modelos ainda são apreciados por amadores de acetato e goma-laca, incapazes de resistir a brincar com materiais mais duros, como o diamante. A vida útil das agulhas de diamante chega a 1000-1500 horas ouvindo música.

É impossível notar que a ponta da agulha está desgastada a olho nu. No entanto, os problemas de som emergentes são a primeira e principal manifestação do desgaste da cabeça.

Os especialistas aconselham a troca da agulha após 600 horas de reprodução dos discos.

Visão geral dos principais tipos

Além da diferença de materiais, as peças são subdivididas de acordo com o tipo de afiação. É esta propriedade que permite uma leitura mais completa das informações disponíveis sobre a transportadora. Apesar da variedade de tipos, ainda não existe uma nitidez perfeita. O fato é que as ranhuras nos discos são cortadas por uma fresa especial, cujas dimensões, é claro, estão disponíveis nos fabricantes. Porém, sua cópia exata na produção de uma agulha é impossível, pois então não lerá a informação, mas cortará o meio.

Esférico

As agulhas cônicas são os modelos com maior raio transversal. Entre as desvantagens destaca-se o menor raio de contato com a placa, o que causa um som monótono e opaco. Devido a esta propriedade, as agulhas deste tipo duram mais do que outras subespécies.

Elíptico

A agulha elíptica também se parece com uma esfera, mas suas bordas são achatadas. Essa estrutura permite que você leia a faixa de alta frequência, tornando o som do disco de gramofone cada vez mais rico. Via de regra, a área de contato do produto é maior, o que leva a uma vida útil mais curta.

Hiperelíptico

As peças hiperelípticas incluídas na pickup são uma versão modificada das agulhas elípticas. Sua área de contato é maior e o raio transversal é menor.

De acordo com os especialistas, até mesmo uma mesa giratória barata pode ser muito melhorada e enriquecida trocando uma agulha por outra.

As agulhas modernas podem ser de corindo ou diamante e, às vezes, combinam os dois materiais. A parte de diamante tem excelente dureza, mas não é adequada para placas de acetato. Uma agulha de diamante com ponta de corindo, que combina flexibilidade e dureza, é considerada universal.

Dicas de Seleção

A escolha de agulhas para um cartucho depende do tipo de plataforma giratória. Portanto, ao decidir substituir uma peça, você deve primeiro determinar se a substituição é possível. Portanto, para dispositivos soviéticos, esta função é impossível e, portanto, é melhor comprar um toca-discos originário da URSS com uma agulha em boas condições.

Para a tecnologia moderna, os especialistas não recomendam a compra de agulhas chinesas, amplamente representadas nos maiores sites de mercadorias com entrega da China. Na maioria dos casos, as cerâmicas são utilizadas como materiais de fabricação, o que causa polêmica sobre sua adequação.

Dentre os tipos de afiação, recomenda-se dar a opção de agulhas hiperelípticas feitas de materiais combinados. Assim, a base pode ser feita a partir de matérias-primas mais orçamentárias, ao contrário da ponta, sobre a qual não é recomendável economizar.

Como substituir e personalizar?

É necessário substituir a caneta se ela estiver gasta e o som da reprodução piorar. Para fazer isso, remova a parte puxando-a para fora do braço.

É mais razoável manter uma agulha usada para facilitar a compra futura. Observe que certas peças foram produzidas em plataformas giratórias mais antigas e, no momento, é quase impossível encontrar as mesmas. Na ausência do mesmo modelo, uma nova caneta é selecionada e, se necessário, um cartucho.

O novo componente é instalado no soquete do cartucho. É necessário verificar a direção - a agulha deve ser direcionada verticalmente para baixo.

Como a troca da caneta depende diretamente do cartucho, você deve verificar seu estado. A configuração está correta, se a força de pressão da cabeça for ótima, e a agulha estiver claramente posicionada no trilho da placa.

Como limpar?

Se uma peça nova não emitir som pleno, recomenda-se pensar em limpá-la, que deve ser regular. Observe que, além da agulha, a superfície das próprias placas deve ser limpa com escovas e líquidos especiais.

Para remover a sujeira e limpar a poeira da agulha, são produzidas escovas de carvão com cerdas duras e curtas, bem como escovas de pequeno porte de vários tipos e formatos. A escova para limpeza é utilizada em combinação com produtos profissionais. Além dos produtos de limpeza, a limpeza pode ser feita com almofadas de silicone altamente pegajosas, nas quais é aplicada uma agulha. Ao mesmo tempo, a sujeira adere ao silicone e é posteriormente removida facilmente. Ao usar a escova para limpeza, considere a direção do percurso. Para não agredir a cabeça, é necessário realizar movimentos de trás para frente, evitando-se laterais e direções de frente para trás.

Uma boa agulha e o devido cuidado com ela o ajudarão a curtir sua música favorita com um som alternativo.

Veja abaixo como escolher a caneta certa para plataforma giratória.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário