Gramofones: quem inventou e como funcionam?
Gramofones elétricos e com mola ainda são populares entre os conhecedores de itens raros. Contaremos como funcionam os modelos modernos com gramofones, quem os inventou e o que procurar ao escolher.
História da criação
Por muito tempo, a humanidade buscou preservar as informações sobre os portadores de materiais. Finalmente, no final do século 19, surgiu um dispositivo para gravar e reproduzir sons.
A história do gramofone começa em 1877, quando seu progenitor, o fonógrafo, foi inventado.
Este dispositivo foi inventado de forma independente por Charles Cros e Thomas Edison. Foi extremamente imperfeito.
O suporte de informações era um cilindro de folha de estanho, fixado em uma base de madeira. A trilha sonora foi gravada na folha. Infelizmente, a qualidade da reprodução era muito baixa. E só poderia ser reproduzido uma vez.
Thomas Edison pretendia usar o novo dispositivo como audiolivros para cegos, um substituto para estenógrafos e até mesmo um despertador.... Ele não pensou em ouvir música.
Charles Cros não encontrou investidores para sua invenção. Mas o trabalho publicado por ele levou a novas melhorias no design.
Esses primeiros desenvolvimentos foram seguidos por grafofone Alexander Graham Bell... Rolos de cera foram usados para armazenar o som. Neles, a gravação pode ser apagada e reutilizada. Mas a qualidade do som ainda estava baixa. E o preço era alto, pois era impossível produzir em massa a novidade.
Finalmente, em 26 de setembro (8 de novembro) de 1887, o primeiro sistema de gravação e reprodução de som de sucesso foi patenteado. O inventor é um imigrante alemão que trabalha em Washington DC chamado Emil Berliner. Este dia é considerado o aniversário do gramofone.
Ele apresentou a novidade na exposição do Franklin Institute na Filadélfia.
A principal mudança é que placas planas foram usadas em vez de rolos.
O novo dispositivo tinha sérias vantagens - a qualidade de reprodução era muito maior, a distorção era menor e o volume do som aumentava 16 vezes (ou 24 dB).
O primeiro disco de gramofone do mundo foi zinco. Mas logo surgiram opções de ébano e goma-laca mais bem-sucedidas.
A goma laca é uma resina natural. No estado aquecido, é muito plástico, o que possibilita a confecção de chapas por estampagem. À temperatura ambiente, este material é muito forte e durável.
Ao fazer goma-laca, argila ou outro enchimento foi adicionado. Foi usado até a década de 1930, quando foi gradualmente substituído por resinas sintéticas. O vinil agora é usado para fazer discos.
Emil Berliner em 1895 fundou sua própria empresa de produção de gramofones - a Berliner's Gramophone Company. O gramofone se espalhou em 1902, depois que canções de Enrico Caruso e Nelly Melba foram gravadas no disco.
A popularidade do novo dispositivo foi facilitada pelas ações competentes de seu criador. Primeiro, ele pagou royalties aos artistas que gravaram suas canções em discos. Em segundo lugar, ele usou um bom logotipo para sua empresa. Mostrava um cachorro sentado ao lado de um gramofone.
O design foi gradualmente aprimorado. Um motor de mola foi introduzido, o que eliminou a necessidade de girar manualmente o gramofone.Johnson foi seu inventor.
Um grande número de gramofones foram produzidos na URSS e no mundo, e todos podiam comprá-los. As caixas dos espécimes mais caros eram feitas de prata pura e mogno. Mas o preço também era adequado.
O gramofone permaneceu popular até a década de 1980. Em seguida, foi suplantado por gravadores de bobina a bobina e de cassetes. Mas, até agora, as cópias antigas estão sujeitas ao status do proprietário.
Além disso, ele tem seus fãs. Essas pessoas acreditam razoavelmente que o som analógico de um disco de vinil é mais volumoso e rico do que o som digital de um smartphone moderno. Portanto, os discos ainda estão sendo produzidos, e sua produção ainda está aumentando.
Dispositivo e princípio de operação
O gramofone consiste em vários nós independentes uns dos outros.
Unidade de acionamento
Sua tarefa é converter a energia da mola em uma rotação uniforme do disco. O número de molas em diferentes modelos pode ser de 1 a 3. E para que o disco gire apenas em uma direção, um mecanismo de catraca é usado. A energia é transmitida por engrenagens.
Um regulador centrífugo é usado para obter uma velocidade constante.
Funciona assim.
O regulador recebe rotação de um tambor de mola. Em seu eixo existem 2 buchas, uma das quais se move livremente ao longo do eixo e a outra é acionada. As buchas são interligadas por molas, nas quais são colocados pesos de chumbo.
Ao girar, os pesos tendem a se afastar do eixo, mas isso é evitado pelas molas. Surge uma força de atrito que reduz a velocidade de rotação.
Para alterar a frequência das revoluções, o gramofone possui um controle de velocidade manual embutido, que é de 78 revoluções por minuto (para modelos mecânicos).
Membrana ou caixa de som
Dentro dela há uma placa de 0,25 mm de espessura, que geralmente é feita de mica. De um lado, a caneta é fixada na placa. Do outro, está uma buzina ou sino.
Não deve haver espaços entre as bordas da placa e as paredes da caixa, caso contrário, podem causar distorção do som. Anéis de borracha são usados para vedação.
A agulha é feita de diamante ou aço sólido, o que é uma opção econômica. Ele é preso à membrana por meio de um porta-agulha. Às vezes, um sistema de alavanca é adicionado para aumentar a qualidade do som.
A agulha desliza ao longo da trilha sonora do disco e transmite vibrações a ele. Esses movimentos são convertidos em som pela membrana.
Um tonearm é usado para mover a caixa de som sobre a superfície do disco. Ele fornece uma pressão uniforme no disco, e a qualidade do som depende da precisão de sua operação.
Gritar
Aumenta o volume do som. Seu desempenho depende da forma e do material de fabricação. Não são permitidas gravações na buzina e o material deve refletir bem o som.
Nos primeiros gramofones, o chifre era um tubo grande e curvo. Em modelos posteriores, ele começou a ser embutido na caixa de som. O volume foi mantido ao mesmo tempo.
Quadro
Todos os elementos são montados nele. Ele é projetado na forma de uma caixa, que é feita de madeira e peças de metal. No início, as caixas eram retangulares, depois surgiram caixas redondas e multifacetadas.
Em modelos caros, a caixa é pintada, envernizada e polida. Como resultado, o dispositivo parece muito apresentável.
A manivela, os controles e outras "interfaces" são colocados na caixa. Nela está fixada uma placa com a indicação da empresa, modelo, ano de fabricação e características técnicas.
Equipamentos adicionais: carona, troca automática de placas, controles de volume e tom (eletrogramas) e outros aparelhos.
Apesar da mesma estrutura interna, os gramofones diferem uns dos outros.
O que eles são?
Os dispositivos diferem entre si em algumas características de design.
Por tipo de unidade
- Mecânico. Uma poderosa mola de aço é usada como motor.Vantagens - sem necessidade de eletricidade. Desvantagens - baixa qualidade de som e vida útil do disco.
- Elétrico. Eles são chamados de gramofones. Vantagens - facilidade de uso. Desvantagens - a abundância de "concorrentes" para reproduzir o som.
Por opção de instalação
- Área de Trabalho. Versão portátil compacta. Alguns modelos fabricados na URSS tinham um corpo em forma de mala com uma alça.
- Nas pernas. Opção estacionária. Tem uma aparência mais apresentável, mas menos portabilidade.
Por versão
- Doméstico. Ele é usado dentro de casa.
- Rua. Design mais despretensioso.
Por material corporal
- mogno;
- feito de metal;
- de espécies de madeira baratas;
- plástico (modelos atrasados).
Pelo tipo de som que está sendo tocado
- Monofônico. Gravação de trilha única simples.
- Estéreo. Pode reproduzir o som dos canais esquerdo e direito separadamente. Para isso, são utilizados registros de duas trilhas e uma caixa de som dupla. Também existem duas agulhas.
Como escolher?
O principal problema com a compra é a abundância de falsificações baratas (e caras). Eles parecem sólidos e podem até tocar, mas a qualidade do som será ruim. No entanto, é suficiente para o amante da música pouco exigente. Mas ao comprar um item de prestígio, preste atenção a alguns pontos.
- O soquete não deve ser dobrável e destacável. Não deve haver relevos ou gravuras nele.
- As caixas originais do velho gramofone eram quase exclusivamente retangulares.
- A perna que segura o tubo deve ser de boa qualidade. Não pode ser passado barato.
- Se a estrutura tiver um sino, não deve haver recortes estranhos na caixa de som para som.
- A cor da caixa deve ser saturada, e a própria superfície deve ser envernizada.
- O som em um novo disco deve ser nítido, sem chiado ou chocalho.
E o mais importante, o usuário deve gostar do novo dispositivo.
Você pode encontrar gramofones retrô à venda em vários lugares:
- restauradores e colecionadores particulares;
- lojas de antiguidades;
- plataformas de comércio estrangeiro com anúncios privados;
- compras online.
O principal é examinar cuidadosamente o dispositivo para não encontrar uma farsa. É aconselhável ouvir antes de comprar. A documentação técnica é encorajada.
Fatos interessantes
Existem várias histórias interessantes associadas ao gramofone.
- Enquanto trabalhava ao telefone, Thomas Edison começou a cantar e, como resultado, a membrana com a agulha começou a vibrar e a picá-lo. Isso lhe deu a ideia de uma caixa de som.
- Emil Berliner continuou a aperfeiçoar sua invenção. Ele teve a ideia de usar um motor elétrico para girar o disco.
- Berliner pagou royalties a músicos que gravaram suas canções em discos de gramofone.
O comentário foi enviado com sucesso.