Plataformas giratórias "Aria": recursos, programação
Os verdadeiros conhecedores de discos de vinil de alta qualidade sabem que, para obter um som puro, você precisa do equipamento de áudio certo. Você pode reproduzir áudio analógico usando um reprodutor elétrico. Muitas vezes, para esse fim, são utilizados jogadores da velha geração, lançados na época da URSS. A maioria dos modelos tinha um design confiável e competia em qualidade de som com seus homólogos ocidentais.
Peculiaridades
Um dos modelos confiáveis com alta qualidade de som é o toca-discos "Aria". O dispositivo parece atraente mesmo para os padrões atuais. - O corpo preto tem um acabamento prateado contrastante.
A característica técnica do reprodutor é o disco giratório para registros - parece bastante impressionante. Antes de ouvir as gravações, a superfície do disco precisa de ajustes usando o sistema de ajuste fornecido.
Os tocadores elétricos da marca "Aria" possuem em seu design um estroboscópio, que é usado para afinação, e tais aparelhos também podem desempenhar a função de uma carona óptica. A unidade no disco desses modelos é eletromecânica direta. Além disso, existe um microlift movido por sensores eletrônicos.
Modelos
A marca de engenharia de rádio "Aria" começou a ser produzida na URSS no início de 1986. Este dispositivo foi projetado para reproduzir som com uma placa de vinil. Ao modernizar o layout básico e a aparência da mesa giratória, os engenheiros criaram modelos novos e mais modernos com base nela. Suas características eram as seguintes.
- "Aria-102" - esse era o nome do reprodutor estéreo-elétrico, lançado em 1986 na associação de produção "Radiotekhnika" em Riga. O aparelho pertencia ao 1º grupo de complexidade e foi projetado para reproduzir gravações mono e estéreo de discos de vinil de qualquer formato. Nesse modelo, os projetistas usaram pela primeira vez um acionamento elétrico direto conectado a um disco. O processo de sondagem foi realizado com o uso de um captador de som da marca GMZ-155. Quando a cabeça atingiu o final dos grooves sonoros, foi acionada a carona eletrônica, com o seu auxílio ocorreu o posterior levantamento da cabeça do microlift e desligamento automático do aparelho.
O toca-discos elétrico é equipado com uma tampa que protege o aparelho e o disco de vinil da poeira, sendo possível a reprodução do disco com a tampa fechada. O disco é girado em 33 ou 45 rpm, enquanto o som é reproduzido na faixa de 20 a 20.000 Hz. O dispositivo tinha dimensões de 13,5x33,5x43 cm e seu peso era de 7,5 kg.
- "Aria-5303" - com este nome, foi produzido um eletrofone transistorizado que reproduz som estéreo. Sua produção é realizada em Riga, na Usina Eletromecânica, desde 1990. O dispositivo foi atribuído ao grupo de 3ª complexidade e foi projetado para reproduzir gravações mono e estéreo de discos de vinil de qualquer formato. A velocidade de rotação do disco para este player pode ser 33 e 45 rpm. A reprodução do som foi realizada em sistemas acústicos portáteis, marca "S-30A", e, de acordo com o projeto, 2 peças deles foram utilizadas neste aparelho.
Um toca-discos elétrico pode reproduzir o som em uma frequência de 80 a 16.000 Hz. As dimensões do player eram 16,5x33,7x43 cm e pesava cerca de 20 kg.
Como configurar?
Antes de começar a ouvir as gravações, foi necessário realizar a preparação preliminar do reprodutor elétrico. Apesar da simplicidade do dispositivo, a garantia de um som de alta qualidade é obtida por meio da realização de um determinado esquema para seu ajuste.
Instruções para configurar um reprodutor elétrico.
- Ajustando o nível do dispositivo... O disco no qual os discos são colocados deve estar localizado estritamente horizontalmente no aparelho. A precisão do ajuste é realizada usando um nível de edifício convencional. Se necessário, gire a altura das pernas do dispositivo.
- Configuração de captação. Antes de usar um captador, você precisa ajustar sua caneta. Um papel importante é desempenhado pelo ângulo de inclinação, a área de contato com a placa e a profundidade de passagem dentro da ranhura de som. Para ajustar a extensão da caneta no cartucho, afrouxe os 2 parafusos que prendem a caneta. Se você afrouxá-los e mover o carro móvel, poderá definir qualquer tamanho de ponta de agulha. Idealmente, o balanço é de 50 mm.
- Alinhamento de azimute da cabeça... Para fazer isso, coloque um espelho no disco de gravação e abaixe o cartucho. O espelho o ajudará a identificar e alinhar a cabeça em uma posição perpendicular. Ao ajustar o cartucho, preste atenção na perna do braço, onde os parafusos que prendem o cartucho estão localizados. Se você afrouxá-los, o ângulo entre o espelho e a agulha pode ser ajustado em 90 graus.
- Ajustando o braço... Ele desempenha a função de segurar a cabeça acima do disco e também executa um movimento suave do captador ao longo das ranhuras do som. O tonearm é ajustado de acordo com um modelo de papel especial, onde existem linhas de teste. A agulha da cabeça é colocada no ponto onde as linhas se cruzam e o paralelismo da cabeça em relação ao modelo é determinado. A verificação é realizada ao longo das linhas distantes, intermediárias e próximas, verificando a posição paralela da cabeça em diferentes partes do gabarito.
- Ao ajustar o tonearm, o nível de sua força descendente é determinado, normalmente é igual a 1-2,5 g. Você pode verificar se tiver um dispositivo especial - um anti-skate.
- Ajustando o ângulo de passagem da agulha. O procedimento é feito usando um nível de bolha - o cabeçote coletor é abaixado sobre a placa e um nível é colocado no cabeçote. Os parafusos de ajuste afrouxam a montagem e alinham a altura do braço ao nível paralelo da cabeça.
Depois de concluir esses procedimentos de configuração, você pode ter certeza de obter um som de alta qualidade e começar a reproduzir o disco.
Uma visão geral do player "Aria-102" no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.