O que são as faixas de vento para papelão ondulado e como corrigi-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Montagem

A principal tarefa do telhado é proteger de forma confiável a casa contra o mau tempo. E para a sua implementação, a cobertura pode ser constituída por uma série de elementos pequenos, mas muito importantes. A barra de vento é um desses elementos. Externamente, é uma barra metálica instalada nas partes mais importantes da estrutura do telhado para fortalecê-la e torná-la mais confiável. Normalmente é instalado na cornija, ou nas extremidades da frente, o que dá proteção da chuva, as gotas não caem em frestas e fendas. Mas existem alguns recursos da barra de vento e, para encontrar a opção certa, você precisa descobri-la.

O que é isso?

O wind bar para papelão ondulado é um canto especial ou tábua para o telhado, que é instalado no telhado da casa, mais precisamente, na caixa, e fornece proteção adicional. Dependendo do material, as características de qualidade do telhado mudam, e cada tipo de prancha tem suas próprias características únicas.

Visão geral da espécie

Se você levar em conta o padrão de qualidade, então a fixação das barras de vento é em qualquer caso necessária, independentemente das características do telhado. A prancha é instalada ao longo de todo o perímetro da cobertura, por isso é muito importante calcular corretamente as dimensões e selecionar a quantidade de materiais necessária. Além disso, você precisa prestar atenção aos tipos de barras anti-vento.

Fim

Essa faixa é um canto com prateleira de montagem reta, enquanto a segunda prateleira pode repetir completamente o perfil do papelão ondulado, levando em consideração todas as suas características. Este tipo de prancha é fixada nas saliências do telhado perto da parte frontal de toda a estrutura. Graças a isso, parte do cartão canelado e a placa final podem ser completamente fechadas. E também, às vezes, uma drenagem adicional de água é fornecida com a ajuda de um kapinos.

Cornija

A prancha do beiral é instalada imediatamente antes do início da cobertura e da instalação da calha. Este é um canto de aço galvanizado. Além disso, é protegido contra corrosão e outros problemas por um revestimento de polímero e todas as prateleiras de fixação são muito uniformes e organizadas.

Patinação

Para proteger a parte da junta entre o papelão ondulado e as juntas de várias vertentes do telhado, é montada uma faixa de cumeeira, que pode até ser de cor branca pura. Dependendo das necessidades, eles escolhem uma forma oval, retangular ou reta. Alguns modelos são equipados com ventilação para garantir uma circulação de ar confiável.

Montagem

Para fixar adequadamente os elementos em forma de vento sob a folha perfilada, você deverá levar em consideração muitas nuances. Em particular, dimensões:

  1. o comprimento padrão é de 200 cm, mas levando em consideração a lacuna, os números totais são de 190-195 cm;

  2. a maioria dos modelos são 40 x 60 ou 90 x 150 mm.

Fato interessante: as pranchas de 40 por 60 são mais adequadas para telhados planos. Eles são menos estáveis, e se o vento na região não for muito forte, você pode instalá-los com segurança no telhado.

É perfeitamente possível aparafusar sozinho uma barra anti-vento para um telhado de duas águas, o que não requer experiência profissional nem ferramentas especiais. Leva apenas algumas coisas.

  1. Parafusos auto-roscantes para telhados com vedação de borracha. Aproximadamente 6 peças são suficientes para instalar uma tira.

  2. Selante de construção.

  3. Faca de metal.

  4. Chave de fenda.

A instalação da montagem e a ordem de trabalho serão diferentes dependendo do tipo de tira. Instalar uma prancha para um telhado inclinado ou inclinado é uma grande diferença. Para lidar com esta tarefa com sucesso, você precisa considerar algumas regras.

Vamos falar mais detalhadamente sobre os recursos de instalação. A primeira coisa a observar é o tipo de prancha que você vai instalar. A faixa de beiral é montada nas saliências antes da instalação do telhado ou calha. Este é um dos marcos importantes para manter o telhado o mais seguro possível. Não existem tantas regras e recursos para a instalação de tal barra.

  1. Parafusos auto-roscantes são usados ​​para fixação. Nesse caso, o degrau deve ser de 40 cm e a sobreposição de 50 a 100 mm.

  2. Durante a instalação, é imprescindível levantar a película impermeabilizante que protege a caixa. No futuro, este filme cobrirá completamente a barra.

  3. A faixa do beiral é fixada na superfície interna da calha para evitar que a umidade entre nas vigas. Para alguns tipos de cobertura, as lâminas são feitas individualmente para atender a todos os parâmetros técnicos.

A instalação da faixa frontal inicia-se apenas na fase final da cobertura, sendo a cumeeira instalada por último. Também não há muitos parâmetros e recursos aqui.

  1. O tamanho do flange de fixação superior varia de 135 a 145 mm, tudo dependerá do perfil e da altura da cobertura.

  2. A barra é fixada na parte superior diretamente no torneamento da estrutura do telhado e na extremidade. Nesse caso, o degrau deve ser de 30 a 50 cm.

  3. Os parafusos auto-roscantes devem ser com uma arruela de borracha ou com uma arruela de poliuretano.

Um fato interessante: se for necessário isolamento adicional para as juntas do telhado, vedações, selante de silicone ou fita de construção são usados ​​nos locais da folga. Mas uma vedação especial ainda é muito melhor do que qualquer outra opção, pois pode copiar o relevo do telhado e serve por muitos anos.

Recursos de design e regras de instalação

Normalmente, a barra em termos de material de fabricação coincide com o papelão ondulado. Nas lojas, propõe-se a compra imediata de todos os elementos necessários para a construção de uma cobertura. As réguas têm forma côncava e são pintadas da mesma forma que o cartão canelado. Mas os tipos de revestimento de tinta podem diferir neste caso:

  1. tintas à base de polímeros orgânicos;

  2. tinta à base de poliuretano com poliamidas;

  3. tintas à base de PVC e plastificantes;

  4. tintas e vernizes convencionais;

  5. revestimento com polímeros contendo flúor.

O revestimento colorido também possui várias propriedades e características adicionais. Por exemplo, pode proteger contra influências ambientais agressivas, radiação ultravioleta ou aumentar a resistência do telhado à umidade. Se a barra for frontal, seus parâmetros geralmente são os seguintes:

  1. comprimento de até 2,5 metros;

  2. largura de 250 a 312 mm;

  3. espessura de 0,5 a 0,55 mm.

A forma da parte pode ser não apenas reta, mas também encaracolada; se for necessária uma rigidez adicional, a parte geralmente não tem uma dobra, mas duas.

A placa final também tem suas próprias características de design:

  1. espessura de 0,4 a 1 mm;

  2. largura de até 300 mm;

  3. comprimento de até 2 m ou mais.

Se a barra for feita sob encomenda, seus parâmetros também serão individuais. A instalação da placa final, por exemplo, ocorre de acordo com um algoritmo especial.

  1. A placa final com uma largura de 80 mm e uma espessura de 25 é fixada ao torneamento. Para isso, são ideais os pregos de construção cujo diâmetro é de pelo menos 4 mm e o comprimento não deve ser superior a 120 mm inclusive.

  2. A instalação da barra de vento ocorre diretamente na placa final usando parafusos auto-roscantes. Seu diâmetro deve ser de pelo menos 4,8 mm. Uma junta de borracha deve ser fornecida na construção dos parafusos autoatarraxantes. Os fechos são posicionados em incrementos de 200 a 300 mm. Para uma instalação mais rápida, você pode usar uma chave de fenda.

A instalação deve ser realizada a partir do ponto inferior da face final com uma orientação para a cumeeira do telhado. A docagem é sempre feita com sobreposição com profundidade de pelo menos 50 mm.

Importante: é estritamente proibido fixar o papelão ondulado com pregos de construção, pois isso destrói a camada protetora.

O uso de pregos também é ilógico porque surgem furos extras no papelão ondulado, nos quais a umidade pode penetrar. E a própria telha geralmente é feita de aço e, sob a influência da umidade, existe um alto risco de corrosão.

As pontas da barra de vento são geralmente dobradas para que a precipitação possa fluir livremente. Se surgir uma lacuna durante a instalação, é melhor usar uma vedação especial. Ele é preso por dentro, protegendo assim a estrutura da entrada de umidade. Os tipos de vedação também podem ser diferentes:

  1. auto-adesivo universal;

  2. universal com a possibilidade de autoexpansão.

Na construção da cobertura, o selante cumpre perfeitamente a sua função. Além disso, possui características técnicas elevadas, tolera bem a exposição aos raios ultravioleta e as mudanças de temperatura. A exposição constante à umidade geralmente é carregada com a aparência de mofo e bolor, mas, neste caso, um revestimento especial protege contra eles. O melhor é proteger a junta com uma dupla ondulação do revestimento, mas aqui vale a pena prestar atenção aos tipos de instalação.

  1. Se a prancha frontal tiver uma parte horizontal ampla, uma sobreposição dupla é mais adequada. Parafusos autorroscantes longos fornecem fixação confiável.

  2. Se a largura da faixa frontal for de pelo menos 125 mm, você pode fazer com uma sobreposição, mas as vedações são definitivamente necessárias. A fixação é fornecida com parafusos auto-atarraxantes curtos na placa final.

  3. A barra frontal pode ser instalada usando uma barra final, mas este não é o método mais fácil e confiável listado.

É possível fazer sem a extremidade traseira? Em princípio, não existem regras e regulamentos rígidos que expliquem a sua presença em qualquer tipo de construção. Mas lembre-se de que o revestimento desprotegido no final durará várias vezes menos. É muito mais lógico gastar um pouco de tempo e esforço na instalação.

Instalação passo a passo da placa final

A instalação pode ser iniciada somente depois que o cartão ondulado estiver completamente instalado. Mas antes de instalar a faixa de cumeeira, se ela for planejada na estrutura do telhado. Para isso, são adequados parafusos auto-roscantes para madeira com comprimento suficiente para uma fixação mais confiável. Você precisará levar em consideração nuances como:

  1. espessura da tira;

  2. espessura do papelão ondulado;

  3. comprimento disponível para aparafusar na caixa sob o papelão ondulado.

O degrau deve ser de 45 a 55 cm inclusive, a distância é de até 30 cm. Não se recomenda mais perto, caso contrário a conexão será de má qualidade. A fixação começa nos beirais. Uma barra final adicional de 40 x 40 mm pode ser instalada na caixa, é nela que a barra será fixada no futuro. O resto do encaixe é realizado com uma sobreposição de 5-10 cm.

Embora o último parâmetro e a tecnologia de fixação mudem em qualquer caso, dependendo das condições climáticas de uma região particular. A regra principal é uma: quanto mais severo o clima, mais confiável deve ser a fixação do telhado. E a crista superior deve ser fechada. Vale a pena pensar nos bujões laterais, para que a umidade não entre nas juntas da tira e nos fechos, eles são revestidos adicionalmente com tinta.

Nenhum sistema de cobertura pode passar sem uma barra anti-vento. É a prancha que protege o telhado da umidade e garante que o telhado não seja arrastado até mesmo pela rajada de vento mais forte. Portanto, a placa final deve ser adquirida adicionalmente se não estiver incluída no kit. E o melhor é que a instalação desta faixa pode ser feita facilmente mesmo por conta própria.

Instalação de barras de vento no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário