Qual é a diferença entre o papelão ondulado C20 e C8?
Todos os proprietários de casas particulares e edifícios públicos precisam entender qual é a diferença entre o papelão ondulado C20 e C8, como a altura de onda desses materiais difere. Eles têm outras diferenças que também merecem destaque. Tendo lidado com este tópico, você pode entender claramente o que é melhor escolher para a cerca.
Diferenças na seção de perfil
É este parâmetro que deve receber atenção especial. Mais precisamente, não um parâmetro, mas três características das seções de perfil do material de uma vez. A folha C8, claramente visível à primeira vista, é simétrica. As seções onduladas localizadas acima e abaixo têm o mesmo tamanho - 5,25 cm. Se você olhar para C20, verá imediatamente uma pronunciada falta de simetria.
A onda de cima tem apenas 3,5 cm de largura. Ao mesmo tempo, a largura da onda inferior é aumentada para 6,75 cm. A razão para esta discrepância são considerações puramente técnicas.
Do ponto de vista estético, é difícil encontrar diferenças especiais. A chamada etapa de criação de perfil também é importante.
O C20 tem muito mais distâncias de separação. São 13,75 cm. Mas a folha profissional da categoria C8 é dividida por ondas com um intervalo de 11,5 cm. No "oito" ainda é difícil encontrar diferenças entre os lados da superfície. Toda a diferença é determinada apenas ao longo do perímetro da folha, mas é. Já para o C20, as características dependem diretamente da escolha do plano da fachada; se essa folha for colocada em uma onda para cima, a dispersão da carga melhorará; com o método oposto de assentamento, a água é removida com mais eficiência.
Mas existem algumas outras diferenças entre esses perfis. A folha perfilada C20 pode ser equipada com uma ranhura capilar. Os produtos da 8ª categoria não possuem essa ranhura lateral. Quando a estrutura é instalada com uma sobreposição no telhado, ela é escondida do lado de fora pelo material - e ainda assim remove a água com eficácia. O canal capilar reduz o risco de vazamentos do telhado, mesmo que apareçam pequenos danos à integridade do revestimento; sua presença é geralmente indicada pelo símbolo R na marcação (de acordo com a primeira letra da palavra inglesa "roof").
Como as alturas das ondas diferem?
O deck C8, como você pode imaginar, é feito com ondas de 0,8 cm de altura. Este é o valor mínimo para um perfil disponível comercialmente em geral. É impossível comprar um produto com uma parte ondulada menor no nosso país ou no exterior - simplesmente não há sentido em tais produtos. A folha perfilada C20 vem com um trapézio com altura não 2, mas apenas 1,8 cm (o número na marcação é obtido por arredondamento para maior persuasão e atratividade). Para sua informação: existe também um perfil MP20; suas ondas também têm 1,8 cm de altura, só que o propósito é diferente.
A diferença de 1 centímetro parece ser apenas uma nuance menor. Se compararmos as ondas em proporção, a diferença chega a 2,25 vezes. Os engenheiros descobriram há muito tempo que as características do rolamento do metal perfilado dependem precisamente desse indicador. Obviamente, porque a folha perfilada C20 tem uma carga permitida muito maior.
O aumento da profundidade também significa melhor drenagem de fluidos de superfícies inclinadas.
Comparação de outras características
Mas a diferença na altura da onda entre o papelão ondulado C20 e C8 afeta outros parâmetros importantes. Sua menor espessura é idêntica - 0,04 cm. No entanto, a maior camada de metal é diferente, e no "20" chega a 0,08 cm (em seu "rival" - apenas 0,07 cm). Obviamente, aumentar a espessura permite uma maior resistência mecânica.Mas isso não significa que o material mais espesso definitivamente vença em todos os casos possíveis.
Os valores de espessura intermediários são os seguintes:
-
0,045;
-
0,05;
-
0,055;
-
0,06;
-
0,065 cm.
As diferenças nas fichas profissionais também estão associadas à gravidade de um determinado material. Na maioria das vezes, nas descrições dos fabricantes, é indicado para uma espessura média de um produto - 0,05 cm. São 4 kg 720 ge 4 kg 900 g, respectivamente. Claro, existem diferenças na carga máxima permitida - indicada por folha de 0,6 mm; é igual a 143 kg para o G8 e 242 kg para o G20.
Informações mais precisas podem ser encontradas na folha de dados do produto específico.
Outros pontos importantes:
-
ambos os tipos de chapas são produzidos por laminação a frio;
-
eles são resistentes à corrosão;
-
C8 e C20 suportam perfeitamente as influências climáticas;
-
o comprimento varia de 50 a 1200 cm (com degrau padrão de 50 cm).
A folha profissional C20 é um pouco mais pesada. No entanto, você dificilmente conseguirá sentir uma diferença especial. As dimensões totais são 115 cm, a largura útil é 110 cm. Para o C8, esses valores são 120 e 115 cm, respectivamente.
Ambas as opções de chapas podem ser revestidas com uma camada de polímero, o que aumenta o custo do produto, mas aumenta sua vida útil.
Qual é a melhor escolha?
Pode parecer que vale a pena escolher para a cerca um material inequivocamente mais forte e estável. Às vezes, acredita-se que isso permitirá que você se proteja melhor de agressores e outros intrusos. Há também uma opinião contrária: parece que a barreira pode ser construída a partir de qualquer chapa, e até escolher corretamente o tipo mais leve para diminuir a carga. Mas ambas as teses estão apenas parcialmente corretas e não permitem fazer uma escolha clara entre C8 e C20. A folha de perfil C20 foi projetada para cargas estáticas e dinâmicas aumentadas.
Portanto, é apropriado para áreas onde são prováveis fortes cargas de vento. Na Rússia, são:
-
São Petersburgo e a região de Leningrado;
-
Península de Chukotka;
-
Novorossiysk;
-
as margens do Lago Baikal;
-
ao norte da região de Arkhangelsk;
-
Stavropol;
-
Vorkuta;
-
Primorsky Krai;
-
Sakhalin;
-
Kalmykia.
Mas não é muito importante levar em consideração as cargas de neve - se estamos falando de uma cerca, e não de um telhado, é claro.
Mesmo assim, a neve pode pressionar as cercas - portanto, nas áreas mais nevadas, você também deve preferir um material mais forte. C8 é bem substituído por folhas C20, mas a substituição oposta é categoricamente indesejável. Isso pode levar à destruição das estruturas principais. E em termos de segurança contra intrusões externas, a resistência da cerca é bastante relevante, portanto, também é necessário levar em consideração a atividade do crime.
O C8 é caracterizado como um material exclusivamente de acabamento. Pode ser aplicado:
-
para revestimento de paredes internas e externas;
-
para a produção de painéis pré-fabricados;
-
ao preencher beirais;
-
na construção de um bloco de utilidades, um galpão em locais com intensidade mínima de vento.
C20 é mais correto de usar:
-
no telhado (em uma caixa sólida com uma inclinação significativa);
-
em estruturas pré-fabricadas - armazéns, pavilhões, hangares;
-
para toldos e coberturas;
-
ao organizar os telhados de um mirante, varanda;
-
para emoldurar a varanda.
O comentário foi enviado com sucesso.