Tudo o que você precisa saber sobre as folhas profissionais C21

Contente
  1. Descrição
  2. Como eles fazem isso?
  3. Visão geral da espécie
  4. Dimensões e especificações
  5. Nuances de escolha
  6. Formulários
  7. Montagem

Este artigo se concentrará em um dos materiais modernos mais versáteis. Atualmente, é amplamente utilizado na execução de coberturas e fachadas, bem como em trabalhos de construção em geral. Considere ainda tudo o que você precisa saber sobre as fichas profissionais C21.

Descrição

A principal característica da folha perfilada em consideração foi a altura do trapézio (onda), que é de 21 mm, o que proporciona uma maior capacidade de carga. Além disso, a lista de vantagens claras inclui custo acessível, praticidade, durabilidade e lucratividade. Tendo em consideração os principais parâmetros, o cartão canelado galvanizado é utilizado de forma activa e com sucesso na construção de estruturas expostas a ventos significativos.

A prática de longo prazo provou que a chapa perfilada de aço laminado é um material de construção de alta qualidade e fácil de usar. Agora, esses painéis são amplamente usados ​​principalmente devido à sua versatilidade. O lado estético não deve ser desconsiderado, já que o papelão ondulado fica bem. Devido ao fato de ser durável e leve, várias estruturas são rapidamente erguidas a partir dele.

Estamos falando, por exemplo, de pequenas dependências, cercas, portões e, claro, telhados.

Muitos estão interessados ​​em saber qual é a diferença entre as folhas de grau C21 e C20. Para responder a esta pergunta, é necessário destacar inicialmente as principais características do material em questão.

  • Uma variedade de cores para placas perfiladas C21 com uma camada protetora de polímero. Painéis galvanizados simples (sem revestimento) não parecem menos atraentes.
  • Custo acessível. Portanto, o preço de 1 sq. m começa em 150 rublos.
  • Peso relativamente baixo, devido ao qual a instalação e o transporte das telhas são facilitados ao máximo. Isso permite que você execute a maior parte do trabalho, independentemente de sua complexidade, por duas, e às vezes até uma pessoa.
  • Longa vida útil do material. Na prática, a chapa perfilada mantém suas qualidades básicas por até 30 anos. O componente estético não é menos importante, já que as estruturas mantêm sua aparência por muito tempo. Vale ressaltar que isso é relevante para condições operacionais difíceis.
  • Versatilidade, proporcionando a possibilidade de utilização generalizada, bem como a combinação com diversos materiais em metal, madeira e plástico.
  • A presença dos mais resistentes aos danos e ao efeito de um ambiente agressivo de uma camada protetora na superfície. Isso se refere a folhas com um revestimento de polímero, que evita quase completamente a corrosão.
  • Uma vasta gama apresentada no mercado por inúmeras empresas especializadas na produção de chapas e materiais de acabamento.

Analisando as diferenças entre o papelão ondulado C21 e C20, deve-se observar que ambas as opções possuem escopo idêntico. Isso se refere tanto à criação de um telhado quanto à construção de paredes.

Ambas as marcas são utilizadas com sucesso na construção privada e industrial. Ambos os tipos de material podem ser simplesmente galvanizados e também possuem uma camada protetora adicional de polímeros. Em princípio, as características básicas dessas folhas perfiladas são as mesmas. A diferença mais significativa está no comprimento do painel (C21 é grande).Isso significa que a capacidade do material de suportar cargas aumentadas é melhorada. Mas, ao mesmo tempo, o custo da folha perfilada também está aumentando.

Como eles fazem isso?

Até o momento, a folha profissional descrita é produzida por muitas empresas metalúrgicas. Isso se deve à simplicidade do processo de produção e à ausência da necessidade de equipamentos caros. Porém, é importante considerar que a divulgação deste material informativo é regulamentada por diversos documentos oficiais.

  • GOST R52246-2004, de acordo com o qual a chapa perfilada galvanizada deve ser de aço laminado a frio (grau 220-350 ou 01). Um ponto importante neste caso é a disponibilidade de cobertura adequada.
  • GOST 24045-94, tendo em conta as normas de que é efectuada a produção das folhas perfiladas normais.
  • GOST R52146-2003, estabelecendo os padrões para a produção de C21 pintado a partir de galvanizado galvanizado com uma superfície de polímero.

Uma característica importante é que o aço laminado a frio nu raramente é usado como matéria-prima para a produção. Isso se deve à curta vida útil do material, que não possui proteção anticorrosiva. Como regra, essas folhas não duram mais de 5 anos. A situação muda drasticamente devido à aplicação de uma camada de zinco ou à criação de um revestimento de alumina.

Aliás, o uso dessa tecnologia não afeta significativamente o custo final de produção. Como resultado, a vida útil pode ser estendida para 25-30 anos.

Além de tudo já elencado, vale atentar para a utilização de um revestimento polimérico. Poliéster, pural, poliuretano ou plastisol é aplicado em uma camada fina sobre a superfície de placas de aço laminadas a frio. A próxima etapa da produção é o tratamento térmico do material nos fornos. No processo de fusão do polímero, um filme forte é criado. Uma de suas principais características é a elasticidade máxima, devido à qual a camada protetora criada não é danificada durante a laminação.

A lista de vantagens do revestimento de polímero:

  • dupla proteção contra corrosão;
  • vida útil alcançando 30-50 anos;
  • estética que permite incorporar diferentes ideias de design;
  • resistência aos efeitos negativos de ambientes agressivos, incluindo luz solar direta e flutuações bruscas de temperatura.

Graças à introdução da tecnologia descrita, é realizada a produção de chapas perfiladas, que podem ser desmontadas e reutilizadas em outras instalações.

Visão geral da espécie

O papelão ondulado C21, apresentado pelos principais fabricantes da indústria no segmento correspondente do mercado de materiais de construção, é feito de aço de alta qualidade. Ao mesmo tempo, opções com galvanização, tintas especiais e revestimentos de proteção estão disponíveis para o consumidor. É com esse parâmetro em mente que as folhas perfiladas são divididas em duas categorias principais. Cada um deles possui características próprias em termos de indicadores de desempenho.

Sem pintura

Neste caso, estamos falando sobre a versão mais simples da produção de material de folha perfilada. Aço de qualidade apropriada com revestimento de zinco aplicado é usado como blanks. Esta camada é projetada para proteger os painéis da corrosão. Devido à ausência de camadas coloridas e de polímero na superfície das folhas perfiladas, o custo acessível será uma vantagem competitiva chave.

Pintado

Este tipo de produto usado em coberturas e outras obras tem certas características. O revestimento colorido e protetor pode ser aplicado em um ou dois lados. Além de melhorar os principais indicadores de desempenho, o uso da tecnologia pode expandir significativamente a gama de produtos oferecidos. Como resultado, o consumidor pode escolher quase qualquer cor.

Dimensões e especificações

O trabalho (excluindo a sobreposição da montagem longitudinal) e a largura total dos painéis são 1000 e 1051 mm, respectivamente. Ao mesmo tempo, os fabricantes oferecem no mercado folhas de diferentes comprimentos. Via de regra, as empresas produzem produtos cujo tamanho especificado depende dos desejos do cliente. Na maioria das vezes, o comprimento das folhas varia em uma faixa bastante ampla com um passo de 10 cm. O indicador padrão é de 6 metros. Como a prática tem mostrado, são precisamente essas dimensões que são mais convenientes para o transporte e a maior parte do trabalho. Isso é relevante ao construir um telhado de papelão ondulado. O comprimento máximo das folhas chega a 12 metros.

Conhecendo os parâmetros-chave, você pode decifrar facilmente a marcação. Por exemplo, folha perfilada C21-1000-0.55:

  • 21 é a altura da onda, ou seja, o trapézio, em milímetros;
  • 1000 - largura de trabalho (útil) em milímetros;
  • 0,7 é a espessura do tarugo de aço original usado para a produção de chapas.

Simplifica ao máximo o transporte, levando dentro da instalação e da própria instalação, o pequeno peso do material. Por exemplo, quando usados ​​como painéis de cobertura com espessura de 0,7 mm, a massa de um "quadrado" do revestimento será de 7,4 kg. Outro ponto importante é o corte da folha em comprimentos na faixa de 1 a 12 metros. Levando em consideração a rigidez e o aumento da capacidade de carga, isso permite reduzir ao mínimo o número de juntas durante a instalação. Isso é especialmente importante ao realizar o trabalho de cobertura.

É necessário atentar para uma característica tão importante como o peso da chapa perfilada. A massa de um metro em execução e um "quadrado" útil depende da espessura do material da seguinte forma:

  • S-21-100-0,4 - 4,45 kg;
  • S-21-100-0,4 - 4,9 kg;
  • S-21-100-0,5 - 5,4 kg;
  • S-21-100-0,55 - 5,9 kg;
  • S-21-100-0,6 - 6,4 kg;
  • S-21-100-0,65 - 6,9 kg;
  • S-21-100-0,7 - 7,4 kg;
  • S-21-100-0,8 - 8,4 kg.

Para determinar corretamente o peso do lote no momento da compra, será necessário multiplicar a massa de um metro corrido pelo comprimento das folhas, bem como pelo seu número. O próximo parâmetro é a largura de trabalho das folhas perfiladas C21. Este valor é determinado calculando a diferença entre a largura total do painel e a quantidade de sobreposição da instalação.

Aliás, este indicador também é levado em consideração no cálculo da área do revestimento criado e do material necessário.

Nuances de escolha

Antes de adquirir qualquer material de construção e acabamento, é recomendável que você se familiarize com suas principais propriedades e características. Isso permitirá que você faça a escolha certa, levando em consideração tarefas específicas. O pavimento profissional C21 não é excepção. Ao escolher as folhas, é necessário considerar alguns pontos importantes.

  • Tamanhos das folhas. Ao calcular o número necessário de painéis, é importante levar em consideração as características do projeto futuro. Conforme já observado, as dimensões devem ser selecionadas levando em consideração a finalidade do uso do papelão ondulado.
  • Forma do perfil. A altura do trapézio, neste caso, é de 21 mm, o que pode ser entendido a partir da marcação. Deve-se notar que devido a tais dimensões e formato, a sobreposição longitudinal é minimizada durante a instalação. Como resultado, é muito mais fácil prender as folhas e o próprio processo é significativamente acelerado e envolve o uso de recursos mínimos.
  • A espessura da folha, da qual depende diretamente o custo do material. Por outro lado, quanto mais espesso o material em folha, mais caro ele custará para o comprador. Ao mesmo tempo, é este parâmetro que irá determinar indicadores de desempenho importantes como força, confiabilidade, resistência a influências externas e durabilidade.
  • O peso do papelão ondulado é C21. Esta característica deve ser levada em consideração ainda na fase preparatória da execução de qualquer trabalho. Isso é especialmente verdadeiro ao calcular o sistema de vigas do futuro telhado. Ao mesmo tempo, ao erguer uma estrutura de parede, cercas e barreiras, a resistência da estrutura dependerá em grande parte da exatidão dos cálculos.

Também é altamente recomendável levar em consideração ao escolher o tipo de cobertura. No momento, os seguintes tipos de folhas perfiladas estão disponíveis para um potencial comprador:

  • com revestimento de zinco, sem camada protetora adicional;
  • painéis galvanizados com revestimento de polímero em uma das faces;
  • chapas perfiladas galvanizadas com camada de polímero durável em duas superfícies.

Levando em consideração as propriedades operacionais, a terceira opção é o líder indiscutível. Suas principais vantagens são a máxima vida útil e alta resistência a influências mecânicas e químicas. A aparência desempenha um papel igualmente importante. Mas não se esqueça de que essas chapas profissionais custarão mais do que as simples galvanizadas.

Formulários

O tipo de papelão ondulado descrito é um dos mais comuns devido às suas principais características. Essas folhas são amplamente utilizadas na construção moderna. Em outras palavras, eles podem não apenas cobrir telhados ou embainhar elementos estruturais individuais de edifícios. O material é utilizado na execução de um grande número de obras de construção e acabamento. Listamos as principais áreas de aplicação das placas perfiladas C21.

  • Construção de estruturas de cobertura para edifícios residenciais, anexos, bem como edifícios industriais e outros. É importante considerar que o ângulo de inclinação do telhado neste caso não importa.
  • Instalação de edifícios pré-fabricados e estruturas provisórias. Isso inclui armazéns, pavilhões de compras, garagens e muito mais.
  • Criação de pequenas formas arquitetônicas.
  • Montagem de estruturas de armação, incluindo diafragmas de reforço.
  • Elementos de painel para cercas e barreiras de quase qualquer configuração e complexidade.
  • Criação de estruturas de parede isoladas e "frias".
  • Revestimento de paredes de várias divisões e edifícios.

Além do acima exposto, o papelão ondulado é usado na fabricação de painéis sanduíche de alta qualidade e estéticos.

Montagem

Antes de iniciar o assentamento da chapa perfilada ao terminar as estruturas das paredes ou instalar o telhado, deve-se cuidar da disposição do ripado. Além disso, no caso de trabalhos de cobertura, também serão necessárias passagens e uma vedação de cumeeira.

Também é importante prestar atenção aos requisitos para o esquema de montagem do painel e ao número de parafusos por 1 m2. De particular importância será a prevenção da formação de condensação, que surge inevitavelmente com o uso indevido de materiais de acabamento em metal.

Será melhor considerar as características de instalação usando o exemplo da disposição do telhado. Este processo possui algumas peculiaridades.

  • O passo e a espessura das placas de revestimento são determinados pela capacidade de carga do material da cobertura, ou seja, o papelão ondulado. E também a lista de fatores importantes inclui cargas potenciais sobre o revestimento, o ângulo de inclinação das encostas do telhado e a distância entre os elementos do sistema de vigas. O empilhamento correto de folhas permite um passo de torneamento de 30 cm com uma inclinação de 15 graus. A seção recomendada das placas é de 30x100 mm. É importante lembrar que este parâmetro dependerá do degrau das vigas.
  • Se o talude tiver uma forma retangular, então a fixação das telhas pode ser iniciada a partir de qualquer extremidade do telhado. Em situações em que se trata de outras formas geométricas, vale a pena primeiro fazer os cálculos necessários exibindo o diagrama no papel. Diretamente na cornija, as folhas são fixadas com parafusos auto-roscantes com passo de 30 a 40 cm. Nas próximas filas, esses fechos são escalonados a cada 100-150 cm. Nas empenas, a distância deve ser de 50-60 cm. , e nos lugares de juntas longitudinais - de 30 a 50 ver 1 sq. m de cobertura leva 7-10 parafusos.
  • De acordo com as tecnologias aplicadas, o dispositivo das cornijas prevê um complexo de manipulações. Isso se refere ao projeto estético do beiral, à instalação de calhas, bem como ao fornecimento de fluxo de ar sob a cobertura.
  • Os patins podem ter formas diferentes. Um pré-requisito para isso será a instalação de elementos adicionais da caixa diretamente nos pontos de fixação. É importante considerar que o espaço sob a crista deve ser ventilado. No cume, a lâmina é fixada através de um trapézio (onda) com parafusos auto-roscantes especiais de tamanho 4,8x70.
  • Ao instalar as telhas perfiladas nas extremidades do telhado, é necessário fazer saliências de empena de 5 a 7 cm, sendo que a própria extremidade é muitas vezes costurada com um windboard. Neste caso, a prancha é montada no topo do perfil com parafusos auto-roscantes de cumeeira com um passo de 50-60 cm. As sobreposições dos elementos da windboard são fixadas em intervalos de 5-10 cm.

Depois de concluir todo o trabalho de instalação, todos os detritos devem ser cuidadosamente removidos da superfície. Infelizmente, nem sempre é possível evitar o aparecimento de riscos no revestimento, que deve ser pintado imediatamente. Recomenda-se a remoção de partículas estranhas e aparas com jato de água ou escova de cerdas macias. Depois de limpar as inclinações do telhado, você também deve remover todos os detritos de todos os elementos do sistema de drenagem.

Um ponto importante será levar em consideração as dimensões das folhas perfiladas utilizadas. Portanto, se os tamanhos forem pequenos, o assentamento deve sempre começar na linha inferior. Isso se aplica a estruturas de telhados e paredes.

Como mostra a prática, o mais racional seria comprar, se possível, papelão ondulado, de acordo com a cobertura futura. Isso não só irá acelerar e simplificar a instalação, mas também minimizar o número de juntas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário