Revestimento para papelão ondulado
A chapa perfilada é um material leve, uniforme, confortável de instalar e, portanto, muito procurado. É muito fácil trabalhar com ele, mas somente se você tiver escolhido a fixação correta e preparado com competência a base. A base é, entre outras coisas, a caixa. Se não for frequente o suficiente, as telhas vão entortar, se você escolher o material errado para sua construção, também não vai tirar o papelão ondulado e não vai ser uma base de qualidade.
Peculiaridades
O torneamento tem duas funções principais - servir de base para a fixação do material de acabamento e também ser uma camada intermediária entre o impermeabilizante e a camada externa da cobertura. Um piso especial forma uma conduta de ventilação, o que não permite que a telha se agrave com condensação, apodreça e reduza significativamente a sua vida útil.
O torneamento para papelão ondulado é tradicionalmente construído em madeira, mas também há opções de placas de metal ou concreto armado.
A estrutura metálica é escolhida se as chapas onduladas forem mais espessas do que 0,7 mm e se a inclinação da encosta for muito pequena.
Aliás, antes mesmo de fazer os cálculos, você deve navegar pelas marcas do material utilizado, pensar sobre a inclinação do telhado. As cargas de neve e vento na região atual são certamente levadas em consideração.
O torneamento pode ser de dois tipos.
- De madeira. Para isso, é retirada uma madeira ou tábua afiada de coníferas. Quase sempre é mais barato do que estruturas metálicas e mais fácil de instalar.
- Metálico. Em termos de desempenho, é em muitos aspectos melhor do que a madeira - ajuda a diminuir a pressão do vento, organiza o acesso livre aos elementos do telhado, não queima ou apodrece e tem uma suavidade perfeita.
Durante a construção do ripado, além da inclinação da cobertura, são determinados previamente o comprimento de onda e a espessura do futuro revestimento. A etapa da caixa dependerá disso. Os fabricantes de papelão ondulado geralmente não são preguiçosos e anotam nos documentos de acompanhamento uma lista de requisitos para o assentamento do material. Por exemplo, na construção suburbana, o papelão ondulado com um perfil de 35 mm de altura, feito de chapa de aço com uma espessura de 0,7 mm, é geralmente preferível. E esse material se espalha perfeitamente na caixa, composta com um degrau de um metro e meio (levando em consideração o fato de a cobertura ser projetada para uma carga de até 600 kg por metro quadrado). Este telhado pode ser pisado com segurança durante os reparos ou limpezas necessárias.
Tipos de pisos
O dispositivo de um telhado colocado de forma convincente implica o uso de diferentes tipos de torneamento: padrão, esparso, simples. A escolha do tipo de caixilho depende das condições climáticas da região, da inclinação da cobertura e, claro, do grau da chapa de perfil.
Sólido
Normalmente, este tipo de caixilho é executado em coberturas com inclinação mínima das inclinações (até 15 graus). E isso levando em consideração o fato de que são utilizadas folhas perfiladas dos graus C8, C10 e C20. Esse material não possui um alto grau de rigidez. O mesmo tipo de torneamento é usado se você tiver que trabalhar em um setor problemático do telhado - por exemplo, ao longo do perímetro de águas-furtadas. O torneamento ajuda a reforçar esta estrutura.
O degrau da caixa sólida não tem uma regulamentação clara. É importante deixar uma folga suficiente, aproximadamente 1 cm no máximo, entre as placas adjacentes. Por que você precisa manter essa distância: o material tende a mudar de tamanho sob a influência de indicadores térmicos e de umidade.
Se não houver essa lacuna de compensação, existe o risco de deformação da árvore, a consistência do torneamento estará em risco.
Escasso
Este projeto é considerado ideal para placas trapezoidais especialmente rígidas marcadas com HC-35 e acima. Para tal torneamento, o degrau será de até 1000 mm (mas não inferior a 600). Para uma chapa perfilada padrão, tal intervalo é inaceitável, mesmo se o telhado for equipado com uma inclinação bastante grande.
Este tipo de torneamento utiliza blocos e postes de madeira serrada. O principal requisito para eles é um teor mínimo de umidade, não superior a 20%, bem como na ausência de vários tipos de deformações, nós e dobras.
Esta caixa deve ser tratada com um anti-séptico ou retardador de fogo.
Além do mais, tipo esparso de piso usa perfis galvanizados em forma de U. Esta caixa está equipada com uma ou duas camadas, mas é para o cartão canelado que uma camada é suficiente.
Normal
É o que dizem sobre a caixa, a frequência das placas em que é de 200 a 500 mm. Esse tipo de estrutura é usado se você precisar cobrir um telhado com uma inclinação de 15 graus. Cartão canelado usado C10, C20 e C21.
Cálculo de materiais
O dispositivo de uma cobertura de telhado feito de folhas perfiladas para um telhado inclinado de duas águas requer um cálculo de alta qualidade do intervalo de torneamento, que depende de alguns fatores.
- Condições climáticas. A escolha do ângulo de inclinação ideal é baseada nos perigos atuais do vento e da neve. Quanto mais íngreme for o telhado, mais fácil será a neve sair dele, a água irá embora (tanto da chuva quanto do derretimento). Mas para estruturas com declive acentuado e materiais de construção, você terá que pegar mais, ou seja, calcular a quantidade de materiais para as novas condições. Por exemplo, um telhado em um ângulo de 45 graus precisará de uma vez e meia mais madeira do que um telhado plano. Em áreas onde há muita neve durante a temporada e pouco vento, podem ser feitos telhados íngremes. E onde os ventos são fortes, é melhor fazer telhados rasos.
- Diminua o ângulo de inclinação. Requer uma redução do passo entre as estruturas de torneamento. Se isso não for feito, o revestimento se dobrará após a primeira nevasca. Muita neve se acumula nos telhados planos e, especialmente quando molhada, definitivamente não é leve. Em uma cobertura íngreme, o espaçamento pode chegar a 900 mm, mas os números específicos dependerão da marcação do papelão ondulado.
No entanto, nem todos acreditam que os tamanhos dos passos devam ser calculados seriamente. Em alguns fóruns de construção, artesãos (muitas vezes anônimos) garantem que um artesão experiente fará tudo "a olho". Mas este é um caminho perigoso.
Se você não fizer cálculos, o custo do telhado pode simplesmente ser aumentado.
Finalmente, e mais perigoso, o telhado pode não resistir à primeira nevasca ou mesmo ao vento. E se esse telhado precisar de reparos, será problemático mover-se ao longo dele.
O resto dos cálculos dificilmente são comparáveis com os números, eles se referem a cálculos para a qualidade do material - o que fazer a caixa, para que não ficasse muito cara, e não houvesse dúvidas sobre a resistência da estrutura. Se for uma árvore, então é melhor optar pelo carvalho, amieiro ou abeto. O material deve estar perfeitamente seco, sem fissuras, visualmente uniforme e homogêneo. Antes de instalar os elementos de madeira, eles são cobertos com antissépticos e compostos especiais que ajudam a evitar o apodrecimento.
Mas para calcular quanto dessa árvore de alta qualidade é necessária, você deve contar com a largura e o comprimento da rampa, determinando o próprio degrau. E a matemática elementar é usada. Não se esqueça que as tábuas também são fixadas ao longo da cumeeira e da cornija, a partir da qual o degrau é contado. Na área de ventiladores, tubos e outros elementos adicionais, a caixa é necessariamente reforçada.
É importante também que o cálculo da quantidade de madeira pressuponha uma perda parcial do material, que será descartado na forma de aparas. Portanto, cerca de 15% do material sobressalente terá que ser adicionado à quantidade de madeira já calculada.
Montagem
A etapa mais importante é a instalação.A instalação do torneamento deve primeiro ser “rolada na cabeça”, ou seja, teoricamente, para entender como será a instalação, em que partes é composta. Quando o esboço geral é claro, é mais fácil prosseguir para a prática.
As instruções passo a passo do tipo faça você mesmo para instalar a caixa irão ajudá-lo em seu trabalho.
- Fazendo cálculos e comprando materiais. Cálculos precisos permitirão que você economize dinheiro, não gaste muito (dinheiro e tempo para um possível retrabalho). Assume-se que mede a largura e o comprimento da rampa, cada um dos valores medidos é dividido pelo intervalo selecionado da caixa. À quantidade resultante acrescenta-se o material que se destina ao revestimento contínuo obrigatório na zona da chaminé e elementos semelhantes. O material adquirido é tratado com um agente anti-séptico e repelente de umidade.
- Recolha dos principais elementos da moldura. Presume-se que a crista e as vigas já estejam no lugar - a caixa e os elementos associados já estão montados neles.
- Colocação de impermeabilização. Esse material geralmente é fixado com um grampeador de construção e grampos.
- Fixação das barras nas vigas. São barras de 50 x 50 mm, devido às quais a folga de ventilação é organizada. É necessário precisamente para a folha perfilada.
- Colocação de uma tira de impermeabilização adicional. É colocado no setor de cume. Uma tira de impermeabilização protegerá a crista da água.
- Fixação dos ganchos necessários à instalação da calha de drenagem.
- Instalação de uma contra-rede. É iniciada a fixação das tábuas às barras previamente pregadas. Para isso, são usados parafusos auto-roscantes. Primeiramente, os elementos são colocados próximos aos beirais, em seguida, levando em consideração a etapa calculada, são instaladas as demais partes do torneamento.
- Marcação nas barras. É aplicado por conveniência para indicar o passo do torneamento de madeira. No entanto, você também pode usar uma string.
- Consertando as placas. Para isso, são retirados pregos ou parafusos auto-roscantes, cujo comprimento é três vezes maior que a espessura da placa de revestimento. Se outros tamanhos de fixadores forem selecionados, a carga do vento pode ser crítica para a estrutura. Mas se a situação sugerir que a caixa deve ser emendada ao longo do comprimento, propõe-se colocar as juntas no suporte (e será uma barra). Este é o mesmo bloco que foi fixado anteriormente nas vigas. Os especialistas desaconselham a conexão de duas filas adjacentes em paralelo. Isso significa que as juntas devem ser escalonadas. Essas circunstâncias contribuem para a confiabilidade do telhado.
- Barras de torneamento também são fixadas ao longo da parte do cume.
O aconselhamento especializado também pode ser útil, o que ajudará a economizar com competência na caixa sem deteriorar a qualidade da futura estrutura.
- Deve ser usada uma placa de seção de trabalho. E isso é realmente benéfico: essas tábuas são iguais à madeira serrada de primeiro grau, mas a seção transversal é 5 mm menor. Ou seja, haverá mais placas em um metro cúbico e, portanto, a economia com madeira pode ser de 20%.
- Compre serrar não na alta temporada. E isso também é lógico - neste momento a demanda é menor, o que significa que você pode contar com descontos decentes. E a madeira que amadureceu durante o inverno é considerada conveniente na classificação: danos e deformações são imediatamente evidentes.
- Compre materiais a granel, o que é sempre mais barato. Isso se aplica a madeira bruta e básica.
Mas comprar pranchas de grau inferior está longe de ser lucrativo. Embora a diferença de preço seja tentadora, um produto de baixa qualidade requer um processamento ainda mais sério: ele precisará ser aparado, todos os nós removidos e lixado. E essas também são medidas caras em termos de tempo, esforço e dinheiro.
É preciso resolver as polêmicas questões sobre a contra-rede para o papelão ondulado, pois nem todos concordam que ela seja necessária.
Mas os especialistas aconselham não abandonar o balcão da grelha.
Sua necessidade se deve a uma série de aspectos.
- Este tipo de telhado, em particular, requer um fluxo de ar livre.A contra-grade colocada no topo da impermeabilização organiza a mesma passagem de ventilação, portanto, os elementos da cobertura ficam protegidos de deformação e degradação. A relevância desta informação aumenta quando se decide cobrir a cobertura com papelão ondulado com ondulação baixa.
- Os contra-carris conseguem manter a impermeabilização, evitando que o material escorra. A contra-grade também ajuda o impermeabilizante a se manter nivelado, a não perder o nível de tensão adequado e a realizar bem seu trabalho.
- Se as vigas não forem processadas bem o suficiente, contra-trilhos pregados ao longo delas irão alinhar os elementos de cobertura de suporte de carga.
- Finalmente, este sistema não dará a chance de contato do impermeabilizante com a caixa, o que significa que os acúmulos de condensação que saíram do isolamento serão drenados para o gotejamento sem problemas. Ou seja, não há danos ao sistema e ao isolador.
A estrutura do contador é colocada sem quaisquer dificuldades particulares. Após a aplicação do impermeabilizante, as ripas são preenchidas ao longo da borda superior ao longo das vigas (são preparadas com antecedência). A largura das barras é ligeiramente menor que o mesmo parâmetro das vigas de apoio, e a espessura chega a 4 cm. As barras são colhidas de forma que, de acordo com os parâmetros da altura do declive, caiam em 3 ripas com intervalo de 15 -30 cm.
Fixação da folha perfilada
Quando a caixa for finalmente construída, é hora de consertar a folha perfilada. Para prender as telas, você precisará de parafusos auto-roscantes especiais baseados em uma gaxeta de borracha. A quantidade de fixador necessária pode ser calculada antecipadamente: existem pelo menos 5 parafusos auto-roscantes por 1 metro quadrado. As folhas são empilhadas de baixo para cima, a tela superior deve cobrir literalmente a inferior ao longo da borda.
Isso é feito para que o excesso de água não fique estagnado nas juntas, mas flua calmamente do telhado.
Qual será a largura da sobreposição é decidida em função do ângulo da inclinação do telhado. As juntas laminadas devem ser tratadas com mastique betuminoso, que proporciona a impermeabilização necessária.
A fixação do deck perfilado à base pressupõe que os parafusos auto-roscantes sejam aparafusados na ondulação inferior, nas zonas de sobreposição - na superior. É necessário fixá-lo nas juntas longitudinais para proteger a estrutura da quebra do vento e para nivelar a cobertura. No entanto, o telhado deve ser visualmente uniforme.
Se a opção de metal for escolhida, a fixação da folha pode ser um pouco difícil. E o ponto está nas características do próprio metal. Deve ser lembrado que é aconselhável levar exclusivamente perfis com espessura de metal não superior a 2 mm para o torneamento, se o metal for mais espesso a carga sobre a estrutura do caibro será excessiva. Daí a conclusão sobre os parafusos auto-roscantes: eles possuem uma broca na extremidade que permite que sejam aparafusados no metal sem criar furos apenas quando sua espessura não for superior a 2 mm. Para que o processo não seja infinitamente demorado, é possível prender o papelão ondulado apenas a uma caixa de metal "leve". As restantes opções (com um perfil de metal mais espesso) não só não são muito correctas como também perigosas.
Os fechos também têm seus próprios requisitos: se as juntas de vedação com as quais os parafusos auto-roscantes estão equipados secarem e racharem, o teto irá vazar. Portanto, você deve comprar fixadores de marca com um selo da marca na cabeça. Parafusos autorroscantes duvidosos podem resultar na perda de qualidade de toda a estrutura do torneamento com chapa perfilada fixa.
Como fazer uma caixa para papelão ondulado, você aprenderá no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.