Deck MP20: dimensões e características
O uso do papelão ondulado MP20 continua sendo um negócio muito promissor. Mas é por isso que você deve estudar a fundo as informações sobre as dimensões das chapas perfiladas, as características técnicas das chapas galvanizadas para o telhado e para a cerca. É imprescindível analisar a etapa de torneamento e outras informações necessárias para a instalação das telhas.
Descrição e escopo
O deck MP20 tem sido uma solução muito popular para o revestimento de várias superfícies por muitos anos. É usado tanto para o telhado quanto para a cerca; naturalmente, esse material ainda é usado com sucesso para o projeto de fachadas. Esses produtos são comprados avidamente por:
-
desenvolvedores privados;
-
pequenas equipes de construção e reparo;
-
grandes empresas de construção e reparo;
-
serviços de melhoria, empresas de gestão.
Nas descrições dos fabricantes, a ênfase está na harmonia de qualidades valiosas, a saber: leveza, aparência agradável e um preço confortável para o consumidor... Há uma nuance na decodificação da marcação da folha perfilada da cobertura: o número 20. O fato é que a altura real da onda é de 1,8 cm, e “20” é o resultado do arredondamento. O próprio perfil apresenta uma assimetria pronunciada, ou seja, uma mudança sequencial de prateleiras relativamente estreitas e alargadas.
As letras "MP" indicam que se trata de um produto do tipo metal-polímero. Várias partições podem ser feitas a partir dele. Uma área separada de uso é a construção de edifícios de médio porte: temporários, bem como de uso periódico, por exemplo, galpões ou blocos de utilidades. Vale a pena apontar uma fraqueza característica como uma alta suscetibilidade à luz solar.
Por conta disso, é impossível o aproveitamento integral da ficha profissional nas regiões sul do país.
Como eles fazem isso?
O perfilamento do metal é realizado por deformação sem aquecimento... Esta abordagem garante o fortalecimento da estrutura. Como o MP20 é sempre galvanizado, normalmente não surgem problemas de corrosão. A galvanização é feita a quente, o que se provou melhor do que outras opções. O poliéster é aplicado à folha perfilada, o que proporciona um efeito decorativo acrescido.
Se o revestimento for feito em todo o perímetro da chapa, ele é marcado como "AB". Para a aplicação unilateral de uma camada protetora, use o índice "A". Para a produção de uma chapa perfilada, apenas equipamentos especializados são utilizados. A matéria-prima inicial são bobinas laminadas finas, que normalmente já possuem uma camada contínua de revestimento de polímero por padrão.
O trabalho começa com o desenrolamento do rolo: é claro, na maioria das vezes não manualmente, mas usando máquinas especiais.
Avançar:
-
o material é conduzido por meio de uma máquina de dobrar perfis (é neste momento que se forma a geometria de onda necessária);
-
a peça é cortada em comprimentos predeterminados;
-
o produto é enviado para o armazém, onde é devidamente embalado e armazenado (ou imediatamente entregue ao cliente).
Naturalmente, não existem mais fábricas onde toda a produção não seria tão automatizada quanto possível. Quaisquer manipulações tecnológicas, incluindo a transição de um rolo para outro, são realizadas como parte de um ciclo contínuo. Essa abordagem aumenta a produtividade e reduz custos. O que é importante, ao mesmo tempo, é garantida uma qualidade muito elevada do produto acabado. E não menos importante é a disponibilidade de uma ampla gama de comprimentos com um pequeno degrau, como resultado do qual as perdas por resíduos são minimizadas.
Especificações
Tamanhos de folha
A espessura usual da folha perfilada começa a partir de 0,4 mm.Produzir em série produtos de até 0,8 mm. E você também pode encontrar produtos com espessura:
-
0,45;
-
0,5;
-
0,55;
-
0,6;
-
0,7 mm (estas são as posições mais básicas e amplamente utilizadas, e entre elas prevalece o material com camada de 0,4 a 0,55 mm).
A largura útil é de 1100 mm. Às vezes, o termo largura de trabalho é usado - este é o mesmo indicador. A largura total é de 1150 mm. Este é o nome da distância total que separa as bordas; outros 50 mm vão para a chamada fechadura, que se fecha quando a folha se sobrepõe. O comprimento pode variar de 50 a 1200 cm; dentro desta estrutura, você pode pedir qualquer tamanho, mas o produto mais prático não é mais do que 400 cm.
O peso
O peso de 1 m2 é previsivelmente dependente de sua espessura. Na maioria dos casos, esse número varia. de 3,8 a 7,3 kg... Um aumento na camada de metal aumenta suas propriedades protetoras. Mas, ao mesmo tempo, a carga nas estruturas de suporte aumenta. Com uma camada de 0,4 mm, o peso médio será de 3,87 kg - mais precisamente, pode-se dizer apenas levando em consideração as características dos produtos de um determinado fabricante.
Outras médias:
-
para 0,45 mm - 4 kg 210 g;
-
para 0,5 mm - 4 kg 720 g;
-
para 0,55 mm - 5 kg 150 g;
-
para 0,6 mm - 5 kg 570 g.
De outros
A capacidade de carga é uma característica muito importante. - em outras palavras, o nível de carga que este revestimento pode tolerar. Não faz sentido fornecer números universais já prontos. O principal para o consumidor é que MP20 irá suportar muito mais neve do que produtos com relevo menos pronunciado. Esta marca é o mínimo aceitável para uso na faixa do meio. Mas em regiões especialmente nevadas, até mesmo pode não resistir às condições criadas. Nesse caso, é necessário escolher um material ainda mais durável e estável.
A cor do revestimento pode ser variada de forma flexível... Você pode escolher facilmente as folhas profissionais cinza e preto e coloridas. Este produto está sujeito a um especial GOST 24045, aprovado em 2016. A norma prescreve a utilização de uma cor correspondente ao catálogo RAL, ou outro catálogo aprovado de acordo com o procedimento estabelecido.
O padrão indica que por acordo entre o fornecedor e o cliente, podem ser usados meios de proteção e decoração não especificados pela norma. Então, é necessário que eles não sejam piores em suas qualidades do que os padronizados (o que é confirmado pelo relatório do teste). O padrão especifica indicadores de desvios da geometria. Uma configuração básica aproximada também é descrita lá.
E também é permitido aplicar condições técnicas alternativas.
Tipos de revestimentos
São os revestimentos aplicados ao metal que proporcionam um nível excepcional de resistência e durabilidade. O ponto básico é sempre a aplicação do zinco ao metal ferroso. É ele quem fornece características anticorrosivas aumentadas. O zinco é adicionalmente passivado. É um revestimento com filme de óxido que aumenta a resistência à corrosão.
O primer deve ser aplicado. Aumenta a adesão de outros materiais e melhora a adesão sobre polímeros adicionais. A espessura total da camada de polímero é de 25-200 mícrons. A decisão é feita de acordo com o tipo de uso do material e a categoria da mistura polimérica.
Na maioria das vezes, um verniz de proteção especial é aplicado na borda interna da folha perfilada.
Por baixo custo, o revestimento de poliéster é diferenciado. Esta é a variante mais comum no mundo. O poliéster é resistente aos raios ultravioleta e não desbota tão rapidamente quanto outras opções. Portanto, o brilho original da cor será preservado por muito tempo. A vantagem de tal revestimento é que ele previne eficazmente a corrosão e tolera perfeitamente fortes flutuações de temperatura.
Mas o poliéster também tem um ponto fraco significativo - é sempre aplicado em uma camada fina. Não será difícil arranhá-lo, mesmo com um impacto fraco. Podem ocorrer danos durante o transporte e a instalação. Por isso é necessário trabalhar com uma ficha profissional deste tipo o mais cuidadosamente possível. É categoricamente impossível caminhar sobre ele.
O poliéster fosco difere do poliéster comum não apenas na aparência.É sempre menos uniforme e, portanto, mais aplicado do que um polímero brilhante. Como resultado, a vida útil geral aumenta significativamente. Opções decorativas estendidas também são úteis.
O poliéster mate pode ser usado para reproduzir a aparência de uma ampla variedade de materiais, até mesmo pedras naturais.
Também em demanda folha profissional com pural... O tempo de uso chega a 50 anos. A resistência à aplicação de força mecânica está fora de dúvida. Esse revestimento ajudará mesmo quando usado no mar ou na costa do oceano, no ar saturado de sais. Mas deve-se observar que, com o tempo, o pural ainda se torna menos brilhante e seu custo é bastante perturbador.
O plastisol também é digno de nota. Esta proteção é sustentada pelo fato de ser sempre aplicada com uma camada de pelo menos 200 mícrons. Portanto, a resistência a danos mecânicos está em um nível muito alto. Mas a resistência ao aquecimento sob o sol forte não é muito alta, e isso interfere muito na disseminação de tal revestimento.
Os problemas também são causados pelo desbotamento rápido, devido ao qual você tem que usar constantemente as cores mais claras.
Montagem
Mas as especificações padrão e até mesmo os revestimentos são apenas metade da batalha. É muito mais importante na prática saber exatamente como colocar a folha perfilada MP20, como exatamente eles precisam cobrir o telhado com as próprias mãos. O passo típico do torneamento é determinado pela configuração:
-
capacidade de carga de um determinado material;
-
cargas calculadas sobre ele;
-
lacunas entre vigas;
-
nível de inclinação do telhado.
Um telhado inclinado comum pode muito bem ser equipado com o mesmo MP20. As instruções de instalação indicam que as placas de revestimento devem ter dimensões de 3x10 cm. Este material só é adequado se a distância entre as vigas não for superior a 100 cm. Caso contrário, o próprio revestimento deve ser mais espesso e mais maciço.
Você pode conectar o MP20 à esquerda e à direita ao longo da encosta.
Às vezes, eles equipam encostas com configurações complexas... Nesse caso, é necessário trabalhar com base em um cálculo preliminar. É ainda útil dispor as folhas esquematicamente no papel. Para telhados com sistema de drenagem, a saliência ao longo dos beirais deve ser de 4-6 cm.
A passagem da ventilação, e às vezes da chaminé, requer o uso de um elemento de passagem. A geometria de tais produtos varia muito conforme a necessidade. Não é permitido equipar passagens em metal com espessura inferior a 0,1 cm. Para chaminés, este valor deve ser pelo menos duas ou três vezes maior. As folhas iniciais são niveladas ao longo das extremidades e cornijas e, em seguida, fixadas com um parafuso auto-roscante próximo ao cume.
Então você precisa colocar o próximo elemento e nivelá-lo. As folhas também são fixadas entre si com parafusos auto-roscantes. Depois de conectar 3 ou 4 painéis, é necessário cortá-los imediatamente ao longo da cornija. Em seguida, ele é preso à caixa. Você pode continuar a trabalhar anexando as folhas primeiro às folhas originais e só depois à caixa.
Não é necessário introduzir fixadores na parte superior ou inferior do perfil. Em vez disso, depende de quanto o telhado é inclinado. A montagem superior é realizada com uma inclinação de menos de 25 graus. O número de parafusos auto-roscantes é determinado de forma simples: perto da cornija eles são cravados a cada 30-40 cm, e as fileiras subsequentes são aparafusadas de acordo com um padrão xadrez a cada 100-150 cm. No frontão, a lacuna é 50 -60 cm, na sobreposição longitudinal, a fixação vai com degrau de 30-50 cm; total para 1 sq. m é consumido de 7 a 10 hardware.
Ao aparafusar o parafuso auto-roscante na parte superior do perfil, é impossível puxá-lo, caso contrário podem formar-se amolgadelas. Unir corretamente a folha ondulada no telhado significa manter uma certa sobreposição. Quando o ângulo é inferior a 15 graus, a onda é de 2 ondas. Mas em um telhado relativamente íngreme, cuja inclinação é de 30 graus ou mais, você terá que colocar uma folha sobre a outra em apenas 10-15 cm.
Ao organizar uma cornija, várias tarefas são resolvidas de uma vez:
-
como tornar tudo o mais esteticamente agradável possível;
-
como equipar um sistema de drenagem;
-
como manter a ventilação normal sob o telhado.
Sempre use a vedação do cume. Este elemento em si é pregado em ambos os lados em placas de revestimento adicionais. Deve haver uma distância de pelo menos 100 cm entre a extremidade do filme impermeabilizante e o topo da estrutura, estamos falando do filme que fica nas pernas das vigas; o filme ao longo da caixa deve se sobrepor à camada de filme inferior em pelo menos 15 cm. A saliência do papelão ondulado ao longo da empena é de 5 a 7 cm; recomenda-se cobrir a extremidade do telhado com uma barra anti-vento.
O comentário foi enviado com sucesso.