Portão de vedação feito de folha perfilada
Ao contrário dos postigos feitos inteiramente de madeira, os modelos de metal têm uma vida útil de dezenas de anos. Eles não requerem manutenção complexa e sua aparência é muito eficaz. Iremos considerar outras características de portas feitas de folha perfilada abaixo.
Peculiaridades
O perfil de metal usado como base do postigo é o consumível mais comum para cercar um local. Pelo preço, tubos profissionais e perfis de canto são muito acessíveis. O portão auto-montado de perfis de metal e papelão ondulado tem outras qualidades positivas no design da cerca:
- não são necessárias empilhadeiras: peças e componentes são soldados no local durante a montagem;
- força adicional é facilmente alcançada instalando nervuras de reforço;
- o portão (frequentemente junto com o portão) é montado em um tempo razoavelmente curto;
- você pode fazer furos para apoiar os pilares com suas próprias mãos, sem uma furadeira automática móvel fixada em um veículo especial;
- a estrutura montada tem estabilidade suficiente para evitar que estranhos e animais vadios entrem em seu território;
- a aparência pode ser bastante pessoal;
- portões e postigos de aço deixaram de ser um sinal de um senhorio com uma fonte de renda muito sólida.
A ficha profissional também tem qualidades negativas:
- é muito fácil cortar ou atirar;
- não tem propriedades de isolamento acústico: tudo o que acontece nas imediações do portão do proprietário é bem e claramente audível;
- golpes de cabeçada prejudicam a aparência (para evitar danos, alguns proprietários colocam mais duas ou três das mesmas camadas sob a folha de papelão ondulado);
- o aço galvanizado, ao ser riscado, começa a enferrujar imediatamente.
Traços de convidados batendo casualmente, proprietários que carregavam coisas e objetos volumosos pelo portão, bem como o manuseio descuidado do portão e do portão podem estragar muito a aparência da cerca. Portanto, ele precisa ser bem fortalecido. Tanto o portão quanto o portão devem resistir a furacões, aguaceiros inclinados e granizo em ventos fortes, sem afrouxar um milímetro.
Resolvida esta dificuldade no processo de cálculo da estrutura, o proprietário (ou artesão contratado) irá encomendar os materiais de construção e consumíveis necessários e proceder à montagem.
Visão geral da espécie
Wickets são subdivididos nos seguintes tipos de acordo com o tipo de execução.
- Estrutura de abertura, que faz parte do portão. O postigo funciona como um fragmento do portão, tem uma fechadura adicional que não permite que o portão se abra completamente. Você pode abrir o próprio portão (junto com o postigo), ou deixar apenas o postigo aberto. A base deste modelo está embutida na folha do portão. Por um lado, existem dobradiças e, por outro, reentrâncias para os bloqueadores de fechadura e a haste principal de um parafuso separado.
- Uma estrutura instalada separadamente, por exemplo, a um metro das folhas do portão. Tal portão é cortado na abertura especialmente cortada na cerca. A base do quadro, igual à largura do postigo, é serrada na cerca. O caixilho, juntamente com a moldura, é inserido nesta abertura, suspenso nas dobradiças e bloqueado com cadeados. As nervuras endurecidas fazem parte da cerca, não da folha da porta.
O proprietário seleciona a opção desejada de acordo com a largura do quintal, bem como dependendo da existência de portão para a entrada do carro. Uma viseira, um belo ornamento forjado ou uma estrutura escondida na cerca - todos esses são atributos secundários adicionais. Um portão escondido não parece diferente de um fragmento de cerca. Você pode adivinhar que se trata de um portão, e não parte de uma cerca fixa, pela presença de fendas finas, buracos para chaves e uma fenda para caixa de correio. Pode haver luzes iluminando o pátio, direcionadas para dentro da área cercada, estação de vídeo porteiro do interfone, etc. O postigo pode ser deslizante: separadamente ou em conjunto com o portão.
Escolhendo um material
Um tubo profissional é selecionado como uma estrutura de suporte... A espessura média da parede é de 2,5 mm. Mesmo um canto ou perfil em forma de U com paredes de espessura semelhante não pode competir com um tubo profissional. A folha perfilada tem um comprimento de 6-12 m, e alguns fornecedores a cortam em comprimentos de dois metros. O comprimento de onda da folha perfilada é de até 15 cm, a largura é de 1-2 m, a espessura da folha é de 0,9-1,8 mm. Folhas com perfis mais espessos não são produzidas. Se forem necessárias espessuras superiores a 1,8 mm, use uma chapa de aço revestida com zinco convencional. Isso foi usado na construção de garagens de aço.
Qualquer dobradiça de garagem que possa suportar as folhas do portão é adequada como dobradiças. A experiência mostra que é melhor não economizar na margem de segurança: um portão forte, que pode ser feito em casa, servirá como garante da proteção confiável contra hóspedes indesejados. As dobradiças reforçadas devem funcionar suavemente, sem emperrar, como as dobradiças.
No entanto, o proprietário, que não dispõe de muito dinheiro extra, vai se arranjar com a construção simples de um perfil de canto e um papelão ondulado de camada única.
Como fazer isso sozinho?
Para montar e instalar corretamente o postigo, use os desenhos prontos.
Crie um desenho
O postigo, assim como a porta da frente, deve acomodar cargas volumosas: por exemplo, uma geladeira, um sofá e outros móveis e eletrodomésticos, que muitos proprietários não podem prescindir hoje. Se não houver um bom motivo para abrir o portão, então o portão deve atender aos critérios do dia a dia, sem interferir com o dono de uma casa particular, ou seus familiares, ou convidados.
- A largura do postigo deve ser com uma margem. O tamanho padrão da abertura está dentro de um metro. No estado aberto (excluindo dobradiças e outros acessórios), a distância útil deve ser exatamente esta.
- A altura do portão e do postigo deve ser de pelo menos 2 m. Sendo o papelão ondulado um piso maciço, sem qualquer visibilidade externa, o comprimento (altura) da chapa ondulada, colocada verticalmente, ocupa esses dois metros. Levando em consideração o corte na parte inferior, a altura do portão pode chegar a 220 cm.
- Os suportes de rolamento do postigo são enterrados em concreto a uma profundidade de pelo menos 1,5 m. Esta profundidade é adequada para todos os tipos e variedades de solos, devido ao seu inchaço durante o período de longas geadas. Tendo em conta a altura actual do portão, postigo e vedação, podem ser necessários troços de tubo profissional com secção de 5x5 cm. A espessura das suas paredes chega a 3 mm ou mais. O comprimento total dos pilares do portão será de 3,7 m. A moldura do portão e postigo é soldada a partir de um tubo profissional com secção de 2x4 cm.
- As escoras de reforço (diagonais) estão localizadas nos cantos da estrutura, seu comprimento é de até 30 cm... Eles são limados e colocados em um ângulo de 45 graus.
- No meio (a uma distância de 1 m dos degraus superior e inferior), um espaçador horizontal é instalado... Também pode ser reforçado com espaçadores que formam um triângulo junto com as travessas principais. Como resultado, a estrutura de suporte, equipada com um conjunto completo de espaçadores diagonais, só pode ser esmagada por equipamentos especiais como uma escavadeira.
Se o postigo não for maciço e o seu desenho pressupõe a presença, por exemplo, de elementos de forja, prepare secções de reforço com um diâmetro de haste de pelo menos 12 mm.Reforço mais fino (6, 8 ou 10 mm) não é recomendado para uso. Sua coloração é mais demorada, pois as hastes estão localizadas com mais frequência devido ao padrão dos postigos.
O principal objetivo do dono da casa é manter a solidez de toda a estrutura.
Instalando racks
Se o dono da casa já instalou uma cerca, a disposição do portão de entrada fica um pouco mais complicada, pois neste local a cerca existente está sendo redesenhada. Você precisa fazer o seguinte.
- Remova temporariamente um pedaço de papelão ondulado, a partir da qual são feitas as seções da cerca, cobrindo o território do lado de fora. Remova também a malha ou entalhe na parte inferior neste local (se houver).
- Marque com um marcador de construção lugares em degraus horizontais fixados em postes de cerca verticais.
- Com um fio de prumo aplicado aos pontos marcados nos degraus, marque outros pontos no chão. É necessário cavar buracos ao longo deles. A opção mais rápida é usar uma broca manual em um perfurador potente (de 1,5 quilowatts), para a broca no concreto, da qual a própria broca (botão) é soldada sem cabo. Certifique-se de que a broca esteja centralizada para evitar que a ferramenta balance de um lado para o outro em RPMs mais altos.
- Cave buracos para os pilares do futuro portão... O diâmetro do furo é de pelo menos 50 cm. A massa total do pilar e do concreto não permitirá que o primeiro aperte visivelmente depois de vários anos de operação ativa de toda a estrutura.
- Dissolva o concreto nas seguintes proporções: 1,5 baldes de cimento, 2 baldes de areia, 3 baldes de cascalho e a quantidade de água necessária para obter o fluxo ideal de concreto. É conveniente amassar concreto em um carrinho de mão com capacidade de carga de até várias dezenas de quilos (uma pessoa pode lidar com este volume). Você também pode usar um mini-misturador de concreto: por exemplo, peça emprestado um misturador de concreto de vizinhos da aldeia que já concluíram as obras.
- Despeje meio balde de areia no buraco: o concreto precisa de uma almofada de areia. Coloque o poste exatamente no centro do orifício perfurado.
- Adicione meio balde de cascalho ao buraco ou prepare um pouco de concreto magroonde a quantidade de cimento não exceda 10%. Depois de carregar cascalho ou concreto magro, sacuda o poste, certificando-se de que não esteja descentrado. As camadas resultantes evitarão que o concreto principal se misture com o solo no fundo do poço. Os artesãos profissionais também cobrem o solo da fossa (fundo e paredes) com uma camada de impermeabilização, por exemplo, com filme plástico de uma pilha de blocos de espuma.
- Comece despejando concreto em pequenas porções. Balance levemente o mastro para ajudar o fluxo de concreto para baixo, permitindo que quaisquer bolhas de ar subam para a superfície. Usando um medidor de nível de bolha ou laser, verifique a verticalidade da coluna a ser reforçada, ajustando-a se necessário.
- Repita a produção e o vazamento do concreto até que todo o orifício com a coluna instalada esteja preenchido até a borda. Repita o lançamento de concreto para o outro pilar, com a mesma verificação cuidadosa de sua verticalidade. Se não houver acesso ao medidor de nível, é possível "mirar" verticalmente nos postes, cercas e paredes das casas dos vizinhos já instalados, comparando o resultado obtido e escolhendo a melhor localização do poste recém-lançado.
Após 6 horas, o concreto irá endurecer e começar a endurecer completamente. Regue regularmente. Em um mês, ele ganhará força máxima.
Instalação do quadro
Solde a moldura do portão de acordo com o desenho. Experimente em postes recentemente concretados: deve caber na lacuna entre eles sem esforço. As instruções adicionais são as seguintes.
- Marque as pegadas para as dobradiças na estrutura do futuro postigo... Solde-os usando eletrodos com uma haste de aço (excluindo revestimento), de diâmetro igual à espessura da parede do cano postigo.
- Usando, por exemplo, aparar uma madeira serrada, eleve a estrutura da porta integrada até a altura necessária. Use grampos para fixá-lo na abertura entre os pilares de sustentação. Usando um medidor de nível, verifique a verticalidade e horizontalidade das barras transversais da estrutura.Marque no poste onde as dobradiças serão soldadas.
- Retire a moldura da porta integrada, retire-a pela abertura. Solde as barras transversais que anteriormente prendiam a plataforma da cerca aos postes. Certifique-se de que a verticalidade dos postes não seja perturbada. Corte as secções das travessas que interferem na abertura (e na entrada) do postigo, esmerilhe os cortes com uma esmerilhadeira.
- Instale a moldura do portão na abertura e solde as dobradiças. Agora o portão (sem papelão ondulado) abre e fecha livremente. Antes de instalar o papelão ondulado, pinte toda a estrutura de suporte com esmalte ferrugem.
Bainha
Usando lençóis profissionais, alinhe o portão do lado de fora. Ao mesmo tempo, sua moldura não será visível para estranhos. A fixação das placas perfiladas é realizada com parafusos auto-roscantes de cabeça sextavada ou pernos. A altura da folha perfilada deve ser nivelada com o portão e a cerca. Então o postigo, como o portão, se tornará um segredo, invisível à primeira vista.
Instalando a trava e a alça
Instale um ferrolho (ou trava) que trava o portão por dentro, bem como trava com um conjunto de tampas padrão incluído no kit. Certifique-se de que a estrutura esteja travada com segurança e que o portão travado com travas e trava não funcione. A fechadura e o parafuso podem ser soldados ou aparafusados. Afie todas as saliências para que não interfiram na abertura e no fechamento do portão, e também não rasgue as roupas dos anfitriões e convidados caso sejam tocadas acidentalmente.
Ao final do trabalho, pinte o forro das fechaduras e a própria válvula com o mesmo esmalte de primer.
O comentário foi enviado com sucesso.