Como cobrir o telhado com uma folha perfilada com as próprias mãos passo a passo?
Este artigo descreve passo a passo como cobrir o telhado com uma folha perfilada com suas próprias mãos. São apresentadas as características da instalação das extensões e do assentamento das telhas. É indicado como fixar corretamente o papelão ondulado e quais as normas de segurança que devem ser observadas durante o trabalho.
Quais ferramentas são necessárias?
Instalar fixadores para telhas com as mãos e ferramentas manuais é muito longo, tedioso e simplesmente ineficaz. Absolutamente todos os construtores e reparadores profissionais usam outros meios - dispositivos especiais. Não será um erro acreditar que também na prática privada eles serão a melhor escolha. É aconselhável usar furadeira elétrica sem ajustar o torque.
A velocidade de rotação do mandril da chave de fenda (se usado) não deve exceder 1500 rpm.
Em alguns casos, são usadas brocas de castor de aço. O corte deve ser feito com tesoura hidráulica em vez de manual. Assim, haverá menos desgaste e risco de violação da geometria dos produtos, os cortes serão mais lisos. A instalação do torneamento é realizada com as ferramentas que permitem a fixação do tipo de ferragem selecionado. Mas antes de prender o papelão ondulado no telhado, ele ainda deve ser encomendado corretamente.
Seleção de material
Escolher o papelão ondulado certo simplesmente pela sua aparência é uma ideia tão sedutora, tão sem sentido. Todas as pessoas conhecedoras avaliam de forma inequívoca, em primeiro lugar, a rigidez do material utilizado. É ela quem fala sobre o quão durável e confiável acaba sendo. E é mais conveniente julgar a rigidez pela altura dos perfis. Quanto maior for, mais forte (mas também mais caro) será o material.
Claro, é melhor escolher para a casa aquelas folhas que correspondam em comprimento e largura aos elementos individuais do telhado ou sejam múltiplos deles. Mas nem sempre isso é possível, portanto, em muitos casos, a solução mais correta é usar o mais próximo da opção mais adequada disponível.
Não é recomendável levar uma folha muito grossa: ela exercerá forte pressão nas vigas e nas paredes, e nenhum aumento de resistência pode justificar este problema. A camada frontal merece atenção especial: desde galvanização muito barata, mas de curta duração, até plastisol e pural caros e de longa duração.
Quanto à marcação da "parede", "rolamento" e assim por diante da folha perfilada, isso não é muito importante. A capacidade de suportar as cargas resultantes e o peso geral do material desempenham um papel muito mais importante. A sua adequação para obras de cobertura em um caso particular depende deles. É indesejável comprar papelão ondulado de acabamento em pequenas empresas e lojas, sendo mais correto entrar em contato diretamente com os fabricantes.
Se as folhas forem revestidas com zinco, você precisará consultar o certificado de qualidade para ver qual método de processamento foi usado e quanto zinco foi aplicado.
Pagamento
É um erro acreditar que não é tão difícil calcular o número de fichas profissionais. Os parâmetros necessários são inseridos em calculadoras online e um acréscimo de 10-15% para defeitos próprios e de produção. Então, acontece que ou não há material suficiente ou, ao contrário, há muito. Isso ocorre porque é normal calcular a necessidade de uma ficha profissional de forma diferente. Todos os cálculos em calculadoras - sejam comuns ou online - são inevitavelmente aproximados.
Portanto, é altamente recomendável entrar em contato com um especialista. Isso é útil mesmo se a geometria parecer simples e não houver torções, violações e desvios da forma usual. Também é necessário levar em consideração o tamanho da onda para o tipo de folha selecionado. Quanto mais vales, maior a probabilidade de erros e mais desperdícios aparecem, mesmo com cálculos precisos e trabalho perfeito. Para que as mesmas calculadoras dêem uma previsão mais próxima da realidade, é necessário indicar não o total, mas apenas a dimensão de trabalho de cada folha.
Passos de assentamento
Base e impermeabilizante
Mesmo em áreas com clima relativamente calmo para os padrões russos, seria muito precipitado cobrir o telhado com uma folha perfilada com as próprias mãos, sem impermeabilizar. Em breve, esse material geralmente resistente pode falhar e, mesmo assim, só sobrará para lamentar amargamente seu ato, sobre perda de tempo e dinheiro. As placas devem ser tratadas com um anti-séptico. Para fazer os reparos corretamente, filmes impermeabilizantes e de barreira de vapor são usados adicionalmente. São os materiais do filme, em vista de sua conveniência especial, que devem ser preferidos em relação a todas as outras opções.
Todos os aquecedores devem ser cobertos com uma camada impermeabilizante, mesmo aqueles que não tenham medo de umidade. Isso o torna mais seguro e seguro. A escolha de uma membrana cara ou um filme de barreira simples depende exclusivamente do orçamento de construção ou renovação. Com uma abordagem habilidosa, você pode contar com um serviço de proteção de água estável por muitos anos. Certifique-se também de olhar para qual lado colocar a barreira de vapor: é um erro com este momento que muitas vezes responde com consequências desagradáveis.
Completações e placas finais
O número de acréscimos, sem os quais é impossível caracterizar o procedimento de disposição de uma cobertura a partir de uma chapa perfilada, incluem:
-
conta-gotas;
-
faixas de cumeeira (responsáveis pela proteção do skate);
-
tiras de extremidade ou placas;
-
tiras de cornija;
-
cantos internos e externos;
-
acréscimos de fins;
-
supressores de neve (evitando o colapso em avalanche de montes de neve acumulados).
A fixação do gotejamento é feita principalmente em comparação com outros elementos do add-on. Ele absolutamente fica em qualquer casa particular onde um sistema de drenagem não é fornecido. Endows são montados exclusivamente após o tratamento com uma mistura anti-séptica. As tiras da cornija podem ser retas ou curvas. A escolha de um determinado esquema de design está principalmente associada às preferências dos próprios proprietários.
As tiras da cornija são montadas com parafusos auto-roscantes ou pregos de formato especial. A largura de tal elemento deve ser ligeiramente maior do que a própria cornija. Apesar da cobertura confiável, a árvore deve estar impregnada de anti-sépticos. A prática mostra que ignorar essa regra só se transforma em problemas adicionais.
Importante: a película protetora deve ser removida do metal; deixá-lo significa não apenas não fornecer "maior proteção", mas também criar problemas adicionais.
As dotações são colocadas somente depois de verificar a precisão da geometria. Os menores erros e distorções são inaceitáveis. As peças de madeira são tratadas com um anti-séptico. Sob o vale, assim como sob o próprio papelão ondulado, é montada uma camada impermeabilizante. A barra inferior é colocada de baixo para cima.
Neste caso, a quantidade de sobreposição é de 10-20 cm. Quaisquer pontos de contato com outras peças são cobertos com selante. Só depois é feita a instalação da barra superior. A instalação é feita estritamente com parafusos para telhados, que possuem uma junta de borracha especial. Todas as áreas onde há probabilidade de vazamentos adicionais são novamente tratadas com selantes.
Instalação de folhas
Antes de colocar o papelão ondulado, ele deve primeiro ser levantado para o telhado. E isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível: embora o metal pareça forte, seu dano é muito provável.Os telhados de qualquer tipo, independentemente do número de inclinações e de sua inclinação, devem ser cobertos desde o final em uma direção claramente selecionada. Os tetos de quadril são equipados a partir dos eixos longitudinais médios de todos os quadris. Para que a primeira folha fique plana e as subsequentes também não se desviem da geometria necessária, você precisa:
-
conecte-os primeiro a um hardware;
-
alinhe horizontalmente ao longo de uma corda forte pré-esticada ao longo dos beirais;
-
e só então instale os elementos de cobertura completamente.
O método de instalação de três blocos é recomendado para placas perfiladas que não estão equipadas com ranhuras capilares. Se eles estiverem presentes, a tecnologia de instalação de quatro blocos é preferível. O esquema de três blocos é o seguinte:
-
coloque algumas folhas na primeira fila;
-
apare-os estritamente ao longo da cornija;
-
temporariamente fixo;
-
dispor a primeira folha no segundo nível;
-
prenda todo o bloco completamente;
-
monte as seguintes folhas em um padrão xadrez.
A abordagem de quatro camadas implica que eles serão instalados em estágios:
-
1ª parte da 1ª camada;
-
1ª parte do 2 ° nível;
-
as segundas folhas de ambas as camadas (então, após a verificação, elas terão que ser aparafusadas nos parafusos completamente e então passar para o próximo bloco de layout).
Para fazer tudo corretamente, você também precisa conectar cuidadosamente todas as folhas. Não faz sentido estabelecer um determinado padrão universal de sobreposição: em cada caso específico, é determinado pelas características do telhado e do material. A sobreposição da onda extrema é inaceitável para qualquer tipo de conexão. É aconselhável colocar folhas finas perfiladas em uma caixa sólida. Caso contrário, não se pode falar da segurança e da operação estável do telhado.
Às vezes você precisa projetar um telhado com uma ligeira inclinação. E neste caso surge uma questão natural - é possível usar um revestimento de folhas de perfil, em geral, ou é melhor usar uma opção diferente. SNiP remove todas as disputas e discussões sobre este assunto: ele afirma claramente que é necessário levar uma ficha profissional apenas se a inclinação for de 8 graus ou mais. Em todos os outros casos, a carga resultante quando a cobertura de neve aparece pode ser fatal. Nesse caso, a instrução diz que o degrau da caixa na inclinação mais baixa possível é de 40 cm.
Mas isso não é tudo. A "regra dos 8 graus" cobre apenas construções externas menores. Em edifícios residenciais, a taxa mínima permitida é de 10 graus. Quanto à prática dos construtores profissionais, eles se comprometem a fixar e unir o papelão ondulado apenas em telhados com inclinação de pelo menos 12 graus. Claro, colocá-lo em um telhado plano está fora de questão.
Ao preencher papelão ondulado em uma casa particular, é muito importante contornar a chaminé. Para a impermeabilização do canal de fumaça, são utilizadas flanges de alumínio. O bloco de encaixe é feito de silicone ou borracha lisa. Os tubos de tijolo são revestidos com um layout de tijolos de clínquer. Em seguida, uma mistura de gesso é espalhada sobre ele ou uma folha de material resistente à umidade é fixada.
No telhado é feito um canal, cuja dimensão é determinada pelas normas de corta-fogo. Você pode até fazer um pouco mais - não haverá dano, apenas benefício. O tubo é embainhado, formando uma caixa do mesmo papelão ondulado ou aço com uma camada de zinco. A largura ideal das faixas é de 10 cm. Quando a inclinação do telhado é superior a 30 graus, deve-se providenciar a drenagem da água, é melhor resolver isso logo no projeto.
Instalação de extensões de acabamento
É perfeitamente possível instalar um suporte para neve em um telhado feito de papelão ondulado. Recomenda-se usar seu formato tubular mais simples. É ele quem, segundo os especialistas, é o mais eficaz. Dispositivos mais caros e sofisticados geralmente perdem para este dispositivo simples. A fixação é feita com parafusos simples de metal.
Recomendação: é mais correto selecionar um porta-neve que corresponda à cor do material de base.Então ele não se destacará, e discrepâncias de design de qualquer tipo também serão excluídas.
A parte inferior do bloco deve ser fixada na cornija. Isso deve ser feito estritamente ao nível da parede de suporte. Deve-se ter em mente que os dispositivos chamados pára-neve não são projetados para reter uma grande quantidade de neve, e devem ser descartados em locais com precipitação significativa no inverno.
Os protetores de neve reticulados têm a vantagem de bloquear até mesmo pequenos pedaços de gelo. No entanto, esta solução só pode ser usada em um telhado com alta capacidade de carga. A questão está na massa significativa da própria grade e no fato de que muita neve se acumulará. Os sistemas de placas são leves e baratos, mas não suportam altas pressões e não são adequados para instalação em inclinações de mais de 30 graus. A mesma folha perfilada é tomada como base das placas.
Independentemente de como as coisas acontecem com a escolha do tipo de lençóis e suportes para neve, também é muito importante fixar o cume. Este também não é o trabalho mais difícil que pode ser feito sozinho, basta levar em consideração todas as nuances. Você pode trabalhar somente após a instalação de todo o piso. A confiabilidade da fixação é fornecida por barras adicionais adicionadas à caixa geral. Antes mesmo de prender a crista, é necessário verificar a uniformidade da barra.
Como sempre, um telêmetro a laser será um assistente fiel nessa questão. Também é possível medir o nível da água, mas neste caso a magnitude do erro é crítica: refazer o telhado não é como voltar a colar papel de parede. Eles trabalham a partir de uma das bordas da costela, orientando a colocação contra os ventos predominantes. Recomenda-se instalar a vedação na tira de cumeeira. Os elementos de cumeeira necessários são colocados longitudinalmente em relação à nervura com uma sobreposição de 15-20 cm.
Possíveis erros
Essas falhas são as seguintes:
-
seleção incorreta do tamanho da folha;
-
uso de parafusos auto-roscantes sem plugues emborrachados;
-
cálculo incorreto de cargas;
-
elaboração analfabeta do projeto (ou mesmo sua ausência total);
-
folhas de corte com rebarbadoras e outras ferramentas abrasivas;
-
torneamento executado incorretamente (sob o papelão ondulado, deve ser diferente do que sob um telhado mole ou ardósia);
-
rejeição da barreira de vapor;
-
confusão com as laterais das películas isolantes (impedindo-as de desempenhar suas funções);
-
violação da estanqueidade das barreiras isolantes (quando são perfuradas ou rompidas durante um trabalho descuidado);
-
falta de isolamento;
-
admitindo pontes frias;
-
ignorar o arranjo de ventilação sob a folha de metal (interferindo com a exaustão normal e a circulação total de ar);
-
muito potente ou muito fraco para aparafusar os parafusos;
-
pregando o papelão ondulado com pregos.
Engenharia segura
Claro, não pode haver nenhuma questão de trabalhar em tempo úmido, ventoso e ainda mais tempestuoso. Vale lembrar que o papelão ondulado possui arestas vivas. Deve ser mantido apenas em tecido ou outras luvas duráveis. As peças cortadas podem voar para o lado, portanto, o uso de óculos de proteção é obrigatório. É útil levantar as folhas uma de cada vez para evitar danos quando se tocam.
Não é recomendado andar sobre papelão ondulado. Se for necessário pisar, use calçados macios que não agridam o material. É imperativo amarrar e aplicar cintos de proteção em um telhado alto. Mas, por razões óbvias, seria útil fazer isso mesmo ao organizar um telhado em uma casa particular de um andar. Se possível, vocês devem trabalhar juntos, garantindo um ao outro mutuamente.
É estritamente proibido trabalhar no telhado embriagado, em caso de qualquer enfermidade ou sensação de infelicidade. As roupas devem ser fortes, justas e é muito importante que não se prendam em nada. Todos os movimentos devem ser tão livres quanto possível. Deve-se ter cuidado para garantir que a localização de materiais e ferramentas não represente uma ameaça para os trabalhadores.O estoque deve ser feito no chão, e no topo é melhor guardar apenas o que é necessário no momento, em casos extremos por 15-20 minutos de trabalho.
Todo o trabalho que pode ser feito no terreno deve ser feito no terreno. A operacionalidade das escadas e sua capacidade de carga devem ser monitoradas constantemente. É útil esclarecer com antecedência a localização de todos os pontos de entrada de fios elétricos, sua localização sob o telhado. Todos esses locais devem até ser marcados com sinais para não chegar lá com um parafuso auto-roscante ou para não ser atingido por outro motivo. É altamente indesejável realizar a autorreparação do telhado com menos de 18 anos e mais de 55 anos; a melhor coisa a fazer é gastar o dinheiro contratando uma equipe externa.
Com uma inclinação do telhado de 16-20 graus, deve ser equipado com um corrimão. Ao parar o trabalho para almoçar, por qualquer outro motivo (principalmente à noite), deve-se largar todos os materiais ou fixá-los com segurança. Se você tiver que trabalhar a uma altura de 5 m ou mais, deve-se usar escadas de metal com arcos de fechamento. Se possível, você deve evitar trabalhar com papelão ondulado em uma temperatura do ar abaixo de +10 graus. É impossível trabalhar em temperaturas negativas, em geral.
Além disso, segue:
-
inspecione cuidadosamente todo o telhado antes de iniciar os trabalhos e após cada quebra dos mesmos;
-
monitore cuidadosamente cada etapa;
-
desenergize a ferramenta elétrica em qualquer interrupção do trabalho;
-
se parte do telhado ultrapassar seu próprio local, coloque uma cerca e placas de advertência na zona de perigo;
-
pare o trabalho em meio a nevoeiro, pouca visibilidade;
-
monitorar a facilidade de manutenção do isolamento dos fios que alimentam a ferramenta elétrica.
Como cobrir o telhado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.