Como fazer um projetor com as próprias mãos?

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Métodos de fabricação
  3. Recomendações

No mercado moderno, existe uma gama ampliada de diferentes tipos de projetores, diferenciando-se entre si em qualidade e preço. Deve-se notar que a demanda por tais dispositivos continua crescendo de forma constante. No entanto, o número de interessados ​​em fazer um projetor com as próprias mãos não para de crescer. Levando em consideração o custo insignificante dos componentes necessários, um gadget caseiro economizará dinheiro.

Ferramentas e materiais

Em primeiro lugar, deve-se notar que um dispositivo caseiro não é capaz de fornecer a qualidade de imagem ideal. Claro, existem maneiras de melhorar a imagem tanto quanto possível, mas você não pode contar com mudanças fundamentais. Mas, em qualquer caso, o fator determinante será uma seleção competente de consumíveis e ferramentas necessárias. As formas econômicas de criar opções para um dispositivo multimídia para exibir imagens em uma tela grande incluem usar como base de um smartphone ou laptop.

Quando se trata de assistir a longas-metragens, então, muito provavelmente, a qualidade será bastante satisfatória. Para projetar o projetor mais simples sozinho em casa, você precisará de:

  • faca de pintura ou papelaria;
  • lápis (muitos recomendam o uso de lápis de construção para marcação);
  • diretamente a própria fonte do sinal (fotos);
  • lupa (lente);
  • clipes de papel;
  • fita isolante ou fita adesiva comum;
  • caixa de papelão.

Naturalmente, esta lista pode ser alterada e complementada em cada situação específica. Por exemplo, você pode construir um projetor de filme caseiro primitivo sem instalar uma lente de aumento.

Métodos de fabricação

Antes de começar a trabalhar, você precisa cuidar da presença da lente. Deve-se ter em mente que este elemento proporciona um aumento na imagem, que deve ser de no mínimo 10 vezes. Caso contrário, o resultado bem-sucedido dependerá exclusivamente da qualidade da matriz de origem da imagem e da precisão necessária ao montar o gadget.

Existem várias formas de se fazer um projetor, visto que existem várias tecnologias que permitem a transmissão de imagens. Eles são os que são implementados em filmoscópios e demonstradores de slides. A seguir estão as opções mais comuns:

  • Projetor de slides - um dispositivo cujo princípio de funcionamento se baseia na transmissão de um fluxo de luz através de um portador de estrutura transparente;
  • epiprojetorfuncionando refletindo raios de elementos opacos;
  • Projetor de filmetransferir a imagem do filme transportado ou slides individuais;
  • Dispositivos LCD - projetores que transmitem a imagem passando a luz pelo painel correspondente;
  • Dispositivos DLP, cujo trabalho é baseado na reflexão do feixe de um chip especial.

A primeira opção será relevante para quem está interessado em criar algo. Nesse caso, é fornecida a maneira mais fácil de fazer um projetor com suas próprias mãos. Ao mesmo tempo, os custos financeiros serão mínimos, e o próprio gadget será feito de uma lupa e uma caixa de papelão.

Levando em consideração a simplicidade do design, todo o processo de fabricação de um projetor não requer custos de tempo significativos e nenhuma habilidade especial. O posicionamento correto da lente em relação à fonte da imagem será fundamental. Também é importante lembrar que o brilho da imagem deve ser máximo.

Você precisará fazer um furo na caixa para instalar a lupa. Depois disso, resta fixar a lente estritamente no meio da fonte do sinal e instalar a tela. Como o último, você pode usar uma folha branca regular.

A principal desvantagem desse projetor será a qualidade mínima da imagem.

Do telefone

Não é segredo que os gadgets modernos são amplamente e com sucesso usados ​​tanto para comunicação quanto para troca de vídeo. Isso permite que dispositivos móveis sejam usados ​​como uma fonte de imagem ao criar um projetor de vídeo. Em teoria, a operação de um projetor é baseada na conversão do sinal proveniente da tela do telefone para a superfície desejada usando uma lente. A chave para isso será criar um gabinete de projetor que forneça o escurecimento máximo do espaço. Não se esqueça da presença de suportes para o dispositivo óptico e o próprio smartphone.

Escolher a lupa certa é bastante fácil. É importante levar em consideração que o tamanho da lente deve corresponder ao tamanho da tela da fonte de sinal. Para instalar uma lente de aumento, como regra, use o painel frontal da caixa do projetor. Você pode fixar o próprio telefone dentro de um dispositivo feito em casa usando uma pequena caixa ou nervuras de papelão. É importante lembrar que o telefone é mantido na posição vertical.

Para criar um projetor baseado em um dispositivo móvel recorde, você precisará de um conjunto mínimo de materiais e ferramentas. Nesse caso, o próprio algoritmo de ações será o mais simples possível. O algoritmo de montagem do dispositivo fornece as seguintes ações.

  1. Selecione os lados da caixa, a distância entre os quais será máxima.
  2. Encontre e marque o meio na lateral da caixa e, em seguida, corte um orifício para encaixar a lente.
  3. Fixe a lupa firmemente com fita adesiva comum ou cola. É importante evitar que caiam na abertura da lupa, o que afetará negativamente a qualidade da imagem.
  4. Faça montagens para o smartphone de forma que não se sobreponham à tela do gadget.
  5. Encontre experimentalmente a posição ideal da fonte de sinal em relação à lente.
  6. Faça um orifício na caixa para retirar o fio de carregamento do smartphone.

Depois de concluir todas as operações acima, o projetor estará pronto para uso. Mas para usá-lo, você precisa instalar um aplicativo especial em seu telefone que permitirá que você gire a imagem 180 graus. Aliás, em alguns modelos bastará desativar a função de rotação automática e apenas colocar o próprio aparelho de cabeça para baixo. É melhor assistir aos vídeos e fotos em uma sala escura.

Além disso, um projetor holográfico de qualidade razoavelmente alta pode ser feito a partir de um smartphone e placas de polímero. Porém, vale a pena considerar que tal produto caseiro exigirá certos custos financeiros. Ao mesmo tempo, a qualidade da imagem será ruim.

Baseado em tablet e laptop

Inicialmente, você deve se concentrar no fato de que tais dispositivos em termos de qualidade de imagem são muito diferentes da opção descrita acima. A propósito, você pode fazer um projetor a partir de um tablet e um laptop da forma mais "humana", mantendo a integridade das fontes de sinal, ou seguindo o caminho de extração da matriz.

Para criar um projetor baseado em um laptop (netbook, ultrabook), você precisará da mesma caixa de tamanho apropriado e uma grande lente de aumento. A propósito, lentes de Fresnel e dispositivos ópticos projetados para leitura de página inteira de livros fazem um bom trabalho com as funções deste último em tal situação. Para montar o projetor, você precisará concluir as etapas a seguir.

  1. Faça um buraco no final da caixa para uma lupa... As dimensões deste último devem ser ligeiramente maiores para que possa ser devidamente preso ao longo das bordas.
  2. Fixe a lente no orifício da caixa com fita adesiva, fita isolante ou selante de silicone. Neste caso, certifique-se de que a futura lente se ajusta perfeitamente ao papelão. Caso contrário, a luz penetrará no projetor, o que por si só afetará a qualidade da imagem transmitida.
  3. Na parede oposta da caixa, faça um orifício para um monitor de laptop ou tablet de forma que o papelão se sobreponha. Isso também é necessário para evitar a penetração de luz.
  4. Coloque a fonte do sinal de cabeça para baixo (o teclado do laptop ficará localizado no teto do projetor), levando em consideração o princípio de virar a imagem pela própria lente.

Depois de concluir todas as etapas acima, o projetor do laptop estará pronto para uso. Você só precisa ligá-lo.

No visualizador de slides

Usar um dispositivo pronto para produtos caseiros simplifica muito a tarefa em si. Isso se deve ao fato de que as manipulações associadas ao ajuste de dispositivos ópticos e os efeitos correspondentes são excluídas do processo. Todas as ações necessárias já foram implementadas na planta fabril. O ponto chave será a escolha do tradutor de sinal.

O próprio processo de fabricação de um dispositivo caseiro não é mais complicado do que as opções discutidas acima. Para implementar a ideia, as seguintes etapas devem ser executadas.

  1. Extraia a matriz do gadget. Ao mesmo tempo, é importante realizar todas as ações com o máximo cuidado para não danificar o display, que é um elemento frágil, durante o processo de desmontagem.
  2. Desmonte a placa do dispositivo móvel, através do qual será posteriormente emparelhado com um PC ou laptop como fontes de sinal.
  3. Coloque a matriz no vidro de forma que haja um espaço de 5 mm entre eles. Este último é necessário para a movimentação do ar para fins de ventilação, pois durante o funcionamento do aparelho essas superfícies irão aquecer.
  4. Coloque um refrigerador próximo ao referido espaço para um resfriamento eficiente. Devido ao seu baixo peso, este dispositivo pode ser facilmente fixado com fita isolante ou fita dupla-face.

Na etapa final, será necessário apenas ligar a matriz e o cooler, além de lançar o material para visualização em um computador ou laptop. Para ser justo, deve-se notar que tal projetor irá fornecer uma qualidade suficientemente alta... A propósito, se desejar, você pode encontrar os dispositivos mais compactos para a visualização de slides. E, neste caso, estamos falando de comensurabilidade com as matrizes dos smartphones.

Recomendações

Ao criar um projetor caseiro em qualquer uma das maneiras descritas acima, você deve levar em consideração sua finalidade. As principais características do futuro dispositivo multimídia dependerão diretamente dos recursos de operação. Para obter resultados positivos, vale a pena seguir as recomendações a seguir.

  • Para visualização frequente de filmes e outros vídeos com toda a família ou empresa é melhor usar projetores feitos na base de um tablet ou laptop.
  • Conforme descrito anteriormente, o corpo caseiro pode ser feito de uma caixa de papelão. No entanto, madeira compensada ou MDF seriam materiais mais adequados.
  • Merece atenção especial estabilidade do aparelho.
  • Ao transmitir uma imagem para uma tela bem posicionada vale a pena cuidar da disponibilidade de um suporte de projetor de tamanho apropriado tendo em conta a necessidade de respeitar a radiação angular.
  • Qualidade máxima de imagem possível com iluminação mínima da sala.

Existem maneiras de melhorar a qualidade da imagem de um projetor feito em casa. Isso envolve as seguintes etapas.

  1. Ajuste o brilho e o contraste extremamente altos na fonte do sinal.
  2. Exclui completamente a possibilidade de entrada de luz na habitação.
  3. Pinte as paredes internas do dispositivo de escuro. Um acabamento em tecido de veludo preto é o ideal.

Também no âmbito da “luta” pela qualidade da imagem no ecrã você pode prestar atenção às configurações do próprio projetor... Um pequeno truque o ajudará a se livrar de imagens borradas e desfocadas. Além de tudo isso, vale lembrar a necessidade de resfriar as matrizes do tablet e laptop. Também é importante considerar que a distância ideal dos visualizadores à tela é de 3-4 metros.

A qualidade dependerá não apenas do nível de iluminação da sala, mas também do estado da própria tela.

Ao criar um projetor holográfico caseiro, também existem certas nuances. Levando em consideração o custo de todos os componentes necessários, não será supérfluo cuidar da redução máxima de custo. Assim, por exemplo, uma pirâmide pode ser feita a partir de caixas de CD. Neste caso, é necessário colar todos os elementos com a máxima precisão e exatidão.

Separadamente, deve-se prestar atenção ao método de fabricação de um projetor, no qual a matriz extraída será o elemento-chave. É importante lembrar que estamos falando de um elemento estrutural bastante frágil de um laptop, tablet ou smartphone. É muito fácil danificar a tela. Com base nisso, na ausência de conhecimentos e habilidades relevantes, seria mais racional escolher uma opção mais simples para a criação de um dispositivo multimídia. Uma alternativa em tal situação pode ser buscar ajuda de um especialista experiente que desmontará a matriz e o quadro.

No próximo vídeo, você aprenderá em detalhes como fazer um projetor com suas próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário