Dicas para escolher projetores de vídeo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Top models
  4. Como escolher?

Projetor de vídeo É um aparelho moderno, com o objetivo de transmitir informações de mídias externas (computadores, laptops, filmadoras, CD e DVD players, entre outros) para uma tela grande.

O que é isso?

Projetor de filme - esta é a base para a criação de um home theater.

Embora os fabricantes de TV estejam constantemente aprimorando seus produtos, aumentando o tamanho da tela e a qualidade da imagem, nesta fase, os projetores para assistir vídeos e jogos ainda estão fora da competição.

Talvez, em um futuro próximo, algo mude.

Se você comparar com uma TV, então o projetor de vídeo tem as seguintes vantagens: excelente relação custo e diagonal da tela, uma TV de dimensões adequadas pesará e ocupará mais espaço do que um conjunto de projetor e tela.

As desvantagens deste dispositivo são o ruído do sistema de refrigeração, a necessidade de preparar a sala para visualização e um componente adicional é necessário para visualização - uma tela.

Os principais parâmetros são:

  • resolução de matriz;
  • brilho (intensidade do fluxo luminoso);
  • presença de várias tomadas para conectar fontes de informação;
  • peso.

A resolução dos projetores de vídeo é provavelmente um dos parâmetros mais importantes. A qualidade da imagem transmitida para a tela dependerá disso.

Existem muitos formatos de definição, e com o tempo eles mudam no sentido de melhorar a qualidade da imagem.

Se antes o padrão de imagem era VGA (640x480), então agora o formato mais comum é Full HD (1920x1080)... Os fabricantes avançaram muito nessa direção e agora é possível adquirir um aparelho com resolução 4K (4096x2400). Esses números nos informam sobre o número de pixels: o primeiro indica o número horizontalmente e o segundo indica a vertical da imagem.

Existem também tamanhos menos populares de resolução de matrizes de instalações de projeção - XGA (1024x780); SXGA (1280x1024) e muitos outros.

Também é importante Formato de imagem. O mais comum para projetos de treinamento e negócios ainda é 4: 3 e, entre dispositivos profissionais e domésticos, matrizes widescreen 16: 9 ou com parâmetros semelhantes estão assumindo a liderança com segurança.

Fluxo de luz caracteriza a quantidade de luz emitida pelo projetor. Quanto mais poderoso for, melhor será a imagem da tela.

Agora sobre interfaces. O conector mais comum é HDMI, mas também é bastante comum: Tipo A (para pen drives), Tipo B (impressoras), mini USB, entradas de microfone, "tulipas" e uma saída para conectar um sistema de áudio mini Jack externo.

    Peso projetores fixos 18 kg e mais, portátil - de 9 a 19 kg, portátil - 4-9 kg, compacto - 2,5-4 kg e ultracompacto - até 2,5 kg.

    Visualizações

    Antes de comprar um projetor de vídeo, você precisa decidir como ele será usado. De acordo com o método de aplicação, esses dispositivos podem ser condicionalmente divididos em três tipos.

    1. Estacionário. Eles são usados ​​em cinemas e outros tipos de indústrias de entretenimento.
    2. Caseiro. Para assistir filmes e jogos.
    3. Projetores de mídia usados ​​em projetos de negócios e educação profissional.

      E uma categoria especial pode ser atribuída a ultracompacto mini-amostras de peso modesto, até meio quilo. E também deve ser notado dispositivos que suportam Tecnologia 3D.

      Os projetores são divididos e pelo método de produção da matriz. Existem vários deles, mas os mais famosos são três tipos, e eles competem constantemente entre si: 3LCD, DLP e D-ILA.

      Em princípio, são todos equivalentes e, geralmente, poucas pessoas prestam atenção a eles ao escolher.

      Para destacar a tecnologia do dispositivo de matriz, uma revisão separada é necessária. Nesse estágio, os dois primeiros são os mais comuns.

      O progresso não pára e algo novo aparece constantemente, por exemplo, um laser em vez de uma lâmpada está se tornando cada vez mais uma fonte de luz. Mas mesmo um projetor com um poderoso fluxo luminoso não será capaz de transmitir informações de alta qualidade à luz do dia, por isso é necessário fornecer escurecimento na sala.

      Top models

      No momento, você pode fazer classificação dos modelos de projetores de maior sucesso por vendas e avaliações de usuários.

      Entre os dispositivos caros na faixa de preço de 1000 USD e. um líder pode ser chamado com segurança LG HF80JS... Este é um excelente dispositivo com amplos recursos; há um conjunto completo de interfaces a bordo. A fonte de luz é um emissor de laser de longa duração.

      É seguido por Epson EH-TW5650. Este exemplo tem uma boa matriz com resolução física Full HD. Sob uso normal, ele vai durar pelo menos 4.500 horas.

      O terceiro lugar é merecidamente ocupado BenQ W2000 +. É equipado com boa acústica de 10 watts por canal - o suficiente para visualização em um quarto padrão. A fonte de luz é uma lâmpada de 2.200 lúmens e pode operar por 6.000 horas no modo econômico.

      Faixa de preço médio de 250 a 700 USD e. Aqui o primeiro lugar pertence a Optoma HD142X. Com um custo de cerca de US $ 600, ele pode exibir Full HD e oferecer suporte a 3D.

      Na segunda etapa Byintek Moon BT96Plus. Por US $ 300, ele tem especificações bastante decentes e chega perto dos modelos de topo.

      Epson VS240 fecha o topo dos líderes. Você terá que pagar cerca de 350 USD por ele. e. Tem um alto fluxo luminoso e pode ser usado em uma sala sem escurecimento. Mas tem uma resolução matricial de 800x600.

      Entre os "funcionários públicos", pode-se destacar essas amostras com características mais ou menos aceitáveis. isto AUN AKEY1 - tem um tamanho compacto e uma qualidade de imagem decente. Suporta conexão sem fio e quase todos os formatos de vídeo comuns. Custa cerca de $ 100.

      AUN T90 usa o Android como sistema operacional. Tem capacidade para trabalhar com redes wireless, mas deixa a qualidade da imagem cair (1280x 768).

      E Thundeal YG400. Este dispositivo possui parâmetros modestos, no máximo pode reproduzir uma imagem de 800x600, mas há um receptor wi-fi e o preço não é alto.

      Deve ser entendido que esses modelos baratos têm baixa resolução e não serão capazes de reproduzir arquivos de vídeo grandes. O conjunto de conectores neles também é muito limitado.

      Em princípio, você pode comprar um projetor por qualquer preço, mas seria mais razoável olhar para a categoria de preço médio. Eles são, obviamente, mais caros do que os modelos de orçamento. Mas graças a essa diferença, você pode obter um dispositivo que terá uma qualidade muito melhor e será capaz de fornecer uma imagem decente.

      Como escolher?

      Ao escolher um projetor, o foco principal deve ser aproveite o brilho e a resolução da imagemque este dispositivo pode transmitir para a tela. Esses dois parâmetros têm uma influência fundamental no preço, e o desejo banal de economizar dinheiro pode levá-lo para o caminho errado.

      Você pode comprar um dispositivo com baixa potência de fluxo luminoso se planeja usá-lo apenas em um ambiente escuro.

      Se o dispositivo for usado para treinamento, apresentações e similares, então o alto brilho é simplesmente necessário. Para dia de trabalho você deve comprar um projetor com um brilho de pelo menos 3000 lumens.

      Se o dispositivo for usado para trabalho e não houver pequenos gráficos e diagramas na imagem, então você pode usar projetores com uma resolução de 1027x768. Escolher uma qualidade inferior pode resultar em uma imagem borrada e poucas pessoas se interessarão pela sua apresentação.

      Ao usar o projetor como cinema em casa a resolução mínima recomendada é 1920x1080.

      A próxima coisa a ter certeza de prestar atenção é a capacidade física da matriz de produzir uma imagem.

      Se tiver um valor, digamos, 800x600, mesmo que uma imagem de qualidade superior seja fornecida ao projetor, ainda será transmitido o que a matriz pode produzir.

      Um parâmetro igualmente significativo é distância na qual as informações serão transmitidas... Simplificando, a distância entre o projetor e a tela. Para tornar a visualização confortável, e a imagem preencher completamente a tela, e nem mais nem menos, é necessário calcular corretamente essa distância. Existe um método padrão para este cálculo. Digamos que você já tenha uma tela de 3 metros de largura e os documentos do projetor indiquem um fator de resolução de projeção de 1,5-2. Isso significa que a largura precisa ser multiplicada pelo indicador correspondente, obtemos 4,5-6 metros.

      Seguindo para interfaces. Antes de escolher um projetor, você precisa descobrir quais conectores seu PC ou laptop possui. É necessário que pelo menos um dos conectores da fonte externa corresponda ao dispositivo selecionado. Se de repente isso não acontecer, você terá que comprar um adaptador.

      Algumas amostras podem ser equipadas com conectores USB ou slots para cartões de memória, o que permite que você transmita informações sem o uso de dispositivos adicionais.

      Todos os projetores para visualização de filmes, na maioria dos casos, têm entradas de computador e vídeo, mas você deve sempre estar interessado na presença deles. Alguns fabricantes, para economizar dinheiro, não podem instalar nenhum conector.

      E a característica distintiva final que influencia a escolha é formato de imagem... Os mais comuns são 4: 3 e 16: 9. Alguns projetores são equipados com um switch de aspecto. Se esta opção estiver ausente, a imagem não poderá preencher a tela. Haverá listras na parte superior ou nas laterais.

      E também vale a pena cuidar sobre garantia e serviço pós-garantia.

      Qual o melhor projetor para escolher para casa, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário