Como escolher um projetor multimídia?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Modelos populares
  4. Critério de seleção

Fotos aconchegantes, nas quais uma família assiste a um filme por meio de um projetor, parecem ser a imagem perfeita de férias confortáveis ​​em família. Assistir a um filme na TV não parece mais tão atmosférico e romântico. É assim que muitas vezes surge a ideia de comprar um projetor em casa em vez de uma TV, para que a exibição de filmes para toda a família se torne uma boa tradição. Embora tal dispositivo seja usado longe de apenas em casa, e seja usado com sucesso. Se, é claro, o comprador acertou com o modelo e escolheu um projetor multimídia muito legal.

O que é isso?

Um projetor é um dispositivo que produz informações em uma tela grande a partir de um meio translúcido (eletrônico ou filme). A tecnologia de funcionamento do projetor é conhecida há muito tempo, era utilizada na chamada "era analógica". Esses primeiros projetores foram usados ​​em palestras, conferências, apresentações para demonstrar o material. Estamos falando de retroprojetores e projetores de slides (ou seja, dispositivos de slides).

Um projetor multimídia é o objeto técnico mais moderno no grupo designado de dispositivos. É compacto e versátil e, o mais importante, pode transmitir não apenas estática, mas também vídeo. É o projetor de vídeo que cria o home theater e, no ambiente de trabalho, transmite instalações publicitárias e informativas em larga escala.

As características técnicas do projetor multimídia são constantemente aprimoradas, novas funções aparecem nos dispositivos, o que faz com que o escopo da tecnologia esteja se expandindo.

Hoje, por exemplo, o projetor faz parte do processo educativo: o número de salas de aula onde essa ferramenta técnica de ensino é utilizada não para de crescer.

Um pouco sobre o princípio de funcionamento do aparelho.

  • Uma imagem proveniente do dispositivo original é projetada na tela em múltiplas ampliações. Nos designs analógicos, um fluxo de luz passava por uma imagem transparente, e a mesma imagem aparecia na tela, apenas de forma difusa, ou seja, em ampliação. No dispositivo digital descrito, os dados originais são arquivos armazenados em um meio digital.
  • Graças às entradas integradas, você pode conectar um tablet, um laptop, um computador e uma câmera ao projetor multimídia. A transmissão de imagens é possível a partir de quase qualquer cartão de memória ou disco.

Os projetores diferem nas tecnologias de transmissão de sinal (mais sobre isso abaixo) e em outras características técnicas. A resolução da matriz, a potência do fluxo luminoso e, por fim, a compactação são avaliados na hora da compra. Por exemplo, a clareza da imagem na tela depende da resolução do gadget. Quanto mais pixels houver no sistema de matriz, melhor será a qualidade da imagem. Porém, quanto maior for a resolução do modelo, maior será o custo.

Equipamentos ou opções adicionais que são possíveis em um modelo específico também podem ser importantes. O número e as características dos conectores de entrada e saída, orifícios e lentes de zoom são avaliados. Importante para alguns projetores e um sistema de comunicação sem fio que funciona com a transferência de informações e não só. Os modelos selecionados estão equipados com alto-falantes incluídos, controle remoto, apontador laser, etc.

A escolha é baseada na finalidade do meio técnico: quanto mais requisitos para a imagem e o conforto de trabalhar com ela, mais um dispositivo atualizado deve ser comprado.

Visualizações

Os principais parâmetros e opções adicionais são escolhidos pelo comprador. Ele analisa as especificações básicas do dispositivo e decide qual projetor será comprado.

Laser

O princípio de funcionamento de um projetor de laser é a projeção pelo dispositivo de mudança de feixes de laser na tela. O corpo desse projetor contém o próprio laser, bem como um scanner galvanométrico ou um trocador de cores acústico-óptico. Ele também contém espelhos dicróicos e outros elementos ópticos.

O dispositivo laser pode ter apenas uma fonte laser (então a projeção é realizada em uma cor), ou 3 (projeção em RGB).

Esses dispositivos tornam possível desenhar em diferentes planos gráficos de laser de alta intensidade e clareza. Estamos falando de hologramas, informações textuais, logotipos, formas e desenhos 3D. O projetor a laser é controlado através do protocolo DMX ou usando um conversor digital para analógico.

O consumo de energia deste dispositivo é baixo, a vida útil deste gadget é quase ilimitada. Além disso, os projetores a laser são econômicos e de fácil manutenção. Transmite a imagem para o grande ecrã, mesmo que se encontre a uma distância muito curta. Mas o dispositivo a laser também tem uma desvantagem tangível: seu brilho é insuficiente e o preço não aumenta para todos os compradores.

LCoS

Esta abreviatura significa Liquid Cristal on Silicon. Normalmente usado por fabricantes de projetores, como Sony e JVC. Este tipo de dispositivo combina as funcionalidades de DLP e LED. Os painéis de cristal líquido são usados ​​como uma matriz nesses projetores, apenas a imagem refletida dos painéis penetra na lente, e não através.

Quais são as vantagens de tais projetores:

  • resolução máxima possível;
  • grande preenchimento do campo de trabalho da matriz devido a pequenos intervalos intercristalinos;
  • camada de resfriamento como parte da estrutura;
  • a possibilidade de usar fontes de luz potentes.

Este é um equipamento profissional que oferece a melhor qualidade de imagem até o momento.

DLP

A tecnologia de Processamento Digital de Luz tornou-se conhecida em 1994 e seus desenvolvedores já criaram sua própria organização. O sistema é baseado em 3 matrizes, que consistem em micro-espelhos, não em cristais de silicone. Acontece que o fluxo luminoso da lâmpada para a lente não é um caminho direto, mas refletido (a partir dos elementos da matriz). Os raios de luz são transformados em pontos de luz da imagem, vão dos espelhos às lentes e depois à tela. Os pontos escuros passam para o absorvedor de luz, a imagem colorida sai assim: no caminho para a matriz, o fluxo de luz passa por filtros de cores (azul, verde e vermelho). Esses dispositivos são leves e, portanto, portáteis. Eles também se distinguem por indicadores de alto contraste, a possibilidade de muitos anos de uso, bem como serviço mínimo.

Mas aqui também havia algumas desvantagens: a saturação de cor nesses dispositivos não é particularmente alta.

Também vale a pena lembrar a tecnologia de projetor inicial que existe há décadas. É uma tecnologia CRT que funciona com um tubo de raios catódicos em seu núcleo. É verdade que esses designs são considerados muito pesados ​​hoje em dia, e o nível de brilho desses projetores é limitado.

A escolha de um projetor digital por muitos consumidores ainda não se baseia no tipo de dispositivo, mas na popularidade de certos modelos.

Modelos populares

Esta lista inclui dispositivos que os especialistas consideram projetores de vídeo de última geração. Prevê-se que sua popularidade seja a maior este ano.

XGIMI H2

Tal projetor pode ser considerado avançado, a qualidade de sua imagem surpreenderá agradavelmente o consumidor. O projetor funciona com uma resolução de 1920 x 1080 pixels. A fonte de luz neste modelo é uma matriz de LED, que apresenta muitas vantagens. O recurso das lâmpadas não é satisfatório, a distância focal do projetor é reduzida, ele simplesmente é colocado em frente a si mesmo e é considerado um substituto do monitor. A imagem é brilhante e contrastante.O pacote contém alto-falantes embutidos, um sistema de foco automático e uma plataforma Android. Das pequenas desvantagens - a falta de zoom óptico da imagem e pequenas falhas no firmware. O projetor custará ao comprador cerca de 50 mil rublos.

Unic GM60

E este já é um modelo super acessível para um grande comprador, pelo qual você não terá que pagar nem 5 mil (custa cerca de 4,8-4,9 mil rublos). Uma excelente compra portátil com uma lista funcional simples, mas em muitos casos será suficiente. Resolução - 800x400 pixels, um reprodutor multimídia simples que aceita o máximo de formatos. A única desvantagem do dispositivo é o ventilador barulhento. E assim, por um preço muito acessível, o comprador adquire um projetor com boa qualidade de construção, player embutido e belo design.

Cinemood "Ivi Cube Cube"

É agradável notar que se trata de um empreendimento russo, montado, como é comum hoje, na China. O dispositivo não é barato - 35 mil rublos e, ao mesmo tempo, com uma resolução modesta - 640 x 480 pixels. Os parâmetros da diagonal máxima de projeção são 3,8 m. Mas o principal no dispositivo é sua impressionante leveza. O leve "Kinokubik" pesa apenas 300 G. Finalmente, o dispositivo funciona em estreita integração com o serviço online Ivi. E também O "Kinokubik" possui uma bateria potente que permite ao projetor trabalhar de forma autônoma por 5 horas. O dispositivo também possui 32 GB de memória interna. Se, no entanto, para ser objetivo, o preço de "Kinokubik" é um pouco caro, mas o modelo mostra com segurança excelentes volumes de vendas.

Do ponto de vista do marketing, é bem feito: muitos compradores os preferem como uma opção de gadget para crianças, que podem assistir desenhos animados com ele até no banheiro.

Acer H6517ABD

Os produtos taiwaneses são bem conhecidos do comprador doméstico. E este projetor pode ser considerado uma excelente compra para uso doméstico. A resolução do projetor é 1920 x 1080 pixels. Suporta modelo de conteúdo 3D. Uma lâmpada especial está incluída no dispositivo para manter o brilho aumentado e sem cintilação. Dos pontos negativos, pode-se notar, exceto que a falta de ajuste do trapézio horizontal. A compra custará quase 27 mil rublos.

LG CineBeam HU80KSW

    A lista ficará incompleta se você não incluir nela um modelo de preço muito avançado e totalmente imodesto do projetor coreano. A resolução do modelo corresponde ao padrão 4K. A fonte de luz aqui é um laser-LED híbrido. Finalmente, o exterior do projetor é bastante impressionante - um paralelepípedo de plástico fosco com uma alça de transporte. E esta não é apenas uma solução elegante: ela permite que você posicione o projetor como quiser - horizontalmente, verticalmente, monte-o na parede ou no teto. Sem dúvida, o projetor é considerado um dos melhores dispositivos inteligentes do mercado.

      Os modelos são apresentados em uma ampla faixa de preços, o que permitirá que consumidores com diferentes capacidades financeiras aproveitem esta classificação.

      Critério de seleção

      Conselhos para escolher um gadget.

      1. Mobilidade, tamanho. É aconselhável lidar com isso imediatamente. Os modelos móveis não pesam mais de 2 kg e são configurados para interfaces sem fio. Mas para compactação, quase sempre é necessário contar com uma imagem.
      2. Fontes de luz e tecnologias de saída de imagem. A seção "Visualizações" detalha o que os projetores podem ser. Resumindo, os projetores a laser são mais poderosos e mais comumente usados ​​em modelos premium. Os projetores semicondutores fornecem cores puras e baixo consumo de energia. As fontes híbridas são as mais promissoras, mas surgiram há relativamente pouco tempo, então as inovações têm que pagar com muito dinheiro.
      3. Resolução, brilho e contraste. Esses parâmetros afetam a qualidade da imagem. E aqui o propósito do projetor desempenha o papel principal, o que será exibido nele: gráficos e diagramas, ou principalmente filmes e desenhos animados em casa.Se o projetor é usado com frequência, serve como uma ferramenta importante na apresentação de material de trabalho, é muito procurado no escritório, os modelos podem não sair do orçamento.

      Para uso doméstico ou ao ar livre, você pode se limitar a algo mais modesto, mas levando em consideração que você precisa analisar a frequência potencial de operação, o tamanho da casa, o tipo de conteúdo de vídeo.

      Para erros de seleção do projetor, consulte o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário