Características dos projetores a laser

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Modelos populares
  4. Como escolher?
  5. Visão geral da revisão

Mais recentemente, os projetores a laser só podiam ser encontrados em cinemas e clubes, hoje são amplamente utilizados em escritórios e residências. Devido à alta qualidade da imagem, tais dispositivos permitem não só exibir apresentações, vídeos, mas também assistir aos seus filmes preferidos no meio familiar. Como este tipo de equipamento se apresenta no mercado em uma grande variedade, você precisa saber escolher corretamente o modelo certo, levando em consideração não só as características técnicas, o preço, mas também as avaliações sobre o fabricante.

O que é isso?

Um projetor a laser é um dispositivo especial projetado para reproduzir imagens em telas grandes. Tem como base um feixe de laser, nos modelos monocromáticos é um, e nos policromos - três, o feixe é focado por meio de um estêncil especial, que pode ser em forma de slide ou imagem. Caindo sobre tal estêncil e passando por ele, o feixe na tela instalada projeta a imagem desejada. Além do estêncil e do feixe, um complexo sistema de espelho está incluído no design do projetor a laser, ele atua como um conversor e cria certos ângulos de deflexão da luz emitida. Assim, o princípio de funcionamento deste dispositivo é semelhante ao funcionamento de televisores.

Em comparação com dispositivos de lâmpada, dispositivos de laser "desenham" uma imagem sem brilhar através da imagem final.

Qualquer tipo de superfície pode ser usada como tela para projetores: piso, teto e paredes.

Este dispositivo também permite a recriação de imagens de alta qualidade mesmo em superfícies irregulares, uma vez que cada pixel é projetado individualmente por pulsos de laser que não requerem focalização adicional.

Visualizações

Apesar de os projetores a laser terem surgido no mercado não há muito tempo, eles conseguiram mudar significativamente ao longo deste período. Os fabricantes produzem uma grande seleção de modelos que satisfazem as necessidades de qualquer usuário.

Dependendo das características funcionais, os projetores podem ser projetados para jogos, home cinema (são mini-dispositivos com um painel de controle conveniente), para entretenimento e shows (com o efeito de música colorida) e para educação, negócios (com a capacidade para reproduzir até 12 slides).

Todos os tipos acima têm suas próprias capacidades técnicas, tamanho e preço.

Para escritório e educação

Trata-se de um tipo de projetor projetado para uso em instituições de ensino, centros de negócios e cafés, ou seja, para salas com luz de fundo (fonte adicional de iluminação). O objetivo principal de tais dispositivos é "interromper" a luz e exibir as informações necessárias na tela com alta qualidade. O fluxo luminoso médio (brilho) deste tipo de projetores é de até 3000 lumens, este valor depende diretamente do nível de luz ambiente da sala e dos parâmetros do próprio dispositivo.

Para home theater

Este é um projetor programável que só pode funcionar em condições ideais. Para obter uma imagem de alta qualidade, a presença de fontes de luz externas deve ser totalmente excluída na sala. Assim como um projetor de home theater de LED, um projetor a laser tem boa renderização de cores e muitas configurações para controlar o sinal de vídeo e as cores. Ao contrário das opções de escritório, não se destina apenas à reprodução de gráficos e texto.A principal vantagem deste tipo é considerada um baixo nível de ruído, bem como a possibilidade de instalação em qualquer sala. Além disso, os dispositivos de home theater têm um design elegante e se encaixam perfeitamente em interiores modernos.

Instalação

Eles são um tipo especial de projetores que são pesados, grandes e têm alto brilho. Eles são usados, via de regra, em grandes salas, bem como para a criação de projeções em estruturas e para instalações ao ar livre. Como um projetor de animação, um projetor de instalação tem muitos recursos adicionais que permitem criar efeitos de iluminação. Muitas vezes são instalados para um feriado ou um evento festivo. Tais dispositivos são produzidos em uma caixa de proteção robusta, são fáceis de instalar, transportar, embora pesem cerca de 20 kg.

3D

Este tipo de projetores é considerado o mais exclusivo. Como em outros dispositivos a laser, um laser é responsável por criar uma imagem, que "desenha" as imagens direita e esquerda em dois espelhos de silício. Ao mesmo tempo, painéis LCD especiais são colados a esses espelhos para polarizar a luz. Graças a esta tecnologia de reprodução, é possível usar óculos 3D enquanto assiste. A principal desvantagem dos projetores 3D é o alto custo.

Modelos populares

Hoje, os projetores a laser são apresentados no mercado em uma grande variedade, enquanto os modelos se diferenciam não apenas nas características técnicas, mas também na qualidade e no preço. Aqui estão os melhores modelos que receberam muitas críticas positivas.

  • Panasonic PT-RZ470E. Este novo produto ultracompacto do fabricante chinês pesa apenas 700 ge suporta o modo 3D. O princípio de funcionamento do projetor é baseado na tecnologia original "LED sources + laser-porfor", ou seja, o design prevê a presença não apenas de um laser, mas também de uma lâmpada LED. Este modelo é ideal para aplicações de home theater e negócios. As principais vantagens deste modelo são a versatilidade (você pode conectar fones de ouvido, consoles de jogos, smartphones e computadores), um painel de controle conveniente. Desvantagens - a falta de Russificação, um slot para cartões de memória e durante a reprodução de vídeo da Internet, a imagem pode "ficar um pouco mais lenta".
  • LG HF80JS. Este modelo é apresentado por uma empresa taiwanesa. Este projetor tem uma projeção ampla, portanto, pode ser instalado rente a uma parede. A principal característica deste dispositivo é que ele não espalha a luz para os lados e não cega o alto-falante. O dispositivo suporta o modo 3D, graças ao brilho de 1500 ANSI-lumens, ele pode ser usado não só para apresentações, mas também para assistir filmes. As vantagens do modelo incluem: a presença de mais de 10 saídas, incluindo, incluindo LAN e HDMI, a possibilidade de se conectar a um computador, sistemas de áudio, equipando com dois alto-falantes de 20 W e um painel de controle conveniente. Contras - pesado (pesa cerca de 5 kg), a complexidade de usar a Internet, falhas na reprodução de cores (a imagem pode apresentar inicialmente uma alteração nos tons frios).
  • Xiaomi MiJia. Este dispositivo de um fabricante chinês é ótimo para uso de home theater. Pesa 7 quilos, tem alta qualidade e características impressionantes, entre as quais se pode distinguir uma boa expansão Full HD e um fluxo luminoso de 5000 lumens. O tamanho da projeção ao longo da diagonal da tela é de 107 a 381 cm, o recurso de laser é longo e ultrapassa 25.000 horas. As vantagens do dispositivo são aparência elegante, uso conveniente e reprodução de imagem de alta qualidade. Quanto às deficiências, existe apenas uma - um preço alto.
  • Vivitek D555. Este modelo de projetor é considerado orçamento. Apesar da capacidade de exibir imagens em Full HD, o aparelho possui características técnicas medianas.Recomenda-se comprá-lo para escritórios, embora você também possa usá-lo em casa para assistir filmes (neste caso, é necessário instalar adicionalmente uma tela de 90 polegadas). Este projetor também tem bons níveis de brilho (3000 lumens) e contraste (15000: 1). Se considerarmos as vantagens deste dispositivo, então apenas um custo acessível pode ser atribuído a eles.
  • Acer V6810. Este é um projetor a laser que pode ser adquirido por um preço acessível. O dispositivo oferece reprodução de imagem de alta qualidade em 4K UHD, enquanto a expansão de sua matriz é de apenas 1920 * 1080. Como o V6810 tem um brilho de 2.200 lumens e uma relação de contraste de 10.000: 1, é recomendado instalá-lo com telas de 220 ”.
  • Benq LK970. Este modelo é o dispositivo mais tecnologicamente avançado e caro, com uma matriz de expansão 2716 * 1528 e a capacidade de exibir uma projeção no formato 4K. O brilho máximo do projetor é de 5000 lumens, a relação de contraste é 100000: 1 e a diagonal é de 508 cm. Esta unidade pode ser conectada a TVs e computadores. A vantagem do modelo é que o laser oferece a nitidez necessária, graças à qual todas as cenas ficarão exatamente como no cinema. Além disso, a potência do laser pode ser facilmente ajustada manualmente.
  • Viewsonic LS700HD. Este é um projetor a laser de uma marca americana que demonstra excelente contraste dinâmico e possui um brilho de 3500 lumens. As principais vantagens do modelo, os usuários referem-se à alta velocidade de resposta e bom conjunto de interface, também há suporte para Smart TV. Não há desvantagens.

Como escolher?

Como um projetor a laser é, na maioria dos casos, uma técnica cara, vale a pena prestar atenção a vários parâmetros ao comprá-lo.

Isso afetará não apenas a vida útil do dispositivo, mas também a qualidade da imagem.

  • O brilho da cor do projetor. Depende diretamente da distância do dispositivo à tela (quando diminui, o brilho aumenta proporcionalmente) e do nível de luz ambiente. Cada modelo de projetores tem seu próprio indicador de brilho, que é medido em lúmens. Se você planeja usar o dispositivo para assistir filmes em uma sala escura, você pode comprar modelos com brilho de 1.500 lumens, enquanto a diagonal da tela não deve ser inferior a 130 polegadas. Quanto à utilização do projetor em salas bem iluminadas, os modelos com fluxo luminoso de 3000 lumens são considerados a escolha ideal. A única coisa é que no local onde o dispositivo está instalado deve haver um leve escurecimento.
  • Contraste. Este indicador é a proporção do brilho do branco para o preto. Quando o projetor está localizado em salas bem iluminadas, o contraste é determinado pelo brilho máximo do dispositivo. Nesse caso, as áreas pretas da imagem ficarão superexpostas pela iluminação externa. O contraste desempenha um papel importante para os cinemas, onde a sala é bem escurecida para assistir filmes. Quanto mais alto for o valor, maior será a faixa dinâmica.
  • Permissão. Não é recomendado comprar projetores com proporção inferior a HD. Para ter uma imagem de alta qualidade, é melhor pagar um pouco mais.
  • Poder. Este é o indicador mais importante do dispositivo, já que dele dependem o brilho e a saturação máximos da imagem final. É aconselhável comprar modelos com uma potência de 1 W nas cores vermelha, azul e verde, o que acaba resultando em um valor final de 3 W.
  • Velocidade e ângulo de digitalização. Quanto mais alto o primeiro parâmetro, melhor é o dispositivo. Para visualizar as imagens com boa qualidade, você precisa escolher um projetor com velocidade de digitalização de pelo menos 30 kpps. Deve-se observar que a velocidade de varredura depende do ângulo, cujo valor de trabalho deve ser de 40 a 60 graus.
  • Modos de projeção. Os fabricantes produzem dispositivos com correção de keystone vertical e horizontal, dependendo disso, o dispositivo pode ser instalado em um determinado ângulo, não estritamente perpendicular à tela.Hoje, os projetores são diferenciados com projeções de desktop, frontais, de teto e traseiras. O primeiro tipo deve ser escolhido se o dispositivo for instalado abaixo ou no nível da tela, o segundo - na frente de uma tela opaca, o terceiro é suspenso no teto e o quarto é colocado atrás de uma tela transparente.
  • Suporte 3D. Este recurso não está disponível em todos os modelos. Ao escolher um projetor com suporte 3D, é importante verificar com o vendedor qual tecnologia é utilizada para a exibição: passiva ou ativa. No primeiro caso, o projetor emite linhas sucessivamente para os olhos esquerdo e direito e, no segundo, a taxa de quadros é reduzida à metade.
  • Interfaces e conectores. É aconselhável dar preferência aos modelos com conectores VGA e HDMI, e a presença de saídas para conexão de áudio multicanal a um computador também não atrapalha. A usabilidade da interface também desempenha um papel importante.
  • Capacidades de rede. A maioria dos modelos está disponível com capacidade de projeção sem fio. Eles custam um pouco mais, mas têm funcionalidades mais avançadas.

É muito bom se o dispositivo vier com um controle remoto. Devemos também prestar atenção especial ao fabricante e suas garantias.

Não é recomendável comprar equipamentos cuja garantia seja inferior a 12 meses.

É importante que os centros de serviço do fabricante estejam disponíveis na cidade onde o dispositivo foi adquirido. Além disso, é importante estudar cuidadosamente as análises dos modelos e confiar apenas em fabricantes confiáveis.

Visão geral da revisão

Apesar do fato de que os projetores a laser surgiram no mercado recentemente, eles conseguiram muitas críticas positivas e negativas. A maioria dos usuários apreciou o recurso ilimitado da fonte de laser, que dura em média até 20.000 horas. Além disso, em comparação com os modelos de lâmpadas, as laser apresentam excelente contraste, brilho e expansão. Os médicos também falam positivamente sobre este tipo de projetores, já que a luz refletida é absolutamente segura para os órgãos da visão. Alguns usuários ficaram insatisfeitos com os modelos de orçamento, que têm um efeito arco-íris na forma de contornos azuis, verdes e vermelhos visíveis contra um fundo claro.

Como escolher um projetor laser, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário