Tudo sobre epidemiascópios para artistas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Como escolher?
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Processo de manufatura.

As paredes pintadas à mão parecem atraentes e incomuns. Essas obras são executadas por artistas com alto nível de profissionalismo. Os epidiascópios são usados ​​para facilitar a transferência do esboço para uma superfície grande. Os dispositivos simplificam muito o processo inicial. Graças ao projetor, o trabalho em si é feito mais rápido.

O que é isso?

O aparelho de projeção epidiascópica é necessário para transferir um esboço de uma pequena folha para um plano com uma grande área. Os dispositivos modernos são compactos e fáceis de usar. O projetor funciona como uma espécie de assistente do artista. O esboço original ainda é desenhado à mão, mas transferi-lo em escala com um epidiascópio é muito mais fácil.

Dispositivo e princípio de operação

Há uma lâmpada dentro da caixa. A fonte de luz emite um fluxo direcional que se espalha uniformemente dentro do projetor. Parte da luz vai para o condensador, enquanto a outra é primeiro refletida pelo refletor e depois enviada para lá. Como resultado, todos os raios são coletados por um refletor especular e são direcionados uniformemente para a janela do quadro. É aqui que o esboço ou imagem está localizado.

Os raios de luz passam pelo objeto projetado e atingem as lentes. Este último amplia a imagem e a transmite para a parede. Neste caso, existe um filtro de calor entre as lentes do condensador. Ele protege o desenho dos raios infravermelhos.

Também existe um sistema de resfriamento que não permite o superaquecimento do epidiascópio. Os modelos modernos podem ter elementos adicionais automáticos e semiautomáticos. Eles geralmente permitem que você controle o foco. Como resultado, você pode ajustar a nitidez da imagem, que é transmitida pelo dispositivo.

O epidiascópio é bastante simples. Um desenho, um esboço é colocado dentro. São necessários passos simples para ativar.

Como resultado, a lâmpada acende, sua luz reflete na imagem e atinge o sistema de espelho. Em seguida, o fluxo é direcionado para as lentes de projeção, o esboço já está em uma grande parede.

O artista só pode traçar as linhas, desenhar os contornos. Claro, um profissional pode fazer este tipo de trabalho sem um projetor... O dispositivo não é uma necessidade, é apenas uma ferramenta auxiliar. Com sua ajuda, o trabalho no estágio inicial progride muito mais rápido. O artista simplesmente não desperdiça energia com ações insignificantes.

Deve-se notar que nas escolas de arte, a princípio, os projetores foram proibidos, como as calculadoras para os jovens. O aluno aprimora sua habilidade para ser capaz de esboçar rapidamente qualquer desenho "à mão". Somente ao dominar técnicas complexas é permitido traduzir os contornos com a ajuda de um epidiascópio. No entanto, o próprio artista desenha a imagem inicial em uma folha de papel.

O princípio de usar um projetor é bastante simples. Instruções passo a passo.

  1. Coloque o epidiascópio sobre uma mesa ou suporte a uma certa distância da parede.
  2. Aterre o dispositivo, conecte-o e remova a tampa protetora da lente.
  3. Abaixe o palco. Coloque um desenho, faça um esboço nele. A parte inferior do epiobjeto deve estar voltada para a parede.
  4. Pressione o palco contra o corpo do projetor.
  5. Ligue o resfriamento forçado e a lâmpada para a transmissão da imagem.
  6. Mova a lente até que a imagem fique o mais nítida possível.
  7. Mudando a posição das pernas, ajuste a projeção para a altura desejada.
  8. Comece a pairar sobre o caminho.

Como escolher?

Um bom projetor de epidiascópio simplifica muito o trabalho do artista de transferir um esboço para a parede. Os critérios para sua escolha.

  1. Superfície de contato. Esta característica determina em qual folha desenhar o esboço inicial. Por exemplo, 15 por 15 cm é suficiente para transferir pequenos desenhos ou fragmentos de uma composição. Para uma imagem completa, é melhor escolher um dispositivo com uma superfície de trabalho de cerca de 28 x 28 cm.
  2. A distância de projeção e o tamanho do objeto resultante. Tudo está claro. É importante saber como afastar o projetor da parede e qual será o tamanho da projeção. O último parâmetro é configurável. Por exemplo, é conveniente usar um epidiascópio que transmite uma imagem com uma largura de 1 a 2,5 metros.
  3. Dimensões e peso. É importante entender que quanto maiores são as capacidades do dispositivo, mais pesado ele é. Portanto, para desenhos relativamente pequenos, você pode levar um projetor compacto e fácil de transportar. Epidiascópios com desempenho impressionante podem pesar até 20 kg.
  4. Opções adicionais. Pés ajustáveis ​​e correção de inclinação permitem que você coloque confortavelmente seu desenho na parede sem mover o próprio projetor. A proteção contra superaquecimento protegerá o epidemioscópio de falhas prematuras. Existem outras opções que podem ser necessárias em diferentes situações.
  5. Características da lente. Sua qualidade afeta o resultado da projeção. Portanto, geralmente uma lente é feita de três lentes de vidro. Também preste atenção ao comprimento focal.

Como fazer isso sozinho?

Acontece que o epidiascópio é necessário apenas uma vez e você não quer comprá-lo. Ou o artista ainda não decidiu se é conveniente para ele interagir com essa tecnologia.

Neste caso, é muito importante fazer você mesmo o projetor. Este processo não é problemático e nem excitante.

O esquema do dispositivo é bastante simples. Você pode até visualizar os desenhos.

Materiais necessários:

  • ampliador ou lente de um diascópio antigo;
  • esquadro de madeira com fechos;
  • posso;
  • lâmpada com fio e interruptor.

Antes de começar, você deve ter paciência, há uma árdua tarefa pela frente.

Processo de manufatura.

  1. Você deve começar com um quadrado. Duas tábuas de madeira devem ser fixadas de forma que haja um ângulo de 90 ° entre elas. Coloque a lente e a lata de estanho no quadrado acabado. É ela quem vai direcionar o fluxo de luz no produto acabado.
  2. Coloque a lente ou ampliador no suporte. Em frente à lente, coloque a imagem de cabeça para baixo.
  3. Faça um furo em uma lata e coloque uma lâmpada de tamanho adequado dentro. Anexe a estrutura ao quadrado. A luz deve incidir sobre a imagem.
  4. É hora de testar o dispositivo. Para começar, você deve escurecer a sala o máximo possível.
  5. Ligue a lâmpada e posicione o projetor no local desejado. Para o teste, você pode simplesmente colocar uma folha de papel em um suporte na frente de um dispositivo caseiro.
  6. Como resultado, uma projeção da imagem ampliada aparecerá.

Como aplicar uma imagem em uma parede usando um projetor, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário