Tudo sobre projetores DLP
Apesar de a gama de TVs modernas ser incrível, a tecnologia de projeção não perde sua popularidade. Pelo contrário, cada vez mais pessoas escolhem exatamente esse tipo de equipamento para organizar um home theater. Duas tecnologias lutam pela palma da mão - DLP e LCD. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. Este artigo detalha os recursos dos projetores DLP.
Peculiaridades
Um projetor de vídeo de formato multimídia é projetado para projetar uma imagem em uma tela. O princípio de operação de tais dispositivos é semelhante à operação de projetores de filme convencionais. O sinal de vídeo, iluminado por potentes feixes, é direcionado para um módulo especial. Uma imagem aparece lá. Isso pode ser comparado aos quadros de uma tira de filme. Passando pela lente, o sinal é projetado na parede. Para a conveniência de visualização e clareza da imagem, uma tela especial é fixada nela.
A vantagem de tais sistemas é a capacidade de obter imagens de vídeo de diferentes tamanhos. Os parâmetros específicos dependem das características do dispositivo. E também as vantagens incluem a compactação dos dispositivos. Eles podem ser levados com você para trabalhar para demonstração de apresentações, em viagens ao país para assistir a filmes. Em casa, essa técnica também pode criar um ambiente impressionante, comparável a um cinema real.
Alguns modelos possuem suporte 3D. Ao adquirir óculos 3D ativos ou passivos (dependendo do modelo), você pode desfrutar do efeito de uma imersão completa no que está acontecendo na tela.
Princípio da Operação
Os projetores DLP contêm na estrutura matrizes especiais... São eles que criam a imagem graças à multidão oligoelementos de espelho. Para efeito de comparação, deve-se notar que o princípio de funcionamento do LCD é formar uma imagem pela influência dos fluxos de luz nos cristais líquidos que alteram suas propriedades.
Os espelhos de matriz dos modelos DLP não excedem 15 mícrons. Cada um deles pode ser comparado a um pixel, a partir do qual uma imagem é formada. Os elementos reflexivos são móveis. Sob a influência de um campo elétrico, eles mudam de posição. No início, a luz é refletida, caindo diretamente na lente. Acontece um pixel branco. Após a mudança de posição, o fluxo luminoso é absorvido reduzindo o coeficiente de reflexão. Um pixel preto é formado. Como os espelhos estão em constante movimento, refletindo alternadamente a luz, as imagens necessárias são criadas na tela.
As próprias matrizes também podem ser chamadas de miniaturas. Por exemplo, em modelos com imagens Full HD, eles têm 4x6 cm.
Relativo são utilizadas fontes de luz, tanto laser como LED. Ambas as opções têm um espectro de emissão estreito. Isso permite obter matizes puros com boa saturação que não requerem filtragem especial do espectro de branco. Os modelos a laser são diferenciados por indicadores de alta potência e preço.
As opções de LED são mais baratas. Geralmente são pequenos produtos baseados na tecnologia DLP de matriz única.
Se o fabricante incluir LEDs coloridos na estrutura, o uso de rodas de cores não é mais necessário. Os LEDs respondem instantaneamente ao sinal.
Diferenças de outras tecnologias
Vamos comparar as tecnologias DLP e LSD. Portanto, a primeira opção apresenta vantagens inegáveis.
- Uma vez que o princípio de reflexão é usado aqui, o fluxo luminoso tem alta potência e plenitude. Devido a isso, a imagem resultante é suave e perfeitamente pura em tons.
- Uma taxa de transmissão de sinal de vídeo mais alta fornece a mudança de quadro mais suave possível e elimina o "jitter" da imagem.
- Esses dispositivos são leves. A ausência de vários filtros reduz a probabilidade de quebras. A manutenção do instrumento é mínima. Tudo isso proporciona economia de custos.
- Os dispositivos são duráveis e considerados um bom investimento.
Existem algumas desvantagens, mas seria justo observá-las:
- um projetor desse tipo requer boa iluminação na sala;
- Devido ao longo comprimento de projeção, a imagem pode aparecer ligeiramente em profundidade na tela;
- alguns modelos baratos podem dar um efeito arco-íris, já que a rotação dos filtros pode levar à distorção das sombras;
- devido à mesma rotação, o aparelho pode fazer um pouco de ruído durante o funcionamento.
Agora vamos dar uma olhada nos prós dos projetores de LSD.
- Existem três cores primárias aqui. Isso garante a saturação máxima da imagem.
- Os filtros não se movem aqui. Portanto, os dispositivos operam quase silenciosamente.
- Este tipo de técnica é muito econômico. Os eletrodomésticos consomem muito pouca energia.
- A aparência do efeito arco-íris é excluída aqui.
Quanto aos contras, eles também estão disponíveis.
- O filtro deste tipo de dispositivo deve ser limpo regularmente e às vezes substituído por um novo.
- A imagem da tela é menos uniforme. Se você olhar de perto, você pode ver os pixels.
- Os dispositivos são mais massivos e mais pesados do que as opções DLP.
- Alguns modelos produzem imagens com baixo contraste. Isso pode fazer com que os pretos pareçam acinzentados na tela.
- Durante a operação de longo prazo, a matriz queima. Isso faz com que a imagem fique amarela.
Variedades
Os projetores DLP são classificados em uma e três matrizes. Existe uma diferença significativa entre eles.
Matriz única
Dispositivos com apenas uma matriz funcionam girando o disco... Este último serve como filtro de luz. Sua localização é entre a matriz e a lâmpada. O elemento é dividido em 3 setores idênticos. Eles são azuis, vermelhos e verdes. O fluxo luminoso é passado através do setor colorido, direcionado à matriz e então refletido em espelhos em miniatura. Em seguida, ele passa pela lente. Assim, uma determinada cor se torna visível na tela.
Depois disso, o fluxo luminoso rompe outro setor. Tudo isso está acontecendo em alta velocidade. Portanto, a pessoa não tem tempo para perceber a mudança de tonalidades.
Ele vê apenas uma imagem harmoniosa na tela. O projetor cria cerca de 2.000 quadros das cores principais. Isso produz uma imagem de 24 bits.
As vantagens dos modelos com uma matriz incluem alto contraste e profundidade dos tons de preto. No entanto, são precisamente esses dispositivos que podem dar um efeito de arco-íris. Você pode reduzir a probabilidade desse fenômeno reduzindo a frequência da mudança de cor. Algumas empresas conseguem isso aumentando a velocidade de rotação do filtro. No entanto, os fabricantes não podem eliminar completamente esta desvantagem.
Três matrizes
Projetos de três matrizes são mais caros. Aqui, cada elemento é responsável pela projeção de uma tonalidade. A imagem é formada por três cores ao mesmo tempo, e um sistema de prisma especial garante o alinhamento preciso de todos os fluxos de luz. Devido a isso, a imagem é perfeita. Esses modelos nunca criam um efeito cintilante ou iridescente. Normalmente, esses são projetores de última geração ou opções projetadas para telas grandes.
Marcas
Hoje, muitos fabricantes oferecem tecnologia DLP. Vamos revisar vários modelos populares.
ViewSonic PX747-4K
Esse mini projetor doméstico fornece qualidade de imagem 4K Ultra HD. Clareza e realismo sem falhas com ultra-alta resolução e chips de última geração DMD da Texas Instrument. A saturação é garantida pela roda de cores RGBRGB de alta velocidade. O brilho do modelo é de 3500 lumens.
Caiwei S6W
Este é um dispositivo de 1600 lúmens. Há suporte para Full HD e outros formatos, incluindo os desatualizados. As cores são vivas, a imagem tem cores uniformes, sem escurecimento nas bordas. A carga da bateria é suficiente para mais de 2 horas de operação contínua.
4 Smartldea M6 plus
Não é uma opção de orçamento ruim com brilho de 200 lumens. Resolução da imagem - 854x480. O projetor pode ser usado no escuro e à luz do dia... Nesse caso, você pode projetar a imagem em qualquer superfície, incluindo o teto. Alguns usam o dispositivo para jogar jogos de tabuleiro.
O alto-falante não é muito alto, mas o ventilador funciona quase silenciosamente.
Byintek P8S / P8I
Excelente modelo portátil com três LEDs. Apesar da compactação do dispositivo, ele forma uma imagem de alta qualidade. Existem várias opções úteis para fazer apresentações. Existe uma versão com suporte para Bluetooth e Wi-Fi. O modelo pode funcionar por pelo menos 2 horas sem recarga. O nível de ruído é baixo.
InFocus IN114xa
Uma versão lacônica com resolução de 1024x768 e fluxo luminoso de 3800 lumens. Há um alto-falante embutido de 3W para um som rico e claro. Existe suporte para tecnologia 3D. O aparelho pode ser usado tanto para a transmissão de apresentações quanto para a exibição de filmes, inclusive em eventos ao ar livre.
Smart 4K
Este é um modelo Full HD e 4K de alta resolução. Possível sincronização sem fio com dispositivos Apple, Android x2, alto-falantes, fones de ouvido, teclado e mouse. Há suporte para Wi-Fi e Bluetooth. O usuário ficará satisfeito com o funcionamento silencioso do equipamento, bem como com a capacidade de projetar uma imagem em uma tela de até 5 metros de largura. Há suporte para programas de escritório, o que torna o dispositivo universal. Além disso, seu tamanho mal excede as dimensões de um telefone celular. Um gadget verdadeiramente incrível, indispensável em viagens, em casa e no escritório.
Como escolher?
Existem várias características principais a serem consideradas ao escolher o projetor certo.
- Tipo de lâmpadas. Os especialistas aconselham dar preferência às opções de LED, embora alguns produtos com essas lâmpadas no design façam um pouco de ruído. Os modelos a laser às vezes piscam. Eles também são mais caros.
- Permissão. Decida com antecedência em que tamanho de tela você gostaria de assistir a filmes. Quanto maior for a imagem, maior será a resolução que o projetor deve ter. Para uma sala pequena, 720 pode ser suficiente. Se você precisa de uma qualidade impecável, considere as opções Full HD e 4K.
- Brilho. Este parâmetro é convencionalmente definido em lúmens. Uma sala iluminada requer um fluxo luminoso de pelo menos 3.000 lm. Se você assistir a um vídeo enquanto escurece, você pode sobreviver com um indicador de 600 lumens.
- Tela. O tamanho da tela deve corresponder ao do dispositivo de projeção. Pode ser estacionário ou rolo a rolo. O tipo de instalação é selecionado com base no gosto pessoal.
- Opções Preste atenção à presença de HDMI, suporte Wi-Fi, modo de economia de energia, correção automática de distorção e outras nuances que são importantes para você.
- Volume do alto-falante... Se um sistema de som separado não for fornecido, este indicador pode ser muito importante.
- Nível de ruído... Se o fabricante afirma que o projetor é virtualmente silencioso, isso pode ser considerado uma grande vantagem.
Dicas operacionais
Para que o projetor funcione por muito tempo e adequadamente, é importante seguir algumas regras ao usá-lo.
- Coloque o aparelho sobre uma superfície plana e sólida.
- Não o use em locais com alta umidade e temperaturas de congelamento.
- Mantenha o dispositivo longe de baterias, convetores, lareiras.
- Não o coloque sob a luz solar direta.
- Não permita que detritos entrem na abertura de ventilação do instrumento.
- Limpe o dispositivo regularmente com um pano macio e úmido, lembrando-se de primeiro desconectá-lo. Se você tiver um filtro, limpe-o também.
- Se o projetor se molhar acidentalmente, espere até que seque completamente antes de ligá-lo.
- Não desconecte o cabo de alimentação imediatamente após assistir. Espere o ventilador parar
- Não olhe diretamente para as lentes do projetor, pois isso pode causar danos aos seus olhos.
O projetor DLP Acer X122 é apresentado no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.