Tudo sobre caixas de TV digital Wi-Fi
A televisão tem sido um dos entretenimentos mais populares para o público em geral. Seu papel em nossa vida dificilmente pode ser superestimado, pois para muitos continua a ser a principal fonte de informação e interação com o mundo exterior. Com o desenvolvimento do progresso científico e tecnológico, a televisão também se desenvolve. Por exemplo, hoje está se tornando digital, o que lhe dá oportunidades novas e significativamente maiores.
Para assistir à televisão digital, você precisa conectar um dispositivo especial à TV - um decodificador equipado com Wi-Fi ou sem ele.
Princípio da Operação
Se falamos sobre o princípio de funcionamento de tal dispositivo, então o Wi-Fi é um protocolo para receber e transmitir dados no formato de ondas de rádio sem o uso de cabos. O roteador recebe um sinal digital do computador, que é convertido em ondas de rádio. O adaptador Wi-Fi recebe ondas de rádio e sua subsequente transformação em formato digital. Depois que um decodificador multimídia é conectado à TV, o usuário precisa estabelecer uma conexão "ponte" e acessar a Internet após inserir os dados necessários.
Esses dispositivos com receptor Wi-Fi simplificam muito o uso da Internet para assistir TV, pois não há necessidade de colocar um cabo em um apartamento e trabalhos relacionados.
Deve-se acrescentar que os decodificadores que possuem um módulo Wi-Fi podem ser compartilhados dependendo da conexão por meio de portas diferentes.
- HDMI. Suas principais vantagens são a capacidade de exibir imagens de alta definição e altas taxas de transferência de dados.
- USB. A principal vantagem é a prevalência. Hoje é difícil encontrar um dispositivo em que esse conector esteja faltando.
- PCMCIA. O padrão especificado geralmente é usado em laptops, mas pode ser encontrado em alguns modelos de receptores de televisão.
Normalmente, os adaptadores Wi-Fi são conectados a um dispositivo de TV por meio de uma porta USB. Eles são semelhantes em aparência às unidades flash. Os modelos com um conector do tipo HDMI também são muito populares.
Modelos populares
Apesar do grande número de decodificadores digitais equipados com Wi-Fi, existem vários modelos no mercado que são os melhores em termos de custo-benefício. Aqui está uma pequena visão geral de tais dispositivos para que você possa fazer uma comparação entre eles e entender por que são tão procurados.
O primeiro modelo sobre o qual gostaria de dizer algumas palavras é o mini OEM TX3. Esta pequena caixa de TV está equipada com um receptor Wi-Fi e se conecta à TV usando HDMI. Ele fornece uma conexão de Internet constante e estável, para que você possa usá-lo não apenas para executar jogos e aplicativos, mas também para exibir conteúdo de vídeo online em vários formatos.
O modelo também é equipado com um conector Ethernet, que permite a conexão à Internet com fio.
O OEM TX3 mini está equipado com um processador de 4 núcleos, 2 gigabytes de RAM e um acelerador gráfico Mali-450. Esses 3 componentes permitem que você assista ao conteúdo de vídeo mesmo em alta definição. UMA O armazenamento de 16 GB permite baixar muitos arquivos de mídia e instalar muitos jogos e aplicativos.
O OEM TX3 mini é executado no sistema operacional Android 7.1. Uma versão relativamente nova do sistema operacional torna possível baixar listas de reprodução de IPTV, instalar utilitários para assistir TV digital online, assistir canais terrestres online e gravar vários programas de TV no drive interno.
Bastante popular é modelo de caixa multimídia Mi Box 4C da empresa chinesa Xiaomi. Ele roda no sistema operacional Android versão 6.0, possui um módulo Wi-Fi, além de um conector HDMI, um processador de 4 núcleos e 1 gigabyte de RAM. Uma das principais características do aparelho é o suporte para a reprodução de arquivos multimídia no formato 4K.
Ele pode ser conectado a uma TV por meio de um conector HDMI para assistir fotos e arquivos de vídeo, ficar online e visitar vários sites, assistir canais online.
Xiaomi Mi Box 4C tem suporte para IPTV, e a presença de uma porta USB permite conectar drives flash e discos rígidos para visualizar vários arquivos multimídia.
TV Nvidia Shield - um modelo de set-top box digital do fabricante com o mesmo nome. Difere dos aparelhos citados acima por estar mais focado em streaming do que em assistir TV, embora faça um excelente trabalho com esta função.
As características distintivas da TV Nvidia Shield são a presença de portas USB 3.0 e HDMI, um poderoso receptor Wi-Fi que fornece uma conexão de qualidade, bem como a presença de som estéreo.
O modelo tem o melhor desempenho, para que você possa jogar e assistir vídeos no formato 4K a até 60 FPS. Isso permite que ela faça stream de seu computador.
Equipado com um controle remoto incomum, que é uma simbiose do controle remoto clássico e gamepad.
Mas não tem suporte para HDR no YouTube e 3D. A TV Nvidia Shield tem um custo bastante alto, e é por isso que nem todos podem pagar.
Outro modelo nesta revisão será receptor de TV digital LUMAX DV2107HD... É um decodificador confiável com um equilíbrio ideal entre qualidade e valor. Oferece a capacidade de visualizar programas terrestres e a cabo em padrões DVB-T2 / C de alta definição.
No coração deste dispositivo está o processador modelo GX3235S *. O LUMAX DV2107HD é muito fácil de operar. Também é equipado com uma porta USB 2.0. Sua presença permite gravar transmissões de televisão com mídia externa conectada. Há suporte para a tecnologia Dolby Digital, que permite assistir a arquivos multimídia com um efeito estéreo chamado "Dolby Surround".
O LUMAX DV2107HD possui um receptor Wi-Fi, que permite a você se conectar à rede correspondente de várias maneiras. Há suporte para a capacidade de instalação de aplicativos, incluindo Gmail, o aplicativo de clima, YouTube, LUMAX Cinema, Megogo e outros, o uso de listas de reprodução m3u IP, bem como a tecnologia MeeCast, que permite transferir conteúdo de seu smartphone diretamente para o dispositivo.
Também existe a capacidade de atualizar o firmware, que não oferecerá suporte apenas ao software LUMAX DV2107HD está atualizado, mas também usa novos recursos conforme novas versões de software são lançadas.
É importante que o fabricante dê uma garantia de 2 anos para o LUMAX DV2107HD.
Decodificador digital Iconbit XDS94K É mais um dispositivo interessante para quem procura uma forma econômica de assistir TV digital usando a internet wireless. Possui um processador de alto desempenho que permite a visualização de arquivos de vídeo em alta definição.
O Iconbit XDS94K está equipado com portas HDMI 2.0 e USB 2.0 para conectar drives flash e discos rígidos externos. Aqui existe a oportunidade de ver não apenas canais no ar, mas também arquivos de fotos e vídeos de vários dispositivos de armazenamento, o que será conveniente para muitos conhecedores de filmes e séries de TV.
Como escolher?
Para entender qual modelo é melhor e como escolhê-lo, é necessário prestar atenção especial a algumas características.
- Compatível com um aparelho de TV. Para a operação completa de um decodificador digital, você deve comprar apenas um receptor de marca que seja adequado para um modelo específico de TV. Um sintonizador deste tipo será uma excelente solução para recepção de Internet sem fio, pois terá a velocidade máxima de recepção e transmissão de dados. Se você decidir comprar um decodificador universal, então, depois de piscar a TV, pode acontecer que ela pare de detectá-la.
- Padrão de transmissão de dados. Antes de comprar, compare os indicadores do dispositivo selecionado com os indicadores instalados no roteador. É o padrão que afeta diretamente a taxa de transferência de dados. Mostra o valor máximo possível e o real. Na prática, é natural que os valores reais sejam ligeiramente inferiores aos padrões.O fato é que existem obstáculos e obstáculos em casa, e tais condições não podem ser chamadas de ideais. Um exemplo de obstáculo são outros dispositivos na rede ou nas paredes da casa onde o roteador está localizado.
- Frequência. Ao escolher um decodificador, você deve adquirir um modelo que tenha a mesma frequência do roteador.
- Poder. Para que a transferência de dados seja o mais rápida e estável possível, você deve comprar um dispositivo com a potência adequada. Se, por exemplo, a área da sala for grande, nos lugares mais distantes a intensidade do sinal cairá e, consequentemente, a taxa de transferência de dados cairá.
- Raio de ação. Para maior eficiência, você deve selecionar modelos que tenham um grande raio de ação. A distância entre o roteador, a TV e o sintonizador deve ser levada em consideração. Neste caso, é necessário levar em consideração a presença de vários móveis, bem como os obstáculos que estarão no caminho do sinal.
- Algoritmo de criptografia. Este ponto também é extremamente importante se você estiver interessado em uma transmissão segura de dados. Muitos algoritmos agora são considerados obsoletos e podem ser facilmente comprometidos por um invasor.
- Formato de execução. O dispositivo pode ser feito no formato de um pen drive ou decodificador. Os dispositivos do primeiro tipo ocupam menos espaço, mas sua funcionalidade será um pouco menor.
- Método de alimentação. Os dispositivos em consideração podem funcionar não apenas com uma fonte de alimentação convencional, mas também conectando-se à rede via USB, o que pode ser uma vantagem significativa.
Como conectar?
Se falamos sobre a conexão, então deve-se dizer que a conexão pode ser realizada de 2 maneiras:
- HDMI;
- AV.
O primeiro padrão foi criado especificamente para o envio de dados multimídia. É considerada a melhor solução devido à alta qualidade de som e imagem.
O segundo padrão é conhecido por muitos por uma palavra como "tulipas".
Primeiro, você deve conectar o decodificador de acordo com um dos padrões especificados. Alguns modelos de decodificadores possuem dois tipos de portas: com as inscrições In e Aut. Nesse caso, a conexão deve ser feita na porta marcada como Aut. Se estiver sozinho, você também deve inserir o cabo nele.
Quando se a conexão for feita com tulipas, também não há nada complicado nisso. 3 tulipas devem ser conectadas aos conectores correspondentes na TV. Os plugues branco e vermelho serão responsáveis pelo áudio, e o plugue amarelo será responsável pelo vídeo. Se a conexão da Internet com o roteador estiver com fio, você deverá inserir uma extremidade do cabo de rede no decodificador de sinais e a outra em um dos conectores amarelos presentes no roteador. Com este tipo de conexão, você pode acessar imediatamente a Internet e a rede local do seu roteador. Mas, no caso de uma conexão sem fio, você precisará configurá-la.
Como configurar?
Se falarmos sobre as instruções para configurar um decodificador para televisão digital com Wi-Fi, isso consistirá nas seguintes etapas:
- você deve entrar no menu e ir para as configurações clicando no ícone de engrenagem;
- agora você precisa selecionar uma rede ou clicar no sinal de Wi-Fi;
- 2 métodos de conexão ficarão visíveis na tela - com e sem fio. escolha wireless;
- agora aparecerá uma lista de todas as conexões disponíveis, selecione a rede doméstica e clique nela, resta inserir a senha para ela e clicar no botão "Conectar".
Depois disso, você deve ter a Internet no seu dispositivo. Como você pode ver, não há nada complicado em configurar um decodificador com Wi-Fi.
Veja abaixo uma visão geral do modelo de TV Nvidia Shield.
O comentário foi enviado com sucesso.