Consertamos caixas de TV
A reparação de descodificadores de televisores e a procura dos motivos pelos quais não funcionam é muito procurada numa situação em que o proprietário não consegue receber o sinal de TV sem um receptor externo. Nesse caso, é perfeitamente possível diagnosticar defeitos por conta própria, sem ajuda externa. Encontre a origem dos problemas e entenda como consertar decodificadores de TV digital com suas próprias mãos. Uma visão geral das avarias com dicas e recomendações para sua eliminação ajudará.
Diagnóstico e mau funcionamento
Se o decodificador de sinais conectado à TV não funcionar, você mesmo pode começar a procurar os motivos. Problemas comuns com o desaparecimento do som no receptor ou outros defeitos comuns podem ser identificados e corrigidos em um curto espaço de tempo. Claro, você precisará de acessórios para verificar uma fonte de alimentação chaveada ou microcircuito, mas muitos problemas são descobertos com uma simples inspeção visual. Vale a pena começar com eles.
O diagnóstico é necessário para determinar a adequação do reparo. Às vezes é mais barato comprar um novo dispositivo, especialmente se o modelo for barato.
Não é recomendado reparar dispositivos complexos de forma independente com funcionalidade avançada.
Os decodificadores deste tipo têm vários decodificadores e portas - eliminando um mau funcionamento, você pode facilmente danificar outra unidade ou violar a garantia.
Qualquer diagnóstico começa com a desmontagem da caixa. A maioria dos nós que podem falhar estão localizados abaixo dele. As regras de solução de problemas serão específicas para cada item.
Nutrição
O diagnóstico começa com a verificação do suprimento atual. O decodificador desmontado é conectado à rede. Preste atenção aos seguintes pontos.
- Indicação de LED indicando energia ligada. Se acender, ouve-se o som de inicialização do equipamento, a alimentação é fornecida normalmente.
- O indicador está aceso, mas não há outros sinais de início de trabalho. É necessário verificar se existe alimentação para o processador. A verificação é realizada com multímetro.
- O indicador não acende. Não há comida. Talvez ele próprio esteja com defeito - recomenda-se verificar, conectar os contatos a qualquer outra lâmpada. Se houver corrente, você terá que mudar o indicador, se não houver corrente, verifique a alimentação.
Tendo identificado a localização do problema, você pode proceder à sua eliminação.
Memória interna
Se este elemento falhar, o decodificador não funcionará normalmente. Na maioria das vezes, o problema está associado a falhas de software ou hardware. Sinais indiretos de problemas futuros podem ser considerados mau funcionamento, inacessibilidade de opções ou elementos de interface. A primeira coisa a fazer em tal situação é atualizar o software. A maioria dos problemas de funcionamento deve-se ao fato de que o fabricante não oferece mais suporte para o software do decodificador.
Quando problemas de hardware são detectados na memória interna, o chip simplesmente não pode fornecer dados corretamente para leitura pelo dispositivo. O motivo mais provável é a falta de contato. Ele pode ser restaurado por soldagem em locais de falta de contato detectada. Se essa medida não ajudar, será mais barato substituir o decodificador por um novo. Uma falha de software também pode ser corrigida. Se a interface apresentar um erro, o dispositivo precisará ser atualizado. Mas a primeira coisa que você precisa fazer é atualizar o software.
Entradas e saídas
Conectores com falha geralmente contribuem para o fato de que a qualidade da imagem é reduzida ou a imagem desaparece completamente. Não há falhas de software óbvias ou outros sinais de mau funcionamento. Se os problemas estiverem relacionados aos conectores, eles podem ser facilmente substituídos por você - você pode facilmente soldar a peça.
Quando um ruído "branco" aparece na tela, verifique antes de tudo a saída RF IN... Se for desconectado da placa, a falta de contato fará com que haja uma interferência claramente perceptível durante a transmissão da imagem. Todos os contatos com problemas devem ser soldados. É importante levar em consideração que o ruído de transmissão é mais perigoso para a TV digital do que para a analógica - um sinal fraco fará com que a imagem não seja transmitida e uma notificação correspondente aparecerá na tela.
Ao usar uma conexão cinch-RCA, é muito fácil encontrar uma falha (presumindo que o cabo esteja OK).... Nenhuma imagem enquanto salva o som - quebra na tomada vermelha. A transmissão "silenciosa" da imagem ocorre quando uma entrada branca ou amarela falha.
Decodificador
Se as unidades principais do decodificador estiverem em bom estado de funcionamento, a verificação deve se concentrar no decodificador. Este elemento do dispositivo é responsável pela decodificação do sinal DVB-T2. Se falhar, o decodificador simplesmente não será capaz de decodificar o sinal recebido. Para estabelecer as causas, você precisará de diagnósticos de software complexos por meio de uma conexão com fio à porta UART. Por meio do utilitário Hyper Terminal, quando conectado a um PC, você pode realizar uma verificação definindo os seguintes valores para leitura de dados do dispositivo:
- stop bit 1;
- velocidade 115200 bps;
- paridade - não;
- bit 8.
Depois de inserir todas as informações, você precisa conectar o receptor para ser diagnosticado à fonte de alimentação. Se o firmware estiver quebrado, o sistema após o processamento dos dados exibirá a mensagem: Erro ao descompactar o arquivo. Se o decodificador em si estiver quebrado, não é uma falha de software, a mensagem será diferente. É aconselhável trocar o hardware apenas nos casos em que o set-top box é caro, é mais fácil trocar o barato. Em caso de falha do software, será suficiente fazer o reflash de todo o dispositivo ou do próprio decodificador de sinal.
Conversores de voltagem
Existem vários desses detalhes na construção de um decodificador DVB-T2. Eles são responsáveis por fornecer corrente com diferentes características ao processador do dispositivo. É possível determinar se a falha está localizada nos conversores, iniciando o dispositivo. Se o som for fraco e parar completamente, a causa do problema provavelmente está no capacitor. Cada conversor terá que ser verificado quanto a indicadores de sua corrente nominal - as características devem estar dentro dos limites normais.
Se os problemas de tensão nos conversores não puderem ser identificados, preste atenção à condição do próprio capacitor. Qualquer alteração em suas dimensões normais indica um mau funcionamento da peça. Além disso, os contatos na placa podem ser destruídos.
Atenuação de sinal
Os receptores de TV digital são muito sensíveis à qualidade do sinal. Se o decodificador receber dados incompletos, não será capaz de reconhecê-los.... A taxa de decaimento da onda neste caso também é maior, o que leva à sua perda quando o sinal é instável. O aparecimento de "ruído" - a interferência neste caso é muito crítica, surgem problemas não só no cabo da antena.
A localização das razões para a má transmissão do sinal dentro do receptor pode ser nos seguintes nós.
No plug
Se o sinal for perdido desde o início, as chances de ele chegar ao decodificador são zero. Verifique se o ponto de fixação está danificado.
Na entrada da antena
Se estiver com defeito, o sinal será perdido antes de atingir a descriptografia. Você precisa verificar a tensão neste elemento.
Em contatos
Eles são verificados na seção de entrada e saída do condutor que vai da entrada da antena ao decodificador.
Se os contatos dentro do dispositivo forem quebrados, os reparos não serão uma solução muito conveniente. Soldar os contatos danificados não resolverá o problema. É necessária uma substituição completa do condutor.
Outros problemas
Às vezes, os problemas com a tensão fornecida ao processador são devido a uma falha no fornecimento de energia. Um separador instalado nele fornecerá uma tensão inadequada ao conversor em caso de falha da placa. Nesse caso, o próprio aparelho funcionará, mas com grande superaquecimento. É inútil consertar a fonte de alimentação, é mais fácil comprar uma nova para substituição.
A primeira coisa que você deve prestar atenção quando tiver problemas com o decodificador DVB-T2 é a integridade dos contatos.
Com danos mínimos, as conexões quebradas podem ser restauradas por soldagem em casa. Com o esgotamento total das áreas de contato, reparos mais sérios são necessários com a substituição da placa. Quaisquer peças mecânicas - caixa rachada, botões caídos podem ser substituídos sem recorrer a uma oficina.
Como reparar
É possível consertar decodificadores em casa, mas sujeito a certas regras. É melhor desmontar o receptor para receber televisão digital com as próprias mãos em uma área de trabalho especialmente preparada, munida de um conjunto completo de ferramentas.
É proibido fazer qualquer manipulação com uma conexão de rede a aparelhos de televisão.
O princípio e o esquema de trabalho para eliminar o mau funcionamento são selecionados com base na escala da avaria. Às vezes, um receptor só pode ser reparado com a substituição de uma peça.
Substituindo a fonte de alimentação
No projeto de um receptor digital, a fonte de alimentação não é representada por um elemento remoto separado, mas por uma seção da placa através da qual a corrente da rede passa pelo cabo. Nesse caso, os reparos podem ser feitos conectando uma fonte de alimentação externa ao dispositivo.
A ordem de trabalho será a seguinte.
- Abra o painel superior. Para isso, no caso, basta retirar 2 parafusos nas laterais e na tampa traseira. A inserção frontal é removível com travas. A placa é presa ao gabinete com parafusos na parte inferior e traseira.
- Remova o cabo de alimentação. Você não vai precisar disso. Prepare um adaptador de alimentação de 5 V substituível com uma corrente de 1-2 A. Você pode cortar o plugue de entrada - o fio será consertado por solda.
- Encontre o ponto de queima no quadro. Se necessário, limpe-o de sinais de danos à peça.
- Encontre o ponto através do qual a alimentação principal foi fornecida. Solde os contatos de acordo com os indicadores de polaridade disponíveis.
- Coloque o fio dentro da caixa, trazer.
- Conecte o decodificador à rede por meio de uma nova fonte de alimentação. Conecte à TV, verifique a operabilidade.
Se tudo for feito corretamente, o dispositivo funcionará normalmente.
Substituindo o capacitor
Se, ao desmontar a tampa de fixação, durante uma inspeção visual, for possível identificar capacitores eletrolíticos com vestígios de dilatação, esses elementos devem ser substituídos. Para fazer isso, você precisa do seguinte.
- Desconecte o dispositivo da rede.
- Remova a placa de circuito impresso. Para isso, os elementos de conexão são desenroscados na caixa. Também é melhor remover o cabo de alimentação por um tempo, removendo-o do conector.
- Parte não soldada e pegar um substituto para ele.
- Instale um novo elemento com a polaridade correta. O "menos" no capacitor é marcado com uma faixa de cor clara. No quadro, está marcado com uma área sombreada.
Na maioria das vezes, a substituição requer um capacitor na entrada da fonte de alimentação. Se, em vez de uma extremidade plana, for observado um cilindro esférico, a peça deve ser removida. Curiosamente, é o capacitor que mais frequentemente é a causa do problema em que o receptor não responde aos sinais do controle remoto. Depois de soldar novamente a peça, o mau funcionamento provavelmente será eliminado.
Recepção ruim
Se o sinal não passar, aparecerá uma mensagem na tela sobre a ausência de sinal ou serviços, o local provável da avaria será no soquete da antena. Quando o contato é afrouxado, este elemento é afrouxado sob a influência dos plugues, aparece interferência. O problema pode ser facilmente eliminado simplesmente soldando todos os fixadores. Isso irá restaurar as conexões interrompidas.
Recomendações
Ao consertar decodificadores em casa, o principal problema é encontrar peças de reposição.
A solução mais simples seria comprar equipamentos defeituosos do mesmo fabricante e modelo ou opções semelhantes.
Isso funciona no caso de condutores, elementos de habitação, botões. Um capacitor, entrada ou placa inchada é substituída por uma nova peça ou é retirada no mercado de rádios, em uma central de atendimento.
Você não deve realizar reparos por conta própria apenas em alguns casos. Entre os motivos mais urgentes, destacamos o seguinte.
- Disponibilidade de uma garantia de fabricante válida... Quando você mesmo abre a caixa, os selos são quebrados na maioria dos casos. Depois disso, não será mais possível substituir mesmo um produto com defeito na garantia. Resta comprar um novo aparelho. Em caso de avarias neste caso, deve contactar imediatamente o centro de assistência recomendado pelo vendedor ou fabricante.
- O receptor é um modelo caro. Quando o decodificador é um reprodutor de mídia completo com um conjunto estendido de opções, os reparos DIY podem levar ao fato de que a escala dos problemas só aumentará. Além disso, peças sobressalentes originais para receptores de marca são muito caras e suas cópias chinesas podem arruinar aparelhos eletrônicos caros.
A conveniência de auto-reparo do decodificador é limitada por um conjunto bastante estreito de seus módulos. Você pode reconectar as entradas, atualizar a memória, alterar a fonte de alimentação ou a placa conversora.
No caso de avarias mais complexas, você deve confiar nos profissionais.
Ao fazer reformas em sua casa, é importante preparar cuidadosamente sua área de trabalho. Você vai precisar de uma esteira isolante - é conveniente colocar os fixadores nela, para realizar a soldagem. A lista de ferramentas obrigatórias deve incluir chaves de fenda, um ferro de solda, um multímetro.
O reparo de um set-top box de TV (receptor DVB-T2) é apresentado no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.