Tudo sobre como conectar um monitor a um decodificador

Contente
  1. Como faço para verificar a compatibilidade?
  2. Como conectar?
  3. Como configurar?

A televisão tem sido um dos principais, senão o principal meio técnico em quase todas as casas. Mas até mesmo a indústria da televisão está fazendo grandes avanços - televisão digital, televisão pela Internet, vários novos formatos surgiram, o que oferece ainda mais oportunidades de multimídia. Por esse motivo, às vezes a tecnologia não acompanha o progresso, e você nem sempre quer comprar uma nova TV por causa de alguma função.

Então você precisa tentar fazer uma TV usando um monitor e um decodificador. Vamos tentar descobrir o que é, entender o que é necessário para conectar um monitor a um decodificador e como fazer isso usando vários conectores com nossas próprias mãos.

Como faço para verificar a compatibilidade?

Deve-se entender que a disponibilização de um monitor LCD de um computador, cabos e o próprio set-top box de TV não será suficiente para simplesmente fazer um dispositivo para assistir TV. O fato é que todos esses elementos devem ser compatíveis para que possam ser conectados uns aos outros. A essência do teste é que você precisa verificar a presença dos conectores apropriados, dependendo do tipo de conexão que você escolheu na tela e no decodificador.

O principal problema pode ser que você tenha um monitor antigo ou um sintonizador antigo em estoque. Por causa disso, os dispositivos podem ter portas completamente diferentes e será quase impossível encontrar até mesmo uma em comum. Então será possível comprar um adaptador. Normalmente, com a ajuda deles, é possível conectar o monitor a um decodificador digital como o DVB T2. Este adaptador também permite conectar conectores SCART e VGA e quaisquer outros. Naturalmente, não haverá nenhum inconveniente se você tiver um monitor e um receptor que foram lançados aproximadamente no mesmo período. Então, com uma probabilidade bastante alta, podemos dizer que aproximadamente os mesmos conectores serão instalados na tecnologia. Portanto, antes de conectar o sintonizador ao monitor, você deve pensar em quais interfaces usará para implementar a conexão: por meio de tulipas ou algo mais recente.

Também deve ser levado em consideração que nem todos os conectores podem transmitir simultaneamente áudio e vídeo. A melhor opção seria um conector chamado HDMI. E a maneira mais fácil será comprar, em um caso específico, se houver necessidade, um adaptador de computador para conectar a um monitor de um PC.

Como conectar?

Se houver um monitor de PC gratuito disponível e você só quiser comprar um decodificador, você pode optar por uma versão híbrida do sintonizador digital equipado com conectores HDMI e VGA. Se o design também contiver as chamadas tulipas, é possível conectar alto-falantes lá. Mas então você realmente tem muita sorte, porque na sua frente está uma solução universal que é compatível com vários tipos de equipamento de televisão. Mas isso não acontece com muita frequência.

Mais frequentemente, há uma situação em que um esquema de conexão é implementado na prática, em que as interfaces não correspondem. Depois, você pode comprar adaptadores especiais, que podem ser encontrados em qualquer loja especializada na venda de dispositivos eletrônicos ou em sites chineses online. A propósito, mesmo combinações muito específicas e inesperadas de adaptadores podem ser encontradas neste último. E vários conversores são geralmente dispositivos completos que possuem uma placa especial interna que requer eletricidade para funcionar.E outros têm um recurso diferente - uma saída de sinal de áudio separada usando um fio adicional especial.

Outro método que permitirá a você conectar um decodificador a um monitor antigo é o uso de conectores YPbPr ou SCART, que podem funcionar com um sinal analógico. Mas então você precisa ter um conversor de sinal AV para VGA à mão. Deve-se considerar também o comprimento do cabo de conexão. Deve ser lembrado aqui que o comprimento do fio da antena tem um efeito significativo na atenuação do sinal. E para cabos que atuam como uma conexão entre monitores e um sintonizador T2, existem certos padrões:

  • VGA - não mais do que 300 centímetros;
  • DVI - não mais do que 10 metros;
  • HDMI - não mais do que 500 centímetros.

Se, depois de conectar todos os cabos e conectar os dispositivos à rede elétrica, o visor ficar vazio ou aparecer uma mensagem de erro, significa que um dos dispositivos não está funcionando corretamente ou o cabo usado em qualquer área não é adequado.

VGA

Se falamos sobre a entrada VGA, ela fornece transmissão de imagem para o monitor a partir de dispositivos externos. Basicamente, o tipo de conector descrito anteriormente foi usado para conectar um monitor a um PC, até que foi retirado do mercado pelos conectores HDMI e DVI mais recentes. Esse tipo de interface será muito procurado pelos proprietários de equipamentos, que já estão bastante desatualizados. Esta será a principal vantagem do conector VGA - compatibilidade com modelos de equipamentos antigos.

HDMI

HDMI é a opção mais popular hoje. Quase todos os novos dispositivos conectados a streams de áudio e vídeo estão equipados com ele. Ele mantém a alta qualidade das informações transmitidas. O seu ponto forte é que permite a transmissão não só de vídeo, mas também de som em simultâneo sem atrasos.

USB

Este conector também pertence à categoria de multifuncionais, pois é instalado em equipamentos para os mais diversos fins: pen drives, smartphones, MP3 players, câmeras e webcams. A taxa de transferência de dados nesta interface dependerá de qual versão da interface é usada - 2.0, 3.0 ou 3.1.

Naturalmente, quanto maior a versão, melhor. Quase todas as versões modernas de receptores possuem uma interface versão 3.0, como as TVs. É verdade que a interface em questão não pode ser usada para conectar um monitor, porque não há possibilidade de transmissão de imagem aqui. É verdade que você pode conectar alto-falantes por meio dele.

DVI

O conector tipo DVI é uma versão ligeiramente modernizada do padrão VGA, mas esta interface permite realizar transmissões exclusivamente de vídeo. Mas, para transmitir o som, você precisará de um cabo e um conector adicionais. Portas como DVI e HDMI são consideradas mutuamente compatíveis, permitindo ao usuário combiná-las para obter transmissão de áudio e vídeo.

Naturalmente, para implementar esta tarefa, você precisará usar adaptadores especiais.

Como configurar?

Agora, vamos tentar descobrir como configurar a conexão de um monitor e um decodificador para que você possa usá-los como uma TV. Vamos considerar esse processo passo a passo. A primeira etapa é conectar o decodificador a uma fonte de sinal do tipo TV. Isso pode ser feito de várias maneiras, dependendo das características do equipamento utilizado:

  • conectamos o tipo de antena externa adquirida ao conector correspondente;
  • se um decodificador inteligente ou um dispositivo a cabo estiver conectado, o cabo de Internet deve ser inserido no conector Ethernet ou LAN.

Na próxima etapa, dependendo do tipo de cabo usado - HDMI, VGA ou DVI, você deve conectar as saídas de vídeo do monitor e do decodificador. Se estiver conectando um monitor de modelo mais antigo, você pode usar três cabos coloridos e, às vezes, seis. Eles também são chamados de "tulipas".Cada cabo deve ser conectado a um conector da cor correspondente.

Um ponto importante deve ser mencionado aqui - para realizar as capacidades dos cabos compostos, eles são conectados a um decodificador com conectores apropriados. No terceiro estágio, você precisa conectar o cabo de alimentação ao decodificador e, em seguida, conectá-lo à rede elétrica. Depois disso, você pode ver o menu de boas-vindas na tela do monitor. Mas outras configurações são reduzidas a um modelo de dispositivo específico. Mas, de modo geral, precisamos selecionar a fonte de sinal de TV apropriada.

Quando estiver selecionado, pressione o botão OK para mudar o monitor para este modo. Agora você pode ver uma imagem, que, no entanto, tem grande probabilidade de ser exibida incorretamente ou tremer. Isso é bom, pois há alguns ajustes a serem feitos. Se não houver imagem no monitor, há apenas 2 motivos para isso.

A primeira pode ser que o monitor simplesmente não suporte HDCP. Se a verificação de compatibilidade foi ignorada ou realizada incorretamente, então, com um alto grau de probabilidade, este pode ser o problema.

O segundo motivo pode ser um mau funcionamento do adaptador ou do próprio cabo. Se possível, você pode tentar substituir o cabo ou conectar a um monitor diferente. Se a troca de dispositivos ajudar, você precisará comprar um novo cabo ou usar um monitor diferente. Agora vamos diretamente para a configuração para que o dispositivo seja exibido da forma mais correta possível. Primeiro, abra as configurações do decodificador, após o qual você deve encontrar o item "Configurações da tela". Em decodificadores que funcionam no sistema operacional Android de várias versões, este item está localizado na seção "Configurações" em "Formato de tela". Se a interface do decodificador for feita em inglês, você deverá encontrar o item Configurações de exibição.

Agora você deve selecionar o item "Taxa de atualização". Normalmente, o valor padrão é 50 Hertz. Mas o problema é que isso geralmente causa cintilação ou cintilação desagradável na tela. Em nosso caso, precisamos alterar esse valor para 60 Hertz. Você também deve selecionar o item "Resolução da tela". Você pode descobrir a resolução do seu monitor na caixa do dispositivo ou no manual de instruções. Se você não os tiver, poderá encontrar a resolução ideal para sua tela usando o método de seleção elementar. Isso conclui a configuração e permite que você aproveite a imagem da TV no monitor.

Resumindo o que foi dito acima, deve-se dizer que conectar um monitor a um decodificador pode ser considerado um processo bastante simples que pode ser realizado até mesmo por uma pessoa tecnicamente inexperiente. É verdade que ainda é necessário algum conhecimento técnico. Estamos falando exatamente sobre quais conectores, cabos e adaptadores existem.

Além disso, você deve saber quais interfaces de conexão o equipamento suporta, o que você tem disponível, entender as configurações e recursos do equipamento existente. Neste caso, será possível conectar qualquer set-top box a quase qualquer monitor, sempre que for lançado, sem problemas especiais e gastos de tempo.

Para obter informações sobre como conectar um decodificador digital a um monitor, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário