Tudo sobre decodificadores para 20 canais de TV

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Modelos populares
  3. Como escolher?
  4. Como conectar corretamente?
  5. Como configurar?
  6. Possíveis problemas

O progresso não pára e, gradualmente, os residentes russos estão mudando para um novo formato de transmissão - digital. Ao contrário da TV analógica, a qualidade da imagem é muito superior aqui. Os modelos modernos de TV já têm um receptor digital integrado, mas e os proprietários de modelos desatualizados? Os usuários comuns na maioria das vezes não acompanham o surgimento de novos produtos no mercado, portanto, podem surgir dificuldades no processo de escolha de um receptor.

Peculiaridades

Um sinal analógico é transmitido em cada canal em uma freqüência específica. Com o advento do digital, o streaming também se desenvolveu, ou seja, agora vários canais são transmitidos a partir de uma frequência.

Um set-top box (sintonizador, docker, receptor) para TV é um mecanismo quadrado ou retangular ao qual uma antena é conectada. Esse dispositivo é conectado à TV por meio de um cabo especial.

Um sintonizador de TV é uma espécie de intermediário que converte um sinal digital, que é então recebido e decifrado diretamente pela TV.

DVB-T2 é um novo tipo de receptor. Eles diferem do DVB-T em características aprimoradas e funções de largura de banda de canal. É este formato de televisão que está muito difundido na Rússia, mas não funcionará aceitá-lo através do modelo antigo, uma vez que são incompatíveis. Este decodificador permite que você aumente as funções e capacidades da TV, nem todos os usuários têm as capacidades e recursos para comprar novos equipamentos nos quais a docker T2 já está embutida.

Os decodificadores de TV digital para 20 canais são feitos por diferentes fabricantes. A diferença está nas principais características do decodificador - em primeiro lugar, o fluxo de entrada, a frequência de reconhecimento, a memória embutida, o número de pulsos de sincronização por segundo (frequência do processador) e os formatos iniciais.

Os canais enviados por telecentros em uma freqüência são combinados em um equipamento especial - um repetidor. Acontece um conjunto de canais de televisão e rádio - multiplex.

E então, a partir do repetidor, ocorre a distribuição dos pacotes aos receptores.

Apenas dois multiplexes gratuitos operam no território da Federação Russa - RTRS-1 e RTRS-2. Ambos estão sintonizados em 20 canais de TV digital. Eles incluem o conjunto principal de canais de TV e o segundo. O principal apareceu primeiro e agora está tão desenvolvido que está disponível em qualquer parte do país. Inclui os seguintes canais de TV - Channel One, Russia-1, Russia-24, NTV, Match TV, Channel Five, Karusel, Russia-K, OTR "e" TV Center ". O segundo começou seu trabalho depois, também inclui 10 canais, entre os quais Ren-TV, SPAS, STS, Domashny, TV-3, sexta-feira, Zvezda, TNT "," MIR "," Muz-TV ".

Modelos populares

É possível conectar um receptor DVB-T2 a uma TV antiga? Sim, é possível com um cabo RCA ou na linguagem comum - "tulipa". Ele não está incluído nas bases de encaixe digitais, portanto, você deverá adquiri-lo separadamente. Este artigo descreve os modelos de decodificadores mais populares e testados pelo usuário.

HARPER HDT2-1202

Um dos modelos mais baratos, a conexão é possível até mesmo com modelos de TV antigos por meio de um adaptador RCA. Existe a possibilidade de conexão via HDMI e suporte a USB. Isso possibilita a visualização de fotos e vídeos de uma unidade flash, telefone ou outra mídia eletrônica. O mecanismo compacto do modelo também agrada. Seu peso é de apenas 350 gramas, geralmente é feito de plástico preto. Não sobreaquece devido ao trabalho prolongado, ao contrário de muitos outros modelos.Isso ocorre devido ao fato de que existem orifícios especiais na parte inferior da caixa, através dos quais o ar quente é removido.

Na parte frontal, há um conector para uma unidade flash USB ou disco rígido. Perto está um pequeno sensor para receber um sinal do controle remoto. Não há tela no receptor, mas há uma luz indicadora liga / desliga - luz verde e vermelha, respectivamente. Na parte traseira do dispositivo existem “entradas” para conexão. O controle remoto incluído é muito pequeno, então pessoas com problemas de visão não ficarão muito confortáveis.

A instrução está anexada, de acordo com a qual é fácil entender a funcionalidade e as configurações. É possível configurar o controle dos pais e definir uma senha para alguns canais. Suporta vídeo nos modos HD - 720p, 1080p, 1080i. O formato de saída do vídeo é 4: 3, 16: 9.

BBK SMP015HDT2

Os produtos VVK estão no mercado há muito tempo. Suporta padrões - DVB-T, DVB-T2 MPEG-2 / MPEG-4 e rádio. O sinal é recebido por uma antena de televisão. O fabricante forneceu acesso à visualização interativa e diferida. HD é compatível com vários formatos - 720p, 1080p, 1080i. O conjunto inclui um controle remoto, instruções e um cabo em forma de tulipa. A principal característica deste receptor é a presença de um adaptador de alimentação externo de 5 volts.

Selenga HD950D

Um decodificador que aceita transmissão digital gratuita nos formatos DVB-T2 e DVB-C. O painel frontal está equipado com um mini display, botões de controle e um indicador de sinal liga / desliga. O case é de metal, então o modelo é bem pesado. Há uma fonte de alimentação embutida. Suporta um programa que converte um sinal digital em um arquivo de som, de modo que o mecanismo pode ser usado como um reprodutor de mídia.

O sintonizador está equipado com duas portas USB e também é possível conectar-se a uma rede wi-fi.

Visão Mundial T62D

Este decodificador combinado pode aceitar transmissão de TV a cabo DVB-T, DVB-T2 e DVB-C. Há suporte para codec de áudio Wi-Fi e AC3. A caixa do receptor é de metal, na frente há um display, um conector USB e botões de controle. Na parte traseira da caixa existem “entradas” para conexão.

LUMAX DV-3215HD

Docker suporta o formato de transmissão DVB-T2, DVB-T, DVB-C, tem uma entrada USB, que permite abrir arquivos de várias mídias e gravar vídeos em uma unidade USB. Suporta vídeo em vários modos - 720p, 1080p, 1080i.

O aparelho, além do próprio receptor, possui um painel de controle, um cabo de áudio e vídeo, um manual de instruções.

Como escolher?

Ao escolher um decodificador digital, os compradores em primeiro lugar prestam atenção à marca que fabrica os produtos. O nome, nem sempre conhecido, satisfaz a relação qualidade-preço. Concentrando-se nos líderes de mercado, você pode entender aproximadamente o que esperar da tecnologia.

  1. LUMAX - o fabricante oficial do equipamento para recepção de multiplexes, não há dúvida de que o dispositivo pode ser incompatível com o formato de transmissão.
  2. HARPER É um fabricante taiwanês que coopera com a Rússia desde 2014. Uma empresa moderna e em desenvolvimento.
  3. BBK É uma das maiores empresas da China. Fabrica uma gama completa de todos os tipos de equipamentos de televisão. Tecnologia econômica e confiável.
  4. Selenga É uma empresa fundada na Rússia em 2011. Fabrica e vende decodificadores digitais e acessórios para eles.
  5. Visão Mundial - é distribuído no mercado russo há mais de 10 anos. Muitos modelos em diferentes categorias de preços.

Além disso, existe um critério tão importante ao escolher um receptor que você deve prestar atenção - sua funcionalidade. As possibilidades de cada modelo são as seguintes.

  • Visualização gratuita de televisão digital - às vezes os fabricantes indicam que é com seu decodificador que a visualização gratuita de canais é possível. Não importa a empresa, não há cobrança pela transmissão.
  • Visualização atrasada - capacidade de gravar um programa ou filme.
  • Visualizando o conteúdo desejado usando uma unidade USB.
  • Modo Full HD, atualmente a resolução mais alta é 1080p.
  • Conexão HDMI.
  • Painel de controle, hoje mesmo as marcas mais baratas e desconhecidas fazem equipamentos com painel de controle.

Como a operação do receptor envolve o processamento de um sinal digital, o set-top box da TV deve funcionar rapidamente, "congelar" ao alternar de um canal para outro por 4-5 segundos indica uma tecnologia de baixa qualidade. Uma interface simples também é um detalhe importante ao qual você deve prestar atenção ao escolher.

Melhor comprar um docker, onde todos os parâmetros podem ser configurados manualmente.

Como conectar corretamente?

Ao conectar o receptor a novos modelos de TV, você deve primeiro conectar a antena e a fonte de alimentação e, em seguida, o próprio dispositivo ao equipamento de televisão. O Docker pode ser instalado usando um cabo RCA ou um conector HDMI, tudo depende do modelo da própria TV. Se houver uma entrada RC-OUT, o dispositivo pode ser conectado a uma TV através da entrada de antena, então será possível assistir a canais digitais e analógicos.

Não se esqueça que na vida cotidiana também existem TVs soviéticas, em que não há conectores para o cabo "tulipa", respectivamente, a instalação do decodificador não é diretamente possível. A tarefa é resolvida com um adaptador RCA-SCART, que é instalado através da entrada SCART na própria TV. Alguns modelos muito antigos nem têm essa entrada, só tem uma antena, então vale a pena comprar um modulador especial que converte o sinal da transmissão digital em um sinal de alta frequência disponível em uma TV antiga. Você também precisará de uma antena que receba sinais digitais na frequência de 470-860 MHz. Pode ser qualquer um dos quartos e localizado no interior ou no exterior.

Como configurar?

O decodificador foi conectado com sucesso, agora ele pode ser configurado. A TV deve estar ligada (uma luz indicadora verde no painel frontal do receiver acenderá). Em seguida, a TV é comutada manualmente para o modo de entrada de vídeo. Isso deve ser feito usando o painel de controle do sintonizador, pressionando o botão apropriado - AV, TV / AV, SOURCE, INPUT. Um menu aparece na tela da TV, no qual a tecla OK é pressionada para pesquisar automaticamente os canais de TV.

Depois de completar a pesquisa, que pode demorar vários minutos, o STB irá salvar os canais capturados por si só. Se o menu não for exibido, os cabos não foram conectados corretamente.

O que pode ser feito se nada for encontrado como resultado da pesquisa automática? Então você precisa usar a configuração manual - aqui a frequência multiplex é inserida, a etapa de pesquisa é de 8 MHz, o botão OK é pressionado.

Possíveis problemas

    Às vezes, depois de sintonizar canais de TV, podem surgir problemas com a transmissão - isso significa que o receptor não capta o sinal, porque está muito fraco. Cada dispositivo é sensível à sua maneira, em algumas TVs a qualidade da imagem vai agradar, enquanto em outras haverá interferência. Primeiro de tudo, você precisa verificar a antena - talvez você precise amplificar o sinal, a integridade do cabo está quebrada ou você precisa de uma posição mais alta.

    O receptor não funciona - não liga ou o indicador vermelho está constantemente aceso. O motivo é na maioria das vezes a fonte de alimentação, o equipamento não liga - isso indica sua avaria completa, se a unidade estiver parcialmente fora de serviço, o set-top box "tentará" ligar, mas não será capaz de entrar no estado operacional devido à falta de energia.

    Se o sintonizador não encontrar todos os canais e a TV mostrar 10 em vez de 20, o primeiro passo é verificar a exatidão da conexão e a qualidade dos contatos. Também é possível que apenas um multiplex opere no local onde o decodificador foi instalado. Você pode verificar isso usando o mapa interativo ou ligando para a organização que instala as antenas.

    Como conectar e configurar o decodificador, veja o vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário