Como conectar e configurar um decodificador digital a uma TV?

Contente
  1. Equipamento necessário
  2. Conexão
  3. Costumização
  4. Verificação de sinal
  5. Possíveis problemas e soluções

Hoje em dia, a televisão analógica está literalmente se tornando história diante de nossos olhos, e o formato digital está tomando seu lugar. Dadas essas mudanças, muitos estão interessados ​​em como conectar corretamente um decodificador digital a uma TV e configurá-lo. Deve-se notar que este formato se compara favoravelmente com seu predecessor em termos de qualidade de imagem. Com a transição para o digital, duas dezenas de canais federais tornaram-se disponíveis para residentes da Federação Russa. É importante lembrar que para que uma TV funcione neste modo, é necessária a presença de um receptor integrado do sinal correspondente no próprio equipamento. No entanto, nem todos os usuários possuem novos modelos de TV e, portanto, eles precisam se conectar com a instalação de decodificadores.

Equipamento necessário

Atualmente Existem várias formas de ligação, nomeadamente com antenas parabólicas, TV por cabo e também com a Internet. Ao mesmo tempo, para usar a transmissão digital, você precisará de um receptor, cuja principal função é decodificar o sinal. Como já foi observado, a grande maioria dos modelos modernos de equipamentos de televisão de fábrica são equipados com dispositivos semelhantes.

Você pode obter informações sobre a presença ou ausência desta unidade examinando a documentação que acompanha o aparelho de TV. Também é importante esclarecer a lista de formatos suportados.

Se você não tiver um receptor integrado, terá que adquiri-lo separadamente. Ao escolher um decodificador, é importante lembrar que, em geral, ele pode ser conectado a quase qualquer dispositivo, independentemente do modelo e ano de fabricação. A menos, é claro, que estejamos falando sobre peças de equipamento francamente antigas.

No segmento correspondente do mercado moderno de dispositivos digitais, existe mais do que uma ampla gama de receptores de diferentes fabricantes. Todos eles diferem uns dos outros na qualidade de construção, confiabilidade, vida útil, funcionalidade e, claro, custo. Dada essa variedade, usuários inexperientes costumam cometer erros ao escolher um decodificador. Como mostra a prática, costuma-se comprar modelos excessivamente caros. Os especialistas recomendam fortemente que, ao comprar um dispositivo, coloque suas próprias necessidades e recursos financeiros em primeiro lugar.

Deve-se notar que em termos de qualidade de recepção do sinal, a grande maioria dos decodificadores são quase idênticos. Naturalmente, uma exceção serão as opções mais baratas pertencentes à categoria sem nome.

Também é importante prever as tarefas a serem realizadas por este dispositivo eletrônico. Freqüentemente, estamos falando sobre a transmissão de canais de TV e o uso do decodificador como um reprodutor de mídia e para se conectar a um telefone, bem como a outros dispositivos móveis. Nessas situações, justificar-se-á a escolha por opções mais caras, ou seja, modelos que possuem todo um arsenal de funções adicionais na forma de escalonadores, opções de Nime Shift, entre outras.

Mesmo assim, a principal tarefa é receber um sinal de televisão digital. Via de regra, em grandes assentamentos não há problemas com isso, pois basta entrar em contato com um dos provedores para aconselhamento.Caso contrário, a situação pode surgir no meio rural, onde será necessária a instalação de uma antena adequada para o alcance decimétrico ou de uma antena parabólica. Como mostra a prática, e de acordo com várias análises de usuários, a segunda opção é mais eficaz.

A resposta à pergunta sobre qual antena escolher em cada caso específico é relevante para quase todos que se conectam à TV digital. O fator chave aqui é a distância do repetidor (torre). Com uma pequena distância da fonte de sinal, você pode instalar a antena interna mais simples e barata. Caso contrário, você terá que comprar e instalar um modelo externo.

É importante lembrar que independente da distância mencionada até o transmissor, a antena utilizada deve operar precisamente na faixa de decímetros, ou seja, receber nas frequências de 470-860 MHz.

Até o momento, não há problemas com a seleção e compra de antenas dos modelos necessários com as características adequadas. Em qualquer loja especializada, local ou online, você pode comprar facilmente tudo o que precisa e, ao mesmo tempo, obter conselhos de especialistas sobre a instalação e operação. Freqüentemente, os proprietários de equipamentos de televisão usam antenas caseiras, que, a propósito, muitas vezes não funcionam pior do que as compradas.

Levando em consideração todas as nuances técnicas e uma série de outras nuances no momento, existem três maneiras principais de receber um sinal de TV no território da Federação Russa, para as quais diferentes tipos de antenas são usados:

  • Trabalhando na faixa do medidor e são dispositivos padrão para receber transmissão analógica. Refira-se que a procura ainda se mantém, uma vez que os tradutores PTRS ainda não estão a funcionar em todo o lado. Também é importante levar em consideração que, em algumas áreas remotas, não mais do que uma dezena de canais estão disponíveis para os residentes.
  • Dispositivos decimétricos, projetado especificamente para receber um sinal de televisão digital. Freqüentemente externa e estruturalmente, tais antenas são semelhantes às suas "contrapartes" analógicas do medidor. Ao mesmo tempo, eles permitem que você receba um sinal de alta qualidade totalmente gratuito. No entanto, deve-se ter em mente que nem todos os canais de TV digital estão disponíveis em alguns locais e, portanto, é necessário o uso adicional de amplificadores especiais.
  • Antenas parabólicasque pode ser usado para assistir canais no formato DVB-S2. A principal vantagem de tais estruturas de antena é sua versatilidade. Para receber e processar diferentes tipos de emissão, basta conectar a cabeça correspondente ao refletor, levando em consideração as características do sinal. Também é importante lembrar que os pratos têm a capacidade de receber virtualmente qualquer lugar e independentemente da infraestrutura.

Naturalmente, cada um escolhe pessoalmente um modelo específico de receptor e receptor de sinal (antena), levando em consideração alguns critérios. Agora, empresas de manufatura especializadas no desenvolvimento e produção dos equipamentos descritos estão tentando satisfazer as necessidades da mais ampla gama possível de clientes em potencial. Como resultado, em salões especializados existem linhas inteiras de set-top boxes e antenas decimétricas, além de “pratos”, como se costuma dizer, para todos os gostos e carteiras. No entanto, antes de comprar, convém consultar especialistas.

Conexão

Na vastidão da World Wide Web, agora você pode encontrar facilmente uma quantidade suficiente de materiais em diferentes formatos. Estamos falando sobre, entre outras coisas, sobre instruções passo a passo sobre como conectar corretamente um decodificador digital a uma TV específica ou até mesmo a um telefone celular. Os modelos de tecnologia de última geração possuem receptores (sintonizadores) de televisão integrados para o sinal desejado. Em situações com decodificadores, os fabricantes forneceram a capacidade de conectar a novas TVs de plasma e convencionais.

Em termos gerais, o procedimento é o mesmo em todos os casos. Em primeiro lugar, ao instalar todos os elementos e emparelhá-los com diferentes tipos de fios, dependendo do modelo da TV, é necessário desligar o equipamento da rede elétrica. Depois disso, conecte o cabo que conecta a antena e o set-top box ao conector RF IN. A próxima etapa é conectar os fios ao receptor e à TV.

Ao emparelhar o equipamento, os seguintes tipos de cabos podem ser usados:

  • HDMI - uma opção que é relevante para novos modelos de TV que possuem uma porta correspondente. Com esta conexão, o usuário pode contar com a melhor qualidade de imagem possível para a TV digital.
  • Fios com as chamadas tulipas, que na maioria das vezes têm três plugues. No momento, esta opção é relevante para modelos antigos de equipamentos de televisão. É importante levar em consideração que tal conexão não pode garantir a máxima qualidade de imagem (especialmente importante com uma diagonal de tela grande) e som.
  • Fio coaxial, que é uma alternativa na ausência dos dois tipos de conectores anteriores. Refere-se à conexão do decodificador usando um cabo de antena convencional.

Após conectar todos os fios de acordo com um dos esquemas fornecidos, é necessário ligar todos os dispositivos envolvidos. O próximo passo é configurar o equipamento e pesquisar canais de TV e rádio.

A propósito, mais de uma TV pode ser conectada a um receptor.

Então, o segundo e o terceiro televisores são ligados através de interfaces livres ou usando adaptadores especiais. A segunda opção é relevante para modelos antigos e envolve o uso de divisores, ou seja, divisores.

Deve-se notar que o controle do prefixo e todo o sistema resultante para o recebimento de "números" pode ser realizado de várias maneiras... Isso se refere a dispositivos como um controle remoto, teclado de computador, mouse e até mesmo um joystick de jogo. Além de tudo isso, os comandos podem ser dados por meio de um smartphone ou tablet.

CRA

Na ausência de uma entrada digital especial, o equipamento é conectado por meio de uma das interfaces analógicas. A opção mais fácil é usar as já mencionadas "túlipas". Alguns modelos estão equipados com conectores Scart grandes e volumosos. Como regra, os adaptadores são adquiridos para eles. Mas com a ajuda de "tulipas" agora você pode conectar quase qualquer TV.

O algoritmo de ações, neste caso, inclui as seguintes etapas:

  1. Verificar a presença do cabo apropriado, que geralmente é fornecido com o receptor. Na falta dele, pode ser adquirido em qualquer loja especializada.
  2. Retirar a película protetora do decodificador e instalá-la em local pré-selecionado.
  3. Conectando diretamente o cabo a dois dispositivos. Para simplificar ao máximo este procedimento, os fabricantes designam os próprios plugues ("tulipas") e os soquetes sob eles em cores diferentes (amarelo, vermelho e branco). Essa abordagem minimiza o risco de conexão incorreta.
  4. Conectar o cabo ou fio da antena da antena parabólica ou cabo de rede do provedor à entrada correspondente no decodificador.
  5. Ligar o receptor à corrente, bem como ligá-lo e ao televisor.

Se todas as etapas foram realizadas corretamente, você pode prosseguir com a configuração do equipamento.

HDMI

Uma das características importantes dessa interface é que tanto uma imagem quanto um sinal de som são transmitidos por meio de um fio. Mas a chave é sua qualidade máxima. Então, a resolução eventualmente atinge 1080 pixels, enquanto o sinal de áudio pode ser transmitido a uma frequência de até 192 kHz. Aliás, esses indicadores são considerados os mais elevados na veiculação de conteúdo midiático.

Ao usar um modelo mais ou menos moderno de equipamento de TV equipado com uma entrada correspondente, o HDMI será a solução mais racional.E o procedimento de conexão em si é extremamente simplificado, uma vez que é usado um fio com dois conectores nas extremidades.

Através do cabo da antena

Os conversores do tipo de sinal descrito, agora no mercado, podem funcionar em conjunto com os antigos receptores de televisão. Em tais situações, uma entrada de antena convencional e um cabo são usados ​​para fazer a interface. Nas duas extremidades deste último, você precisará instalar os plugues apropriados. Hoje, isso pode ser feito da maneira tradicional, usando um ferro de solda ou adquirindo conectores F mais modernos. A sua instalação é o mais simples possível e requer um mínimo de tempo, sem comprometer a qualidade das ligações.

O procedimento em questão é o seguinte:

  1. O isolamento externo na extremidade do cabo é removido (aprox. 1,5 cm). É importante realizar todas as ações com cuidado para não danificar a trança.
  2. A trança solta é dobrada.
  3. O isolamento do núcleo central, de 1 cm de comprimento, é retirado para que não se quebre.
  4. O conector é aparafusado ao cabo girando no sentido horário. Como resultado, o núcleo central deve se projetar além de seus limites em cerca de 2 mm.

Da mesma forma, a segunda extremidade do fio está equipada com um plugue. Depois de concluir todas as manipulações acima, resta apenas conectar o cabo da antena aos conectores correspondentes no set-top box e na própria TV. Tal instalação será relevante para qualquer modelo de equipamento. No entanto, você não deve contar com a alta qualidade da imagem.

Costumização

Existem duas formas de pesquisar canais de televisão digital gratuitos: manual e automaticamente.

A segunda opção, é claro, é a mais confortável e simples possível, e você precisará alternar para a primeira se a pesquisa automática não der os resultados desejados.

A sintonia automática de canais fornece o seguinte procedimento:

  1. A TV está no modo de recepção de sinal de vídeo. Nesse caso, o menu do decodificador emparelhado deve aparecer na tela e, em particular, o assistente de configuração, se o dispositivo for conectado pela primeira vez.
  2. Eles selecionam o país e o idioma da interface, ou seja, Rússia e Russo. Se tal for necessário, escolhe-se o formato de transmissão, nomeadamente DTV-T.
  3. Eles vão para o terceiro item do menu de trabalho e ativam a função autosearch, confirmando suas ações pressionando "OK".
  4. Eles estão aguardando a finalização das configurações e o surgimento da lista de canais disponíveis, salve as alterações feitas nos parâmetros do equipamento.

Se, após a conclusão de todos os processos descritos, não foi possível obter os resultados desejados, é necessário alternar para o modo manual:

  1. Vá para a seção de pesquisa e selecione o item apropriado.
  2. Clique em "OK" para iniciar a sintonização do canal.
  3. Se necessário, a pedido do sistema, insira os dados de frequência e faixa. É importante levar em consideração que a busca por canais não é feita separadamente, mas em pacotes, cada um com seus próprios parâmetros. Os indicadores necessários podem ser encontrados na Internet em sites e fóruns regionais especializados.
  4. Após concluir a pesquisa de todos os canais, salve as configurações.

Muitas vezes, após a mudança para o digital, os usuários têm que enfrentar o desaparecimento dos canais locais, que antes estavam presentes no formato analógico. Você pode evitar isso selecionando dois tipos de pesquisa ao mesmo tempo (digital e analógica), indicando na linha correspondente do menu DTV-T / DTV-T2.

Verificação de sinal

Se houver interferência e imagem ruim e / ou qualidade de som após emparelhar a antena, o decodificador digital e a TV, você deve primeiro prestar atenção ao sinal de entrada. Isso permitirá que você determine qual dos nós do sistema é a origem do problema. Dependendo do modelo do dispositivo, você precisa pressionar Informações várias vezes. Nesse caso, duas escalas devem aparecer na tela, demonstrando os indicadores desejados.

Um valor de 70% ou mais é considerado normal. Se o indicador cair abaixo desta marca, o sinal está fraco.Em tais situações, o primeiro passo é mudar a posição do receptor.

Se for usado um modelo de quarto, é perfeitamente possível lidar com isso sozinho. Mas ao instalar uma antena externa, será mais conveniente resolver esse problema juntos.

Em alguns casos, a intensidade do sinal de televisão recebido excede 70%, mas ainda há interferência ou, por exemplo, a imagem tornou-se preto e branco. Isso indica a necessidade de reconfigurar o próprio STB. Freqüentemente, a causa dos problemas são mudanças acidentais nos parâmetros do receptor.

Possíveis problemas e soluções

Como na situação com qualquer equipamento, mesmo o mais confiável, várias falhas e defeitos são possíveis ao operar os decodificadores de televisão digital. Na maioria das vezes, os usuários enfrentam os seguintes problemas:

  • Degradação significativa da qualidade da imagem e aparência de ruído. As razões para esses problemas são um sinal fraco e contatos ruins.
  • A imagem está em preto e branco. Freqüentemente, essas são as consequências de cabeamento incorreto. Também vale a pena acessar o menu de configurações do decodificador de sinais e verificar se o modo PAL ou Auto está selecionado.
  • Faltam alguns dos canais de TV digital disponíveis. A solução pode ser mudar a posição da antena e fazer uma nova varredura nos modos automático ou manual.
  • Todos os canais desapareceram de uma vez ou o dispositivo escreve que não há sinal. Às vezes, ajuda verificar se os cabos estão conectados corretamente e com segurança. Você também pode redefinir todas as configurações para os padrões de fábrica e reiniciar a pesquisa.

Em alguns casos, o receptor, ao procurar canais desde o início, não conseguiu encontrar todos eles. Um dos motivos pode ser o sinal fraco já mencionado acima. Neste caso, você precisará ir para a seção Informações e certificar-se de que o indicador excede a marca de 70%. A solução para os problemas também será tentar mudar a posição do receptor de sinal, conectar o amplificador de antena e fazer uma nova varredura dos canais.

Na prática, uma deterioração acentuada na qualidade da imagem ou som, bem como uma redefinição arbitrária das configurações, muitas vezes indicam um mau funcionamento do equipamento utilizado.

É importante levar em consideração que somente um especialista experiente pode determinar o próprio fato da falha da antena, de seu amplificador ou do próprio receptor. Ele, após realizar o diagnóstico, determinará a escala da tragédia e suas causas.

Em outras palavras, se os métodos de solução de problemas listados acima não levarem ao resultado desejado, é mais racional chamar o assistente. Essa abordagem irá maximizar a vida útil do dispositivo, bem como reduzir os custos financeiros. Não é segredo que o reparo e manutenção oportunos são garantia de durabilidade do equipamento.

Você pode aprender como conectar um decodificador digital a uma TV no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário