Tudo sobre decodificadores digitais para TVs antigas
Mesmo os proprietários de TVs mais antigas podem expandir a gama de canais disponíveis com um decodificador digital. Conectá-lo ao seu dispositivo legado não é tão difícil - você só precisa preparar os cabos e acessórios.
Quais escolher?
É melhor escolher decodificadores digitais para uma TV antiga, com foco na funcionalidade necessária, bem como nas características da própria TV... Por exemplo, alguns modelos do modelo antigo simplesmente não são capazes de funcionar em conjunto com o receptor. Deve-se levar em consideração o modelo do dispositivo e a integridade da caixa, principalmente o monitor e a segurança dos microcircuitos. É importante que a TV funcione sem problemas e possa receber um sinal. Claro, a presença de um jack especial para conectar o receptor também é necessária.
Caso a TV seja adequada para conexão, você pode prosseguir para a escolha de um decodificador. Seu modelo deve ser o mesmo do receptor. Tanto a relação preço-qualidade quanto os parâmetros da imagem exibida na tela são importantes. Antes de comprar, você deve estudar as funções e opções disponíveis do aparelho, focar apenas naquelas que são realmente necessárias. Também é importante examinar parâmetros como o método de recepção do sinal, bem como a gama de pesquisa dos canais de televisão.
Qualquer que seja a escolha de TV e set-top box, o principal é levar em consideração que todo equipamento tem compatibilidade, e também existe a possibilidade de sua correta conexão.
Métodos de conexão
Pode ser necessário hardware adicional para conectar corretamente seu decodificador digital à sua TV antiga. Em primeiro lugar, é claro, a própria TV - a preferência deve ser dada a modelos estrangeiros como LG ou Samsung. Além disso, a conexão provavelmente exigirá um sintonizador que converterá o sinal de entrada para o formato DVB.
A interconexão de cabos para conectores cinch permitirá que você conecte o equipamento ao receptor. Finalmente, para as TVs antigas equipadas com cinescópio, será necessário preparar um adaptador especial e um modulador RF.
Dependendo da marca do equipamento e do sintonizador, a necessidade de usar uma antena interna é determinada. A criação de uma conexão entre o decodificador e duas TVs exigirá a compra adicional de um divisor.
Vale a pena acrescentar que a visualização de canais digitais sem tulipas é possível quando a TV inicialmente tem um sintonizador de TV digital.
Neste caso, basta selecionar um TVK para cada multiplex e iniciar uma busca automática, que salvará automaticamente os canais encontrados.
Através da SCART
O procedimento para instalar a televisão digital via SCART parece muito simples. A propósito, este método é adequado para os modelos Panasonic e Philips. O trabalho começa com o fato da antena estar sintonizada. O dispositivo deve ser instalado na altura mais alta possível dentro da elevação e, em seguida, afastado do repetidor de sinal. Além disso, todo o equipamento é desconectado da rede elétrica. A antena e o receptor são conectados com um cabo. Em seguida, você pode conectar tudo de volta nas tomadas e ativar o botão "AV" no controle remoto. Depois de definir o modo de recepção, você pode alternar imediatamente para a exibição de canais.
Via RCA
O decodificador pode ser conectado e através do conector RCA - "tulipa", que é usado em consoles de jogos, equipamentos de áudio e TVs antigas. O diagrama de conexão é semelhante a este: primeiro, todo o equipamento é desconectado da rede elétrica. Em seguida, usando um cabo, você precisa conectar a TV e o receptor de forma que a cor do plugue corresponda à cor do conector. No próximo estágio, você precisará conectar o receptor à antena, que atuará como um condutor de sinal.
Os dispositivos são reconectados à rede, a seção "AV" é selecionada usando o controle remoto. Resta encontrar e salvar as transmissões disponíveis. O sucesso deste esquema é determinado por fios não muito longos e pelo correto posicionamento da antena nos apartamentos.
Depois que o sinal é sintonizado, os canais digitais podem ser iniciados para numerar usando o controle remoto.
Através da entrada da antena
Conecte um decodificador digital através da entrada da antena nos casos em que a TV não pode ser ligada "AV". Nesse caso, é necessário atuar no mesmo passo a passo, mas com algumas alterações. Primeiro, a antena é conectada diretamente ao receptor. Além disso, ele também é conectado com um cabo ao módulo RF. Será suficiente trazer este último para a entrada da antena da TV, e você pode prosseguir para assistir aos canais digitais.
Como configurar?
Depois de conectar o decodificador à TV, você pode prosseguir com a configuração da transmissão digital. O número de canais disponíveis dependerá do tipo de transmissão - isto é, seja terrestre, cabo ou satélite. Hoje, dois multiplexes estão operando com sucesso, o que significa que pelo menos 20 canais podem ser configurados.
Também deve-se ter em mente que na Rússia, há um grande número de provedores de TV digital que permitem a você configurar vários canais por uma taxa de assinatura adicional. A sintonia de canais digitais em TVs mais antigas depende do tipo de conexão.
Por exemplo, o provedor Rostelecom emite um cartão para seus assinantes que é responsável pela decodificação dos sinais criptografados.
Para iniciar o processo de configuração, é necessário selecionar o botão de seleção de fonte usando o controle remoto. Pode ser identificado como "Entrada", "AV / TV" ou "Fonte". Depois de pressionada a tecla, deve aparecer na tela uma lista de fontes, a partir da qual é selecionada a desejada - ou seja, o nome do conector utilizado. A seguir, para iniciar os canais digitais, pressione o botão "Autosearch" nas configurações do receptor. Como regra, todo o processo de pesquisa leva cerca de dois a três minutos. Os canais desejados devem ser armazenados e, em seguida, você pode organizá-los em uma seqüência conveniente e atribuir números usando o controle remoto.
Conectamos várias TVs
Para conectar duas ou mais TVs antigas a um decodificador, você deve seguir o mesmo procedimento de um dispositivo.... Caso a mesma conexão seja usada nas duas TVs, a imagem também será a mesma. Ao conectar um dispositivo com uma "tulipa", e o outro - via SCART ou HDMI, será possível criar dois dois receptores independentes um do outro. Previamente, o equipamento deve ser desconectado das tomadas. A ligação ao sintonizador é efectuada por cabo.
Em seguida, todos os dispositivos são conectados à rede e o modo de TV digital é selecionado usando o controle remoto. Se aparecer na tela uma imagem com a marca do receptor, tudo foi feito corretamente.
Bastará realizar uma seleção de canais com a ajuda da autosearch, e você poderá prosseguir com a visualização.
Uma conexão dupla também pode ser organizada usando um divisor. Neste caso, entretanto, deve-se lembrar que o uso de um único receptor resultará na transmissão do mesmo canal. No caso de todas as entradas de uma das TVs estarem ocupadas, você pode usar um modulador RF de alta frequência. Esta unidade decodificará o sinal individualmente para cada TV.A operação do modulador é muito conveniente, mas seu custo às vezes excede o preço do próprio decodificador.
Principais problemas
Quando o decodificador de sinais não tem os conectores necessários, você deve comprar um novo receptor ou usar um adaptador. Por exemplo, pode ser um dispositivo que permite que o conector HDMI seja alternado para a saída cinch. Para problemas com o conector SCART, um adaptador de três cinch é adequado. Em alguns casos, um cabo VGA-HDMI, complementado com um fio separado para transmissão de áudio, também pode ajudar.
Em todos esses casos, você deve estar preparado para que o uso de um adaptador prejudique a qualidade do sinal de entrada.
Se a imagem do canal digital diminuir, congelar ou até mesmo desaparecer, o problema é um sinal ruim. Para resolver o problema, pode-se trocar o fio de conexão, em cujo conector o contato provavelmente está queimado, ou pode-se trocar a localização da antena e direcioná-la para a torre de TV. Caso este se encontre a mais de 5 km do local de residência, será necessário instalar um amplificador adicional. Quando uma imagem em preto e branco aparece na tela em vez de uma colorida, isso é devido a um receptor com defeito. Para eliminar o problema, você pode tentar amplificar o sinal da mesma forma indicada no exemplo anterior.
Talvez a cor tenha desaparecido devido ao desprendimento dos fios. Nesse caso, todo o sistema precisará ser reconectado.... Finalmente, faz sentido verificar o formato da imagem - talvez a cor esteja faltando devido a configurações incorretas. Por exemplo, em modelos de TV mais antigos, a reprodução de cores monocromáticas é definida como padrão, que precisará ser alterada para os modos PAL ou AUTO.
Se, após conectar a TV e o decodificador, os canais não surgiram, vale a pena reconectar. Quando a transmissão dos canais é interrompida repentinamente, o problema está na realização de um trabalho técnico na torre de TV que está transmitindo o sinal. O desaparecimento de alguns canais indica uma mudança de frequência. Nesse caso é melhor iniciar a pesquisa automática novamente. Nenhum som ocorre quando a TV não suporta estéreo.
Tentar retornar o som vale a pena usar um adaptador adicional.
Em geral, seja qual for o problema, vale a pena começar a resolvê-lo com diagnósticos. Primeiro, a operabilidade do receptor é verificada. Isso pode ser feito conectando o decodificador a outra TV. Em seguida, você precisa avaliar a localização dos cabos - estão todos nos conectores certos. Faz sentido avaliar os fios quanto a danos mecânicos. Por exemplo, arranhões ou torções podem ocultar contatos quebrados. Finalmente, é importante verificar qual fonte de sinal está selecionada no menu principal da TV.
Mais sobre como configurar o decodificador.
O comentário foi enviado com sucesso.