Após recarregar o cartucho, a impressora não imprime: causas e eliminação do problema
Dispositivos modernos projetados para copiar o conteúdo de arquivos de computador para papel, em contraste com os modelos anteriores produzidos há 5 a 10 anos, são equipados com mais placas de alta tecnologia e software aprimorado. Tudo isso afeta a qualidade e a velocidade de impressão, mas ao mesmo tempo aumenta o risco de falhas por vários motivos.
Principais avarias em impressoras
Existem muitas situações em que a impressora não imprime após recarregar o cartucho. As principais razões, como mostra a prática, são várias ou uma:
- falha no software do PC ou dispositivo;
- emparelhamento incorreto da impressora com o computador;
- após a troca do cartucho, o reabastecimento com tinta foi realizado com violações;
- danos mecânicos (quedas, choques);
- a vida útil dos cartuchos expirou ou estão fora de serviço;
- problemas com o dispositivo de impressão.
Os problemas listados acima podem afetar o desempenho do dispositivo periférico, pois após o enchimento do cartucho não é possível configurar a impressão. Uma folha em branco sai ou nada acontece.
Em algumas situações, a leitura cuidadosa do manual do usuário que acompanha a impressora pode ajudar.... Às vezes, o problema é resolvido rapidamente: por exemplo, um novo cabeçote é instalado em vez de um cartucho com defeito ou uma atualização ou reinstalação do software é executada. Depois de substituir os componentes necessários, o dispositivo de impressão começa a funcionar.
No entanto, um ponto importante deve ser esclarecido.
Em impressoras jato de tinta e laser, os problemas podem ser diferentes, então, se os funcionários de uma máquina recarregaram o cartucho com tinta nova e resolveram o problema, outro dispositivo, com as mesmas ações, pode produzir uma folha em branco.
Se um funcionário substituiu um cartucho, ele deve permanecer na impressora a jato de tinta o maior tempo possível. Como mostra a prática, armazenar tal dispositivo fora do dispositivo afetará ainda mais o desempenho. A tinta secará rapidamente, então você deve procurar uma nova solução para um problema difícil.
A situação com as impressoras a laser é um pouco diferente.... Ele usa toner - uma substância em pó especial. Se uma pessoa não tem prática nesse assunto, para não estragar um aparelho caro, ela deve usar a ajuda de especialistas experientes para transferir informações do formato eletrônico para o papel.
Agora vamos examinar os problemas de cada tipo de impressora separadamente.
Jato de tinta
Se uma impressora jato de tinta se recusar a imprimir, há vários problemas importantes.
- O software do computador travou... Uma causa comum de travamentos, especialmente após atualizações do sistema.
- O cartucho ficou inutilizável devido ao uso prolongado. Nesse caso, não há escolha a não ser comprar um novo cabeçote de impressão.
- A tinta está seca. Isso acontece quando a impressora raramente é usada e os bicos desenvolvem um acúmulo característico de tinta endurecida. Também deve ser dito aqui que você deve escolher consumíveis de alta qualidade.
- Instalação com erros... Para cabeçotes de impressão recém-adquiridos, os bicos são protegidos por uma folha translúcida. Deve ser removido antes do uso.
- Limite de impressão excedido... Os chips são instalados em cartuchos modernos que contam o número de impressões.Se o número de cópias exceder o limite programado, o chip bloqueará a impressão. Nesse caso, você pode tentar reprogramar o software.
- Conexão de cabo USB incorreta. Às vezes, basta alterar a sequência de portas do computador (conectar o fio a outro soquete) para fazer a impressora funcionar.
Certifique-se de que a tampa da impressora esteja fechada corretamente e que nenhum corpo estranho tenha caído dentro da impressora antes de continuar.
Em alguns casos, o problema geralmente está associado ao ar preso nos jatos do cabeçote de impressão. Se isso acontecer, a tinta pode secar facilmente nos capilares da cabeça. O mesmo acontecerá se ela estacionou incorretamente no final do trabalho: então o ar vai secar rapidamente a cabeça. Após concluir o processo de impressão, é importante verificar a posição do carrinho: ele deve estacionar no local exato designado.
Em certas situações, a impressão em impressoras jato de tinta não pode ser personalizada devido à tinta selecionada incorretamente. Se o cartucho e a tinta não forem compatíveis um com o outro, você não conseguirá imprimir nada.
Ao comprar um corante, você deve ler atentamente as instruções do dispositivo, que descrevem em detalhes qual composição de cor você pode usar.
Laser
Os periféricos a laser também usam um cartucho, mas são preenchidos com toner, um pó fino e escuro (para impressão em preto e branco). Esse dispositivo é muito mais caro do que produtos semelhantes usados em impressoras a jato de tinta, portanto, você precisa manusear a unidade funcional com muito cuidado.
É aconselhável listar os principais problemas pelos quais a impressora a laser não imprime, bem como suas possíveis soluções:
- falhas no software do computador - instale o driver do disco fornecido com o dispositivo de impressão;
- O piscar da impressora "voou" - contatar uma oficina especializada;
- O tambor precisa ser substituído - usar os serviços do centro de serviço;
- conexão incorreta do dispositivo ao PC - mova o cabo USB para outra tomada;
- redefinir parâmetros - se a impressora não cumprir suas funções, você precisa tentar limpar a fila de impressão;
- objetos estranhos caíram ou a tampa não está completamente fechada - abra a tampa, verifique tudo, feche bem.
Não será supérfluo mencionar que uma impressora a laser e um cartucho para ela não são dispositivos baratos, por isso é melhor confiar a solução de problemas e a configuração do dispositivo a especialistas qualificados. Especialmente se você não tiver absolutamente nenhuma ideia do que o dispositivo consiste.
As impressoras a laser usam um tambor de imagem. Ele é um dos elementos mais importantes. O tambor de imagem afeta não apenas a qualidade de impressão, mas também o próprio fato de que o conteúdo dos arquivos pode ser transferido para o papel. Se durante o processo de impressão uma linha preta aparecer na lateral ou as letras quase não forem perceptíveis, a causa pode ser uma unidade de cilindro com defeito.
Em média, é projetado para 2 a 4 recargas, portanto, quando aparecerem artefatos no papel, é recomendável trocar o dispositivo. Se isso não for feito, a impressora a laser passará a consumir mais ativamente o toner, que aos poucos se derramará para dentro: cairá no redutor de acionamento, sobre os dentes da engrenagem, o que provocará uma forte carga no motor elétrico.
O que fazer?
Você também pode solucionar problemas de jato de tinta ou impressora a laser quando eles se recusam obstinadamente a imprimir. O procedimento é semelhante aqui. Na maioria dos casos, muitos usuários obtêm um resultado positivo.
- Se a impressão falhar, a primeira etapa é reinicializar o dispositivo.
- Em seguida, você deve verificar as conexões dos fios para uma conexão segura.
Quando as medidas acima não funcionaram, passos adicionais precisam ser dados.
Reinstale o software da impressora... Se o disco e os drivers necessários não estiverem disponíveis, o software necessário pode ser encontrado na Internet. Digite o modelo do dispositivo na barra de pesquisa do navegador, acesse o site do fabricante e use o menu para encontrar o driver de seu interesse. Em seguida, baixe e instale no seu computador. Se o cabo USB estiver conectado corretamente, o PC detectará a impressora sozinho.
Se o computador não detectar um dispositivo periférico, você precisará fazer o seguinte:
- abra o painel de controle;
- clique no botão "adicionar impressora".
O Assistente para adicionar impressora definitivamente deve ajudar.
Se o dispositivo for encontrado, mas ainda não executar as funções atribuídas, você deve limpar a fila de impressão. Para fazer isso, você precisa abrir o gerenciador de impressão.
Se a impressora a jato de tinta não funcionar quando o cartucho de tinta estiver cheio, é necessário verificá-lo.
A melhor maneira de verificar se o cabeçote de impressão está funcionando é comprar um novo cartucho. É relativamente barato, mais cedo ou mais tarde será útil de qualquer maneira. Quando, após completar as etapas descritas acima, a impressora a laser se recusar a funcionar, esse método de verificação será muito caro. Portanto, aqui você não pode prescindir da ajuda de especialistas.
Recomendações
Use apenas o tipo de tinta recomendado ao usar sua impressora jato de tinta.
No processo de recarga do cartucho, é importante não exagerar, caso contrário a tinta vai derramar dentro do periférico, os sensores vão inundar, e então você terá que limpar e secar a impressora.
Além disso, não armazene os cartuchos de tinta separadamente para evitar que a tinta seque dentro do compartimento e nos bicos injetores. Como último recurso, se você precisar instalar cabeçotes de impressão em outro dispositivo, é melhor transferir os elementos em caixas especiais.
Em impressoras a laser, não é recomendável recarregar você mesmo os cartuchos de toner, para não danificar o dispositivo. Evite puxar o cartucho desnecessariamente e tocar na unidade de cilindro com os dedos. Além disso, sua superfície deve ser protegida da luz solar direta.
Guarde o cartucho de impressão a laser sobressalente em uma caixa em um local escuro e seco.
Se você tiver qualquer dificuldade de impressão ao usar uma impressora jato de tinta ou laser, não procure imediatamente a ajuda de especialistas no centro de serviço. Primeiro, você precisa tentar solucionar o problema sozinho: leia cuidadosamente o manual do usuário, reconfigure o dispositivo, reinstale o software. E, como mostra a prática, na maioria dos casos é bem-sucedido.
No próximo vídeo, você aprenderá como restaurar as condições de funcionamento dos cartuchos após uma falha no reabastecimento.
O comentário foi enviado com sucesso.