Como faço para recarregar um cartucho de impressora?
Atualmente, a maioria dos proprietários de PCs e laptops tem um periférico, como uma impressora. É importante ter em mente que na maioria das vezes esses dispositivos são adquiridos para economizar dinheiro. Levando em consideração todas as nuances - e, em particular, o custo dos consumíveis - a resposta à questão de como recarregar um cartucho de impressora em casa com custos mínimos é relevante.
Regras fundamentais
A necessidade de substituição dos cartuchos na impressora será indicada por falhas óbvias no processo de impressão, que serão perceptíveis quase que imediatamente. Neste caso, estamos falando de uma forte deterioração da qualidade do material impresso. Nessas situações, existem várias opções para a resolução do problema, a saber:
- comprar novos cartuchos;
- contatar especialistas;
- reabasteça-se.
Isso é verdadeiro para impressoras a jato de tinta com tinta e impressoras a laser com toner em pó.
É importante levar em consideração que uma gama bastante ampla de consumíveis para o equipamento descrito está agora no mercado.
Muitas vezes é difícil entender essa variedade. Portanto, o reabastecimento oferece:
- conhecimento do modelo da impressora;
- a escolha correta de tinta ou toner;
- conhecimento do projeto do equipamento e do algoritmo de ações.
O tipo de material de preenchimento dependerá diretamente da categoria da impressora ou dispositivo multifuncional. Deve-se notar que as tintas para dispositivos a jato de tinta são divididas em dois tipos: feitas à base de corantes ou à base de pigmentos. Ao mesmo tempo, certos requisitos bastante rigorosos são impostos às duas variedades indicadas, a saber:
- resistência máxima à umidade;
- sem desbotamento;
- clareza máxima da imagem;
- velocidade de secagem.
Vale ressaltar que As tintas à base de corantes são virtualmente isentas de partículas, pois sua função é desempenhada pela água. Na situação com o tipo de pigmento, esse papel é atribuído a pequenas partículas de substâncias bastante sólidas.
Ao recarregar cartuchos para dispositivos a laser, um pó magnético especial chamado toner é usado. É feito de diferentes materiais poliméricos. A lista de parâmetros pelos quais este consumível é classificado inclui:
- impressão em cores (o toner pode ser preto ou colorido);
- Tecnologia de produção;
- o tipo de polímero usado como matéria-prima.
Porém, na prática, o ponto mais significativo é a divisão do material de preenchimento dielétrico em magnético (DM) e não magnético (DN).
Isso se refere à presença e ausência de óxido de ferro no toner.
Instruções para recarregar cartuchos de impressora
A essência do problema na esmagadora maioria dos casos se resume ao fato de que os fabricantes instalam os chamados cartuchos de demonstração em novos dispositivos periféricos. Eles diferem em um pequeno recurso e rapidamente deixam de cumprir suas funções. Nessas situações, alguns usuários compram novos cartuchos, que muitas vezes custam mais do que o próprio dispositivo. É importante notar que, de acordo com as informações disponíveis, a HP tem um grande lucro justamente com a produção e venda dos elementos descritos de impressoras e multifuncionais... É importante considerar que isso se deve a baixo custo.
Com tudo isso em mente, vale a pena considerar como você mesmo pode recarregar adequadamente o cartucho da impressora a jato de tinta e a laser. É imediatamente necessário focar no fato de que este processo tem vários recursos e é mais complicado do que pode parecer à primeira vista... Na fase inicial, você deve decidir sobre o modelo do próprio gadget e dos acessórios para ele. Será útil estudar os materiais sobre as características do equipamento.
Após adquirir tinta ou toner (dependendo do tipo de impressora), é necessário equipar um local para realizar todas as manipulações necessárias. É importante lembrar sobre as precauções de segurança, levando em consideração as propriedades químicas dos materiais de enchimento.
Jato de tinta
Hoje, esses tipos de dispositivos continuam sendo os mais comuns. Isso se deve em grande parte à capacidade de imprimir imagens coloridas a um custo mínimo.
No entanto, deve-se ter em mente que com o custo mínimo da impressora, você terá que enfrentar rapidamente a necessidade de adquirir cartuchos novos e caros.
É por isso que o tema do reabastecimento desses elementos com as próprias mãos é relevante. Isso exigirá uma lista específica de materiais e ferramentas necessários.
- Tinta marca correspondente, vendido em garrafas de diferentes tamanhos.
- Seringas... Usuários experientes recomendam que você os selecione de acordo com o volume do próprio cartucho.
- Uísque, com a ajuda do qual, após o reabastecimento, será necessário selar os furos da caixa. A propósito, muitos cartuchos têm adesivos que fazem um bom trabalho nisso. No entanto, após vários reabastecimentos, eles se tornam inutilizáveis.
- Oleado ou jornalisso precisará cobrir o local de trabalho. Também vale a pena cuidar da proteção contra contaminação de roupas e partes expostas do corpo. A questão é que durante as operações descritas é difícil evitar o derramamento de tinta.
- Algodão ou pano limpo com a ajuda do qual será possível, se necessário, remover rapidamente o excesso de material de enchimento.
- Furadeira ou chave de fenda e uma broca fina, relevante em situações em que não haja furos especiais no cartucho para injeção de tinta.
O algoritmo de ação fornece etapas sequenciais.
- Prepare o local de trabalho, ferramentas e suprimentos.
- Colete a quantidade necessária de tinta na seringa, levando em consideração as informações do rótulo do cartucho.
- Remova o adesivo protetor, se houver.
- Faça furos com uma broca fina, se inicialmente faltar.
- Insira a agulha da seringa no compartimento do cartucho até uma profundidade de cerca de 1 cm e encha o reservatório. Recomenda-se fazer vários orifícios por onde o líquido será injetado alternadamente para sua distribuição uniforme. Essa regra é mais relevante para o cartucho preto.
- Remova todo o excesso de material de enchimento.
- Sele os orifícios com o adesivo ou fita original.
- Insira o cartucho recarregado na impressora e inicie o ciclo de limpeza. Em algumas situações, é necessário redefinir as configurações.
É importante lembrar que o reabastecimento deve ser feito em tempo hábil. Caso contrário, durante um longo período de inatividade, o cartucho vazio pode ficar inutilizável e terá que ser substituído por um novo.
Além disso, durante todas as manipulações, é necessário não permitir o contato dos bicos com objetos estranhos.
Laser
Os dispositivos a jato de tinta foram substituídos por impressoras a laser mais modernas e agora os modelos coloridos estão se tornando mais acessíveis para muitos usuários. Porém, ao comprar cartuchos para eles, você também terá que desembolsar (até 50% do custo de todo o aparelho). Em tais situações, novamente, faz sentido aprender como reabastecê-los sozinho. Isso reduzirá significativamente os custos operacionais com investimento mínimo de tempo.
Deve-se notar que a maioria dos cartuchos de tinta para impressoras a laser e MFPs são equipados com chips que controlam o volume de consumíveis. A propósito, na maioria das vezes, mesmo após a recarga, você pode se encontrar em uma situação em que o dispositivo diz que não há toner ou mostra que ele está vazio. Para eliminar essas mensagens, se elas interferirem com o usuário, será necessário redefinir as configurações ou substituir o próprio chip.
Um ponto importante na manutenção de impressoras a laser é escolher o toner certo. É altamente recomendável comprar suprimentos de reabastecimento em lojas especializadas. Neste caso, deve-se levar em consideração o modelo do equipamento e acessórios. Infelizmente, agora, tanto nos pontos de venda em terra quanto na vastidão da World Wide Web, você pode encontrar cada vez mais toners de baixa qualidade. Alguns usuários recomendam optar por opções mais caras, mas na prática essa regra nem sempre funciona.
Ao substituir o toner por conta própria, você deve seguir uma série de regras básicas, que incluem os seguintes pontos importantes:
- altamente recomendado evite o contato com as superfícies de trabalho do cartucho, a lista inclui eixos magnéticos e de borracha, um tambor de imagem, um rodo, etc.
- cartucho precisa ser segurado apenas para seu corpo.
- o toner é recarregado em pequenas porções e com o máximo cuidado.
Para reabastecer um periférico a laser, você precisará de:
- diretamente o próprio pó (toner);
- jornais ou toalhas de papel;
- um novo chip se você precisar substituí-lo;
- luvas de borracha.
Deve ser lembrado que o processo descrito possui certas peculiaridades. Com base nisso, vale a pena focar nos pontos mais relevantes.
- O resultado de todas as manipulações dependerá diretamente da escolha correta do pó.porque toners de marcas diferentes podem diferir significativamente uns dos outros em suas propriedades químicas e físicas.
- É importante na fase preparatória determinar o local de trabalho e prepará-lo de forma adequada... Recomenda-se fechar a mesa e o chão ao lado dela, caso contrário o pó derramado será mais difícil de limpar.
- A próxima etapa é encontrar o reservatório de toner. Em alguns casos, você precisará remover o plugue do orifício especial ou fazer você mesmo. Via de regra, as ferramentas necessárias para isso estão incluídas nos kits de reabastecimento junto com as instruções contendo as instruções correspondentes. Depois de completar todas as ações, o buraco queimado é selado com papel alumínio.
- Alguns recipientes de reabastecimento são equipados com a chamada tampa do nariz.... Este "nariz" é inserido na dita abertura do reservatório e simplifica muito todo o processo. Neste caso, o próprio recipiente deve ser espremido com cuidado para que o pó comece a derramar gradualmente. As funções de "bico" podem ser executadas por um funil comum.
- Como regra, um recheio consome todo o conteúdo do recipiente, e, portanto, não será possível exagerar.
- Depois de encher o tanque, é necessário fechar o orifício feito com papel alumínio., cujas regras de aplicação são descritas com algum detalhe nas instruções em anexo. Se o plugue foi removido, ele é colocado no lugar.
- Na fase final, um cartucho recarregado é necessário agite para distribuir o pó uniformemente por todo o recipiente. Depois disso, só falta colocá-lo na impressora.
Se o dispositivo não "aceitar" o cartucho atualizado devido ao chip mencionado acima, este deverá ser substituído.
A propósito, na grande maioria dos casos, está incluído nos kits de reabastecimento. Em princípio, todo o processo descrito é bastante simples. No entanto, deve-se prestar atenção especial ao manuseio seguro do toner.
Operação após reabastecimento
Como já foi observado, a compra de novos cartuchos a cada vez causará custos significativos e injustificados. Seria mais racional atualizar o suprimento de tinta ou toner (dependendo do modelo da impressora ou dispositivo multifuncional).Porém, muitas vezes, após a auto-escorvamento, não basta apenas instalar um cartucho atualizado e reiniciar o equipamento - muitas vezes é necessário configurar o dispositivo ou realizar outras ações.
Se a impressora ou MFP fornecer folhas em branco ou totalmente pretas, bem como mensagens de erro aparecerem, pode haver vários motivos. Isso significa não apenas entupimento dos cabeçotes de impressão do próprio cartucho, e do dispositivo como um todo, devido ao tempo de inatividade prolongado do equipamento. Em alguns casos, os usuários precisam enfrentar com a falha de sistemas eletrônicos, bem como falhas de software. Na maioria das vezes, após o reabastecimento, a impressora simplesmente não percebe o cartucho como funcional... Nesses casos, ajustar as configurações, desabilitar o monitoramento do nível de tinta ou toner pode ajudar. Às vezes pode até ser relevante reinstalar o software correspondente (drivers).
Usuários experientes recomendam após o reabastecimento e antes de novas operações verifique a condutividade dos bicos. Para isso, basta aplicar um guardanapo na superfície de trabalho do cartucho. Se houver traços de tinta nítidos (preto ou tricolor), então está tudo em ordem com este elemento.
Naturalmente, existem certas nuances no uso de modelos a laser após o enchimento do toner. Na maioria das vezes, estamos falando sobre a substituição do chip responsável por controlar o nível de consumíveis... Outro ponto importante está relacionado ao funcionamento das impressoras e multifuncionais fabricados pela Brother. Observe que quando o cartucho é instalado no dispositivo, as engrenagens são conectadas. Nesse ponto, um contador especial é zerado. Às vezes, isso não acontece e os componentes eletrônicos percebem o cartucho de toner cheio como vazio.
É importante lembrar que o procedimento de reinicialização dos contadores pode diferir de modelo para modelo.
Além de todos os itens acima, durante a operação de cartuchos de autoatendimento, deve-se prestar atenção a operabilidade da própria impressora ou dispositivo multifuncional... Além disso, quando aparecerem mensagens de que não há tinta, será útil verifique as configurações de impressão e se necessário redefina-os ou faça os ajustes apropriados.
Possíveis problemas
Naturalmente, ao restaurar a funcionalidade dos cartuchos, você pode encontrar algumas dificuldades. A propósito, isso é verdadeiro para periféricos a jato de tinta e laser. Pequenos problemas são tinta ou toner derramado no local de trabalho. Mas em situações como essa, o principal motivo para se sujar é a falta de precisão. Freqüentemente, depois de colocar um novo toner, uma impressora ou MFP mancha as folhas durante a impressão ou simplesmente não imprime bem.
De acordo com as avaliações dos usuários, na maioria das vezes eles têm que enfrentar seis problemas.
- O dispositivo “não vê” o cartucho atualizado e imprime folhas brancas durante o processo de impressão. Isso é verdade para os modelos de chip, nos quais um dispositivo eletrônico especial o protege de auto-reabastecimento. Os métodos de solução de problemas (desbloqueio) são específicos para o seu modelo.
- A impressora a laser imprime muito fracamente... Como já foi observado, muitos novos representantes da linha de fabricantes líderes estão equipados com cartuchos de demonstração. Ao reabastecê-los, podem surgir alguns problemas, principalmente associados a problemas internos. Além disso, o desgaste da unidade de cilindro ou o aterramento insuficiente podem fazer com que a impressão seja fraca. Naturalmente, não se esqueça da qualidade do próprio material de enchimento.
- Um cartucho cheio de toner novo produz páginas totalmente pretas... Em tais situações, falaremos sobre a exposição da superfície do cilindro, que é caracterizada pelo aumento da sensibilidade à luz solar.
- Um fundo estranho aparece. Normalmente, este efeito é devido a uma posição incorreta da lâmina dosadora em relação ao rolo de desenvolvimento.
- Listras claras ao longo da página. Uma das causas mais comuns é a aderência de pó à lâmina dosadora.
- Defeitos repetitivos na forma de manchas, pontos e listras aparecem nas folhas... Na maioria das vezes, isso ocorre devido à batida no tambor, rolo de carga ou rolo de desenvolvimento de várias partículas.
Depois de reabastecer as impressoras a jato de tinta, a tinta geralmente vaza dos cartuchos. Neste caso, duas razões são possíveis, a saber:
- violação do aperto das costuras da caixa do cartucho;
- Abertura com vazamento através da qual o material de enchimento foi derramado.
Quando a qualidade de impressão piora após o reabastecimento de tinta ou toner, a limpeza do cartucho geralmente pode ajudar.
Em alguns casos, esse procedimento precisa ser executado várias vezes consecutivas.
Mas, em qualquer caso, o autoatendimento e a restauração da operabilidade de um dispositivo periférico são uma forma eficaz.
Recomendações gerais
Em primeiro lugar, vale a pena prestar atenção às nuances da recarga de cartuchos de jato de tinta. Antes de encher a tinta, você deve inspecionar cuidadosamente o reservatório... Se contiver partículas secas do material de enchimento, elas devem ser removidas com toalhetes e líquido de limpeza. Após todas as manipulações, a placa de contato deve estar completamente seca.
É importante lembrar que os cartuchos vazios devem ser recarregados assim que ficarem sem tinta. O próprio reabastecimento do volume de insumos deve ser realizado levando-se em consideração alguns pontos.
- Todo o trabalho necessário é realizado na superfície mais plana, na ausência de objetos estranhos. Roupas de trabalho e equipamentos de proteção podem ajudar a proteger os itens e partes expostas do corpo contra a tinta. A própria mesa pode ser coberta com fraldas descartáveis para bebês.
- É importante considerar que na maioria das vezes os reservatórios não contêm o volume de tinta declarado pelo fabricante... Com base nisso, o reabastecimento deve ser de 80–90%.
- Recomenda-se usar seringas com as agulhas mais finas possíveis.
- É necessária atenção especial a condição do adesivo cobrindo as aberturas de enchimento. Em caso de danos, use fita adesiva comum.
As regras básicas para reabastecimento de dispositivos a laser são determinadas pelas propriedades do toner. É uma mistura empoeirada de resinas, pó de ferro, grafite e vários outros componentes. Recomenda-se seguir regras importantes durante seu armazenamento e uso.
- Toner deve ser em um recipiente bem fechado e à temperatura ambiente.
- Necessário tomar medidas para evitar que a água entre no pó (especialmente quente).
- Um recipiente de toner é altamente recomendado antes de despejar a mistura no reservatório. Balance bem... Isso ajuda a se livrar dos caroços.
- Importante lembrar sobre a toxicidade do pó e, por isso, não permita que entre em contato com os olhos e o trato respiratório. É por esse motivo que você deve usar óculos de proteção e um respirador ao manusear o toner.
- Recarregar cartuchos é melhor mistura recomendada pelo fabricanteprojetado para tipos específicos de dispositivos.
- É necessário controlar o volume do material preenchidojá que a overdose é inaceitável.
Resumindo, será útil lembrá-lo da importância de escolher o material de preenchimento correto. Esta regra se aplica a impressoras jato de tinta e multifuncionais, bem como periféricos a laser mais modernos e avançados. É importante lembrar que a economia excessiva nesses casos pode gerar custos adicionais para a compra de novos cartuchos.
Veja abaixo como reabastecer o cartucho Canon Black Inkjet.
O comentário foi enviado com sucesso.