Tudo o que você precisa saber sobre o toner da impressora

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Dicas de Seleção
  5. Características de uso
  6. Possíveis problemas

Hoje, as impressoras a laser são usadas não apenas em escritórios, mas também em casa. Suas vantagens são benefícios de manutenção e recargas múltiplas de cartuchos. Vamos considerar o que é um toner, o que é, quais as vantagens e desvantagens que tem. Além disso, informaremos quais problemas você pode encontrar ao usá-lo e o ajudaremos a resolvê-los.

O que é isso?

O toner é uma tinta em pó especial para impressoras. O pó da tinta pode ser colorido ou preto dependendo da variedade. É uma substância de liga leve finamente dispersa que é usada para encher cartuchos e copiadoras de impressoras a laser. Seu tamanho de partícula varia de 5 a 30 mícrons. A tinta em pó é produzida em 4 cores: preto, vermelho, azul e amarelo. Durante a impressão, as tintas coloridas são misturadas entre si. Isso permite que você obtenha diferentes tonalidades no papel impresso.

O toner é produzido em equipamentos especiais usando polímeros e corantes. O uso de toner produz imagens com textura e profundidade agradáveis. As primeiras partículas de toner tinham uma forma facetada. Hoje eles se diferenciam pelo formato arredondado, que atinge alta definição da imagem, gradação e suavidade dos tons.

Além disso, evita o desgaste rápido do mecanismo de impressão.

Vantagens e desvantagens

Os consumíveis recarregáveis ​​têm muitas qualidades positivas:

  • variabilidade de composição e tipo de fabricação;
  • disponibilidade para uma ampla gama de compradores;
  • alta produtividade sem perda de qualidade de impressão;
  • a capacidade de imprimir continuamente um grande volume de documentos;
  • longa operação sem problemas a cada reabastecimento;
  • baixo custo de impressão de arquivos e imagens;
  • resistência ao meio ambiente e umidade.

As partículas microscópicas do pó do toner são altamente eletrificadas. Devido a isso, eles aderem de forma confiável às áreas carregadas na superfície do tambor de imagem do dispositivo de impressão. O toner é suscetível a mudanças de temperatura.

Impressoras monocromáticas usam apenas pó preto, impressoras coloridas usam todas as 4 cores. A vantagem das tintas em pó sobre as tintas de inundação ou UV é a facilidade de recarga. Eles não precisam de sistemas de mangueiras e os corantes não secam lá fora. Não há necessidade de limpar e enxaguar as mangueiras quando o equipamento estiver parado por mais de duas semanas. Neste caso, o aquecimento à temperatura desejada ocorre muito rapidamente.

Junto com suas vantagens, o toner laser também tem desvantagens.

Embora a tinta jato de tinta tenha medo da água, ela produz uma melhor qualidade de imagem. Isso é especialmente perceptível ao imprimir fotografias em papel fotográfico.

O toner é inferior à tinta líquida convencional quando você precisa imprimir algo, por exemplo, em papelão revestido ou cartas. Normalmente, o toner descasca com o tempo. Se desejar, você pode raspá-lo facilmente com a unha. Ao imprimir com tinta, a imagem não pode ser apagada.

O toner não é nada amigo do ambiente. Quando inaladas, as partículas são depositadas nos pulmões. Às vezes, durante o reabastecimento, podem ocorrer sintomas de asma, tosse e alergias. Torna-se seguro apenas quando é aquecido a uma determinada temperatura. Ele derrete a uma temperatura de 200 graus. Não permita que entre no trato respiratório. É necessário preencher o pó com muito cuidado, usando máscara de proteção e luvas.

Quanto à economia, então o pó colorido para impressoras coloridas é considerado menos econômico. A tinta preta costuma durar muito tempo. Muitas vezes, o balcão já está funcionando e ainda há muito pó dentro.

Visão geral da espécie

Existem vários critérios para classificar o toner da impressora. Por exemplo, de acordo com o tipo de carga, ela pode ter carga positiva ou negativa. Na variedade de fabricantes, você pode encontrar consumíveis para diferentes modelos de dispositivos de impressão.

Por tipo de fabricação

Com base na tecnologia de fabricação, o toner pode ser mecânico ou químico. As variantes do primeiro grupo são distinguidas pelas arestas vivas das partículas. São feitos de base polimérica, aditivos SSA que regulam a carga, além de aditivos de superfície, modificadores, pigmentos e magnetita. Este método de obtenção hoje está perdendo sua relevância.

O toner produzido quimicamente é produzido por agregação de emulsão. Este método de fabricação não é tão prejudicial ao meio ambiente, por isso é mais utilizado. A base dos grânulos é um núcleo de parafina, que evita que a impressão grude nos rolos. Além disso, é composto por um invólucro de polímero, aditivos para controlar a carga elétrica, pigmentos e aditivos de superfície para evitar que as partículas de toner se colem.

Além disso, hoje eles lançam e biotoner... O junco, a soja, o milho são usados ​​na sua produção. Normalmente a porcentagem de ingredientes naturais não excede 1/3 do peso total do pó.

No futuro, os fabricantes planejam reduzir o volume de componentes químicos para 1/2, substituindo-os por naturais.

Por composição

A composição do toner varia dependendo do tipo de toner. Geralmente consiste em um aglutinante, tinta, fermento em pó e um portador de carga. Variantes do tipo químico, consistindo em um núcleo de parafina, uma casca de polímero, podem diferir em aditivos que determinam as propriedades do pó corante. Cada componente da composição tem seu próprio significado. Por exemplo, uma base de polímero é necessária para conter partículas menores perto do núcleo. A magnetita é necessária para melhorar a transferência de toner do papel e reduzir a poeira.

Quanto ao tipo de polímero, dependendo do tipo, é poliéster ou estireno-acrílico. As impressoras de poliéster são excelentes para imprimir arquivos em uma temperatura idealmente baixa. Eles economizam energia e fornecem velocidades de impressão rápidas.

Todos os tipos de toners para impressoras a laser são divididos em 2 tipos: magnéticos e não magnéticos. O óxido de ferro está incluído nas modificações magnéticas. Eles se distinguem pela interação direta com o rolo magnético localizado na impressora. Esta forma de tinta não precisa de mecanismos intermediários para transferência para o tambor. As partículas magnéticas são encerradas dentro das camadas de polímero.

O tipo de toner não magnético difere porque é transferido para a unidade de cilindro usando um revelador (mídia). Nesse caso, os pós monocromáticos (pretos) são geralmente magnéticos e os coloridos não são magnéticos. Os polímeros não têm cor.

Compatibilidade

Em termos de compatibilidade de toner, o toner é genuíno, compatível e falsificado. Original é o toner feito pela empresa que fabrica as próprias impressoras. Usualmente, essa tinta em pó é vendida juntamente com um cartucho para um dispositivo específico. A principal desvantagem desse toner é seu alto custo, por isso não é comprado com tanta frequência. O pó do tipo compatível está em alta demanda. É produzido por diversas marcas, atendendo às exigências dos fabricantes de equipamentos gráficos em termos de propriedades e características.

Esse produto é vendido em potes de plástico, tem um preço razoável e é considerado um consumível de impressão universal. Além do toner original e compatível, também existem produtos falsificados no mercado. Seu preço é muito mais baixo, mas não é adequado para impressões de alta qualidade. Isso pode causar sérios danos ao dispositivo de impressão.É feito de matéria-prima de baixa qualidade sem observar a tecnologia de produção.

Dicas de Seleção

O toner ideal é a tinta original do cartucho. O pó preenchido nas condições de produção proporciona uma impressão nítida e sem defeitos. Esse tipo de consumível não deixa manchas e listras nas páginas e não danifica a impressora a laser. No entanto, se não é possível comprar tinta original com frequência, você deve se limitar ao seu análogo.

Nesse caso, vários critérios de compra devem ser considerados.

  • Você só precisa comprar um consumível de um vendedor confiável em uma loja com boa reputação. Antes de comprar, você pode folhear as avaliações sobre a loja visitando alguns fóruns temáticos.
  • Para garantir a compatibilidade, é necessário estudar cuidadosamente as características da embalagem, selecionando-as para um modelo específico do dispositivo de impressão.
  • A etiqueta deve conter informações sobre a marca da impressora, fabricante, composição e recomendações de armazenamento.

Versatilidade condicional não significa que o toner seja adequado para absolutamente todos os tipos de dispositivos de impressão. Normalmente, isso significa que é adequado para impressoras recomendadas pelo fabricante que os produz. Por exemplo, o toner Hi-black é compatível com praticamente qualquer cartucho HP. A exceção é a impressora HP-436.

Ao comprar tinta em pó, preste atenção ao preço do pigmento ou do pó preto. O toner não é suspeitamente barato; preço baixo fala de produtos falsificados. Além disso, vale a pena dar uma olhada na rotulagem: para produtos falsificados, não coincide com o original.

No que diz respeito à quantidade de toner, tudo depende das necessidades. Para uma impressora doméstica, basta comprar um pó de 100 g. Grandes empresas de impressoras de rede compram grandes volumes de toner. O máximo pode ser 10 kg.

No que diz respeito à praticidade e benefícios, é melhor comprar toner em latas. Dependendo do volume, pode ser despejado no cartucho várias vezes. Os cartuchos com pó não são econômicos e geralmente são classificados para menos unidades de impressão do que o anunciado. Além disso, seu preço, na maioria dos casos, é mais da metade do custo de uma nova impressora. Ao mesmo tempo, o comprador paga metade do preço da marca promovida.

As tintas compatíveis custam metade do preço do original. É uma ótima opção para imprimir arquivos de texto e documentos PDF.

Características de uso

Ao comprar toner, você precisa considerar seu desempenho. O pó preto comum dura muito tempo se não houver nenhum chip no dispositivo que pare de imprimir após o contador ser acionado. Se esta for uma nova impressora com um cartucho de demonstração original, haverá toner suficiente para 50 cores (35-40 na vida real) e 500 páginas monocromáticas (cerca de 350). Todos os cartuchos subsequentes têm um alto rendimento. Sua capacidade pode chegar a 2.000 a 3.000 páginas A4 de acordo com as características declaradas do fabricante. Na verdade, esse número é menor em cerca de 200 páginas.

No entanto, a capacidade depende da porcentagem de papel preenchido. Por exemplo, se o consumo de toner for 16%, há pó suficiente para menos de 800-900 páginas. O rendimento do cartucho depende das configurações de impressão, do estado da tecnologia e da qualidade do papel usado. Quanto mais denso o desenho, mais tinta vai para ele. Imprimir texto é considerado mais econômico.

O cartucho de toner original é inserido em um compartimento especial até fazer um clique. Depois disso, o dispositivo é conectado à rede elétrica. Quando o chip é acionado, a impressora está pronta para uso. A contagem regressiva de páginas começa, o recurso para um modelo específico pode ser diferente.

Se precisar derramar pó no cartucho, você deve seguir as instruções do fabricante anexadas ao modelo específico do dispositivo de impressão. Durante o reabastecimento, você precisa limpar o cárter e despejar o toner em um compartimento especial. Depois disso, o contador de impressão é reiniciado e o cartucho é inserido no lugar.

Você precisa trabalhar com luvas - o toner é volátil e pode se depositar em objetos na sala. Ao reabastecer, você precisa abrir a janela. Quanto ao controle de capacidade, não será possível verificar o nível do consumível até a notificação. Quando termina, uma janela de aviso aparece na tela do monitor.

Você também pode saber quando um toner está perto do fim de sua vida útil quando a luz laranja no painel da impressora começa a piscar.

Possíveis problemas

Se uma impressora a laser não imprimir bem, isso pode indicar vários motivos. Por exemplo, isso acontece quando a unidade de cilindro está gasta. Nesse caso, a única solução para o problema é substituí-lo. Além do desgaste do rolo fotográfico no cartucho, o motivo pode ser o pó do laser no dispositivo.

Acontece que a impressora não vê o recipiente do pó após o reabastecimento. Neste caso, é necessário zerar o contador, reiniciar o computador e a própria impressora. O esquema de reinicialização da impressora está incluído no pacote e pode variar de fabricante para fabricante.

Quanto a outros problemas, você precisa agir de acordo com o motivo específico.

  • Se faixas verticais pretas aparecerem nas bordas da folha em uma impressora monocromática, será necessário trocar a unidade de cilindro e, freqüentemente, o rodo (lâmina de limpeza).
  • Se as listras permanecerem após o reabastecimento, você precisa puxar para fora da impressora e desmontar o cartucho. Em seguida, limpe a caixa de resíduos de toner.
  • Se faixas horizontais aparecerem na página durante a impressão, repetindo-se em intervalos regulares, você deve verificar se há problemas com o rolo magnético na impressora. Além disso, este problema indica a necessidade de limpar os contatos do rolo magnético e a tampa lateral do cartucho.
  • Se a impressora a laser não imprimir bem após a recarga, isso pode indicar filtros entupidos.
  • Quando a impressora está muito fraca, você precisa verificar as configurações de impressão. O modo econômico provavelmente está selecionado.
  • Se uma luz vermelha estiver acesa, isso pode indicar um atolamento de papel no produto. Você precisa abrir a tampa e retirá-la cuidadosamente com uma única folha.
  • Se houver tinta, mas a impressora não imprimir e o computador não vir a impressora, verifique se os contatos estão soltos.
  • Um tom claro de impressão indica baixa qualidade do toner. O problema é resolvido com a compra de consumíveis de alta qualidade.
  • A impressão opaca e desbotada pode ser devido ao toner grudado no forno do dispositivo, que coze a tinta em pó. Acontece que o toner gruda no rolo superior do fusor.

Ao imprimir folhas não brancas, mas pretas, o leigo geralmente não sabe o que fazer. No entanto, não é difícil resolver o problema: isso acontece quando os contatos do cartucho não estão firmes, o tambor está aceso e o cartucho não está montado corretamente (o rolo de carga não foi inserido nele).

Ao comprar toner auto-recarregável, lembre-se da limpeza constante da lixeira. Se for enchido demais, o pó começará a espirrar diretamente no papel, de forma que pontos e manchas aparecerão nele.

No próximo vídeo você encontrará uma comparação de toners Patrono HP universal # 1 e SCC AX \ HP1100 MicroGraphics.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário