O que é uma impressora jato de tinta e como escolher uma?
Na vida moderna, você não pode ficar sem uma impressora. Quase todos os dias você tem que imprimir várias informações, documentos de trabalho, gráficos e muito mais. A maioria dos usuários prefere modelos de jato de tinta. Eles são confortáveis, compactos e, o mais importante, rápidos. Sua principal característica é a impressão de alta qualidade. No entanto, esse aspecto é determinado pelo custo do aparelho. Quanto mais alto for o preço, melhor será a informação impressa. No entanto, ainda existem muitas nuances às quais você deve prestar atenção especial ao escolher uma impressora jato de tinta.
O que é isso?
Uma impressora jato de tinta é um dispositivo para enviar informações eletrônicas para o papel.... Isso significa que o dispositivo apresentado permite imprimir qualquer informação do seu computador, por exemplo, um relatório ou uma página da Internet. Graças às suas propriedades únicas, as impressoras a jato de tinta podem ser usadas em casa e no trabalho.
Uma característica distintiva dos modelos apresentados é o corante utilizado. Os tanques de tinta não são recarregados com toner seco, mas com tinta líquida. Durante a impressão, as gotas mais finas de tinta caem no porta-papel através de bocais em miniatura, ou, como também são chamados, bocais, que são impossíveis de ver sem um microscópio.
O número de bicos em impressoras convencionais varia de 16 a 64 peças.
No entanto, no mercado de hoje você pode encontrar impressoras jato de tinta com muitos bicos, mas seu propósito é puramente profissional. Afinal, quanto maior o número de bicos, melhor e mais rápida será a impressão.
Infelizmente, é impossível dar uma definição precisa de uma impressora jato de tinta. A sua descrição pode ser encontrada em qualquer livro ou na Internet, mas não será possível obter uma resposta específica que tipo de dispositivo é. Sim, este é um dispositivo com um mecanismo complexo, certas características técnicas e capacidades. UMA para compreender o objetivo principal da criação de uma impressora jato de tinta, propõe-se um breve contato com a história de sua criação.
William Thomson é considerado o inventor indireto da impressora jato de tinta. No entanto, sua ideia foi um "jato" projetado para gravar mensagens do telégrafo. Este desenvolvimento foi apresentado à sociedade em 1867. O princípio de funcionamento do dispositivo era usar a força eletrostática para controlar as gotas de tinta líquida.
Na década de 1950, os engenheiros da Siemens reviveram a tecnologia. Porém, devido à falta de um avanço poderoso no mundo técnico, seus dispositivos apresentavam muitas deficiências, entre as quais se destacavam o alto custo e a baixa qualidade das informações exibidas.
Depois de algum tempo, as impressoras jato de tinta foram equipadas com piezoelétrico... No futuro, a Canon desenvolveu uma nova maneira de extrair o corante dos tanques de tinta. A alta temperatura causou a vaporização da tinta líquida.
Aproximando-se dos tempos modernos, a HP decidiu criar a primeira impressora jato de tinta colorida... Qualquer tonalidade da paleta foi criada pela mistura de tintas azuis, vermelhas e amarelas.
Vantagens e desvantagens
Qualquer tecnologia moderna é um mecanismo multifuncional complexo com vantagens e desvantagens individuais. As impressoras a jato de tinta também oferecem vários benefícios:
- impressão de alta velocidade;
- alta qualidade das informações exibidas;
- saída de imagens coloridas;
- baixo ruído durante a operação;
- dimensões aceitáveis da estrutura;
- a capacidade de reabastecer o cartucho em casa.
Agora, vale a pena tocar nas desvantagens dos modelos de impressora jato de tinta:
- alto preço de novos cartuchos;
- a cabeça de impressão e os elementos de tinta têm uma certa vida útil, após a qual devem ser substituídos;
- a necessidade de aquisição de papel especial para impressão;
- a tinta esgota-se muito rapidamente.
Mas, apesar das desvantagens tangíveis, as impressoras a jato de tinta estão em alta demanda pelos consumidores... E o principal é que o custo do dispositivo permite que você o compre para uso no trabalho e em casa.
Dispositivo e princípio de operação
Para compreender o funcionamento da impressora, é necessário familiarizar-se com o seu enchimento, nomeadamente, com os detalhes do mecanismo.
Cartucho
Qualquer usuário de impressora viu este elemento de design pelo menos uma vez. Externamente, é uma caixa feita de plástico durável. O tanque de tinta mais longo tem 10 cm. A tinta preta está contida em uma parte separada chamada preta. A tinta colorida pode ser combinada em uma caixa, dividida por paredes.
As principais características dos cartuchos incluem vários indicadores.
- O número de flores em um recipiente de plástico varia de 4 a 12 peças. Quanto mais cores, maior será a qualidade das cores transferidas para o papel.
- O tamanho das gotas de tinta é diferente dependendo do design da impressora. Quanto menores forem, mais brilhantes e nítidas serão as imagens exibidas.
Em modelos de impressora modernos, a impressão cabeça é um componente independente e não faz parte do cartucho.
PZK
Esta abreviatura significa cartucho recarregável... Fica claro que estamos falando sobre a possibilidade de reabastecimento de tinta. Cada compartimento do cartucho é equipado com dois orifícios: um é para recarregar a tinta e o outro é responsável por criar pressão dentro do recipiente.
No entanto, a válvula de corte tem muitas desvantagens.
- Temos que reabastecer com freqüência.
- Para verificar a quantidade de tinta no tanque, você precisa remover o cartucho. E se o tinteiro ficar opaco, é impossível entender a quantidade de tinta que resta.
- Não há um nível baixo de tinta no cartucho.
A remoção frequente pode desgastar o cartucho.
CISS
Esta abreviatura significa Continuous Ink Supply System. Estruturalmente, são 4 ou mais tanques de tinta com tubos finos, que podem conter no máximo 100 ml de tinta. Encher de tinta com esse sistema é raro e encher os recipientes com tinta é simples. O custo das impressoras com esse recurso é muito maior, mas sua manutenção não afeta a carteira de forma alguma.
No entanto, o CISS, apesar de muitos aspectos positivos, tem algumas desvantagens.
- Um dispositivo CISS independente requer espaço adicional. Movê-lo de um lugar para outro pode causar falhas nas configurações.
- Os recipientes de tinta devem ser protegidos do sol.
Alimentação de papel
Este processo envolve bandeja, rolos e motor... A bandeja pode estar localizada na parte superior ou inferior da estrutura, dependendo do modelo da impressora. O motor dá partida, os roletes são acionados e o papel entra no interior do sistema de impressão.
Ao controle
O painel de operação da impressora pode ser equipado com vários botões de controle, display ou tela sensível ao toque. Cada chave é assinada, facilitando a operação da impressora.
Quadro
A principal função do estojo é proteger o interior da impressora. Na maioria das vezes é feito de plástico reforçado e preto ou branco.
Motores
Existem 4 pequenos motores na impressora, cada um dos quais tem uma finalidade específica:
- um - ativa o rolo coletor de papel e a tração dentro da impressora;
- o outro é responsável pela alimentação automática;
- o terceiro ativa o movimento da cabeça de impressão;
- a quarta é responsável pela "entrega" da tinta dos recipientes.
Atenção especial deve ser dada motor de passo... Este elemento estrutural é usado para o movimento das folhas de papel e da cabeça.
Tendo lidado com o dispositivo de uma impressora jato de tinta e sua estrutura, você pode descobrir como ela funciona.
- O mecanismo de alimentação de papel entra em ação primeiro. A folha é puxada para dentro da estrutura.
- A tinta é fornecida à cabeça de impressão. Se necessário, a tinta é misturada, e pelos bicos ela cai no porta-papel.
- As informações são enviadas para o cabeçote de impressão com as coordenadas de onde a tinta deve ir.
O processo de impressão ocorre devido a descargas elétricas ou exposição a altas temperaturas.
O que eles são?
As impressoras a jato de tinta passaram por vários estágios de transformação desde seu início. Hoje eles diferem de várias maneiras. Um deles é o corante usado para impressão:
- tinta à base de água adequada para eletrodomésticos;
- tinta à base de óleo para uso em escritório;
- a base de pigmento permite imprimir fotos de alta qualidade;
- a prensa a quente é usada em escala industrial para processar imagens A4 e maiores.
Além disso, as impressoras a jato de tinta são classificadas de acordo com o método de impressão:
- método piezoelétrico baseado na ação atual;
- método de gás baseado no aquecimento de bocais;
- a queda na demanda é uma técnica avançada de aplicação de gás.
A classificação apresentada permite que você determine qual tipo de impressora é mais adequada para uso doméstico, escritório ou uso profissional.
Colori
A qualidade de impressão das impressoras jato de tinta não pode ser considerada perfeita, mas se você não olhar atentamente para a imagem de saída, não encontrará nenhuma falha. Quando se trata de preços, o custo de aquisição de uma impressora colorida pode ser significativo, mas o serviço de acompanhamento deixará claro que o grande investimento inicial provou ser razoável.
As impressoras jato de tinta coloridas são ideais para uso doméstico. São calmos, despretensiosos e não prejudicam a saúde humana. Nos modelos modernos de impressoras jato de tinta coloridas, existe um cartucho, dentro do qual existem paredes que dividem a caixa plástica em várias partes. Seu número mínimo é 4, o máximo é 12. Durante a impressão, a composição da tinta a uma determinada pressão na forma de pequenas gotas penetra no papel através dos bicos. Várias cores são misturadas para criar tons diferentes.
Preto e branco
Os dispositivos preto e branco são mais compactos do que as impressoras coloridas. Além disso, eles são mais econômico em serviço. De acordo com as estatísticas médias, uma impressora preto e branco pode imprimir cerca de 30-60 páginas de informações de texto em 1 minuto. Todos os outros modelos são equipados com suporte de rede e uma bandeja de saída de papel.
Impressora jato de tinta preto e branco ideal para uso domésticoonde vivem crianças e adolescentes. É muito conveniente imprimir resumos e relatórios sobre ele. As mães de crianças pequenas podem imprimir tutoriais para o desenvolvimento de seus filhos.
E para escritórios, este dispositivo é simplesmente insubstituível.
Crítica das melhores marcas
Até o momento, foi possível compilar uma classificação das melhores impressoras jato de tinta, que inclui modelos para uso confortável em casa, no escritório e em escala industrial.
Canon PIXMA TS304
Impressora jato de tinta ideal para uso doméstico. Ótima opção para famílias com alunos e alunos. O desenho original da estrutura destaca-se da formação geral de seus congêneres. As bordas da tampa da impressora pendem sobre o corpo, mas sua função principal é acomodar o material copiado.Não se trata de um erro, este dispositivo é capaz de fazer cópias, mas apenas com a ajuda de um telemóvel e de uma aplicação especial.
A qualidade de impressão não é ruim. A impressora usa tinta pigmentada para produzir informações em preto e branco e tinta solúvel em água para imagens coloridas. Este modelo de impressora pode até imprimir fotos, mas apenas no tamanho padrão de 10x15 cm.
As vantagens do modelo incluem os seguintes indicadores:
- impressão de documentos por transmissão em uma rede sem fio;
- suporte de serviço em nuvem;
- a presença de um cartucho XL;
- pequeno tamanho da estrutura.
Para as desvantagens pode ser atribuído à baixa velocidade de impressão e ao design único do cartucho colorido.
Epson L1800
O modelo apresentado no topo das melhores impressoras é perfeito para uso no escritório. Este dispositivo é um representante marcante da "fábrica de impressão". Esta máquina destaca-se pelo tamanho compacto, facilidade de operação e impressão em 6 velocidades.
As principais vantagens deste modelo incluem muitas características:
- alta velocidade de impressão;
- impressão de alta qualidade;
- longo recurso do cartucho colorido;
- CISS embutido.
Para as desvantagens pode ser atribuído apenas a um ruído perceptível durante a operação da impressora.
Canon PIXMA PRO-100S
A solução perfeita para profissionais. Uma característica distintiva deste modelo é a presença de um princípio de operação de jato térmico. Em termos simples, a permeabilidade nos bicos depende da temperatura da tinta. Este método garante que o conjunto de impressão seja resistente a entupimento. Uma característica importante deste modelo é a presença de tanques de tinta separados nas cores preta, cinza e cinza claro.
O papel de saída pode ser de qualquer tamanho e gramatura.
As vantagens deste modelo incluem as seguintes características:
- impressão em cores de alta qualidade;
- excelente elaboração de cores sólidas;
- acesso ao serviço em nuvem;
- suporte para todos os formatos.
Para as desvantagens incluem o alto custo dos consumíveis e a falta de um display informativo.
Materiais consumíveis
Falando em consumíveis para a impressora, fica claro que estamos falando sobre tinta e papel... Mas as impressoras profissionais usadas na produção podem exibir facilmente informações coloridas e em preto e branco em filme transparente e até mesmo em plástico. No entanto, não faz sentido considerar consumíveis complexos neste caso. Para uma impressora doméstica e de escritório, papel e tinta são suficientes.
A tinta para jato de tinta é dividida em vários tipos.
- Solúvel em água... É idealmente absorvido pelo papel, fica plano na superfície principal e transmite uma paleta de cores de alta qualidade. No entanto, quando exposta à umidade, a tinta à base de água seca se desintegra.
- Pigmento... É mais frequentemente usado em escala industrial para criar papel de parede. A tinta pigmentada permanece brilhante por muito tempo.
- Sublimação... A textura é semelhante à tinta pigmentada, mas difere em propriedades e escopo. Com sua ajuda, você pode aplicar desenhos a material sintético.
Em seguida, sugere-se considerar os tipos de papel que podem ser usados para impressão em uma impressora jato de tinta.
- Matt... Esse papel é usado para exibir fotos, uma vez que não há brilho sobre ele, nenhuma impressão digital permanece. Pigmentos e tintas solúveis em água são mais bem aplicados em papel fosco. As impressões acabadas, infelizmente, desbotam com a exposição prolongada ao ar, por isso devem ser armazenadas em álbuns ou porta-retratos.
- Lustroso... O papel que transmite a vivacidade das cores. É bom exibir diagramas de qualquer complexidade, folhetos publicitários ou layouts de apresentação. O brilho é ligeiramente mais fino do que o papel fosco, deixando impressões digitais nele.
- Texturizado... Esse tipo de papel foi desenvolvido para impressão artística.
A camada superior da folha possui uma textura incomum que torna a imagem exibida tridimensional.
Como escolher?
Depois de descobrir o design e as características de uma impressora jato de tinta, você pode ir com segurança a uma loja especializada para comprar um modelo semelhante. O principal é guiar-se por alguns critérios na escolha de um dispositivo.
- Objetivo da Aquisição. Em termos simples, um dispositivo é comprado para uma casa ou escritório.
- Obrigatório especificações... Você precisa fazer uma escolha a favor da velocidade de impressão, alta resolução, a presença de uma função de saída de foto e a quantidade de memória embutida.
- Serviço de acompanhamento. É necessário esclarecer imediatamente o custo dos consumíveis para que o seu preço não seja superior ao custo do próprio dispositivo.
Antes de pegar a impressora na loja, você precisa verificar a qualidade de impressão. Assim, será possível verificar a operabilidade do dispositivo e suas capacidades.
Como usar?
Antes de prosseguir com a saída de informações na impressora, é necessário afinação... E antes de tudo conecte a máquina de impressão ao PC.
- A maioria das impressoras se conecta a um computador usando um cabo USB. Para começar, o dispositivo é colocado em um local conveniente. É importante que você tenha livre acesso às bandejas de entrada e saída de papel.
- Cabo de alimentação incluído. Para conectá-lo, você precisa encontrar o conector correspondente na caixa do dispositivo, corrigi-lo e, em seguida, conectar a impressora ao PC.
- A próxima etapa é instalar os drivers. Sem eles, a impressora não funcionará corretamente. Documentos de texto e imagens aparecerão desbotados ou desbotados. Depois de conectar a impressora, o sistema operacional do PC encontra independentemente os utilitários necessários na Internet.
Qualquer modelo de impressora está equipado com ampla funcionalidade que afeta a qualidade e a velocidade de impressão. Você pode fazer alterações neles por meio do menu "Impressoras e aparelhos de fax". Basta clicar com o botão direito do mouse no nome do dispositivo e acessar suas propriedades.
Após a instalação, você pode começar a trabalhar.
Tendo aberto qualquer imagem ou arquivo de texto, pressione a combinação de teclas Ctrl + P no teclado, ou no painel de trabalho do programa, clique no ícone com a imagem correspondente.
Possíveis malfuncionamentos
A impressora às vezes pode apresentar alguns mau funcionamento... Por exemplo, acontece que imediatamente após a instalação, o dispositivo não conseguiu imprimir uma página de teste. Para resolver o problema, você precisa verificar os fios de conexão ou executar um diagnóstico de falha.
- Muito raramente eu mesmo nova instalação da impressora falha sem qualquer explicação... Provavelmente, os drivers já estão instalados no computador, mas para um dispositivo de impressão diferente, e é por isso que ocorre um conflito.
- A impressora instalada não é detectada pelo sistema do computador... Neste caso, é necessário verificar a conformidade das utilidades com o dispositivo.
Para obter informações sobre como escolher uma impressora de string, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.