Tudo sobre impressoras Wi-Fi
A impressora há muito se tornou um dos atributos essenciais, sem os quais é difícil conduzir as atividades de qualquer organização, contabilidade, estrutura governamental. Até mesmo uma criança em idade escolar ou aluno ficará feliz em ter um dispositivo em casa que facilitará muito o processo de aprendizagem.
Os tipos de impressoras são modelos com Wi-Fi, que permitem imprimir as informações necessárias sem fio. Vamos tentar entender os recursos do dispositivo e considerar qual modelo é melhor escolher.
Peculiaridades
As impressoras a jato de tinta e a laser e os multifuncionais há muito tempo têm alta demanda, porque cada uma dessas tecnologias tem suas próprias vantagens, especialmente acentuadas após a disseminação do sistema de fornecimento contínuo de tinta e cartuchos recarregáveis, respectivamente. Normalmente usada para impressão de fotos, uma impressora jato de tinta produz imagens de alta qualidade com excelente reprodução de cores e alta resolução. E o laser analógico é usado para imprimir uma grande quantidade de documentação, textos e, às vezes, arquivos coloridos.
Mas Recentemente, ambas as categorias de dispositivos estão experimentando um novo pico de interesse devido ao fato de terem recebido suporte para Wi-Fi. Basta conectar uma impressora sem fio à rede e você pode transferir documentos do computador para ela, mesmo que não esteja por perto. Isso significa que você não precisa se preocupar em ficar sem cabo incluído ou prender os fios e danificar seu dispositivo. E outra vantagem é que uma impressora ou MFP com suporte para Wi-Fi pode ser conectada a qualquer dispositivo que tenha um adaptador Wi-Fi.
Os fabricantes já produzem um grande número de modelos para impressão com um módulo Wi-Fi, então você pode encontrar uma opção adequada para o lar, que se diferenciará pelo preço baixo, além de uma impressora compacta colorida ou preto e branco para um escritório ou outra instituição.
Modelos populares
Não será supérfluo fazer uma pequena avaliação dos modelos mais interessantes de impressoras com Wi-Fi que se encontram no mercado e que são a melhor solução em termos de preço e qualidade.
O primeiro modelo que merece a atenção dos usuários - Brother HL-1212WR... Esta impressora a preto e branco é uma excelente solução para a sua casa ou escritório. Seu design é lindo, é compacto e pode ser facilmente instalado em qualquer lugar. A vantagem indiscutível deste modelo será a presença de um adaptador Wi-Fi para conexão a uma rede sem fio.
Sua produtividade é de 20 páginas em 60 segundos.
Outra característica é que pode imprimir em qualquer tipo de papel, assim como em diversos tipos de etiquetas, filme ou cartão. Pertence à categoria de orçamento, o que o torna acessível para muitos.
O seguinte modelo de impressora foi lançado pela HP e é chamado DeskJet Ink Advantage Ultra 4729 F5S66A... Este MFP possui um módulo Wi-Fi e funciona com tecnologias de impressão virtual, como Apple AirPrint e Google Cloud Print. O dispositivo funciona muito bem com celulares e tablets Android ou iOS. Se falamos sobre a própria impressora, então aqui está o jato de tinta.
Este MFP pode lidar facilmente com a papelada no escritório ou em casa. É possível fazer 20 folhas A4 em preto e branco ou 16 coloridas por minuto. Além disso, há um cabeçote de alta resolução. Isso torna possível imprimir a imagem sem bordas.
De acordo com avaliações de usuários, a HP DeskJet Ink Advantage Ultra 4729 F5S66A imprime fotos muito bem.
Outra opção interessante é um MFP da Epson chamado Expression Home XP-425... É perfeito para qualquer escritório ou uso doméstico. As principais vantagens do modelo são baixo custo e funcionalidade bastante ampla. Há uma tela de cristal líquido aqui. Deve-se observar que o Expression Home XP-425 possui boa velocidade de impressão juntamente com sua alta qualidade - documentos e fotos são de alta qualidade e contraste.
Também existe a possibilidade de conectar a impressora a um PC ou dispositivo móvel via Wi-Fi, o que possibilita aumentar significativamente sua mobilidade. O modelo é dotado de cabeçote especial, que possibilita a impressão sem bordas. Outras vantagens incluem compatibilidade com vários tipos de papel fotográfico e papel de escritório.
Se falarmos sobre as deficiências do Expression Home XP-425, devemos mencionar a falta de uma tela de toque, a capacidade de conectar um cabo, velocidade de impressão não muito alta - cerca de 7 páginas em 60 segundos. Mas o custo desse modelo é um dos mais baixos do mercado.
Outro modelo que merece atenção é HP Deskjet 2540... Este MFP pertence à categoria de orçamento. Seu corpo é feito de plástico de alta resistência em um design clássico. A altura do dispositivo é um pouco maior do que a dos análogos, mas há uma bandeja de papel que dobra na parte superior.
Este modelo também possui suporte para conexão wi-fi. Você pode imprimir não apenas por meio de um computador, mas também enviar facilmente um arquivo pela Internet. Isso é possível graças ao suporte dos serviços AirPrint e HP Eprint. Aqui você pode imprimir em vários tipos de mídia, e o formato máximo será folha A4.
Como escolher?
Se falarmos sobre como escolher uma impressora sem fio com Wi-Fi, vamos dizer imediatamente que não há dispositivos ruins, mas há uma escolha que foi feita incorretamente. Para que o dispositivo adquirido atenda aos requisitos do proprietário tanto quanto possível, você deve prestar atenção aos seguintes pontos antes de comprá-lo:
- carregamento de design e velocidade de impressão;
- a capacidade de imprimir arquivos sem bordas;
- a presença de um scanner;
- recurso de operação do dispositivo.
Agora vamos falar mais detalhadamente sobre cada momento. Você deve decidir se precisa de uma impressora ou se precisa digitalizar documentos de vez em quando, digitalizando-os. Neste último caso, seria preferível adquirir um MFP, onde, além da impressora, existe também um scanner.
No que diz respeito à possibilidade de imprimir sem bordas, nem todos os modelos de impressora podem fazer algo assim. Se você comprar esse equipamento para, digamos, imprimir planos de negócios, redações escolares, que conterão gráficos e diagramas coloridos, os campos são aceitáveis. Mas se sua impressora funcionará apenas para impressão de materiais fotográficos, então seria melhor procurar um modelo com impressão sem bordas, para que depois você não precise fazer recortes.
Vamos falar sobre o carregamento do design e a velocidade de impressão. Deve ser entendido que a impressora, como qualquer técnica, possui um certo recurso de trabalho mensal e a velocidade de emissão de folhas impressas em diversos formatos. Para casa ou escritório, você pode comprar o modelo mais simples. Mas se estamos falando de um dispositivo para um estúdio fotográfico, onde a velocidade e a qualidade são importantes, então não é recomendado comprar dispositivos muito lentos.
Falando sobre o recurso do cabeçote para impressão, digamos que vários fabricantes, principalmente aqueles que fazem impressoras de baixo custo, instalam tais componentes que possuem um pequeno recurso de trabalho. Ou seja, por exemplo, o dispositivo pode imprimir vários milhares de cópias em um posto de gasolina, enquanto o recurso da cabeça de impressão é de 10.000 folhas. E você pode solicitar uma nova peça de um fornecedor não oficial ou em um centro de serviço.
E também não será supérfluo indagar sobre o recurso da própria impressora, o que é importante.
Manual do usuário
Vamos descobrir como conectar a impressora ao Wi-Fi.Para estabelecer um emparelhamento sem fio, você precisa de um roteador que possibilite a criação de pontos de acesso sem fio - equipado com uma porta USB para conexão física ou com um adaptador Wi-Fi no próprio roteador.
Primeiro, você precisa conectar a impressora, após o que a configuração já está feita. Nós adicionamos isso existem várias opções para conectar tal impressora:
- conexão de equipamentos adicionais, que inclui a instalação de um servidor com acesso aberto;
- conectar o dispositivo a uma rede Wi-Fi por meio de um computador usando um cabo;
- conexão a um roteador Wi-Fi.
Se já temos um dispositivo com Wi-Fi integrado, para começar, precisamos criar uma rede sem fio. Haverá duas opções de conexão:
- por meio de uma rede local;
- através de um roteador.
Se você precisar imprimir de um laptop em uma rede Wi-Fi, o algoritmo de ações incluirá várias etapas.
- Conectamos o MFP ao laptop.
- Abrimos o acesso a outros usuários. Para fazer isso, você deve encontrar o dispositivo no menu "Impressoras e aparelhos de fax" e na guia "Propriedades" - "Acesso", marcar a caixa "Compartilhado" e clicar em "Aplicar".
- Agora, no computador, você precisará encontrar um MFP a partir do qual os documentos serão impressos. Para fazer isso, abra o item "Impressoras e aparelhos de fax", onde você precisa encontrar o item "Adicionar uma impressora de rede". Encontre nossa impressora e clique no botão "OK". O dispositivo agora está disponível em um laptop.
Vamos acrescentar que esse método é adequado para o telefone. Inclusive para modelos no sistema Android ou para o iPhone.
Se você decidir imprimir por meio de um roteador Wi-Fi, deverá decidir o método de conexão. Existem métodos com e sem fio. Se o dispositivo não tiver um módulo Wi-Fi, será necessária uma conexão USB com fio. Para imprimir, neste caso, conecte os dispositivos entre si e configure o sistema de acordo com o seguinte algoritmo:
- abra as configurações do roteador digitando 192.168.0.1 na linha do navegador - os números podem ser ligeiramente diferentes e serão especificados nas instruções do roteador;
- na janela que aparecer, digite a senha e o login, que podem ser encontrados na parte traseira do roteador;
- encontramos o item "Conexões de rede", onde deveria estar a impressora, depois disso nós os conectamos e você pode imprimir.
Se o dispositivo já estiver equipado com um módulo Wi-Fi, não deverá haver problemas de conexão. Para configurar o dispositivo, ative o módulo e em alguns minutos os dispositivos se encontrarão sozinhos. O usuário só precisará inserir um nome de usuário e uma senha para que a configuração seja realizada em modo automático.
É importante acrescentar aqui que o computador ao qual a impressora de rede está conectada deve estar constantemente ligado para acesso constante à impressão. Caso contrário, se o PC não estiver funcionando, a impressão não será possível.
Outra opção de conexão é configurar o compartilhamento de impressão. Este método permite que todos os usuários da rede imprimam. Isso é conveniente, pois não há necessidade de configurar a conexão de cada dispositivo. Antes de iniciar a configuração, você precisa se certificar de que a rede funciona sem problemas e que todos os dispositivos de rede estão visíveis na seção "Ambiente de rede". Você também deve verificar se a impressora está funcionando corretamente e se os drivers mais recentes estão instalados.
Você pode configurar a impressão desta forma:
- na seção "Painel de Controle" encontramos o item "Impressoras e Faxes";
- selecione o item "Propriedades" na lista exibida;
- selecione "Compartilhado" na guia "Acesso";
- agora no item "Segurança" você deve selecionar o item "Imprimir para todos os usuários".
Assim, todos os usuários da rede podem usar a impressora para imprimir.
As impressoras Wi-Fi são uma ótima solução para pessoas que valorizam a simplicidade e a portabilidade. Esse dispositivo tornará mais fácil imprimir os arquivos necessários onde quer que haja acesso à Internet sem fio.
Para obter informações sobre como conectar a impressora a uma rede Wi-Fi, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.