O que é líquido de limpeza para impressora e como faço para usá-lo?
As tintas pigmentadas agora são usadas para muitas impressoras. Em termos de propriedades básicas, são semelhantes às tintas permanentes utilizadas na construção. Para enxaguar essas substâncias do equipamento de impressão, você precisará de um fluido de lavagem especial. Você deve saber o que é e quais são os tipos de composições.
Para que serve?
O fluido de lavagem da impressora é usado em várias aplicações. Na maioria das vezes, é usado para limpeza completa e oportuna do cartucho, que deve ser reabastecido periodicamente. Se a limpeza não for realizada, é possível uma reação química entre tintas de diferentes fabricantes. Posteriormente, podem cair sedimentos nocivos, o que afetará negativamente o funcionamento do equipamento.
Além disso, o fluido de lavagem é frequentemente usado para bloquear cabeçotes de impressão. Nesse caso, tal composição é tomada em um estágio em que a limpeza usual não poderia trazer o resultado desejado. Às vezes, a composição é usada para limpar várias outras partes da impressora após respingar pigmentos muito persistentes.
Não é incomum que as impressoras quebrem precisamente porque muitos usuários não usam descargas especiais para se livrar da tinta seca.
Na verdade, como resultado, isso leva a um rápido entupimento dos bocais das peças de impressão. Para evitar esses problemas, é melhor limpar os dispositivos regularmente. Os fluidos de lavagem podem ser comprados em uma loja especializada ou preparados em casa.
As soluções de lavagem da impressora também podem ser usadas como conservantes especiais. Em sua composição, são bastante próximos às tintas, portanto não contribuem para a rápida precipitação do sedimento. Mas esse fenômeno é inevitável, pois todos os elementos corantes têm seu próprio prazo de validade (via de regra, é de apenas 1 ano). Se você diluir o limpador, o processo de formação de depósitos de pigmento será significativamente acelerado.
Visualizações
Atualmente, há um grande número de fluidos diferentes para a lavagem dos cabeçotes de impressão. Certos tipos dessas substâncias devem ser usados apenas com equipamentos de impressão de determinados fabricantes.
Os líquidos podem ser ácidos, alcalinos ou neutros, dependendo de sua composição. A última opção é a mais versátil e prática. Pode ser usado em quase qualquer equipamento de escritório. A água destilada é a base dos líquidos neutros. E também um pouco de álcool e glicerina estão incluídos na composição.
Recomendamos a compra de fluidos de limpeza alcalinos para limpeza de impressoras jato de tinta da Canon ou Epson. Assim como a versão anterior, sua composição inclui água destilada, glicerina e álcool. E também inclui amônia. Substâncias ácidas são mais utilizadas para luminárias coloridas HP. Os produtos são compostos por água destilada, essência do ácido acético e álcool.
Hoje em dia, em lojas especializadas, você pode ver fluidos de lavagem de diferentes fabricantes. Vários designs são os mais populares entre os consumidores.
- Inktec. Usado para limpar impressoras jato de tinta Canon ou Epson. Via de regra, é realizada nos casos em que caracteres de certas cores começam a ser mal impressos no papel ou quando a técnica não funciona há muito tempo.O prazo de validade dessa substância é de 2 anos.
- Flushing OCP. É comercializado em pequenos frascos de 100 G. O prazo de validade também é de 2 anos. Essa opção fará um excelente trabalho de limpeza dos cabeçotes de impressão da impressora.
Como fazer isso sozinho?
Se você não quiser comprar fluidos de limpeza profissionais em uma loja especializada, poderá prepará-los você mesmo em casa. Existem várias maneiras de fazer essas substâncias.
O líquido de lavagem finalizado pode ser substituído por água destilada comum. Mas, ao mesmo tempo, antes de lavar, deve ser aquecido a uma temperatura de 50 ou 60 °. Essa opção é mais comumente usada para limpar equipamentos de impressão a jato de tinta. A limpeza com água destilada será eficaz se a impressora não tiver sido usada por mais de 2 a 3 meses. Caso contrário, o procedimento simplesmente não trará o resultado desejado.
E também em casa, você pode preparar formulações customizadas padrão que são vendidas nas lojas, mas você deve selecionar cuidadosamente as proporções dos componentes. Então, ao criar uma amostra neutra, você precisa misturar:
- 80% de água destilada;
- 10% de glicerina;
- Álcool medicinal a 10%.
Se você decidir fazer um líquido alcalino, é melhor tomar:
- 70% de água;
- Glicerina a 10% e álcool medicinal;
- Solução aquosa a 10% com amônia.
Para uma mistura de ácido, você precisará de 80% de água e 10% de álcool medicinal e ácido acético.
Muitas pessoas fazem um líquido à base de limpador de vidros e espelhos. Nesse caso, você precisa ler com atenção a composição de tal agente de limpeza com antecedência.
Deve incluir elementos como álcool isopropílico e sulfoetoxilato de sódio. Esses componentes importantes contribuem para o amolecimento rápido dos pigmentos de cor secos.
Despeje 9 partes de água destilada para 1 parte de agente de limpeza em um recipiente limpo e separado. Para não se enganar, você pode usar uma seringa marcada. Em seguida, o conteúdo do recipiente é ligeiramente agitado e eles tentam limpar partes individuais do dispositivo de impressão com ele. Se o resultado desejado não for, você pode adicionar um pouco mais de fundos. Mas, em qualquer caso, sua participação total não deve ser superior a 50% de toda a solução.
Se antes do procedimento você quiser verificar a composição de lavagem caseira, então você precisa misturar em um recipiente separado algumas gotas de tinta da impressora com o líquido resultante e deixar por 2-3 horas. Se o pigmento ficar muito viscoso, este agente de limpeza não deve ser usado, pois pode danificar o equipamento.
Como usar?
Se você quiser limpar a impressora com esse tipo de líquido, existem algumas regras que você deve seguir. Lembre-se de que, primeiro, a técnica deve ser limpa com água limpa, sem o uso de uma substância profissional.
Se você estiver usando uma composição personalizada, é melhor primeiro abaixar o cabeçote de impressão do equipamento em um recipiente com água morna por alguns minutos. Sua temperatura deve ser de cerca de 40 ou 50 °. Em seguida, mergulhe a estrutura na solução de limpeza por 10 minutos. Retire os pigmentos coloridos com uma seringa. Ao final, todas as sobras são retiradas com guardanapo ou pano.
Se você estiver usando uma descarga profissional de uma loja, leia atentamente as instruções de uso.
Na maioria das vezes, os elementos impressos são imediatamente colocados no líquido de limpeza 1 cm. A estrutura permanece nesta forma por 2–4 minutos.
Em seguida, os elementos são transferidos para um banho ultrassônico especial para impressoras. Deve primeiro ser enchido com água destilada. As peças permanecem neste recipiente por alguns segundos. Em seguida, a tinta é removida com uma seringa, os restos são removidos com um guardanapo, todas as peças são devolvidas após a limpeza ao seu lugar.Ao final, para verificação, recomenda-se realizar a limpeza e impressão regulares do padrão, se necessário, o procedimento pode ser repetido várias vezes.
Recomendações
Existem algumas dicas importantes a serem seguidas ao limpar os elementos impressos da impressora.
- Lembre-se de lavar o equipamento antes de cada reabastecimento. Isso evitará a mistura de diferentes pigmentos de coloração, que podem entrar em reações químicas entre si com consequências desconhecidas.
- Se você usar uma lavagem para remover uma cor e o procedimento resultar em uma cor diferente, isso significa que o cabeçote está danificado. Nesse caso, será necessária uma substituição completa do elemento.
- Dependendo do tipo de tinta que você recarrega no equipamento (pigmentos ou tintas à base de água), você precisa selecionar o agente de limpeza apropriado ou pode usar uma composição neutra universal.
- É melhor iniciar cada limpeza com um enxágue preliminar com água destilada regular. Este procedimento possibilitará maximizar a vida útil dos bicos da impressora.
Como fazer líquido de lavagem para impressoras, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.