Por que a impressora imprime mal e como consertar?
A inoperância temporária de uma impressora doméstica não acarreta consequências fatais para as tarefas realizadas, o que não se pode dizer de um escritório moderno. Qualquer fluxo de documentos - contratos, orçamentos, recibos, manutenção de uma versão em papel do arquivo de produção, etc. - não está completo sem uma impressora de alta qualidade.
Razões possíveis
Alguns problemas referem-se à lista das situações mais comuns na impressão de qualidade insatisfatória ou na sua ausência total.
- Impressão deficiente ou ausente com um cartucho de impressora cheio (ou substituído permanentemente).
- Cor preta de impressão em impressora colorida, cor fraca. Por exemplo, a impressão pode ser preta e verde, preta e bordô, preta e azul. Uma mistura de cores aparecerá onde não é fornecida: a tinta azul é misturada com o amarelo - uma cor verde escura aparecerá, ou uma mistura de vermelho e azul dará uma tonalidade roxa escura. A aparência da distorção de cor depende da marca da impressora e das configurações específicas.
- Faixas pretas ou coloridas ao longo da folha (ou através dela), áreas destacadas. Consumo excessivo de toner - como uma copiadora mal ajustada, cópia de um documento original antigo, foto, etc.
- A impressão pára inesperadamente, é necessário remover frequentemente as folhas não impressas, etc.
Dependendo das manifestações específicas do mau funcionamento diagnósticos é feito de acordo com o método familiar de exclusão de possíveis causas. O círculo de busca pela causa real do colapso está se estreitando visivelmente. A decisão correta se sugere no final por si mesma.
Diagnóstico
O diagnóstico de falhas é realizado nas direções principais.
- A parte física. O estado do próprio dispositivo é verificado: facilidade de manutenção do mecanismo de impressão, cartucho, unidade de microcircuito (software), possível "redução" na fonte de alimentação, etc.
- Programas... Como a operação da impressora é controlada por um PC doméstico, laptop (na empresa ou no escritório - uma rede local), tanto a integridade física das linhas de conexão quanto a operação dos sistemas operacionais (na maioria das vezes Windows OS) e software são verificados. Este último está incluído com a impressora em um mini-DVD ou pode ser baixado do site do fabricante.
Estar sozinho impressoras móveisque imprimem em folhas A5 e A6. Desde 2018, esses dispositivos têm se expandido rapidamente no mercado de fotos de hobby.
O diagnóstico de software inclui a verificação da presença e operacionalidade dos drivers de arquivo de serviço Android instalados no smartphone ou tablet - por exemplo, o serviço do sistema Spooler de impressão e a atividade do submenu de configurações da impressora virtual.
Os diagnósticos de hardware identificam certos problemas de funcionamento.
- Rachaduras nos cartuchos, ambiente do cabeçote de impressão. Agite o cartucho sobre papel branco ou lenço de papel. Se gotas de tinta forem geradas, o cartucho provavelmente está com defeito.
- O cartucho secou após um ano ou mais de desuso. Seus canais (bicos) podem estar entupidos.
- Mecanismo de laser ou jato de tinta defeituoso aplicando (e fixando) toner (tinta) no papel. Nas impressoras a laser, a tinta é fixada quando ela e o próprio papel são aquecidos com um laser, nas impressoras a jato de tinta pode haver um aquecedor que seca o papel imediatamente após a tinta ser pulverizada sobre ele.
- O cabo USB ou o módulo Wi-Fi / Bluetooth está com defeito, através do qual os dados do arquivo impresso (em texto, formato gráfico) foram transferidos para o dispositivo após o comando “Imprimir” ter sido inicializado.
- Processador e / ou RAM com defeito, pré-processando o texto ou imagem recebida.
- Não há fonte de alimentação (incluindo a unidade de fonte de alimentação embutida do dispositivo falhou).
- Atolamento de papel na impressora, mecanismos de impressão atolados. Encontrando um obstáculo perceptível durante o movimento dos roletes e das hastes (isso é monitorado nos sensores de movimento - são vários), a impressora interrompe de forma anormal o funcionamento de seus motores de passo (acionamento), também controlados por software.
- A impressora não está conectada a uma rede de computadores (roteador, roteador sem fio, etc. não funciona), um PC ou laptop ou smartphone (tablet).
O diagnóstico de software ajudará a detectar mais de uma dúzia de problemas.
- No Windows, algumas das bibliotecas do sistema responsáveis pela impressão de imagens e texto estão danificadas ou ausentes. Esses arquivos de biblioteca de driver estão localizados na pasta <раздел диска="">Windows / System32 / spool / drivers. Esses compartilhamentos são acessados por um driver de modelo de impressora específico obtido e instalado pelo usuário quando ele configurou o dispositivo pela primeira vez.раздел>
- No disco onde o próprio Windows está instalado (na maioria das vezes é a seção C), não há arquivos executáveis, de serviço e de biblioteca necessários (os últimos estão no formato dll). A pasta pai Arquivos de programas é responsável por isso. Por exemplo, uma impressora HP LaserJet 1010 criou uma pasta nos Arquivos de Programas "HP", "hp1010" ou similar. Durante a instalação, alguns arquivos são adicionados às pastas Windows e Arquivos de programas / Arquivos comuns. No entanto, levará mais de uma hora para descobrir qual arquivo está faltando e quantos deveria haver.
- Operação incorreta da área de transferência em programas Microsoft Word (ou Excel), no editor gráfico Paint (3D), etc. Freqüentemente, a causa de tais falhas é o trabalho de códigos de programas maliciosos recebidos acidentalmente pela Internet (vírus, scripts de conteúdo questionável disponível em um determinado site) ...
- Muitos documentos foram enviados para impressão (sobrecarregando o buffer do software da impressora). Algumas páginas podem ter sido perdidas.
- Configurações de impressão incorretas: o modo de impressão rápida ou o modo de economia de toner está ativado, o ajuste de desbotamento adicional é especificado no Word, editores de PDF, etc.
Eliminando o problema
O usuário executará algumas das ações listadas por conta própria.
- Verifique se o cartucho de impressão está instalado corretamente, se for recarregado... Por peso, você pode dizer se o compartimento do toner está vazio. Embrulhe em papel e agite - o toner não deve derramar. Se tinta semilíquida for usada, ela não deve derramar. Vestígios de tinta nos locais de possíveis conexões indicam uma avaria do cartucho, a sua secagem. Limpe as passagens obstruídas no cartucho.
- Se o papel estiver enrugado - retire o módulo de impressão, retire a folha amassada. Não use papel muito fino, que rasgue facilmente.
- Não imprima em papel de parede, filme, folha, se a impressora não permitir... Essas ações podem danificar o rolo de rolo de papel e o dispositivo (jato de tinta, laser) que aplica o toner.
- Reinstale (ou atualize) o driver do dispositivo. Se ocorrer uma falha de software no nível do sistema operacional, é mais rápido e fácil reinstalá-lo.
- Verifique se o próprio dispositivo está ligado (e conectado por meio de uma rede local). Se estiver imprimindo de um smartphone, certifique-se de que a impressora esteja conectada por meio de um cabo microUSB, via Wi-Fi ou Bluetooth. O próprio gadget deve estar pronto para transferir o documento desejado para a memória da impressora.
- Certifique-se de ter papel (geralmente folhas A4) de qualidade correta. A qualidade de impressão será ruim, por exemplo, em papelão, folhas de caderno duplo (caderno fechado tem tamanho A5) devido à textura e irregularidades do papel.
- Não coloque pilhas de folhas muito finas na bandeja de saída da impressora. - 2-10 dessas folhas serão imediatamente puxadas para baixo do eixo. Imprima nessas folhas uma de cada vez, em um lado.
- Pense na tinta do cartucho. Você pode estar usando apenas tinta preta (ou a cor errada do toner).
Se o colapso for mais sério, só vai ajudar contatando um centro de serviço especializado.
Veja o vídeo para saber como corrigir o problema de impressão desbotada na impressora.
O comentário foi enviado com sucesso.