Por que o papel está atolado na impressora e o que devo fazer?

Contente
  1. Razões possíveis
  2. Métodos para remover papel da impressora
  3. Como faço para continuar imprimindo?
  4. Recomendações
  5. Conclusão

Atolamentos de papel na impressora - um incômodo que acontece periodicamente aos proprietários que economizam na qualidade do papel, tinta e usam cartuchos que não são adequados para um determinado modelo do aparelho. Além disso, o vinco do papel é a grande quantidade de dispositivos cujas partes estão excessivamente gastas.

Razões possíveis

Existem vários motivos pelos quais o papel está atolado - ou intermitentemente - na impressora.

  • Papel de baixa qualidade... Comprar papel barato de qualidade duvidosa, usando folhas velhas que amarelam de vez em quando, talvez até parcialmente apodrecidas, não é um bom presságio para o trabalho do impressor.
  • Folhas danificadas... Rasgar, dobrar e dobrar as folhas fará com que mesmo as impressoras de alta qualidade e alta tecnologia não deixem esse papel passar, não importa o nível de proteção que ele tenha.
  • Os lençóis encharcados, formados em uma pilha, ficam grudados com o tempo. Sem perceber que o papel está preso (2, 3 ou mais folhas estão grudadas umas nas outras), o usuário irá considerar que se trata de uma folha grossa, semelhante a um papel Whatman, e irá passá-la pela impressora. Na melhor das hipóteses, após o aquecimento e a impressão, eles se desintegram - a página impressa permanece em um deles, mas com mais freqüência eles ficam presos uns nos outros. Ao se deparar com essa pilha de folhas, ventile-as para separá-las. Nos últimos anos, vem sendo produzido papel contendo plástico, no qual parte da celulose é substituída por polímeros sintéticos e eles se unem há muito tempo. Faz sentido fazer isso mesmo depois de desembalar um pacote de papel novo - ele pode ficar no depósito por vários meses.
  • Folhas secas em excesso. O papel que foi colocado sob a luz solar direta em um local aquecido seca completamente. Assim que você o agita, os lençóis podem ficar eletrificados pelo atrito entre si. Se você notar isso, alimente essas folhas uma de cada vez ao imprimir.
  • O papel tem a gramatura errada. As instruções para uma impressora específica dizem que as folhas são necessárias, digamos, com uma densidade de 60-80 g / m2. Se a densidade da folha exceder os valores especificados, isso levará ao desgaste prematuro dos rolos e do eixo ou a freqüentes atolamentos de papel. Papel muito pesado requer esforço extra nas unidades da impressora. Excessivamente fino - para a necessidade frequente de remover uma folha atolada ou rasgada sob o cartucho ou a parte removível da unidade.
  • Entrada de objetos estranhos... Clipes de papel, botões, capas de canetas, etc. farão com que o mecanismo de alta tecnologia da impressora, que tem mais de uma dúzia de peças móveis, simplesmente emperre. A impressão será interrompida e o sistema operacional do PC ou laptop - normalmente Windows - relatará problemas de impressão não especificados ou a incapacidade de ativar os mecanismos operacionais da impressora. Não é incomum que uma peça que é substituída em um centro de serviço (dificilmente é possível comprá-la separadamente) quebra e a impressora se recusa a funcionar. Na melhor das hipóteses, o cartucho de tinta (toner) quebrará, na pior das hipóteses, todo o cassete de enrolamento de folhas. Na última década, a técnica está cada vez mais indo para a produção em série (será necessário comprar uma impressora nova), e não para manutenção.
  • Engrenagens de transmissão e enrolamento de folhas gastas ou quebradas, rolos, quebra de correias dentadas... Os últimos se assemelham a laços de plástico de montagem: sua superfície interna é nervurada e projetada para engrenagens com um determinado passo de dente. Mesmo no mercado “colapso” de peças velhas, é extremamente difícil encontrá-las.

Depois de descobrir por que a impressora atolou o papel, você precisa descobrir onde está o fragmento atolado.

Métodos para remover papel da impressora

As impressoras a laser e jato de tinta diferem em sua estrutura, arranjo de blocos funcionais e conjuntos. É realizada a abertura do mecanismo principal que avança o papel de acordo com as recomendações gerais e esclarecimentos das instruções para um determinado modelo.

Antes de limpar o papel atolado desligue a impressora - na zona de suas ações de "resgate" pode haver unidades e conjuntos de alta tensão, com perigo de choque para o usuário. O mais difícil de resolver é a situação em que nem toda a folha mastigada pode ser arrancada - parte dela se soltou ao tentar removê-la e ficou dentro.

As instruções gerais para a remoção do papel mastigado são reduzidas a uma sequência específica de etapas.

  1. No Windows 10, vá para Iniciar - Painel de controle - Dispositivos e impressoras - Exibir fila de impressão - Excluir fila de impressão.
  2. Abra a bandeja de saída e remova todas as folhas que colocou lá para impressão.
  3. Volte ao já familiar kit de ferramentas de software "Dispositivos e Impressoras", selecione sua impressora na lista de dispositivos instalados e dê o comando: clique com o botão direito - "Preferências de impressão".
  4. Vá até a aba "Manutenção" e dê o comando "Limpar rolos", confirme a solicitação. A impressora tentará ejetar o papel restante girando-o por alguns segundos.

Você também pode usar outros métodos para trazer a impressora de volta à operação normal, selecionando a função apropriada.

Se todas as etapas acima não funcionarem - abra as portas de todas as bandejas, abra as guias na bandeja de recebimento e remova o cassete da unidade com o cartucho.

De jato de tinta

O dispositivo das impressoras jato de tinta é tal que só será possível aproximar os rolos e o eixo desmontando o cartucho - eles são fechados por ele. Mas nem tudo é tão difícil - alguns fabricantes, por exemplo, a HP, permitem que os usuários lidem de forma independente com uma série de problemas. O fabricante escreve nas instruções que os modelos HP possuem um sensor especial que monitora a posição do carro no início e no final da impressão.

Tendo descoberto que a impressora está mastigando papel, faz sentido descobrir se este leitor está funcionando, - se estiver danificado ou cheio de produtos de impressão (ou partículas estranhas, objetos), a impressão será interrompida. É necessário limpar a fotocélula do sensor com uma solução de álcool. Antes de limpar o sensor, o papel é ejetado da impressora e a impressão continuará de onde parou inesperadamente.

De laser

É possível remover o papel de uma impressora a laser da mesma forma que em uma impressora a jato de tinta. No entanto, não é necessário desligar a energia. É estritamente proibido puxar abruptamente o lençol preso em sua direção - ele simplesmente se quebrará. No pior dos casos, o solavanco pode quebrar qualquer uma das partes diretamente envolvidas na pulverização do pó e no avanço da folha. O Guia do usuário contém instruções sobre como remover a folha atolada corretamente para não danificar a impressora.

Se a folha estiver presa no início (não foi completamente sob os eixos de transmissão) - tente puxá-lo contra o movimento dos rolos, isto é, através da fenda na qual é alimentado. Quando aparecer uma folha no final (na saída), puxe-a, ao contrário, ao longo do movimento dos rolos, para que saia de forma "natural". Se nenhuma das tentativas for bem-sucedida - abra o cassete da unidade e remova a folha de dentro: você provavelmente conseguirá fazer isso facilmente e na primeira tentativa. Se os pedaços de folha ainda estiverem presos no mecanismo de acionamento, remova-os você pode usar uma pinça, pré-embrulhada com fita isolante ou fita isolante.

O enrolamento das pinças evitará danos às peças que não podem tolerar manuseio brusco durante a manutenção.

Como faço para continuar imprimindo?

Se o atolamento de papel foi eliminado com sucesso, recoloque o cartucho e o cassete do alimentador de folhas em seus lugares.Tente ligar a impressora jato de tinta novamente. O laser será reiniciado automaticamente - sua alimentação não foi desligada. A página com falha será reimpressa e as folhas subsequentes também serão impressas normalmente.

Nem todas as impressoras suportam o armazenamento de documentos não impressos - reabra o arquivo e selecione as páginas que nunca foram impressas. Se a impressora mastigar uma folha com um número diferente da lista, incluído no número total de páginas do documento impresso, você precisará localizar e substituir a peça defeituosa por uma nova.

Recomendações

Não use papel de baixa qualidade, velho e muito fino - este se quebra e amassa com mais freqüência. Não imprima documentos em tudo o que estiver ao seu alcance: invólucros, papel alumínio, filme, páginas em branco cortadas de livros antigos, papelão desdobrado sob a embalagem (de cereais, chá, etc.). Mantenha lixeiras e prateleiras de suprimentos de escritório longe da impressora... A opção ideal é instalar a impressora em uma mesinha de cabeceira ou prateleira, longe de uma mesa ou bancada, e o problema de entrada de objetos estranhos será eliminado por si só. Não use tinta ou pó de tonercujo período de armazenamento expirou. Os pós de toner simples, que incluem grafite e partículas magnéticas, podem ser armazenados por 10 anos, o que não se pode dizer da tinta colorida da impressora, que simplesmente seca depois de um ou três anos. Substitua os cartuchos de tinta imediatamente.

Não continue imprimindo em uma impressora que está quase sem toner ou tinta. Qualidade nojenta, impressão desbotada irá afastar instantaneamente os clientes de sua empresa, que não alocou um pouco de dinheiro para manter uma única impressora de rede. Após desmontar a impressora para remover folhas enrugadas, substituir a tinta ou o toner, não toque nos rolos ou eixos da impressora. O rolo que aplica o toner (tinta) não deve conter gotas de graxa, sujeira, pegajosidade - isso levará a uma impressão defeituosa e prejudicará visivelmente o funcionamento do mecanismo que cauteriza o toner (ou tinta) aplicado.

Não instale cassetes ou cartuchos de tinta com tinta incompatível na impressora. O uso de tinta preta em vez de colorida só é permitido quando você tem uma impressora com impressão em cores, mas você não pode usar ou não vale a pena fazer isso. O primeiro significa falta de financiamento, o segundo - você imprime formulários comuns (contratos, declarações, etc.), nos quais os selos molhados são afixados, e não se envolve em impressão completa em papel. Em tempo hábil atualize o software do seu dispositivo de impressão. Se um modelo específico foi descontinuado há muito tempo e seu suporte ao software foi descontinuado, use a versão mais recente do driver.

O Windows 10 tem drivers internos para dispositivos que estão desatualizados há 10 a 15 anos. A versão "mais recente" do Windows - maiores são as chances de sua antiga impressora matricial ou jato de tinta funcionar, mesmo se estiver conectada por meio de um conversor de interface COM-USB. Não coloque uma pilha muito grande de folhas na bandeja de saída da impressora (entrada). É mais razoável controlar o processo alimentando as folhas uma de cada vez - assim que for percebido que a impressora acidentalmente pegou duas folhas em vez de uma.

Não use, por exemplo, folhas A4 tortas feitas de A0 / 1/2/3. Freqüentemente, recorrem a isso quando é necessário imprimir, por exemplo, um desenho em um papel Whatman denso (junto com uma mesa).

Se você costuma usar papel de diferentes qualidades e gramaturas - especifique nas configurações de impressão qual tamanho e qualidade de papel são usados... Isso permitirá que a impressora defina a velocidade de avanço da folha desejada. Por exemplo, o papel reciclado de baixa qualidade se move mais lentamente pela unidade. Nesse caso, a velocidade de impressão cairá sensivelmente - mas tais folhas não serão rasgadas, mastigadas pelos rolos do dispositivo.

No já familiar menu de configurações de impressão, vá para a guia "Etiquetas" e selecione na coluna "Tipo de papel" a configuração automática ("Detectado pela impressora") ou um tamanho e composição de papel específicos, clique em "Aplicar" e Botões "OK". Em seguida, insira a pilha de folhas e ajuste as guias para caber na largura da folha - o mecanismo irá parar de travar durante a impressão.

Conclusão

Seguir as diretrizes acima reduzirá os atolamentos de papel e outros problemas da impressora. A experiência prática mostra que a ajuda de especialistas é necessária apenas em alguns casos, quando nenhuma ação realizada deu resultado e as fichas ficam presas o tempo todo.

Veja o vídeo a seguir para saber como eliminar atolamentos de papel na impressora HP LaserJet 1020.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário