Recursos e seleção de cartucho de impressora a laser

Contente
  1. Dispositivo
  2. Quanto tempo é suficiente?
  3. Como escolher?
  4. Como limpar?

Impressora a laser - um dispositivo que está em demanda em quase todos os escritórios. Ele é projetado para imprimir textos, documentos, imagens. Por trás da simplicidade externa do design, unidades tecnológicas complexas e laser cartuchos.

Muitas pessoas notam que o recurso indicado na embalagem do cartucho não corresponde à realidade, e a tinta costuma acabar mais cedo. Um bom cartucho deve produzir impressões de qualidade, mas nem sempre é o caso. Vale a pena saber para quantas folhas o recurso do equipamento deve ser suficiente, para que serve e como escolhê-lo.

Dispositivo

Uma impressora a laser é um projeto complexo. A caixa do dispositivo de cartucho consiste em dois blocos:

  • superior - este é um recipiente para resíduos de toner;
  • diminuir - recipiente para tinta.

Topo do quarteirão Inclui ainda uma série de elementos, entre os quais vale destacar um rolo fotográfico, uma haste de metal, uma lâmina para limpeza do aparelho e o próprio recipiente. O conteúdo do compartimento inferior também acomoda itens adicionais e peças sobressalentes para uma operação confiável do equipamento. O design é leve e esta é uma de suas características.

O princípio da impressão a laser é simples. O eixo fotocondutor atua como o dispositivo principal. Com sua ajuda, é possível organizar a transferência de uma imagem para um meio - principalmente papel. A haste possui uma camada fotossensível e se parece com um cilindro, cuja superfície possui uma carga. Ele persiste até que um feixe de luz atinja a superfície.

O segundo elemento estrutural mais importante é laser, que faz parte do sistema ótico-mecânico de espelhos e lentes. O mecanismo, formado pelos elementos individuais, garante o movimento de uma viga fina ao longo da superfície do eixo. O feixe é emitido por um laser.

Por meio da ação do laser, ocorrem as seguintes ações:

  • reflexão do feixe do sistema, que inclui espelhos de 4 a 6 lados;
  • piscar da superfície do tambor;
  • "Drenando" a carga da área que se torna condutora.

Como resultado, uma zona neutra é formada no local onde a carga saiu. A diferença de pólos faz com que as partículas de pó adiram ao eixo rotativo. Nesse caso, as partículas negativas grudam na área iluminada pelo feixe. Como resultado, a tinta do toner sai por um orifício estreito fornecido no eixo e é uniformemente distribuído sobre a superfície pela lâmina dosadora.

A formação de uma imagem pontilhada é facilitada por ajuste de laser por um microcontrolador de controle... Um sistema de espelhos gira o feixe de luz, resultando na formação de linhas de imagem na superfície do cilindro.

O estágio final da impressora a laser É a aplicação de tinta em uma folha. O tambor continua girando dentro da estrutura, enquanto a carga em sua superfície é negativa. Gradualmente, o elemento atinge a superfície da folha e toca o eixo com uma carga positiva. Ao tocar, as partículas de tinta são atraídas para o papel, podendo assim transferir a imagem.

Quanto tempo é suficiente?

Normalmente, a inconsistência do recurso do cartucho com os valores declarados se deve ao fato de o fabricante utilizar uma fórmula universal para o cálculo deste indicador. Ela também é conhecida como "Fórmula 5%".

De acordo com ele, toner suficiente deve ir para uma página de folha A4 para cobrir 5% da superfície. Tal cálculo sugere que se a área total da folha pintada com toner ultrapassar a porcentagem especificada, o cartucho será consumido mais rapidamente, portanto, não poderá ser armazenado por muito tempo.

Para dispositivos que usam tinta colorida para aplicação, eles lançaram seu próprio Fórmula. Leva em consideração as seguintes cores:

  • Vermelho;
  • amarelo;
  • azul;
  • Preto.

Graças a cálculos simples, é fácil adivinhar que, para impressoras coloridas, a regra atualizada é chamada de "regra dos 20%", uma vez que são consideradas 4 cores, cada uma delas representando 5% de consumo. Assim, se desejar, você pode determinar a data de validade do dispositivo adquirido.

Como escolher?

Antes de comprar um cartucho para uma impressora a laser, você deve com cuidado leia as instruções da técnica. E também recomendado examine a lista de consumíveis, recomendado pelo fabricante. A melhor solução seria comprar a versão original., pois isso irá garantir o bom funcionamento do equipamento.

    Algumas pessoas preferem falsificações baratas, mas seu uso pode acarretar uma série de consequências não muito agradáveis.. Entre eles:

    • aumento do desgaste da impressora a laser;
    • reprodução de cores de baixa qualidade, o aparecimento de sombras claras, uma mudança na gama de cores;
    • baixa definição da imagem ou texto;
    • maior risco de danos à impressora.

    Ao escolher um cartucho confiável, é recomendável prestar atenção a alguns indicadores.

    1. Compatibilidade... Os consumíveis são produzidos por empresas terceirizadas, portanto os fabricantes fornecem um chip no design do cartucho, com a ajuda do qual é possível conectar o equipamento a determinados modelos de impressora. É melhor não comprar um cartucho sem lacre.
    2. Marcação OEM... Isso significa que o cartucho é da mesma marca da impressora na qual deseja instalá-lo. A compra de tal dispositivo proporcionará uma impressão clara e de alta qualidade.
    3. Versatilidade... Hoje são produzidos modelos com design combinado, combinando cartuchos pretos e coloridos. Uma opção prática para quem trabalha em gráficas ou se dedica à produção de impressos em casa.
    4. Tipo de tinta... As difíceis são as mais preferidas porque alcançam alta qualidade de impressão e retêm a cor selecionada. Essa tinta contém uma substância semelhante à cera, que tem tempo de derreter antes de ser aplicada ao papel.

    A escolha do cartucho é um processo responsável, pois disso depende a qualidade da impressão e o tempo de vida útil da impressora a laser.

    Como limpar?

    Durante o funcionamento de uma impressora a laser, o cartucho costuma ficar entupido, o que torna necessário limpá-lo. O principal sinal do surgimento dessa necessidade é a deterioração da qualidade de impressão.

    E também aparecem os seguintes problemas:

    • linhas irregulares aparecem nas folhas durante a impressão;
    • grandes manchas ou borrões de tinta são encontrados na superfície dos documentos;
    • a impressora para de produzir os tons desejados de imagens;
    • o padrão de teste não usa toda a tinta;
    • linhas pretas ou coloridas correm ao longo da folha, dependendo do tipo de dispositivo;
    • o fundo aparece na folha;
    • ao longo da superfície do papel existem faixas largas de cor cinza ou preta.

    Qualquer um dos problemas que surgiram requer limpeza imediata do cartucho... Caso contrário, a qualidade da impressão será prejudicada e haverá risco de danos à impressora.

    Deve-se observar que tal regra é racional apenas para modelos de impressoras em preto e branco, portanto, é considerada obsoleta, pois os fabricantes produzem cada vez mais dispositivos coloridos.

    Listras, manchas ou descoloração são todas indicações de que o toner foi derramado no cartucho. E também a razão pode estar na penetração de partículas estranhas no pó. A maioria desses problemas está associada ao uso de toner ou papel de baixa qualidade.

    Para que a impressora produza os textos e imagens necessários, você deve executar regularmente equipamento de limpeza ao substituir um cartucho... Existe apenas um método para limpar esses dispositivos. Nesse caso, o método possui duas configurações. Se houver uma deterioração no desempenho do cartucho, você deve:

    • limpe o tambor dentro do corpo;
    • remova o tambor e limpe-o com um pano úmido e seco separadamente do corpo.

    Este é o único procedimento que você precisa seguir para restaurar o nível anterior de operação da impressora a laser... Isso se explica pelo fato de o fotodrum ser o principal elemento de impressão no cartucho, portanto é ele quem fica exposto a contaminações desagradáveis ​​durante o funcionamento.

    Além disso, deve-se notar que não é recomendado virar o cartucho com a tampa aberta para remover o tambor... Isso irá derramar toner residual. Antes de desmontar a estrutura, você deve primeiro colocar um pano limpo ou guardanapos sobre a superfície da mesa. Limpe o tambor com um pano macio.

    Na visualização abaixo, você pode se familiarizar visualmente com os recursos de escolha de um cartucho para impressora a laser.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário