O que são impressoras matriciais e como funcionam?

Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Dispositivo e princípio de operação
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Visão geral da espécie
  6. Níveis de qualidade de impressão
  7. Marcas populares
  8. Dicas de Seleção

A impressora matricial é um dos mais antigos equipamentos de escritório, a impressão nelas é feita graças a um cabeçote especial com um jogo de agulhas. Hoje, as impressoras matriciais são quase universalmente substituídas por modelos mais modernos; no entanto, em algumas áreas, elas ainda são amplamente utilizadas hoje.

Em nossa análise, veremos os recursos de operação deste dispositivo.

O que é isso?

A operação de uma impressora matricial é baseada na decisão de digitar dados de texto não a partir dos símbolos já preparados do dispositivo de impressão, mas conectando pontos separados. A diferença básica entre os modelos do tipo matriz e os a laser que surgiram um pouco depois, assim como os modelos a jato de tinta, está na técnica de aplicação de pontos nas folhas.... Dispositivos de matriz parecem derrubar o texto com golpes de agulhas finas na fita de tinta. No momento do impacto, a agulha pressiona firmemente um pequeno pedaço de toner contra o papel e faz uma impressão preenchida com tinta.

As impressoras a jato de tinta formam uma imagem a partir de pequenas gotas de tinta e as impressoras a laser a partir de partículas de corante eletricamente carregadas. A simplicidade da tecnologia tornou a impressora matricial a mais durável e, ao mesmo tempo, a mais barata.

História

O primeiro aumento na demanda por impressoras matriciais ocorreu na década de 70 do século passado. Durante esse período, os dispositivos DEC foram amplamente distribuídos. Eles permitiam digitar a uma velocidade de até 30 caracteres / s, sendo caracterizados por um tamanho de linha pequeno - dependendo das características do design, variava de 90 a 132 caracteres / s... A fita de tinta era puxada por meio de um mecanismo de catraca que funcionava de forma bastante sonora. Com o desenvolvimento da indústria, surgiram no mercado modelos de maior qualidade, amplamente utilizados não só na produção, mas também no dia a dia. A mais popular foi a impressora Epson MX-80.

No início da década de 90, surgiram no mercado as impressoras jato de tinta, que se caracterizavam pelo aumento da qualidade de impressão e ao mesmo tempo funcionavam quase silenciosamente. Isso levou a uma redução significativa na demanda por modelos de matriz e a um estreitamento do escopo de seu uso. Porém, devido ao baixo preço e facilidade de operação, a tecnologia matricial permaneceu por muito tempo indispensável.

Dispositivo e princípio de operação

Não é nada difícil descrever o mecanismo de ação de uma impressora matricial. O elemento de trabalho mais complexo e caro no dispositivo é a cabeça localizada no carro, enquanto os parâmetros funcionais do mecanismo dependem diretamente das características de design do carro.... Existem eletroímãs no corpo da impressora, eles puxam ou empurram o núcleo, no qual as agulhas estão localizadas. Esta parte só pode imprimir uma linha por passagem. O cartucho de fita parece uma caixa de plástico com fita de tinta dentro.

A impressora está equipada com um tambor de alimentação de papel para alimentar as folhas e segurá-las durante a impressão. Para garantir a máxima aderência ao papel, o tambor é coberto adicionalmente com plástico ou borracha.

Além disso, são incorporados rolos, que são responsáveis ​​por prender as folhas no tambor e apoiá-las durante a fase de impressão. O movimento do tambor é realizado por meio de um motor de passo.

No caso adicional, existe um dispositivo especial responsável por alimentar a folha e mantê-la até que esteja esticada. Outra função deste elemento estrutural é o correto posicionamento do texto. Ao imprimir em papel em rolo, este dispositivo é adicionalmente equipado com um suporte.

Um dos elementos mais importantes de cada impressora matricial é o painel de controle. Ele contém o módulo de controle, a memória interna, bem como os circuitos de interface necessários para garantir uma comunicação estável com o PC. Assim, seu objetivo principal é ajudar o dispositivo a realizar todas as suas funções básicas. A placa controladora é um pequeno microprocessador - é ele quem descriptografa todos os comandos vindos do computador.

A digitação com um dispositivo de matriz é realizada às custas da cabeça. Este elemento inclui um conjunto de agulhas, cujo movimento é realizado por eletroímãs. O cabeçote se move ao longo das guias embutidas ao longo da folha de papel, durante o processo de impressão as agulhas atingem a folha em um determinado programa, mas primeiro elas perfuram a fita de tonificação.

Para obter uma determinada fonte, são usados ​​movimentos simultâneos de várias combinações de agulhas. Como resultado, a impressora é capaz de imprimir quase todas as fontes.

A maioria dos dispositivos matriciais modernos tem a opção de controlar as agulhas a partir de um PC.

Vantagens e desvantagens

A tecnologia Matrix está desatualizada atualmente, no entanto, essas impressoras têm muitas vantagens.

  • A principal vantagem das impressoras matriciais é o seu preço acessível... O custo desse equipamento é dez vezes menor do que o preço dos dispositivos a laser e jato de tinta.
  • O período de operação de tal impressora é muito mais longodo que o tempo de uso de outros tipos de dispositivos. A fita de tinta nunca seca repentinamente, isso sempre pode ser notado com antecedência, pois neste caso o contraste da impressão diminui gradativamente, o texto fica mais esmaecido. Todos os outros tipos de impressoras podem concluir seu trabalho no momento mais inoportuno, quando o usuário simplesmente não tem a oportunidade de carregar o cartucho a tempo.
  • Você pode imprimir arquivos em uma impressora matricial em qualquer tipo de papel, e não apenas em um especial, como é o caso dos produtos a jato de tinta e laser. O texto impresso é altamente resistente à água e sujeira.
  • Mecanismo de impressão permite que você reproduza um documento do mesmo tipo.

Apesar de tais vantagens importantes, esta técnica também tem suas desvantagens, que tornam a técnica da matriz absolutamente inadequada para uso em vários casos individuais.

  • Dispositivo matricial não permite imprimir a foto, bem como reproduzir qualquer imagem com alta qualidade.
  • Ao contrário das instalações mais modernas matriz por unidade de tempo produz muito menos folhas impressas de papel... Claro, se você iniciar o dispositivo para imprimir o mesmo tipo de arquivo, a velocidade de trabalho pode ser muitas vezes maior do que a dos análogos. Além disso, a técnica fornece um modo que permite aumentar um pouco a velocidade de impressão, mas neste caso a qualidade é prejudicada.
  • O dispositivo é muito barulhento... Uma vez que a esmagadora maioria dos elementos realiza o seu trabalho mecanicamente, o equipamento apresenta um nível elevado de emissão de ruído. Para eliminar o som, os usuários precisam comprar um gabinete especial ou colocar a impressora em outra sala.

Hoje, o equipamento de escritório matricial é considerado uma das instalações de impressão mais antigas. A tecnologia foi revisada diversas vezes, o princípio de funcionamento sofreu modificações, entretanto, a parte mecânica ainda permanece em seu nível original.

Ao mesmo tempo, isso também levou a uma vantagem significativa que distingue os sistemas de matriz - o preço de tais modelos cobre todas as suas deficiências.

Visão geral da espécie

As impressoras matriciais vêm em impressoras matriciais lineares e matriciais. Esses dispositivos são caracterizados por um nível diferente de emissão de ruído, um período de operação contínua, bem como uma velocidade de operação. Do ponto de vista técnico, as diferenças reduzem-se à diferença no esquema do gerador de vapor e nas técnicas do seu movimento.

Dot Matrix

Já delineamos as características do funcionamento de uma impressora matricial - os pontos são fixados com agulhas especiais através do toner... Resta acrescentar que o SG de tal dispositivo se move de uma extremidade a outra devido a um acionamento elétrico equipado com sensores de posicionamento especiais. Este design permite determinar corretamente a localização dos pontos, bem como inserir a impressão colorida (claro, apenas com um cartucho especial com toners multicoloridos).

A velocidade de impressão em dispositivos matriciais é relativamente baixa e depende diretamente do número total de agulhas no PG - quanto mais deles, maior será a velocidade de impressão e melhor será a qualidade. Os mais populares atualmente são os modelos de 9 e 24 agulhas, que fornecem a relação funcional de velocidade / qualidade. Embora estejam à venda também produtos com 12, 14, 18, além de 36 e até 48 agulhas.

Como mencionado acima, um aumento no número de agulhas PG aumenta a velocidade e o brilho da reprodução do texto. Essa diferença é especialmente visível se o número de agulhas for mais do que dobrado. Digamos Um modelo de 18 pinos imprime muito mais rápido do que um dispositivo de 9 pinos, mas a diferença na legibilidade será quase imperceptível.... Mas se você comparar as impressões feitas nos dispositivos de 9 e 24 pinos, as diferenças serão impressionantes.

No entanto, como mostra a prática, melhorar a qualidade nem sempre é crítico para o usuário, portanto, para uso doméstico ou um dispositivo de produção do nível inicial, as pessoas compram mais frequentemente dispositivos de 9 pinos, especialmente porque eles custam uma ordem de magnitude mais barato. UMA para tarefas mais demoradas, eles preferem 24 pinos ou compram modelos lineares.

Matriz Linear

Essas impressoras são instaladas em grandes empresas, onde os requisitos de resistência a cargas aumentadas são impostos ao equipamento de escritório. Esses dispositivos são relevantes onde quer que a impressão seja realizada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os mecanismos de matriz linear são caracterizados por maior desempenho, facilidade de uso e eficiência máxima. Eles permitem que os usuários gastem seu tempo de trabalho com eficiência e reduzam os custos de produção para a compra de consumíveis.

Além disso, os proprietários de equipamentos lineares têm muito menos probabilidade de entrar em contato com o serviço de manutenção para reparos.

Nas empresas de manufatura, o critério decisivo na escolha de um modelo de impressora matricial é tradicionalmente a relação entre praticidade e custo do equipamento operacional, enquanto o custo total de propriedade depende diretamente do preço das peças de reposição e consumíveis, bem como dos fundos gastos em reparos . Os dispositivos lineares são caracterizados por um design confiável e têm consumíveis bastante baratos, portanto, são mais baratos do que as instalações matriciais e os modelos modernos de laser.... Assim, o mecanismo de matriz linear é benéfico, pois fornece economia máxima de custos com volumes de impressão maiores.

Uma lançadeira é usada em vez do SG móvel padrão em instalações lineares. É um design modular com pequenos martelos de impressão que podem abranger uma página inteira de largura. Durante a impressão do texto, o bloco com martelos se move rapidamente de uma borda da folha para a outra.

Se, em modelos de matriz de pontos, o SG se move ao longo da folha, então os blocos de lançadeira se movem uma curta distância correspondente à magnitude da discrepância entre os martelos funcionais.Como resultado, eles formam toda a cadeia de pontos por completo - depois disso, a folha é alimentada ligeiramente para a frente e um conjunto de outra linha é iniciado. É por isso a velocidade de impressão de mecanismos lineares não é medida em caracteres por segundo, mas em linhas por segundo.

A lançadeira do dispositivo de matriz linear está sujeita a um desgaste muito mais lento do que o SG dos dispositivos pontuais, uma vez que não se move por si mesma, mas apenas por seu fragmento separado, enquanto a amplitude de movimento é relativamente pequena. O cartucho de toner também é econômico, uma vez que a fita está posicionada ligeiramente inclinada em relação aos martelos e sua superfície está sujeita a um desgaste tão uniforme quanto possível.

Além disso, os mecanismos de matriz linear, via de regra, possuem funções de administração avançadas - a maioria delas pode ser conectada à rede do escritório da empresa, bem como combinada em grupos separados para organizar um único controle remoto. Os mecanismos de matriz linear são feitos para grandes empresas, portanto, têm um bom potencial para atualização. Assim, você pode trazer alimentadores de rolo e de folha para eles, um empilhador de papel, bem como um mecanismo de transporte para fazer cópias de impressão. É possível conectar um cartão de memória e pedestal com módulos para folhas adicionais.

Alguns modernos impressoras matriciais lineares fornecem placas de interface que permitem conectividade sem fio... Com uma variedade tão rica de complementos existentes, cada usuário sempre pode escolher uma configuração eficaz para si mesmo.

Níveis de qualidade de impressão

Qualquer tecnologia de operação de impressoras coloca invariavelmente os usuários na frente da escolha entre a qualidade do dispositivo e a velocidade de impressão. Com base nesses parâmetros, 3 níveis de qualidade do dispositivo são distinguidos:

  • LQ - proporciona aumento da qualidade do texto impresso por meio do uso de impressoras com 24 agulhas;
  • NLQ -Dá qualidade de impressão média, funciona em dispositivos de 9 pinos em 2 abordagens;
  • Esboço, projeto –Carca uma velocidade de impressão extremamente alta, mas em versão de rascunho.

A qualidade de impressão média a alta geralmente é integrada, com rascunho na maioria das vezes disponível como uma opção.

Ao mesmo tempo, os modelos de 24 pinos podem suportar todos os modos, de forma que cada proprietário do equipamento escolhe de forma independente o formato de trabalho que precisa em uma determinada situação.

Marcas populares

Os líderes indiscutíveis no segmento de equipamentos de escritório, incluindo a produção de impressoras matriciais, são Lexmark, HP, bem como Kyocera, Panasonic, Samsung e a empresa Epson mencionada acima... Ao mesmo tempo, alguns fabricantes estão se esforçando para capturar um segmento de mercado muito específico. Por exemplo, o fabricante Kyocera se concentra apenas no consumidor mais exigente, oferecendo produtos de elite projetados para uso de longo prazo.

Samsung e Epson são caminhonetes, embora muitas vezes tenham seus próprios conceitos exclusivos. Assim, a Epson introduz tecnologias de comunicação sem fios em todo o lado e disponibiliza as soluções mais modernas em termos de implementação de sistemas de controlo. tais produtos são especialmente apreciados por aqueles consumidores que procuram a combinação ideal de funcionalidade e ergonomia bem pensada em impressoras.

Epson LQ-50 é o mais popular entre os dispositivos Epson.... Esta é uma impressora de 24 agulhas e 50 colunas. Distingue-se pelo seu tamanho compacto e velocidade excepcional, que atinge a média de 360 ​​caracteres por segundo no modo de alta qualidade. A impressora está focada em streaming de impressão multicamadas com saída única de 3 camadas, podendo ser utilizada com portadores de papel colorido das mais diferentes densidades - de 0,065 a 0,250 mm. Permite imprimir em papéis de vários tamanhos, não excedendo A4.

No centro desta impressora está a tecnologia Energy Star de última geração, que ajuda a reduzir os custos de energia durante a impressão e quando o equipamento está ocioso.Devido ao seu pequeno tamanho, esta impressora pode ser utilizada como dispositivo fixo mesmo em automóveis, mas neste caso exigirá a instalação prévia de um adaptador. O sistema é compatível com Windows e possui vários modos de impressão.

Impressoras OKI - Microline e Microline MX estão em alta demanda... Eles fornecem uma alta velocidade de impressão de até 2.000 caracteres por minuto, sem pausas ou paradas. O projeto de tais dispositivos está em total conformidade com os requisitos de operação contínua e implica envolvimento humano mínimo.

Esse recurso é especialmente procurado em grandes centros de computação, onde há necessidade de saída automática de arquivos para impressão.

Dicas de Seleção

Ao comprar uma impressora matricial, em primeiro lugar é necessário levar em consideração as peculiaridades de seu uso... Assim, para impressão de banco, impressão de recibos e vários bilhetes, bem como para fazer várias cópias da impressora, o custo mínimo de impressão é necessário em combinação com alta velocidade. Os dispositivos de matriz de pontos de 9 pinos atendem totalmente a esses critérios.

Para impressões de demonstrações financeiras, cartões de visita, etiquetas e todo tipo de documentos logísticos, são necessárias características como maior resolução de impressão, boa renderização de fontes e reprodução clara de pequenos textos. Neste caso, preste atenção ao modelo matricial com 24 agulhas.

Para impressão em fluxo em instalações de escritório, bem como para a produção constante de documentos de sistemas de computador, a impressora deve ser produtiva, confiável e resistente ao aumento da carga de trabalho diária. Em tal situação, modelos de matriz linear são recomendados.

No próximo vídeo, você encontrará uma análise detalhada da impressora matricial Epson LQ-100 de 24 pinos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário