Qual impressora é melhor - laser ou jato de tinta?
Frequentemente, os usuários, que vão comprar uma impressora exclusiva, ficam confusos em uma ampla variedade de equipamentos de impressão para escritório. E o mais interessante é que ninguém pensa com antecedência nos requisitos operacionais para dispositivos de saída, por isso eles se perdem, caindo em uma variedade de funções e parâmetros de impressoras. Os assistentes de vendas, que desejam ajudar o cliente, colocam questões orientadoras. Assim, acaba por determinar o tipo de impressora necessária, nomeadamente, jato de tinta ou laser.
Descrição dos tipos de impressoras
Os usuários optam por uma impressora ou dispositivo multifuncional com objetivos diferentes. Fotógrafos profissionais interessado no princípio da impressão de alta qualidade de imagens em papel de diferentes texturas e densidades. Um requisito semelhante é apresentado câmara escura e estúdio. A busca por uma impressora para uso em escritório é feita de acordo com vários critérios, incluindo a presença da opção CISS, velocidade de impressão e capacidade do cartucho.
E ainda, a maioria dos consumidores opta por modelos versáteis que podem imprimir documentos em preto e branco e imagens coloridas de vários tamanhos.
As impressoras criadas para uma pequena lista de tarefas não levantam dúvidas. Você pode encontrá-los em qualquer ponto de venda de equipamentos de escritório. Mas modelos universais de impressoras e multifuncionais com características especiais terão que olhar. É importante destacar que este tipo de impressora é popularmente denominado "combinar", pois contém modos de vários dispositivos ao mesmo tempo, por exemplo: copiadora, impressora, scanner e até fax. No entanto, a disponibilidade de tantas possibilidades aumenta significativamente o custo do dispositivo. Para trabalhar em um escritório, a impressora deve ter uma alta velocidade de impressão, digitalização e cópia de informações.
Para designers profissionais, um aspecto importante da escolha - alta qualidade das imagens de saída em cores, que podem ser facilmente fornecidas por uma impressora a laser. Para os candidatos que precisam constantemente preparar resumos, redigir notas, fazer trabalhos de conclusão de curso e teses, os modelos a jato de tinta MFP, capazes de exibir texto e informações gráficas em papel, são adequados.
Para uso doméstico um requisito obrigatório é a impressão de documentos e qualquer outra informação textual, como livros ou revistas. Isso significa que vale a pena considerar os modelos universais com os modos de operação necessários.
Tendo decidido os principais objetivos de operação, você pode entender que tipo de impressora deve ser considerada: jato de tinta ou laser. À primeira vista, pode parecer que a diferença entre eles está apenas no fornecimento de tinta, mas está longe de ser o caso.
Para descobrir suas semelhanças e diferenças, apenas uma descrição detalhada de cada espécie ajudará.
Jato de tinta
O tipo de impressora jato de tinta é considerado o mais popular em todo o mundo. Os modelos apresentados entraram no dia a dia de uma pessoa pela possibilidade de exibir imagens coloridas. Depois de instalar esse tipo de dispositivo em casa, a necessidade de entrar em contato com os salões de fotos para preencher um álbum de fotos de família desapareceu.
Além disso, propõe-se familiarizar-se com as características do trabalho das impressoras a jato de tinta. Familiar para todos modelos de matriz a imagem é aplicada a um suporte de papel por meio de uma fita de tinta e as mais finas agulhas. Projetos de jato de tinta equipado com elementos especiais chamados bicos. Eles são orifícios minúsculos. Eles só podem ser vistos sob uma lupa ou microscópio. Eles estão localizados no cabeçote de impressão ao lado do tanque de tinta. É por esses orifícios que a composição de coloração entra no porta-papel. Cada gota de tinta tem um volume insignificante. Só pode ser comparado com a espessura de um cabelo humano.
Se você pegar uma imagem impressa e colocá-la sob um microscópio poderoso, verá que cada elemento da imagem é composto de muitas gotas pontuais. Sob os bicos, minúsculos orifícios, existem cavidades para onde as gotas de tinta são direcionadas.
Nos modelos de jato de tinta da impressora, você pode encontrar várias maneiras de espremer a tinta do cartucho.
- Método de pressão piezoelétrica... Um cristal piezoelétrico está localizado acima do bico, que é alimentado por corrente elétrica. Depois de aplicar a tensão, o elemento piezoelétrico muda sua posição: alonga ou distende. Quando a pressão aumenta, gotas de tinta são formadas e comprimidas no suporte de papel. O sistema de pressão piezoelétrico é econômico, mas altamente confiável.
- Método de pressão térmica... Em modelos de impressoras a jato de tinta, onde essa técnica de pressão é utilizada, o processo de formação de gotas é estruturado de forma um pouco diferente. O projeto contém um elemento de aquecimento em miniatura que produz uma temperatura máxima de 100 graus. Com esse aquecimento, bolhas de gás se formam na tinta líquida e também empurram as gotas pelos bicos para o papel. Este método de pressão permite imprimir uma imagem no papel em alguns segundos. No entanto, a cabeça de impressão muitas vezes falha devido ao rápido aquecimento.
Existe mais uma característica das impressoras jato de tinta, que é a maneira de armazenar tinta.
- Tanques de tinta embutidos... O recipiente fica localizado dentro da cabeça de impressão, portanto, para substituir o corante, é necessário trocar toda a estrutura.
- Tanque de tinta separado... Em tais designs, a cabeça de impressão da impressora é preenchida com o elemento de tinta usando uma rede capilar. E para substituir o cartucho, não há necessidade de desmontar completamente o dispositivo.
Laser
As impressoras a laser oferecem impressão de informações em formato multicolorido e preto e branco. Usado como corante toner seco... O principal detalhe do design deste tipo de impressora é tambor fotossensível. Externamente, ele se assemelha a um cilindro feito de metal revestido com semicondutor que é sensível à luz. O princípio de operação de dispositivos a laser é baseado nele.
A unidade de cilindro pode ter carga positiva ou negativa. Este indicador depende do fio corona. Para deixar mais claro, o fio corona é um fio de tungstênio revestido com ouro ou platina. Sob a influência da corrente, ocorre uma carga, forma-se um campo magnético que atua no tambor.
Alguns modelos de impressoras a laser usam um rolo de carregamento em vez de um fio corona. Esta é uma haste de metal, cuja superfície é coberta com um material de borracha ou espuma. E eles são conhecidos por serem excelentes condutores.
Depois de descobrir a estrutura das impressoras do tipo laser, você pode se familiarizar com o algoritmo passo a passo de sua operação.
- A ótica de laser e espelho cria uma sequência para a saída de documentos. O feixe de laser é fixado em um determinado ponto onde a carga muda. Esses pontos criam a imagem.
- Existe um contato entre o eixo magnético e a unidade de cilindro, ou seja, a quantidade necessária de tinta é retirada.
- O toner é fixado nas áreas carregadas da unidade de cilindro.
- Uma folha de papel é colocada sob o tambor. Em curtos intervalos de tempo, o toner é aplicado ao papel.
- Após o primeiro processamento do papel com toner, a folha é enviada para o compartimento do forno térmico, onde é aquecida a uma temperatura de 200 graus.
- Após o processamento da folha com alta temperatura, a imagem é enviada para a bandeja para saída das informações.
- No caso da impressão em cores, esse processo ocorre 4 vezes. Em termos simples, um toner de quatro cores é aplicado.
Comparação de prós e contras
Em impressoras a laser, a superfície do cilindro é carregada sob o sinal "+". O pó de coloração escorre do cartucho à medida que gira, focando apenas nos pontos positivos. Em seguida, o papel passa por um determinado processamento dentro da estrutura da impressora, após o qual é feita a saída do desenho acabado.
Além disso, propõe-se familiarizar-se com as vantagens dos dispositivos a laser:
- baixo custo por página impressa;
- desenho rápido de uma imagem no papel;
- a capacidade de imprimir grandes materiais de texto;
- facilidade de operação do dispositivo em cargas aumentadas;
- não há necessidade de fazer recargas frequentes de cartuchos;
- a composição da coloração das imagens acabadas não é afetada negativamente pela umidade;
- As impressoras a laser podem imprimir qualquer informação em papel de densidade, textura e qualidade diferentes.
Junto com as vantagens das impressoras a laser, existem algumas desvantagens:
- alto preço do dispositivo;
- alto consumo de energia;
- incapacidade de fazer a manutenção do cartucho em casa;
- o toner é prejudicial à saúde, o que requer ventilação do ambiente durante a operação.
Uso de impressoras jato de tinta cabeça com tinta... A própria imagem é obtida a partir de um conjunto de pontos em miniatura. Além disso, propõe-se considerar as vantagens que os fãs de impressoras a jato de tinta apelam:
- preço baixo em comparação com dispositivos a laser;
- baixo consumo de energia - em termos simples, uma impressora jato de tinta gasta 10 vezes menos energia elétrica em seu trabalho do que uma impressora a laser;
- todos os modelos de jato de tinta são equipados com um leitor de cartão, graças ao qual você pode imprimir informações a partir de mídia removível;
- imagens coloridas de alta qualidade;
- a composição corante não prejudica a saúde humana;
- ampla gama de sortimento, diferindo em design e cores.
Mas mesmo os modelos de jato de tinta têm certas desvantagens:
- o alto preço de cada página impressa;
- a necessidade de substituição frequente do cartucho;
- se você usar o dispositivo com pouca frequência, a tinta seca;
- a lentidão da saída de cada folha individual;
- a tinta nas imagens impressas é afetada negativamente pela umidade.
Comparando as vantagens e desvantagens entre si, você pode decidir qual equipamento de escritório é melhor comprar para uso pessoal e qual é adequado para uso em escritório.
Diferenças nas características básicas
Antes de considerar quais são as diferenças entre as impressoras incorporadas e a laser, sugerimos que você se familiarize com uma tabela na qual há informações breves com a diferença de características técnicas que podem ser comparadas entre si.
Impressora a laser | Impressora a jato | |
Alta velocidade de impressão | «+» | «-» |
Receptividade de papel de alta qualidade | «+» | «-» |
Disponibilidade da função de impressão frente e verso | «+» | «-» |
Impressão duplex | «+»; «-» | «-» |
Longa vida útil | «+» | «-» |
Baixo custo por impressão | «+» | «-» |
Baixo custo do aparelho | «-» | «+» |
Tamanho pequeno | «-» | «+» |
Baixo consumo de energia | «-» | «+» |
Qualidade de impressão brilhante | «-» | «+» |
De facil operação | «-» | «+» |
Em primeiro lugar, você precisa saber com uma diferença na política de preços. De acordo com as estatísticas médias, as impressoras jato de tinta decentes podem ser encontradas na faixa de 6 a 7 mil rublos. Mas as máquinas a laser que suportam exclusivamente o formato de impressão em preto e branco têm um preço de cerca de 9.000 rublos. Um dispositivo a laser que também realiza impressão em cores tem um custo significativamente diferente, que varia de 15 a 20 mil rublos.
É claro que essa relação de preço faz com que os consumidores prestem atenção aos modelos de jato de tinta, mas se fizermos cálculos adicionais, ficará claro que um investimento único em uma impressora a laser cara será mais lucrativo.
Para entender o que está em jogo, você precisa considerar o custo do consumível. O cartucho jato de tinta original pode imprimir 30 imagens coloridas ou 400 folhas de texto em preto e branco. O cartucho de impressora a laser é capaz de produzir 150 imagens coloridas e 1300 páginas de texto em preto e branco. Ao mesmo tempo, o custo de um cartucho para um sistema de jato de tinta varia de 500 a 600 rublos, os cartuchos para uma impressora a laser custam de 200 a 250 rublos.
É quase impossível ver a enorme diferença ao imprimir informações em preto e branco. As impressoras a laser e jato de tinta lidam com essa tarefa sem problemas. Mas se considerarmos a questão da impressão de fotografias e imagens coloridas, então os dispositivos a jato de tinta têm uma alta superioridade. E isso se deve ao fato de que as tintas de consistência líquida se misturam mais intensamente entre si, proporcionando assim: uma grande variedade de paletas de cores, alto desenho e detalhamento.
Conforme mencionado anteriormente, o custo de um novo cartucho para impressoras a jato de tinta é de cerca de 500-600 rublos. Ele contém cerca de 13 ml de corante. Quando a tinta acabar, você pode comprar um novo cartucho, mas para economizar dinheiro é preferível reabastecer os antigos. Mas infelizmente, O reabastecimento frequente do cartucho afetará a qualidade de impressão.
Se a impressora jato de tinta ficar ociosa por muito tempo, a tinta seca. Respectivamente, tem que comprar novos cartuchos. No entanto, a tinta seca não é a pior coisa. É muito mais sério se não apenas a matéria corante secar, mas também cabeça de impressão, consertar o que é um prazer muito caro. Para evitar isso, é necessário renderizar uma imagem colorida pelo menos uma vez por semana.
Para impressoras a laser, o custo de um novo cartucho é de 200 rublos... Pelo mesmo preço reabastecimento em andamento. Com a estagnação prolongada do aparelho, o corante não seca, pois tem um aspecto pulverulento. Algumas pessoas pensam que você mesmo pode recarregar o cartucho antigo, mas não é o caso. É importante tomar precauções, pois o toner é tóxico e prejudicial à saúde humana.
Portanto, o mestre sempre calça as luvas e reabastece o cartucho em uma área bem ventilada.
As impressoras a jato de tinta superam as impressoras a laser no que diz respeito à sustentabilidade... Devido à sua alta toxidade, o corante, se entrar em contato com a pele e mucosas, pode causar uma reação alérgica. Se você inalar uma pequena quantidade de tinta seca, poderá causar grandes danos a toda a sua saúde. Além disso, quando o toner esquenta, o ozônio é liberado - uma substância que pode causar danos irreparáveis à saúde. Instale impressoras a laser em áreas ventiladas. Mas a coloração dos modelos de jato de tinta não afeta de forma alguma a saúde humana.
A quantidade de memória embutida nos modelos modernos de impressoras (jato de tinta e laser) é bastante alta. Se o número for 32 MB, você não pode garantir a qualidade da imagem impressa.
A unidade de impressão de uma impressora a laser funciona várias vezes mais rápido e melhor do que em modelos a jato de tinta... Infelizmente, é impossível distinguir as impressoras a laser das impressoras a jato de tinta por sua aparência. Ambos têm um design bonito e austero que esconde um "recheio" de impressão único.
Com base nas informações fornecidas, é impossível dizer com certeza qual impressora é a melhor. Ambos os dispositivos têm lados positivos e negativos.
O usuário, antes de comprar o equipamento de escritório apresentado, precisa decidir quais tarefas o dispositivo deve realizar, pesar os prós e os contras e, em seguida, tomar decisões a favor de um determinado design.
Qual escolher?
As regras para escolher impressoras de um tipo ou de outro são as mesmas. O principal é que o usuário determine com antecedência os requisitos básicos do dispositivo.
- É necessário parar a sua escolha por marcas conhecidas que há muito provaram ser do melhor lado. Você não deve comprar uma impressora de sua aparência - é importante se familiarizar com suas características técnicas.
- É necessário ler atentamente as condições de garantia do fabricante, bem como consultar a lista de postos de atendimento da sua cidade.
- É necessário saber com antecedência o custo das peças de reposição da impressora e dos consumíveis em questão. É importante que o preço da emissão não seja superior ao custo do próprio aparelho.
- A embalagem original contém o número máximo de impressões por mês. Se de 5 a 6 mil páginas são impressas mensalmente, deve-se ficar atento a aparelhos que produzem até 7 mil folhas.
- Ao comprar uma impressora, você deve considerar modelos com as funções necessárias ao seu funcionamento. Assim, você não precisa pagar a mais por opções desnecessárias.
- Como você sabe, para reabastecer cartuchos de designs de impressora complexos, você precisa ligar para um especialista, que "bateu" na carteira. Para economizar no orçamento familiar, é preferível levar um modelo onde você mesmo possa recarregar a tinta.
- É mais lucrativo para casa considerar as impressoras a jato de tinta. Eles são mais econômicos e fáceis de manter. Para o escritório, estúdios de fotografia profissional, recomenda-se levar modelos a laser.
Escolher o modelo de impressora perfeito é fácil o principal é decidir a que finalidade se destina. Se você deseja apenas impressões em preto e branco, vale a pena considerar as amostras de laser. Para imagens coloridas, dispositivos de jato de tinta são adequados.
Para ver um vídeo sobre qual impressora é melhor escolher, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.