Escolhendo papel fotográfico para sua impressora

Contente
  1. Visualizações
  2. Composição
  3. Densidade e dimensões
  4. O tamanho
  5. Como escolher?
  6. Como inserir?

Apesar de muitos de nós preferirmos ver as fotos eletronicamente, o serviço de impressão de imagens ainda é muito procurado. Com equipamentos especiais, você pode imprimir fotos do conforto da sua casa.

Para obter excelente qualidade, é importante não apenas usar uma impressora de qualidade, mas também escolher o papel certo. Disso dependerão não só o brilho e a saturação das cores, mas também a segurança da imagem.

Visualizações

O papel fotográfico para impressoras a jato de tinta é fornecido em uma ampla variedade. Cada cliente que já comprou consumíveis para equipamentos ficou surpreso com a gama multifacetada de produtos. O papel fotográfico é diferente daquele usado para imprimir textos. As mercadorias são divididas de acordo com diferentes características, incluindo tamanho, composição, densidade, etc. Uma das principais características que distinguem todo papel de impressora é o tipo de superfície.

  • Lustroso. Consumíveis deste tipo são usados ​​há muito tempo para a impressão de fotografias. À venda você encontra duas opções: semibrilhante e superbrilhante. Os fabricantes usam a designação Glossy para marcar papéis com uma superfície lisa e brilhante.
  • Matt. Ao contrário do produto acima, esta aparência é caracterizada por uma superfície texturizada. Isso inclui análogos, como cetim e papel sedoso.
  • Microporoso. Também é um papel com uma camada especial de gel. Este produto difere dos demais por sua proteção adicional na forma de um revestimento brilhante e uma estrutura porosa que absorve a tinta.

Vamos considerar cada um dos tipos em mais detalhes

Lustroso

Uma característica distintiva do papel é a presença de uma camada reflexiva lisa. O brilho sutil da luz na superfície dá saturação e brilho adicionais à imagem. Devido à estrutura especial, o material não precisa de proteção, porém, impressões digitais e poeira são fortemente visíveis no brilho.

As subespécies são as seguintes.

  • Semi-brilhante. O meio dourado entre as superfícies fosca e brilhante. A imagem ficou colorida e vários defeitos na superfície são menos perceptíveis.
  • Super brilhante. Um papel com brilho particularmente expressivo. Quando a luz atinge, ela fica coberta de brilho.

Matt

Material acessível que consiste em três camadas. A superfície é ligeiramente rugosa. Devido à camada impermeável, a tinta usada para impressão não vaza. Recentemente, esse produto está ganhando popularidade rapidamente. Tanto tintas pigmentadas quanto solúveis em água podem ser usadas para impressão nesse tipo de papel. Por causa do que pode ser usado para uma impressora a laser ou jato de tinta.

Recomendamos armazenar as imagens impressas sob o vidro para evitar o desbotamento.

Microporoso

Na aparência, o papel microporoso é muito semelhante ao papel fosco. Devido à camada porosa, a tinta é rapidamente absorvida e fixada com firmeza. Para proteger a foto do desbotamento e evaporação da tinta, os fabricantes usam uma camada de brilho, que tem uma função protetora. Esse tipo de papel também é usado para impressão em cores.

Projeto

Este tipo de consumível é usado em salões de fotografia profissionais. O papel consiste em várias camadas (há mais camadas em comparação com outros tipos) que executam tarefas específicas. Também pode ser usado em casa com equipamentos especiais.Caso contrário, o dinheiro em papel de marca será desperdiçado, e isso não fará sentido. À venda encontra papel dupla-face e autoadesivo para impressão de produtos originais. Os produtos frente e verso podem ter superfícies brilhantes e foscas.

Para a fabricação de ímãs elásticos, utiliza-se papel com um fino suporte magnético.

Composição

Normalmente, o papel para impressão de fotografias inclui de 3 a 10 camadas. Tudo depende da qualidade, do fabricante e de outras características. Para evitar que a tinta vaze pela folha de papel, um suporte à prova d'água é usado como primeira camada. Isso é especialmente importante ao trabalhar com impressoras jato de tinta, pois elas imprimem em tinta líquida.

Em seguida, vem a camada de celulose. Seu objetivo é absorver e fixar os compostos corantes em seu interior. A camada superior é a receptora. Esta é a formulação padrão do papel de três sílabas. Para saber a composição exata do papel, é necessário estudar cuidadosamente as informações sobre cada tipo de produto. Quanto mais camadas, mais denso e pesado será o papel.

Densidade e dimensões

Para imprimir fotografias e outras imagens, você precisa de papel grosso e resistente. As folhas finas usadas para texto e gráficos podem ficar e deformar com o peso da tinta. Os indicadores de densidade são os seguintes.

  • Para textos em preto e branco - até 120 g / m2.
  • Para fotografias e imagens coloridas - a partir de 150 g / m2.

Para obter a melhor qualidade de imagem, os especialistas recomendam usar o papel mais espesso.

O tamanho

O tamanho de folha apropriado é selecionado levando-se em consideração os recursos técnicos do MFP ou da impressora. Você também precisa decidir o tamanho das fotos que o usuário deseja obter. A opção mais comum é A4, 210x297 mm (folha paisagem). Equipamentos profissionais podem imprimir em formato A3, 297x420 mm. Modelos raros de equipamentos podem imprimir fotografias nos tamanhos A6 (10x15 cm), A5 (15x21 centímetros), A12 (13x18 centímetros) e até A13 (9x13 centímetros).

Nota: As instruções de operação do equipamento de impressão dirão que tamanho de papel você pode usar. Além disso, as informações necessárias podem ser encontradas no site do fabricante, selecionando o modelo apropriado e lendo as especificações técnicas.

Como escolher?

A escolha do papel fotográfico pode ser um verdadeiro problema para os compradores que não estão familiarizados com este tipo de produto. A gama de produtos inclui itens de orçamento e de alto valor. Para ajudá-lo a escolher o consumível certo, você deve seguir os conselhos de especialistas que trabalham com equipamentos fotográficos e matérias-primas consumíveis há vários anos.

Cada fabricante de equipamento de impressão fabrica seus próprios consumíveis. A principal vantagem de tais produtos é que eles são ideais para o equipamento de um determinado fabricante. Essa regra deve ser seguida ao escolher o papel para equipamentos a jato de tinta e laser.

Também é melhor usar os mesmos cartuchos com produtos originais. Nesse caso, a marca garante o mais alto nível de qualidade.

Apesar de várias vantagens dos consumíveis de marca, eles têm uma desvantagem significativa - o custo. Muitas empresas produzem apenas papel de luxo, por isso custa muito mais do que produtos convencionais. Além disso, se um cliente quiser comprar um papel original com uma marca comercial pouco conhecida, ele pode simplesmente não estar na loja. Neste caso terá que efetuar um pedido via Internet ou procurar outro ponto de venda.

Além disso, não se esqueça de que quanto mais grosso for o papel, melhor será a aparência da imagem. Essa característica também afeta a preservação do brilho e a saturação das cores. O efeito visual depende da textura do consumível.Se você deseja um brilho na superfície da sua foto, escolha um papel brilhante ou super brilhante para obter o efeito máximo. Caso contrário, compre fosco.

Observação: armazene o papel em um local seco em um pacote apertado.

Como inserir?

O processo de impressão é simples, porém, possui algumas características que devem ser seguidas. Caso contrário, você pode não apenas desperdiçar consumíveis, mas também danificar o equipamento. O trabalho é executado da seguinte forma.

  • Se o documento original estiver no seu computador, você precisará conectar uma impressora ou MFP a ele. Depois disso, você pode conectar o equipamento de escritório à rede e iniciá-lo.
  • Em seguida, você precisa levar a quantidade necessária de papel. Se você estiver usando uma opção de suprimento personalizado, certifique-se de que o dispositivo de impressão seja compatível com o tamanho selecionado. Você pode encontrar as informações de que precisa nas instruções de operação que acompanham cada peça do equipamento. Você também pode obter conselhos da loja, especificando o modelo de sua impressora ou dispositivo multifuncional.
  • Verifique se as folhas estão grudadas. Para fazer isso, a pilha deve ser suavemente afrouxada e, se necessário, separada.
  • Endireite a pilha e coloque-a na bandeja apropriada para o equipamento de impressão. Se as folhas estiverem enrugadas e não dobradas corretamente, o dispositivo de impressão irá obstruí-las durante a operação.
  • Use clipes especiais para prender. Eles devem segurar o papel o máximo possível, sem apertar ou deformar.
  • Durante o processo de impressão, o técnico solicitará que você designe o tipo de papel que está usando. Selecione Papel fotográfico para imprimir imagens. Você também pode definir as condições necessárias abrindo as configurações do driver.
  • Ao usar um novo tipo de papel, é recomendável testar pela primeira vez. Nas configurações de impressão existe uma função "Imprimir uma página de teste". Execute-o e avalie o resultado. Essa verificação também ajudará a determinar se o consumível está carregado corretamente. Se tudo for feito corretamente, você pode começar a imprimir fotos.

Nota: Se você estiver usando um tipo especial de consumível (por exemplo, papel de design com um adesivo autoadesivo), certifique-se de que as folhas sejam inseridas no lado correto da bandeja. A embalagem deve indicar de que lado colocar as folhas na bandeja.

Para obter dicas sobre como escolher o papel fotográfico, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário