E se a tinta estiver seca na impressora?

Contente
  1. O uso de ferramentas especiais
  2. Outros métodos de processamento
  3. Quais impressoras não secam?

As impressoras a jato de tinta estão muito difundidas atualmente. Normalmente, eles são comprados para uso doméstico, razão pela qual às vezes ficam ociosos por muito tempo. Nesse caso, o cartucho seca, o que impede a impressora de imprimir qualquer texto. Diremos a você o que fazer nessa situação em nosso artigo.

O uso de ferramentas especiais

Se a impressora parar de imprimir ou começar a descascar, você pode tentar limpá-la com uma lavagem especial para cartuchos. Ele pode ser criado usando uma das seguintes receitas:

  • para cartuchos coloridos, utiliza-se uma mistura de 10 partes de vinagre, 10 partes de álcool etílico e 80 partes de água destilada;
  • uma mistura universal adequada para todos os tipos de cartuchos será uma composição de 10% de glicerina, 10% de álcool e 80% de água;
  • para impressoras jato de tinta Canon e Epson, uma solução de 10 partes de amônia, 10 partes de álcool, 10 partes de glicerina e 70 partes de água é ideal.

Observe que apenas água destilada ou filtrada deve ser usada para preparar a solução. O uso de um líquido comum da torneira causa a formação de incrustações nos bicos - isso leva à destruição final do cartucho.

Um bom resultado pode ser alcançado usando o "Mr. Muscle" verde em vez do agente de limpeza.Concebido para limpar superfícies de vidro. É diluído 1 para 1 com água filtrada e usado como uma lavagem.

Se você não tiver "Mister Muscle" à mão, pode usar qualquer outro composto barato para lavar vidros e espelhos.

Outros métodos de processamento

Vamos considerar mais algumas opções sobre o que fazer se a tinta secar na impressora.

Balsa

Falando francamente, os especialistas não recomendam o uso de recuperação de cartucho de vapor. Mesmo se o processamento terminar com êxito, não haverá nada de bom para o cartucho e para o cabeçote de impressão a longo prazo com esses procedimentos. Você não poderá realizar processamento de alta qualidade em um ambiente doméstico. Com um alto grau de probabilidade, você não conseguirá aquecer todos os elementos estruturais uniformemente, e isso levará ao fato de que a parte restaurada se deforma, deforma e perde a forma necessária para um funcionamento eficaz.

Você pode recorrer a esse método somente quando for a última das opções que você tem. Para reanimar a tinta seca, é necessário ferver uma chaleira com água e aguardar o momento em que o vapor quente da bica comece a sair intensamente.

Alternativamente, você pode usar um gerador de vapor.

A cabeça de impressão do dispositivo é colocada a uma distância de 5-7 cm do jato de vapor e mantida por cerca de 15 segundos, então o cartucho é soprado diretamente com vapor, deixado esfriar, e todas as manipulações são repetidas pelo menos 5 vezes .

Como mostra a prática, esse método pode ajudar mesmo se o cartucho estiver ocioso por mais de um mês. O trabalho deve ser feito com muito cuidado, pois por inexperiência ou descuido, pode-se desabilitar completamente o aparelho.

Encharcado

A imersão em água pode corrigir a situação se o cartucho não ficar ocioso por muito tempo. O volume da solução deve ser apenas o suficiente para que alguns bicos possam ser imersos nela, não devendo toda a caixa da estrutura de impressão ser colocada na composição preparada. O tempo de imersão depende diretamente de quão seca a tinta está.Às vezes, algumas horas são suficientes e, se estiver muito seco, a imersão às vezes dura cerca de um dia. Enquanto os bicos estão no líquido, é necessário monitorar seu nível, não deixe secar.

Depois de todas as manipulações, é necessário encher os bicos para ter certeza de que sairão livremente. - para isso, eles podem ser soprados com uma seringa grande.

Se este método não ajudar, você pode usar a técnica de "jato caindo". Para isso, o cartucho de impressão é colocado em uma banheira sob alta pressão da água mais quente possível. O jato deve ser forte e cair de uma grande altura. Após esse tratamento, o cartucho é retirado e agitado, e então processado novamente, soprando adicionalmente com uma seringa, após o que a água e tinta restantes são removidas.

Este método funciona quando a impressora fica ociosa por mais de 3 semanas e a tinta está completamente seca.

Quais impressoras não secam?

Muitos usuários estão interessados ​​em saber se existem impressoras com cartuchos que não secam. A resposta é inequívoca - a tinta seca em todas as impressoras a jato de tinta, sem exceção. No entanto, existem impressoras com uma cabeça de impressão na qual os tanques de tinta são inseridos. Outros modelos contêm cartuchos com bicos localizados diretamente no próprio cartucho.

Se a estrutura da impressora com a cabeça de impressão e os tanques de tinta secar, será muito difícil e às vezes até impossível restaurá-la. Esses modelos exigem manutenção constante - eles precisam ser ligados, verificados e, se necessário, limpos. Normalmente, todas essas ações são executadas por um software especial que acompanha a impressora.

Na segunda opção, quando os bicos estiverem localizados no cartucho, depois de seco, pode-se substituir o próprio cartucho, e a impressora permanecerá em pleno funcionamento. Esta opção é mais eficaz, mas o custo de um conjunto de cartuchos, via de regra, é de 2 a 2,5 mil rublos, dependendo do modelo da impressora. Para efeito de comparação, o custo de um conjunto de tinta não excede 500-600 rublos. É por isso que os tanques de tinta são mais frequentemente escolhidos para uso doméstico, eles apenas executam todo o trabalho de manutenção necessário na impressora de vez em quando.

Se esta opção não for adequada para você, é melhor adquirir modelos de laser.

Veja abaixo como restaurar sua impressora.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário