Impressoras para impressão em papelão: requisitos, seleção e regras de funcionamento

Contente
  1. Visualizações
  2. Requisitos
  3. Escolha
  4. Exploração

De vez em quando, em qualquer escritório, é necessário imprimir os dados em uma folha de papelão. Mas nem todas as impressoras modernas podem lidar com papel dessa alta densidade e espessura. Portanto, vale a pena se familiarizar com os requisitos básicos para impressoras para impressão em papelão, bem como considerar as regras de seu funcionamento e dicas para a escolha do modelo certo.

Visualizações

Atualmente, esses tipos de técnicas são usados ​​para impressão em papelão e outros substratos grossos.

Impressora normal

Nem toda impressora é adequada para impressão em papelão. Isso se deve às peculiaridades do mecanismo de transporte de folhas e ao princípio de impressão. Para imprimir em papel com gramatura superior a 100 g / m2, a impressora deve ter uma alimentação de papel direta da bandeja até o cartucho, sem dobrá-lo. Quase todas as impressoras a jato de tinta ou laser com alimentação frontal são capazes de imprimir em placas finas de até 2 mm de espessura.

Deve-se notar que impressoras jato de tinta não funcionam bem com papel pesando mais de 150 g / m2, enquanto as lasers geralmente fornecem qualidade de impressão aceitável em mídia de até 250 g / m2.

A prática mostra que impressoras de escritório, como:

  • impressora jato de tinta Epson L-800;
  • MFP de jato de tinta Canon PIXMA MG-3540;
  • Impressora jato de tinta HP Deskjet Ink Advantage;
  • versão monocromática a jato de tinta do Epson M-100;
  • laser a cores modelo HP Color LaserJet 4700.

Nesses dispositivos, é possível imprimir em papelão com densidade de até 320 g / m2 e espessura de até 3 mm.

Máquina de impressão digital

Esta categoria de dispositivos representa impressora a laser de grande formato de alto desempenho, com alimentação de folha direta e capacidade de lidar com mídia de alta densidade.

Máquina de impressão offset

Este método de impressão é um dos mais comuns na indústria e é mais frequentemente usado para imprimir texto e imagens em papelão de embalagem. A essência do método consiste na aplicação preliminar de tinta em um tambor rotativo offset, que é então pressionado contra uma folha de papel. Este método fornece velocidades de impressão muito altas com qualidade de imagem razoavelmente alta (superior às impressoras de escritório).

Faz sentido usar este método para circulações muito grandes, uma vez que tais máquinas são normalmente instaladas apenas em gráficas e em grandes instalações de produção. Além disso, a preparação da pré-impressão do layout e das máquinas leva muito tempo.

Flexografia

A impressão flexográfica ainda não é muito comum, mesmo em gráficas avançadas, mas é esse método que permite aplicar imagens a quase qualquer material, independentemente de sua densidade. A essência do método consiste na aplicação de uma camada de tinta sobre uma matriz flexível feita de fotopolímero.... Além disso, a tinta é transferida da matriz para a superfície a ser tratada e a pressão de contato é visivelmente mais baixa do que a de outros métodos rotativos. Atualmente, os dispositivos flexográficos estão disponíveis principalmente para empresas de impressão de embalagens de grande volume em papelão e polietileno.

Requisitos

Uma impressora que imprime em papelão deve ter alimentação direta de folhas para a unidade de impressão. O driver de tal impressora deve fornecer modo de impressão especial "papelão"... Seu cartucho deve ser preenchido com tinta de secagem rápida ou toner.O último parâmetro é especialmente importante para impressoras jato de tinta, porque a secagem lenta da tinta pode causar flacidez.

Escolha

Ao escolher uma impressora, você deve se concentrar na gramatura e espessura máximas do papel especificadas em sua descrição técnica. Nesse caso, vale a pena decidir com antecedência a gama de tarefas que você vai resolver com o auxílio da impressora. Isso ajudará na relação entre a densidade do papelão e sua finalidade.

  • Até 200 g / m2 - esse cartão é um papel espesso, portanto, pode ser usado para uma ampla gama de tarefas de design e impressão, por exemplo, imprimir brochuras, cartões de visita, livretos, folhetos. Quase todos os tipos de impressoras a laser de alimentação frontal funcionam bem com esse tipo de mídia, portanto, atenção especial deve ser dada apenas à ausência de curvatura das folhas ao alimentar o papel.
  • 200 a 400 g / m2 - papelão relativamente fino usado tanto em impressão e design, quanto em embalagens. Imprimir em tal mídia exigirá uma abordagem cuidadosa na escolha de uma impressora, uma vez que nem todos os modelos de jato de tinta e até mesmo a laser frontal fazem um bom trabalho de impressão em tal mídia. Se a gama de tarefas envolver a impressão em tal cartão, vale a pena prestar atenção especial ao peso máximo do papel declarado pelo fabricante da impressora que pode ser usado para impressão.
  • 400 a 1200 g / m2 - é a densidade do cartão de embalagem, para impressão em que é utilizado equipamento especializado. Nenhuma outra impressora de escritório é simplesmente capaz de alimentar folhas com esta densidade e fornecer qualidade de imagem aceitável.

Exploração

Antes de usar a impressora para imprimir na mídia, certifique-se de que ele possa ser inserido neste dispositivo. Para fazer isso, você precisa comparar peso e espessura máximos do papel, especificado nas instruções, com a densidade e espessura da mídia.

Se a espessura do papelão exceder o valor máximo permitido, na melhor das hipóteses, ele congestionará e danificará e, na pior, danificará a impressora.

Nas configurações do dispositivo é necessário especificar o modo "imprimir em papelão". Se você tentar usar o modo de papel comum, listras pretas podem ser impressas no cartão em vez da imagem. O papelão deve ser sempre colocado na bandeja superior da impressora. Ao inserir um pedaço de papelão na bandeja, alinhe-o o máximo possível e prenda-o usando as barras de escala para evitar distorção. Se o rolete de tração não conseguir pegar a folha, tente ajudá-lo com as mãos. Preste atenção à força de pressão, não deve ser muito forte.

O vídeo a seguir explica como imprimir em papel espesso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário