Escolhendo tinta para uma impressora jato de tinta
Saber exatamente como escolher a tinta para uma impressora jato de tinta é muito importante, pois, apesar de todos os avisos dos fabricantes, o reabastecimento dos cartuchos continua sendo relevante. E você precisa usar apenas formulações que sejam perfeitamente adequadas a um caso particular.
O que é isso?
Obviamente, a tinta para jato de tinta é a tinta que permite criar texto, documentos e até imagens. A composição química da tinta depende da tarefa e da aplicação específicas. Também vale a pena considerar que muitas empresas líderes oferecem soluções originais patenteadas que são protegidas pelo regime de segredos comerciais. Mas, apesar de todas as diferenças, o princípio básico é sempre o mesmo - o corante chave e o meio líquido.
Em diferentes versões, o corante pode estar dissolvido ou suspenso, mas isso, na verdade, não é tão importante.
Visualizações
Para fins promocionais, o termo "tinta de uso geral" é freqüentemente usado. Deve ser claramente entendido que tal definição pode ocultar uma variedade de combinações de substâncias com propriedades ambíguas. Na maioria das vezes, as tintas da impressora são de base aquosa. Eles se distinguem principalmente pela transparência expressiva. As tinturas de pigmento também são amplamente utilizadas.
Quando tais substâncias estão no estado sólido, é fácil perceber que se trata de um pó muito fino com uma cor extremamente rica. Curiosamente, a água é inevitavelmente usada na produção dos dois principais tipos de tintas para impressoras. E não simples, mas especialmente completamente purificado, ainda melhor do que a água destilada técnica comum. A tinta solúvel em água definitivamente vence em termos de brilho e riqueza da imagem criada.
Surgem problemas de armazenamento. Exposições bastante pequenas, especialmente luz solar e umidade, afetam negativamente a formulação solúvel em água. Ele muda facilmente suas propriedades físicas e químicas, o que resulta na degradação da imagem. O armazenamento adequado ajuda a compensar parcialmente esses riscos. Mas em termos de segurança, a comparação será a favor da tinta pigmentada.
Eles são capazes de manter a aparência inalterada por até 75 anos consecutivos - e ainda mais. O problema é que mesmo as melhores misturas de pigmentos não fornecem uma boa reprodução de cores - idealmente satisfatória.
A razão é simples: as partículas de corante são maiores e inevitavelmente dispersam o fluxo de luz. Além disso, o matiz visível muda conforme a iluminação muda. Finalmente, em uma superfície brilhante, mesmo uma tinta excelente seca mal.
Uma graduação importante é a tinta à prova d'água e resistente à água. O primeiro tipo, depois de fixado no suporte, forma uma película forte de elasticidade aumentada. Este filme não sangrará. Mas as composições que não são resistentes à água mancham mesmo ao tentar limpar uma gota. Definitivamente, vale a pena mencionar a diferença no nível de viscosidade e a existência de tinta branca, que será útil para a criação de souvenirs.
Compatibilidade
Mas é impossível até mesmo nos limitarmos simplesmente à preferência de pigmentos ou água, composições persistentes ou especialmente viscosas. Também é importante considerar as características de marcas específicas de tinta. Os produtos das principais marcas do mercado de impressoras são caros e despejar o líquido da HP em equipamentos Canon, por exemplo, custará mais caro. Mesmo para cada modelo individual de impressora, é recomendável escolher uma opção de mistura diferente.
Mas usando fluidos compatíveis lançados por fabricantes de terceiros, você pode quase sem medo, se verificar tudo cuidadosamente.
Como escolher?
Conforme declarado, a melhor tinta é aquela recomendada pelo fabricante do equipamento de escritório. Aqui estão algumas diretrizes:
estude cuidadosamente as instruções;
familiarize-se com a rotulagem dos recipientes;
leve em consideração a natureza da superfície (tinta solúvel em água é melhor para materiais brilhantes e tinta pigmentada para materiais foscos);
ler comentários.
Termos de uso
Não se apresse para reabastecer os cartuchos. A diligência excessiva ao trabalhar com uma seringa especial muitas vezes resulta em danos ao reservatório de tinta... Antes do procedimento - mesmo no caso ideal - os cartuchos devem ser limpos. Diluir a tinta com qualquer coisa que não seja um líquido especial significa arruinar todo o negócio. Esta etapa só é permitida para estender a vida útil da tinta, não para aumentar seu recurso geral!
Você pode lavar as mãos com tinta de impressora usando uma solução de sabão em pó e uma pedra-pomes ou esponjas duras. O uso de reagentes agressivos não é recomendado.
Acetona e álcool branco podem ser usados no máximo. O peróxido de hidrogênio e o álcool são mais seguros. Se você agir imediatamente, pode limpar a tinta usando lenços umedecidos.
É importante, mesmo para as pessoas mais cuidadosas e organizadas, saber como remover manchas de tinta. Solventes contendo álcool, amido e ácido cítrico são bons para remover sujeira fresca. Mas o sabão em pó e o pó de talco dão resultados mistos. Importante: você deve tentar lavar toda a sujeira líquida com água corrente antes que tenha tempo de ser absorvida. Coisas brancas são limpas com leite azedo e em caso de poluição severa - com água oxigenada.
Para dicas sobre como escolher a tinta, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.