Substituindo o cartucho em impressoras Canon

Não é segredo que a quantidade de tinta e toner foi projetada para imprimir um determinado número de páginas. Ao mesmo tempo, todo proprietário de uma impressora Canon inevitavelmente enfrenta a necessidade de substituir o cartucho ou recarregá-lo. Por um lado, esse procedimento é bastante simples. No entanto, é recomendável que você primeiro estocar alguns conhecimentos, o que ajudará a evitar erros graves.

Recursos de substituição
Naturalmente, A opção mais fácil seria entrar em contato com um centro de serviço, cujos especialistas trocarão rapidamente os cartuchos Canon Pixma de qualquer modelo. No entanto, muitos usuários preferem realizar essas operações por conta própria para economizar tempo e dinheiro. Em princípio, estamos falando sobre as manipulações mais simples possíveis. Além disso, agora na rede você pode encontrar um número suficiente de instruções detalhadas.
Ao mesmo tempo, será útil cuidar da disponibilidade de conhecimentos básicos sobre as características de design de certos modelos de equipamento de escritório.

É importante lembrar que erros cometidos podem danificar tanto os tanques de tinta quanto os próprios periféricos.
Com base nisso, cada etapa deve ser abordada com o apropriado atenção e Cuidado... Caso contrário, você pode se deparar com a necessidade de realizar reparos caros.
Um ponto igualmente importante é Engenharia segura. Este tópico é especialmente relevante para impressoras a laser e dispositivos multifuncionais. Esteja ciente de que recargas de cartuchos de toner podem ser prejudiciais à saúde se manuseadas de maneira indelicada.


Como faço para trocar o cartucho corretamente?
Já foi observado que o usuário pode trocar facilmente os cartuchos tanto em periféricos a jato de tinta quanto a laser. por conta própria... Um lado o algoritmo de ações na grande maioria dos casos será o mesmo (padrão). No entanto, não se esqueça da existência de certos regras gerais.
A seqüência de etapas não depende do modelo específico da impressora ou MFP. O fator determinante é Tipo de equipamento. Naturalmente, as impressoras a jato de tinta e a laser têm seus próprios recursos de design e exigem uma abordagem adequada para a substituição de consumíveis.


Recuperando antigo
No estágio inicial, é necessário remover um cartucho vazio ou com defeito. Este procedimento inclui várias dessas manipulações simples.
- Inicie o equipamento. Neste caso, não é necessário conectá-lo a um PC ou laptop.
- Abra ou remova, dependendo do modelo, a tampa lateral e a bandeja de papel atrás dela.
- Inicie a movimentação dos cartuchos em modo automático abrindo a tampa do palete. É importante não tocar nos elementos móveis e, além disso, não tentar detê-los.
- Para obter o reservatório de tinta pressionando o suporte, baixe-o até ouvir um clique.
- Remova o cartucho a ser substituído do compartimento. Esteja ciente de que ainda pode haver tinta neste frasco.


Remover o cartucho de toner em impressoras a laser é ainda mais fácil. No entanto, você deve se lembrar sobre a nocividade do pó. Independentemente do tipo e modelo do dispositivo periférico, é altamente recomendável substituir o consumível o mais rápido possível, sem deixar o equipamento por muito tempo sem cartuchos.

Preparando um novo
Usuários experientes e técnicos são aconselhados a desembalar os tanques de tinta e recipientes de toner antes de instalá-los. Isso é mais importante para impressoras a laser e MFPs, cujos elementos são sensíveis à luz. Em uma situação com modelos de jato de tinta, é necessário minimizar a possibilidade de contato de objetos estranhos e mãos com a superfície de trabalho e bicos do cartucho.
Antes de instalar o recipiente, remova a fita protetora puxando pela pequena "cauda".

Se você estiver substituindo um consumível em uma impressora a laser, atenção especial deve ser dada ao cuidado, uma vez que o item a ser substituído é bastante frágil.
Em tal situação, falaremos sobre os seguintes pontos importantes.
- Não toque na unidade do cilindro ou na parte verde (ciano) do próprio cartucho.
- Os elementos especificados devem ser protegidos dos raios de luz direta usando papel ou pano limpo.
- Não vire o cartucho de toner de cabeça para baixo.

É estritamente proibido usar objetos pontiagudos ao desembalar os cartuchos. Neste caso, recomenda-se primeiro estudar os correspondentes instruções fabricante. Depois de remover o frasco de toner para MFPs e impressoras a laser da caixa, agite-o uma vez. Isso remove grumos e distribui o pó uniformemente. Manipulações semelhantes são realizadas sobre uma folha de papel ou oleado, que deve ser previamente coberta com um local de trabalho.



Instalação
Depois que o consumível antigo que precisa ser substituído for removido do dispositivo e o novo da embalagem, todas as ações devem ser executadas o mais rápido possível. O algoritmo, neste caso, será semelhante a este.
- Remova completamente toda a película protetora.
- Insira um cartucho novo ou em manutenção (recarregado) na impressora. É necessário inserir o reservatório totalmente no compartimento correspondente do carro.
- Levante a trava para a posição superior até ouvir um clique.
- Feche ou recoloque a tampa da bandeja de saída de papel.


Após concluir todas as manipulações, o módulo móvel com cartuchos será movido automaticamente para a posição de trabalho. Em princípio, o dispositivo periférico já estará pronto para uso posterior. No entanto, em alguns casos, você pode precisar manipulações adicionais... E trata-se de escolher um tanque de tinta substituto. Isso usa o software pré-instalado e requer o seguinte para selecionar o cartucho correto.
- No menu "Iniciar", abra a guia "Painel de Controle".
- Vá para o item "Dispositivos e Impressoras".
- Encontre a impressora Canon ou dispositivo multifuncional que você está usando na lista de dispositivos.
- Clique no ícone correspondente com o botão direito do mouse e vá para a seção "Configurações de impressão".
- Abra a guia "Manutenção" e selecione "Configurações do cartucho".
- Marque o tanque de tinta necessário e confirme suas ações pressionando o botão OK.


Se, durante a busca por uma impressora ou MFP, o modelo de que você precisa não estiver na lista, você deverá reinstalar os drivers.
A etapa final é reinicializar o equipamento., após o qual você pode prosseguir com segurança para a impressão de documentos de texto e imagens.

Recomendações
Apesar de a substituição dos cartuchos ser realizada na maioria das vezes de acordo com o esquema padrão, muitos modelos têm suas próprias características de design que devem ser levadas em consideração. Com base nisso, é altamente recomendável estudar as instruções dos fabricantes do próprio equipamento e dos consumíveis para ele. É importante lembrar que a não observância das regras geralmente leva a sérios danos.
A lista deste último inclui os seguintes pontos importantes.
- É altamente indesejável operar um dispositivo periférico sem pelo menos um cartucho. A propósito, na esmagadora maioria dos casos, será impossível fazer isso devido ao bloqueio de hardware.
- Manuseie os consumíveis fora da impressora com muito cuidado.Isso se aplica, em primeiro lugar, a contatos, micro-placas, cabeças de impressão, chips, bem como bicos, bicos e fotos.
- Para maximizar a vida operacional dos consumíveis, recomenda-se removê-los apenas para substituição, o que por si só evita o ressecamento da superfície de contato.
- Todas as manipulações descritas acima devem ser feitas com luvas de borracha.

Entre outras coisas, vale a pena preste atenção às principais diferenças entre a substituição de cartuchos em dispositivos jato de tinta e laser Canon.
Estes são os seguintes pontos-chave.
- Os próprios cartuchos diferem em tamanho e forma.
- Nas impressoras jato de tinta e MFPs, a tinta é utilizada para impressão, que é absorvida pelo papel, e nas impressoras a laser, suas funções são realizadas por um pó que altera suas propriedades e estrutura sob a ação de um feixe.
- Muitos tanques de tinta a jato de tinta são descartáveis.
Muitas vezes, para remover o cartucho, simplesmente puxe-o em sua direção... Em que retentores se soltam, liberando reservatórios de tinta. Se nesta fase surgiram problemas, então é altamente indesejável fazer um esforço. Alguns modelos podem ter elementos de fixação adicionais, encaixe manualmente.

Como substituir o cartucho na Canon MP250 MFP, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.