Tudo sobre impressoras jato de tinta Canon

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral do modelo
  3. Manual do usuário
  4. Reparar

As impressoras a jato de tinta da Canon são populares por sua confiabilidade e qualidade de impressão. Se você deseja adquirir tal dispositivo para uso doméstico, você precisa decidir qual modelo deseja - com impressão em cores ou preto e branco. Recentemente, os modelos com um sistema de fornecimento de tinta ininterrupto têm sido os mais procurados. Vamos falar sobre essas impressoras com mais detalhes.

Peculiaridades

As impressoras a jato de tinta diferem das impressoras a laser porque a composição de corante em vez de toner neles é tinta... A Canon usa a tecnologia de bolha em seus aparelhos, um método térmico em que cada bico é equipado com um elemento de aquecimento que eleva a temperatura para aproximadamente 500ºC em microssegundos. As bolhas resultantes expelem uma pequena quantidade de tinta através de cada passagem do bico, deixando uma marca no papel.

Os mecanismos de impressão que usam esse método contêm menos peças estruturais, o que aumenta sua vida útil. Além disso, o uso dessa tecnologia resulta na mais alta resolução de impressão.

Entre as características de operação de uma impressora jato de tinta, os seguintes fatores podem ser distinguidos.

  • Baixo nível de ruído operação do dispositivo.
  • Velocidade de impressão... Essa configuração depende da qualidade da impressão, portanto, um aumento na qualidade leva a uma diminuição no número de páginas por minuto.
  • Fonte e qualidade de impressão... Para reduzir a perda de qualidade de impressão devido ao espalhamento da tinta, várias soluções técnicas são utilizadas, incluindo aquecimento de folhas, diferentes resoluções de impressão.
  • Manuseio de papel... Para o funcionamento adequado de uma impressora jato de tinta colorida, é necessário papel com densidade de 60 a 135 gramas por metro quadrado.
  • Dispositivo de cabeça de impressora... A principal desvantagem do equipamento é o problema de secagem da tinta dentro do bico, esta desvantagem só pode ser resolvida substituindo o conjunto da cabeça de impressão. A maioria dos dispositivos modernos possui um modo de estacionamento, no qual a cabeça retorna ao seu soquete, e assim o problema de secagem da tinta é resolvido. Quase todos os dispositivos modernos são equipados com um sistema de limpeza de bocais.
  • Alta classificação de modelos aparelhos multifuncionais equipados com CISS.

Visão geral do modelo

As máquinas jato de tinta da Canon são representadas pela linha Pixma com as séries TS e G. Quase toda a linha contém impressoras e dispositivos multifuncionais com CISS. Vamos considerar em ordem os modelos de equipamento jato de tinta em cores de maior sucesso. Vamos começar com a impressora Canon Pixma G1410... O dispositivo, além de ser equipado com sistema de abastecimento contínuo de tinta, pode imprimir fotos até o tamanho A4. As desvantagens desse modelo são a falta de um módulo Wi-Fi e uma interface de rede com fio.

Em seguida na nossa classificação estão os dispositivos multifuncionais Canon Pixma G2410, Canon Pixma G3410 e Canon Pixma G4410... Todos esses MFPs estão unidos pela presença da CISS. Quatro câmaras de tinta dentro dos gabinetes são usadas para imprimir fotos e documentos. O preto é representado pelo corante pigmentado, enquanto a cor é uma tinta solúvel em água aprimorada. Os dispositivos se distinguem pela qualidade de imagem aprimorada e, começando com o Pixma G3410, um módulo Wi-Fi aparece.

As desvantagens notáveis ​​de toda a linha Pixma G-series incluem a falta de um cabo USB. A segunda desvantagem é que o sistema operacional Mac OS não é compatível com esta série.

A série Pixma TS é representada pelos seguintes modelos: TS3340, TS5340, TS6340 e TS8340... Todos os dispositivos multifuncionais estão equipados com um módulo Wi-Fi e representam o equilíbrio perfeito entre acessibilidade, versatilidade e funcionalidade. O sistema de impressão TS8340 é equipado com 6 cartuchos, o maior é de tinta preta e os 5 restantes são usados ​​para impressão de gráficos e fotos. Além do conjunto padrão de cores, o "azul da foto" foi adicionado para reduzir a granulação nas impressões e aumentar a reprodução de cores. Este modelo está equipado com impressão automática frente e verso e é o único em toda a série TS que pode imprimir em CDs especialmente revestidos.

Todos os multifuncionais estão equipados com telas sensíveis ao toque, os dispositivos podem ser conectados ao telefone. Uma pequena desvantagem é a falta de um cabo USB.

Em geral, os modelos da linha TS possuem um design ergonômico atraente, são confiáveis ​​na operação e possuem uma classificação elevada entre dispositivos semelhantes.

Manual do usuário

Para que sua impressora funcione o máximo possível, você deve cumprir os requisitos do fabricante especificados nas instruções.

As regras básicas de operação são apresentadas a seguir.

  • Ao desligar a máquina e após substituir o cartucho verifique a posição da cabeça de impressão - deve estar na área de estacionamento.
  • Preste atenção aos sinais remanescentes de tinta e não ignore o sensor de fluxo de tinta no dispositivo. Não continue imprimindo quando os níveis de tinta estiverem baixos, não espere até que a tinta se esgote para reabastecer ou substituir o cartucho.
  • Realizar impressão preventiva pelo menos 1-2 vezes por semana, imprimindo várias folhas.
  • Ao recarregar com tinta de outro fabricante preste atenção à compatibilidade do dispositivo e à composição da tinta.
  • Ao recarregar os cartuchos, a tinta deve ser injetada lentamente para evitar a formação de bolhas de ar.
  • É aconselhável escolher o papel fotográfico de acordo com as recomendações do fabricante.... Para fazer a escolha certa, considere o tipo de papel. O papel fosco é o mais usado para imprimir fotografias, não brilha e não deixa impressões digitais na superfície. Devido ao desbotamento bastante rápido, as fotos devem ser armazenadas em álbuns. O papel brilhante, devido à sua alta reprodução de cores, é mais frequentemente usado para imprimir diagramas e itens promocionais.

O papel texturizado é ideal para impressões de belas-artes.

Reparar

Devido à secagem da tinta, as impressoras a jato de tinta podem apresentar:

  • interrupções no fornecimento de papel ou tinta;
  • problemas de cabeça de impressão;
  • mau funcionamento das unidades de limpeza do sensor e outras avarias de hardware;
  • transbordamento da fralda com tinta residual;
  • impressão ruim;
  • mistura de cores.

Parcialmente, esses problemas podem ser evitados observando os pontos das instruções de operação. Por exemplo, um problema como "a impressora imprime fracamente" pode muito bem ser devido a um nível baixo de tinta no cartucho ou ar entrando na coluna do sistema de fornecimento contínuo de tinta. Alguns dos problemas são resolvidos com o diagnóstico de uma impressora jato de tinta ou MFP. Mas se você decidir substituir cartuchos ou tinta por conta própria, então problemas de hardware requerem intervenção de um especialista.

Ao adquirir uma impressora jato de tinta, primeiro determine a gama de tarefas para as quais você precisará dela. Com base nisso, será possível escolher o modelo ideal que atenda às suas necessidades. Todos os produtos Canon são confiáveis ​​o suficiente e oferecem uma ótima relação custo-benefício.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral e uma comparação da linha atual de impressoras Canon Pixma (MFPs).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário