E se minha impressora Epson imprimir com listras?
Quando uma impressora Epson imprime com listras, não há necessidade de falar sobre a qualidade dos documentos: tais defeitos tornam as impressões inadequadas para uso posterior. Pode haver vários motivos para o surgimento do problema, mas quase sempre eles estão relacionados à parte de hardware da tecnologia e são bastante fáceis de eliminar. Vale a pena falar com mais detalhes sobre o que fazer e como remover listras horizontais ao imprimir em uma impressora jato de tinta.
Manifestação de mau funcionamento
Os defeitos de impressão não são incomuns em impressoras jato de tinta e laser. Dependendo do que exatamente causou o problema, eles parecerão diferentes no papel. As opções mais comuns são:
- A impressora Epson imprime com listras brancas, a imagem é deslocada;
- listras horizontais cinza ou pretas aparecem durante a impressão;
- algumas cores desaparecem, a imagem está parcialmente ausente;
- faixa vertical no centro;
- defeito nas bordas da folha de 1 ou 2 lados, listras verticais, pretas;
- as listras têm uma granularidade característica, pequenos pontos são visíveis;
- o defeito é repetido em intervalos regulares, a faixa é posicionada horizontalmente.
Esta é uma lista básica dos defeitos de impressão encontrados pelo proprietário da impressora.
Também é importante considerar que a solução de problemas em modelos a laser é mais fácil do que em modelos a jato de tinta.
Causas e sua eliminação
Impressões coloridas e em preto e branco tornam-se ilegíveis quando aparecem defeitos de impressão. Existem muitas perguntas sobre o que fazer e como removê-los. A solução para os problemas será diferente, tudo depende se é uma impressora a jato de tinta ou a laser. Ao usar corante seco em vez de tinta líquida, proceda da seguinte forma quando ocorrer listras.
- Verifique o nível do toner. Se uma listra aparecer no centro da folha, isso pode indicar que não há o suficiente. Quanto maior for a área de impressão com defeito, mais cedo será necessário um reabastecimento. Se durante a verificação descobrir que o cartucho está cheio, o problema está no sistema de alimentação: você terá que entrar em contato com o centro de serviço.
- Verifique o reservatório de toner. Se estiver cheio, listras compostas de muitos pequenos pontos começam a aparecer na folha. Esvaziar a tremonha sozinho é muito fácil. Se o problema persistir, vale a pena verificar o posicionamento da lâmina dosadora: provavelmente está na posição errada quando instalada.
- Verifique o eixo. Se as listras forem largas e brancas, pode haver um corpo estranho na superfície. Pode ser um clipe de papel esquecido, pedaço de papel ou fita adesiva. Basta localizar e retirar este item para que o defeito desapareça. Se as faixas preencherem toda a folha, apresentarem deformações e curvaturas, então, muito provavelmente, a superfície do rolo magnético está suja ou o sistema óptico do aparelho precisa de limpeza.
- Verifique o eixo magnético. Seu desgaste é indicado pelo aparecimento de listras pretas transversais na folha. Eles são levemente coloridos, uniformemente distribuídos. É possível eliminar o mau funcionamento em caso de avaria apenas substituindo o conjunto defeituoso: o cartucho inteiro ou diretamente o eixo.
- Verifique a unidade do cilindro. A necessidade de substituição será indicada pelo aparecimento de uma faixa escura ao longo de 1 ou 2 bordas da folha. Uma parte desgastada não pode ser restaurada, só pode ser desmontada para instalar uma nova. Quando faixas horizontais equidistantes aparecem, o problema é que o contato entre a unidade de cilindro e o rolo magnético foi interrompido.
Limpar ou substituir completamente o cartucho ajudará a resolver o problema.
No caso de impressoras a laser geralmente não há dificuldades especiais em restaurar a operabilidade do dispositivo. Basta verificar passo a passo todas as possíveis fontes de mau funcionamento do dispositivo e, em seguida, eliminar as causas das listras.
V jato de tinta os modelos são um pouco mais complicados. Usa líquido tinta que seca com tempo de inatividade prolongadoA maioria dos defeitos está associada a isso.
No caso de equipamento de impressão, que usa CISS ou um único cartucho para impressão monocromática, as listras também não aparecem por si mesmas. Sempre há motivos para sua ocorrência. Na maioria das vezes, eles estão associados ao fato de que a tinta no reservatório é banal: seu nível pode ser verificado através de uma guia especial nas configurações da impressora ou visualmente. Se o dispositivo for raramente usado, o corante líquido pode engrossar e secar dentro da cabeça de impressão. Nesse caso, ele terá que ser limpo programaticamente (adequado apenas para elementos instalados separadamente) na seguinte ordem:
- coloque um suprimento de papel em branco na bandeja da impressora;
- abrir a seção de serviço através do centro de controle;
- localize o item "Limpando a cabeça de impressão e verificando os jatos";
- iniciar o processo de limpeza;
- verifique a qualidade da impressão 2 a 3 horas após a sua conclusão;
- repita a operação se necessário.
Em modelos de impressoras jato de tinta, cuja cabeça está localizada em um cartucho, apenas substituição completa de todo o bloco. A limpeza não será possível aqui.
Riscos em impressoras jato de tinta também podem ser causados por despressurização do cartucho... Se isso acontecer, quando a peça for removida de seu alojamento, a tinta irá derramar. Nesse caso, o cartucho antigo é encaminhado para reciclagem, instalando-se um novo em seu lugar.
Ao usar o CISS, o problema com listras na impressão costuma estar associado ao loop do sistema: ele pode ser comprimido ou danificado. É muito difícil diagnosticar esse problema sozinho, você só pode ter certeza de que os contatos não saíram, não há pinças mecânicas.
A próxima etapa do diagnóstico de uma impressora jato de tinta é inspeção de filtros de orifícios de ar. Se a tinta entrar neles, a operação normal será interrompida: a tinta seca começará a interferir na troca de ar. Para remover riscos durante a impressão, basta substituir os filtros entupidos por outros úteis.
Se todas essas medidas não ajudarem, a causa da impressão ruim e do desalinhamento da imagem pode ser fita codificadora... É fácil de encontrar: este filme está localizado ao longo da carruagem.
A limpeza é feita com um pano sem fiapos embebido em uma solução especial.
Medidas de prevenção
Como medida preventiva recomendada para uso em impressoras de diferentes modelos, você pode usar limpeza periódica dos blocos mais vulneráveis. Por exemplo, antes de cada reabastecimento (especialmente auto-recarga), o cartucho deve ser limpo, removendo vestígios de tinta seca do bico. Se o design tiver uma lixeira de toner, ela também será esvaziada após cada novo reabastecimento.
Se encontrar sujeira na superfície do bico ou do cabeçote de impressão, é importante não usar água ou álcool para limpá-los. É ideal que para estes fins seja adquirido um líquido especializado, destinado à limpeza das unidades do equipamento de escritório. Como último recurso, ele pode ser substituído por um limpador de vidros.
Em impressoras jato de tinta, vale a pena verificar o alinhamento do cabeçote periodicamente. Especialmente se o equipamento foi transportado ou movido, como resultado do qual o carro mudou de localização. Neste caso, aparecerão listras logo após a mudança de localização da impressora, enquanto os cartuchos estarão normalmente cheios, e todos os testes apresentarão excelentes resultados. Entrar no centro de controle com o subsequente lançamento da calibração automática ajudará a corrigir a situação. A cabeça de impressão se encaixará no lugar e, com ela, os defeitos exibidos no papel irão embora.
Para saber como consertar uma impressora Epson de listras, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.