Recursos de impressoras sem cartucho e dicas para escolher

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Modelos populares
  3. Como escolher?

Apesar do alto grau de digitalização no mundo moderno, o uso de impressoras de diversos tipos ainda é relevante. Entre a grande seleção de impressoras modernas, grande parte é ocupada por dispositivos de uma nova geração: os modelos sem cartucho. Você deve saber sobre seus recursos, dispositivos, métodos de seleção.

Peculiaridades

Usar impressoras de cartucho é muito problemático devido a uma série de inconvenientes. Em particular, uma das razões para tal é o facto de a maior parte dos lucros das marcas conhecidas produtoras de impressoras não se dever à venda do próprio equipamento, mas sim à venda de tinteiros de substituição para impressoras. Assim, não é lucrativo para o fabricante alterar o design específico dos cartuchos. A compra de cartuchos originais pode atingir o bolso do comprador médio. As falsificações são, é claro, mais baratas, mas nem sempre muito.

A seguinte solução para o problema de consumo frequente de cartuchos era bastante popular - um CISS foi instalado (sistema de fornecimento contínuo de tinta). No entanto, esse método tinha uma série de desvantagens: a tinta frequentemente vazava, a imagem ficava borrada e o cabeçote de impressão falhava. Com a invenção das impressoras sem cartucho, esses problemas são coisa do passado. A situação melhorou notavelmente com o advento de impressoras com tanques de tinta em vez de cartuchos. Aconteceu em 2011. No entanto, o nome dos dispositivos - modelos sem cartucho - não significa de forma alguma que o dispositivo não precisará mais ser reabastecido.

Os cartuchos são substituídos por várias peças analógicas: tambores fotográficos, tanques de tinta e outros elementos semelhantes.

Existem vários tipos de impressoras sem cartucho.

  • Laser. Esses modelos são usados ​​para equipar escritórios. A parte principal é a unidade de cilindro. Partículas magnetizadas são transferidas para ele. A folha de papel é puxada através do rolo, durante o qual as partículas de toner são fixadas na folha. Para colar o toner à superfície do papel, um forno especial dentro da impressora coze a tinta na superfície. Os dispositivos não são projetados para imprimir fotografias. Infelizmente, a resolução das imagens impressas com essa impressora não é alta. Há uma declaração de que, quando aquecida, uma impressora a laser libera compostos não totalmente úteis no ar. Existem estudos que provaram parcialmente isso, mas os vapores não causam danos significativos à saúde. Às vezes, é recomendável ventilar a sala em que esse dispositivo está localizado.
  • Jato de tinta. O princípio de uma impressora jato de tinta é mais simples: bicos microscópicos da cabeça de impressão aplicam tinta que seca imediatamente no papel.
  • Você pode destacar separadamente esse dispositivo como um MFP (dispositivo multifuncional). Ele combina as funções de vários dispositivos: impressora, scanner, copiadora e fax. Os MFPs também podem ser equipados com tambores de imagem ou tanques de tinta em vez de cartuchos.

Os modelos sem cartucho têm muitas vantagens significativas.

  • Em vez de cartuchos, os tanques de tinta são usados ​​com mais freqüência. Eles são equipados com canais especiais. Isso melhora a qualidade da imagem e torna o equipamento mais rápido.
  • O volume dos tanques de tinta é maior do que o dos cartuchos. Portanto, ao usar essas impressoras, é possível imprimir mais imagens do que com modelos de cartucho. A capacidade média de tinta é 70 ml. Os modelos estão disponíveis com um volume de 140 ml. Esse número é quase 10 vezes maior que o volume de um cartucho convencional.
  • Possibilidade de utilização de vários corantes (pigmentos, solúveis em água e outros).
  • Design à prova de vazamento de tinta. É possível se sujar com tinta ao substituir os cartuchos de tinta apenas em casos raros.
  • Tecnologia aprimorada que permite que as imagens durem quase 10 anos.
  • As dimensões dos modelos sem cartucho são menores do que as das contrapartes com cartucho. As impressoras sem cartucho cabem facilmente até nos menores desktops e não ocupam muito espaço.

Separadamente, é importante notar o fato de que a maioria das impressoras modernas podem ser controladas por meio de um aplicativo que pode ser baixado para um telefone celular.

Modelos populares

Muitas empresas dominam a produção de modelos sem cartucho.

  • É a marca Epson inventou uma nova tecnologia especialmente para quem quer imprimir muito, com rapidez e alta qualidade, por isso faz sentido parar em alguns modelos deste fabricante. A linha de impressoras chamada "Epson Print Factory" se tornou muito popular. Pela primeira vez, tanques de tinta foram usados ​​em vez de cartuchos. Um reabastecimento é suficiente para imprimir 12 mil páginas (cerca de 3 anos de operação contínua). Essas impressoras sem cartucho são fabricadas internamente de acordo com as diretrizes da marca Epson e comprovaram sua alta qualidade em peças e acabamento. Todos os dispositivos Epson são divididos em produtos para casa e escritório. A primeira categoria pode incluir modelos em preto e branco para 11 mil estampas, além de modelos em 4 cores para 6 mil estampas. O modelo Epson WorkForce Pro Rips foi lançado especialmente para escritórios, com um enchimento que permite imprimir 75 mil folhas.
  • Em 2019, HP apresentou ao mundo sua criação - a primeira impressora a laser sem cartucho. Sua principal característica é a recarga rápida do toner (apenas 15 segundos). O fabricante afirma que um reabastecimento será suficiente para imprimir cerca de 5 mil páginas. Os usuários gostaram do modelo chamado HP Neverstop Laser. Ele recebeu as notas mais altas de toda a série Neverstop. Entre as vantagens apontadas estão dimensões compactas, design lacônico e reabastecimento, que serão suficientes para imprimir 5 mil páginas. De referir também a impressora a cores desta marca - HP DeskJet GT 5820. O modelo é facilmente recarregado, sendo que um reabastecimento é suficiente para 80 mil páginas.
  • Um modelo puramente doméstico é Impressora jato de tinta Canon Pixma TS304... Seu preço começa em 2500 rublos, é muito compacto e projetado para uso infrequente. Também pode realizar impressão de fotos.

Devemos citar também os modelos sem cartuchos de chip. Agora eles não são mais produzidos, mas apenas alguns anos atrás eles eram bastante populares. Os cartuchos de chips precisam piscar, pois só podem ser recarregados com determinados produtos (do próprio fabricante).

Reabastecer uma impressora de cartucho, como você sabe, não é barato. No entanto, nem todos os modelos podem ser reflashados. Entre as marcas mais conhecidas que produzem cartuchos de chip estão as seguintes: Canon, Ricoh, Brother, Samsung, Kyocera e outras.

Como escolher?

A impressora tem muitas nuances de design, montagem de peças. Mas, via de regra, para o usuário médio, eles não são de grande importância. Recomenda-se adquirir modelos fáceis de usar que se adaptem ao preço e à funcionalidade. Ao escolher uma impressora, você deve ser guiado por alguns parâmetros.

  • A resolução é uma das características mais importantes. Evite escolher modelos de alta resolução para imprimir documentos simples. Se você pretende imprimir fotos, então, ao contrário, vale a pena ficar em aparelhos com resolução de 4800 × 1200.
  • Outra característica importante é o formato. O mais comum é A4. No entanto, deve-se ter cuidado para evitar a compra acidental de um modelo projetado para impressões menores.
  • Disponibilidade / ausência de wi-fi. Muito útil se você planeja imprimir documentos diretamente de seu smartphone. Esse recurso é uma conveniência adicional, mas não é obrigatório.
  • A velocidade do trabalho. É relevante para escritórios.Os modelos baratos são capazes de imprimir em média cerca de 4-5 páginas por minuto, os modelos mais tecnológicos - cerca de 40 páginas.
  • Alguns usuários podem se perguntar que tipo de impressora é adequada para imprimir fotos. A resposta é clara: jato de tinta.

O modelo a laser pode simplesmente derreter o papel fotográfico.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da impressora HP NeverStop Laser MFP 1200w.

7 comentários
Eduard Nikolaevich 13.03.2021 19:13
0

A tinta seca em impressoras sem cartucho?

Andrey ↩ Eduard Nikolaevich 18.03.2021 20:35
0

Edward, não, nada seca em uma impressora a laser, porque o pó é colocado no cartucho, que pode ficar dentro por muitos anos sem nenhuma alteração, ao contrário do jato de tinta, que usa tinta líquida. Mas o pó pode acabar, por isso precisa ser reabastecido periodicamente, caso contrário a tinta vai desbotar.

0

Que tal uma unidade de cilindro se ocorrer listras ou impressão de má qualidade? Em uma impressora convencional, ele foi substituído ou substituído inteiramente pelo cartucho e todo o zumbido. E quanto a isso?

Andrey ↩ Evgeniy 31.03.2021 13:18
0

Se uma impressora sem cartucho imprimir em faixas, os motivos podem ser os seguintes: a tinta acaba, os jatos do cabeçote de impressão estão entupidos, o ar fica preso no cabeçote de impressão, mau funcionamento mecânico ou eletrônico da própria impressora, etc.

Vladimir ↩ Andrey 06.05.2021 07:57
0

Portanto, a questão era sobre o tambor. Qual é a vida útil do tambor e como faço para alterá-la?

Anton ↩ Vladimir 14.05.2021 14:09
0

A unidade de cilindro possui um recurso de várias dezenas de milhares de cópias, após o que deve ser substituída por uma nova. É desejável adquirir um produto original do mesmo fabricante do equipamento.

0

Quer você precise ou não, tudo depende do volume de impressão. Se você comprar um dispositivo para sua casa e imprimir de 20 a 30 páginas por mês, gastar dinheiro em um dispositivo caro não é economicamente viável. Essa técnica começará a dar frutos, na melhor das hipóteses. Mas para o escritório, faz sentido investir. Mesmo com 1000 páginas por mês, o período de retorno do investimento será de pouco mais de 2 meses.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário