Cultivo de prímula a partir de sementes em casa

Contente
  1. A escolha do material de plantio
  2. A hora certa para semear
  3. Condições de cultivo
  4. Estratificação de sementes
  5. Cuidado de mudas
  6. Transferir para um lugar permanente

A prímula pode ser considerada uma das plantas mais bonitas e despretensiosas. Ela cresce bem em campo aberto e agrada com floração abundante e de longo prazo, tornando-se a prima de qualquer jardim de flores. O material deste artigo familiarizará os leitores com as nuances do cultivo de uma flor a partir de sementes em casa.

A escolha do material de plantio

O cultivo de sementes de prímula é um processo longo e difícil, explicado pela baixa germinação do material de plantio. Este método de propagação de plantas é igualmente trabalhoso para qualquer tipo de prímula. A estratificação será necessária e as condições de germinação das sementes diferem de espécie para espécie. A semeadura é exigente quanto à escolha de sementes de alta qualidade, pois mesmo em condições ideais de armazenamento, as sementes perdem a germinação muito rapidamente.

Por isso, procuram começar a semear o mais cedo possível, pois até a primavera quase metade das sementes não germinará. Além do mais, quanto mais antigo for o material de plantio, mais tempo demorará para esperar a germinação... Se a prímula crescer em casa, você pode colher as sementes depois de amadurecer e secá-las um pouco. Via de regra, são colhidas no final de julho - início de agosto, quando estão maduras e aptas para o plantio.

Não se pode demorar: assim que a caixa se abre, é amarrada com um pano transparente e retirada da flor. Se não forem plantados imediatamente, são armazenados em local fresco. Quanto à compra de sementes prontas na loja, é importante considerar: nem todas as variedades de prímula são iguais. Alguns deles são comuns, outros são híbridos (criados artificialmente).

Prímula sem haste de jardim tradicional - perene, as plantas do segundo grupo raramente mantêm totalmente as suas características varietais, apesar de tal prímula florescer abundantemente, seja uma mistura ou flores da mesma cor. A variedade polyanthus é tão boa quanto uma planta de casa. Essa prímula é cultivada em casa no inverno e, no verão, é transplantada para um jardim de flores ou jardim. As prímulas Polyanthus são híbridas, foram criadas na Europa, podem ser comuns, semi-duplas e duplas.

Claro, é preciso levar a variedade que você gosta, dependendo, por exemplo, do tamanho das flores, sua forma e cor, e também levando em consideração as nuances da tecnologia agrícola. Boas opções incluem as variedades Potsdam Giants, Colossea, Select Giant e Soft Juliet. Os híbridos precisam de sombra parcial e solo fértil enriquecido com húmus. Além disso, para o plantio dessas plantas, ele terá que ser aromatizado com limão. Um fato interessante é que quando as flores murcham, esses tipos de prímula retardam seu crescimento.

As prímulas auriculares são as que mais requerem luz em comparação com outras variedades de prímulas. Eles são bons para um jardim alpino. Estas plantas distinguem-se pelo seu tamanho compacto e solo exigente. É importante para eles que o solo esteja saturado de calcário. E, portanto, sem ele, eles florescem mal e raramente.

Porém, independente do tipo de prímula, é importante ficar atento ao prazo de validade. Quanto mais nova e mais cara a variedade, maior o risco de germinação. Na hora de comprar o material, você precisa olhar não as fotos das flores, mas sim a data da coleta das sementes. Se já têm dois anos, não deve tomá-los. Quanto às condições de armazenamento, ninguém vai dar garantias aqui. Se não forem adequados, é improvável que cresçam a partir deles.Portanto, é melhor colher as sementes no momento em que a planta as joga fora e semear ali mesmo.

A hora certa para semear

É geralmente aceito que a melhor época para semear sementes de prímula para mudas é o final de fevereiro - o início de março. É esse período que está indicado nas sacolas de sementes de um determinado tipo de planta adquirida em lojas especializadas. No entanto, os produtores de flores geralmente começam a semear no final de janeiro. Isso permite a floração precoce (algumas variedades florescem na primavera, por exemplo, em maio, enquanto outras florescem apenas em julho).

O tempo de plantio adequado pode ser diferente para cada variedade. É aconselhável levar esse fator em consideração, pois existem variedades que florescem no outono. Você também precisa levar em consideração o tempo de destilação para uma época específica do ano (por exemplo, até 8 de março). Portanto, as datas de semeadura variam. Depende muito do tempo de amadurecimento das sementes, se forem colhidas de uma flor em casa. Quem tem medo de que as sementes percam a germinação, planta-as imediatamente após a coleta e preparo, ou seja, entre julho e agosto. No entanto, neste caso, a tecnologia agrícola e os cuidados com as plantas mudam. Mas o fato é: apesar de você poder semear em épocas diferentes do ano, quanto mais cedo elas forem plantadas, melhor.

Condições de cultivo

As sementes de prímula têm seu próprio modo de germinação e, portanto, você precisa abordar o plantio corretamente. Isso é influenciado tanto pela época de plantio quanto pela época de coleta do material de plantio.

Preparação de sementes

A maioria das variedades de prímula precisa de preparação preliminar. Uma exceção é a prímula comum e dentada. Ao contrário de outras variedades, eles não precisam passar por um processo de estratificação para germinar. Neste caso, a temperatura ideal não deve exceder +5 graus. Alguns produtores começam a preparar as sementes ainda no inverno, visto que o período mais favorável para isso é janeiro. Antes de submeter a semente à estratificação, as sementes são desinfetadas. Isso é necessário para prevenir várias doenças. Para efeito de tal prevenção, uma solução fraca de permanganato de potássio é usada, mantendo as sementes por não mais do que 3-5 minutos.

Alguém acha que o melhor método de desinfecção é tratar as sementes com uma solução de fitlavina (um antibiótico natural que protege os brotos da pata preta). Após o preparo, as sementes podem ser estratificadas por 20-30 dias e plantadas no solo.

Nuances do solo

Uma condição igualmente importante para o cultivo de um espécime de planta de alta qualidade é a escolha correta do solo. Para não duvidar da exatidão de sua composição, você pode comprar um substrato pronto em loja especializada. No entanto, se desejar, não será difícil preparar sozinho uma mistura de solo para futuras mudas. Para o desenvolvimento normal da prímula, a composição clássica é suficiente, consistindo de solo gramado, areia e solo frondoso em proporções iguais. O solo ideal para a planta tem uma estrutura fértil solta, mas ligeiramente grosseira. Antes de plantar as sementes preparadas, o solo deve estar livre de covas para evitar que as sementes caiam.

Você pode temperar o solo com perlita ou vermiculita. Perlite irá prevenir o endurecimento do solo e fornecer drenagem. Já a vermiculita normaliza perfeitamente a acidez e, portanto, contribuirá para a adaptação e desenvolvimento do sistema radicular da flor. Antes de plantar sementes no solo, deve-se fazer conserva. Se você não quiser usar permanganato de potássio para isso, o solo é umedecido com água fervente. Isso é especialmente importante quando o substrato é retirado do local da casa e o composto é armazenado durante todo o inverno no subsolo. Alguém calcifica o solo por aquecimento, considerando este método de processamento o mais eficaz.

Containers

Você pode usar um recipiente tradicional de 5 a 7 cm de altura como recipientes.Se você decidir usar um recipiente grande, é importante cuidar de uma boa drenagem para evitar a possibilidade de estagnação da água no solo.Você pode plantar sementes em uma caixa comum, usando um pequeno vaso de flores, um cassete, um recipiente com células.

Estratificação de sementes

O procedimento de estratificação da semente implica em mantê-la a uma determinada temperatura por um determinado período de tempo. Isso é necessário para acelerar a germinação e o desenvolvimento de qualidade. Basicamente, trata-se de preparar as sementes e endurecê-las em local fresco. A estratificação é realizada antes do plantio, colocando as sementes maduras no frio. Nesse caso, a fase do procedimento pode ser gelada ou simplificada, em que as sementes são expostas a uma temperatura positiva baixa. Faça isso de uma das quatro maneiras.

Na geladeira

Pegue um pequeno pedaço de terra bem umedecida ou um tablete de turfa inchada e coloque as sementes nele. As sementes não podem ser prensadas: são colocadas por cima e apenas ligeiramente pressionadas contra o solo. Em seguida, cada comprimido é colocado em um saco plástico e deixado na sala por dois a três dias. Em seguida, são encaminhados para estratificação na geladeira e deixados na prateleira inferior por várias semanas.

Usando a neve

As sementes podem ser estratificadas na neve. Para fazer isso, você precisa de um recipiente com substrato nutritivo. As sementes são colocadas diretamente na sua superfície, após o que são cobertas com uma camada de neve de não mais de dois cm de espessura desde o alto, que ao derreter a neve pressiona as sementes contra o solo. Assim que finalmente derreter, cubra o recipiente com terra e sementes com uma tampa ou filme plástico e coloque-o na prateleira inferior da geladeira.

Imersão em água

Este método de estratificação começa com a embebição preliminar das sementes amadurecidas. Eles são colocados em água por 24 horas e, em seguida, semeados em vasos preparados ou outros recipientes com um substrato nutritivo pré-preparado. O solo deve ser umedecido antes da semeadura, as sementes devem ser levemente enterradas no solo. Cobrindo os recipientes com filme plástico, eles são removidos para um local frio.

Com uma esponja

Este método de estratificação requer uma esponja de lavar louça comum. Cortes longitudinais rasos são feitos nele, nos quais sementes maduras de prímula são colocadas para inchar ainda mais. A esponja é colocada em uma sacola de alimentos fina de polietileno e enviada à geladeira. Neste caso, é necessário garantir que a esponja não resseque e permaneça úmida o tempo todo. Após cerca de 7 dias, você pode remover as sementes da esponja. Agora eles precisam ser semeados no solo. Em vez de esponja, pode-se usar gaze ou um fino tecido natural, lembrando-se de umedecê-lo constantemente. Não é cortado, mas dobrado em várias camadas. Este método é realizado, assim como o método com uma esponja, mantendo o material na geladeira a uma temperatura de +5 graus.

Se for tomada a decisão de plantar as sementes imediatamente após amadurecer, eles preparam solo e caixas de alta qualidade. Alguém prefere plantar sementes diretamente em terreno aberto. Em ambos os casos, antes da semeadura, é necessário umedecer bem o solo, plantar as sementes nas ranhuras feitas ou colocá-las na superfície do solo. Considerando que isso é feito no verão ou no início do outono, os brotos recebem cobertura morta em tempo hábil e rega regular.

Quando as mudas crescem um pouco, elas são desbastadas, proporcionando mais liberdade de crescimento e formação de raízes a cada broto. Isso é feito depois que os brotos liberaram um segundo par de folhas verdadeiras. Para o inverno, as sementes são cobertas com uma espessa camada de palha seca de folhas secas. Em média, a espessura da camada de cobertura deve ser de pelo menos 10 cm.

A semeadura de sementes em caixas no Podwinter é realizada apenas quando o tempo frio começa e geadas noturnas estáveis, esperando o solo congelar. Um pré-requisito para a semeadura em caixas será o cumprimento de duas regras: fazendo furos de drenagem e colocando uma camada de drenagem no fundo das caixas. Apesar do frio, o material de plantio é plantado de maneira superficial, mas densa, mal cobrindo com terra.

De cima, as caixas são cobertas com material não tecido ou filme, protegendo futuros brotos de neve, ervas daninhas e excesso de umidade. Após a semeadura, os recipientes são retirados parcialmente à sombra, deixando-os lá até a primavera. Depois que a neve derrete, o material de cobertura é removido e as mudas são cultivadas. Eles monitoram a luz, a regularidade e a moderação da rega das prímulas jovens, evitando até mesmo uma seca de curta duração.

Cuidado de mudas

Após realizar o procedimento de estratificação por um dos métodos acima, os recipientes com os primeiros brotos são colocados nas condições usuais para as mudas. Agora eles estão entrando em um período de crescimento e desenvolvimento ativos, o que exigirá cuidados regulares. Depois que as mudas forem retiradas da geladeira, é necessário fornecer uma temperatura que não traga estresse. É desejável que a sala onde os recipientes estão localizados não tenha mais de +15 graus.

Lembrando que os brotos ficaram no escuro, não devem ser colocados imediatamente no peitoril da janela, ensopados de sol. Uma janela voltada para o lado norte serve. Não há luz solar direta aqui, o que pode queimar a delicada vegetação. No entanto, uma sala escura também não é adequada para o cultivo de uma flor, uma vez que será deficiente em radiação ultravioleta. Quanto à rega, deve ser oportuna e moderada. Não permitir que o solo em recipientes com mudas seque. Luz necessária, mas umidade do substrato estável. Uma vez que os brotos serão fracos no início, o solo terá que ser umedecido borrifando água de um borrifador bem disperso.

É importante lembrar: você não pode secar demais ou, ao contrário, encher as mudas, pois isso morre disso. Se a estratificação for concluída, e nem todos os brotos aparecerem, o recipiente com as sementes é coberto com papel alumínio ou vidro, proporcionando um efeito estufa. Regularmente, essa cobertura é removida para ventilação, caso contrário, as sementes começarão a apodrecer e doer.

A colheita das mudas é realizada quando os brotos já possuem duas folhas verdadeiras. Para isso, são retirados com cuidado do solo umedecido, procurando não tocar ou danificar o sistema radicular emergente, e são divididos para transplante em um novo local. Uma mistura de solo fresco é preparada com antecedência, proporcionando às plantas uma nutrição adequada. O plantio é feito em vasos ou recipientes separados com passo de 5x5 cm. As mudas são hidratadas em tempo hábil, evitando a entrada de água no caule e nas folhas. Para um desenvolvimento e crescimento adequados, as mudas de prímula são alimentadas depois de um tempo. Em média, isso é feito no máximo uma vez a cada duas semanas, a partir do momento em que aparecem as primeiras folhas. A aplicação de curativos deve ser dosada, portanto, uma solução fracamente concentrada de fertilizantes minerais deve ser usada para nutrir as raízes. Para não prejudicar as mudas, a concentração da solução deve ser reduzida em 2 vezes em relação à indicada nas instruções de fertilização.

À medida que as mudas de prímula crescem e se desenvolvem, elas precisam ser preparadas para o transplante para um local permanente (em campo aberto), que é realizado no final da primavera - início do verão, após esperar o clima quente se estabilizar. Na maioria das vezes é junho, quando não há mais geadas.

Para aumentar as chances de reprodução de prímulas e cultivar uma planta bonita e saudável com floração abundante, você pode seguir dicas e truques de jardineiros experientes.

  • Se a estratificação for lenta e não houver brotos após a exposição, o recipiente é devolvido à geladeira e aí mantido por mais 10 dias.
  • O cuidado com mudas de diferentes variedades é diferente. Por exemplo, prímula japonesa, omitida, Florinda e rosa precisam de luz difusa e condições de temperatura de +16 a +18 graus.
  • Quando você não quiser colocar as sementes e a terra na geladeira, pode processar as próprias sementes, diminuindo o tempo de exposição ao frio. São colocados no freezer por 12 horas, após o que são plantados de acordo com o esquema geral.
  • Se estiver anotado nas sementes compradas que elas não precisam de estratificação, não adianta fazer isso (isso não aumentará a germinação).
  • Escolher é uma etapa obrigatória para sair.Sem ele, o crescimento e o desenvolvimento da prímula ficam mais lentos.
  • Você pode borrifar prímula com um spray fino, tentando manter a água apenas no solo.
  • Se o clima ainda não estiver propício para o plantio em campo aberto, as mudas mergulham em grandes caixas com passo de 15 cm, aguardando o transplante para um local definitivo.
  • A segunda escolha antes do transplante para o terreno aberto é necessária para as plantas cujo crescimento é muito ativo e denso.

Transferir para um lugar permanente

Cerca de duas semanas antes do plantio, é necessário preparar as mudas para o plantio em local permanente. Isso é especialmente necessário para espécimes que mergulharam duas vezes. Eles precisam ser endurecidos para reduzir o estresse e se acostumar com as novas condições de crescimento. Eles devem ser levados para o ar fresco quando a temperatura externa for ajustada para mais de + 10-15 graus. O transplante é realizado quando não há mais ameaça de geadas noturnas ou no início do outono (se a prímula foi cultivada no verão como planta em vaso). Um local para uma flor deve ser escolhido com iluminação moderada e solo solto. Ao transplantar, é importante não danificar as raízes, colocando-as no solo de forma que a distância entre as raízes seja suficiente para alimentá-las (aproximadamente 20-30 cm para as variedades grandes e não mais que 20 cm para as pequenas). Esta vizinhança é confortável para a prímula e fornece-lhe um volume de ar suficiente.

Após o transplante, a prímula deve ser regada por água, o que é especialmente importante em tempo seco. Em seguida, ela é transferida para cuidados regulares. Quanto à proteção no inverno, a flor deverá ser coberta em até dois anos a partir do momento da semeadura. A reprodução da prímula cultivada a partir de sementes é feita dividindo-se rosetas filhas, separando-se um arbusto de 3 a 5 anos de idade. Você também pode tentar propagar a prímula por meio de estacas de raiz.

Para obter informações sobre como cultivar prímula a partir de sementes em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário