Prímula: espécie, plantio e cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar corretamente?
  4. Como cuidar?
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

As prímulas se destacam entre as flores populares por sua aparência. Eles são divididos em várias espécies, e os jardineiros devem saber as especificações de cada variedade específica. Vamos tentar entender isso com mais detalhes.

Peculiaridades

A prímula recebeu (e merecidamente) o epíteto "a chave de ouro do reino verde". Ouro - para a cor e a chave - porque esta planta é quase a primeira a aparecer debaixo da neve. Não admira que o nome "prímula" também tenha sido mencionado nas descrições botânicas tradicionais. Botões de flores amarelos, agrupados em inflorescências umbellate, parecem muito elegantes e atraentes.

Os botânicos atribuem a prímula à família das prímulas. Antes de outras partes da planta, a folhagem se eleva acima da neve. É enrugado e profusamente pubescente. As folhas verdes são freqüentemente chamadas de "cordeiros" por sua aparência característica. A folhagem desenvolve-se quase desde a raiz e forma uma roseta.

A prímula tem caules, mas eles são invariavelmente nus. Apenas as pontas dos rebentos se transformam suavemente em botões. Existem algumas variedades de prímula em que os botões não são agrupados em inflorescências. A forma dos próprios botões é geometricamente correta. As bordas das pétalas na parte inicial da flor são emendadas, e mais perto da borda já estão separadas.

Tanto as variedades de prímulas domésticas quanto as selvagens são relativamente baixas. Apenas alguns deles excedem 0,3 m de altura. Isso não impede que a planta forme "gorros" de flores exuberantes com uma cor rica. Em combinação com botões de cores vivas, obtém-se uma planta muito popular entre os jardineiros.

Na maioria dos casos, uma espécie perene é usada, no entanto, as culturas herbáceas anuais e bienais podem ser cultivadas sem problemas especiais.

Mas as vantagens das prímulas não se limitam à sua aparência atraente. Esta planta pode até ser usada na medicina popular. Se você pegar os botões e colocá-los no chá, poderá obter uma bebida com um efeito calmante pronunciado. Com a ajuda do óleo extraído das raízes e folhas, eles lutam com sucesso contra a tuberculose.

Mas tal remédio só pode ser usado "em conjunto" com o tratamento padrão e com o consentimento do médico assistente.

A prímula é utilizada como matéria-prima medicinal e em escala industrial. Com base nisso, as cápsulas e pomadas são preparadas para ajudar no eczema. As folhas novas podem ser colocadas na salada. A culinária caucasiana tem uma série de receitas para usar folhas de prímula em sopas. As raízes são freqüentemente usadas para fazer especiarias.

Essa grande variedade de propriedades da prímula foi observada pelos antigos gregos. Eles apenas o introduziram na cultura e começaram a usá-lo para fins culinários. Os gregos, curiosamente, dotaram a prímula de propriedades místicas. Vários mitos e crenças associados a ele existiram quase até hoje.

Mas o que está fora de dúvida são as propriedades melíferas da prímula. No entanto, geralmente é difícil para as abelhas alcançarem as áreas onde o néctar está localizado. Principalmente quando se pensa em plantas silvestres. Mas, entre as variedades criadas artificialmente, existem aquelas que têm botões quase abertos. Prímulas selvagens podem ser vistas nas encostas alpinas. Também é encontrado na zona temperada de ambos os hemisférios.

Variedades

Distinguir:

  • alta prímula (crescimento até 0,3 m);

  • dentes finos (com inflorescência esférica);

  • polyanthus (a planta tem folhagem ondulada).

Prímula perene (prímula primavera) vai bem com arbustos altos. Combina perfeitamente com:

  • samambaia;
  • hospedeiro;
  • heychera;
  • astilbe;
  • coníferas em miniatura;
  • calêndula.

Mas, por si só, uma prímula perene pode ser uma bela adição a um canteiro de jardins. Quem procura o melhor resultado decorativo deve olhar para a prímula sem haste. Sua aparência é excepcionalmente brilhante e até incomum.

    Basta dizer que é esta variedade que mais frequentemente enche as vitrines das floriculturas em vários feriados. Parece até estranho que esta espécie na classificação botânica fosse chamada de "prímula comum".

    Na natureza, você pode vê-lo no sul da Europa e no centro dele. No entanto, a fácil adaptabilidade às novas condições naturais simplifica muito o cultivo, mesmo em áreas bastante frias. As prímulas sem haste são arbustos densos de aparência relativamente compacta. O rizoma espesso e encurtado está em harmonia com as rosetas de folhas oblongas que se parecem com uma lanceta. No início da primavera (mais precisamente, no final de março ou nos primeiros dias de abril), em condições normais, a roseta é coberta por um bouquet de flores relativamente simples com 5 pétalas.

    Todas as corolas têm pedúnculos separados. A falta de um radical comum tornou-se a origem do nome. A prímula sem haste é amarela.

    Apenas ocasionalmente é branco e tem um centro roxo. Você pode esperar a formação das sementes no máximo até o final de junho, e se setembro for quente, a prímula florescerá novamente.

    Nem as descrições em livros de referência, nem mesmo as fotografias coloridas podem revelar todo o delicado encanto desta flor. E ainda mais isso é típico das variedades mais novas, que não só florescem abundantemente, mas também colorem de uma forma muito incomum. No entanto, os jardineiros não são aconselhados a se empolgar com eles. Às vezes, a prímula sem haste dá muito variegada, batendo com uma variedade de cores. Recomenda-se limitar-se a uma ou duas tintas.

    Voltando à prímula comum, vale ressaltar que se trata de um típico habitante da floresta e da estepe-floresta. Na natureza, ele cresce:

    • nos países do Cáucaso;
    • na Turquia;
    • no território do Irã;
    • na Rússia, a oeste dos Urais.

    Você precisa procurar matagais em um pasto, em bosques ou na orla. Nas profundezas da floresta, a prímula povoa principalmente clareiras e gravita em arbustos. Uma flor de forma regular tem um diâmetro de 0,007-0,015 m. Os principais polinizadores são as abelhas e os zangões. Nas áreas florestais da parte europeia da Rússia, as flores de prímula florescem em abril, maio, junho e julho.

    No final da floração, forma-se um fruto em forma de caixa. As sementes escuras amadurecem dentro da cápsula. Seu tamanho é relativamente pequeno. No total, os criadores conseguiram criar mais de 200 variedades cultivadas de prímula.

    A variedade Kolossea é uma das culturas perenes de inverno. O seu nome não é por acaso: esta planta pode atingir a altura de 0,3 m. O diâmetro das flores é de 0,02 m. A uma altura relativamente baixa, a sua beleza é dada por folhas fortemente afiladas e enrugadas. A cor das flores pode variar muito. A principal aplicação prática é a decoração de relvados. A semeadura de "Colossea" para mudas deve ser em abril ou maio; os rebentos podem ser esperados em média no 16º dia com tempo favorável.

    Assim que a primeira folha verdadeira aparecer, um mergulho é necessário. É necessário plantar "Colossea" em solo aberto em maio ou junho.

    O principal é que a geada já acabou. Você pode cultivar uma planta sem transplantá-la por 4 ou 5 anos. É mais adequado para áreas com sombra moderada, bem hidratadas e ricas em nutrientes.

    Japonesa, também conhecida como candelabro, a prímula é uma planta com folhas em forma de lanceta oblonga. São serrilhados e têm comprimento de até 0,25 m. A altura dos pedúnculos pode chegar a 0,45 m. Há flores rosas, carmesim e até roxas. Eles serão demitidos nos últimos dias de maio.A floração dura 35 ou 40 dias. As prímulas japonesas se auto-semeiam. Eles podem hibernar em condições normais na faixa do meio.

    No entanto, na ausência ou em uma pequena quantidade de neve, você pode ter medo de congelar.

    A prímula "Julia" é uma das menores plantas de toda a espécie. Forma arbustos redondos cobertos por graciosas folhas brilhantes de cor verde brilhante. Essas folhas são pressionadas contra o solo. A maioria das flores são caracterizadas por cores de veludo branco e vermelho. As flores podem subir ligeiramente mais alto que a folhagem.

    Mas a prímula dourada pode crescer até 0,2 m. A floração ocorre nos últimos dias de maio, enquanto as flores marrom-amareladas com centro claro aparecem. As prímulas douradas podem tolerar perfeitamente até geadas severas.... "Elizabeth Killelei" é uma flor densa de tipo duplo com um perfume forte. Eles são pintados na cor cereja, e o perímetro de todas as pétalas é circundado por uma borda dourada. Os arbustos são relativamente compactos e podem crescer até 0,25 m.

    Recomenda-se cultivá-los tanto a pleno sol como à sombra parcial.

    As prímulas de Joyce são uma variedade alpina. A grama perene forma hastes retas, crescendo até 0,1-0,2 m. A folhagem densa é de cor cinza-esverdeado claro e agrupada em uma roseta. As folhas são mais claras perto da borda do que no centro. Eles são caracterizados por uma cor cremosa pálida no meio e um aroma suave. O florescimento "Joyce" não ocorre até a metade da primavera. A planta se desenvolve melhor em terreno arenoso bem drenado, ao sol ou à sombra parcial.

    Quanto às plantações em vasos, entre elas destaca-se "Heitor"... Esta é uma variedade despretensiosa, tolera perfeitamente baixas temperaturas. Você pode apreciar a aparência do "Hector" em flor desde o início da primavera até a metade de julho. Note-se que esta variedade passa a fazer parte harmoniosa do grupo relvado. Também encontra aplicação como decoração para a margem de um reservatório ou como complemento de uma composição de pedras. Em muitos casos, essas prímulas são usadas para criar canteiros de flores.

    É apropriado completar a revisão sobre a variedade Gold Lace Scarlet... Esta planta pertence ao tipo de prímulas altas. Suas folhas estão cobertas de rugas; eles podem ser alongados ou elípticos. Seu comprimento varia de 0,05 a 0,2 m. A borda da folhagem é coberta por pequenos dentículos. O diâmetro das flores é pequeno (máximo 0,02 m), embora sejam coloridas em tom amarelo claro.

    As flores são agrupadas em inflorescências umbellate, que são mantidas em um pedúnculo ligeiramente pubescente de 0,1-0,35 m de altura. Gold Lace Scarlet floresce a partir de meados de abril por 50-60 dias. Além disso, não só floresce, mas dá praticamente "um mar inteiro" de flores. Eles também diferem na tonalidade. A variedade pode ser cultivada tanto em uma área ensolarada como em uma sombra fraca.

    Como plantar corretamente?

    O plantio de prímulas em campo aberto pode ser feito em horários diferentes. Na primavera (mais precisamente nos últimos dias de fevereiro ou nos primeiros dias de março), as sementes são semeadas em recipientes de estufa. Eles devem conter solo especialmente selecionado. Mas a semeadura direta em uma área aberta só pode ser feita depois que a neve derreter. No caso de uma primavera fria, é melhor recusar tal decisão.

    O uso de vasos pode ser uma espécie de rede de segurança. É neles que a prímula deve ser transplantada para o jardim se o tempo estiver ruim por muito tempo. O plantio de verão está em alta devido à rápida perda de germinação das sementes. A semeadura é feita em julho ou agosto. Se você não tiver certeza de que a terra reteve umidade suficiente, você precisa plantar tantas sementes quanto possível - então os riscos são mínimos.

    A melhor opção é o cultivo de prímulas antes do inverno. Esta solução permite que você atinja a mais alta eficiência.

    As prímulas crescem desde o início da primavera. Um calor extra junto com uma umidade decente é exatamente o que eles querem. A semeadura é melhor realizada em um local protegido da luz solar direta.

    Como cuidar?

    Rega

    O cuidado não é particularmente difícil ao cultivar prímula. A irrigação sistemática é necessária para ele, da mesma forma que o afrouxamento sistemático do solo e a eliminação imediata de ervas daninhas. Para que a água e os nutrientes não sejam desperdiçados, os caules das flores desbotadas devem ser removidos. Como a prímula cresce principalmente em áreas sombreadas, ela deve ser regada sem ser excessivamente entusiasmada. As únicas exceções são os dias especialmente quentes.

    Top curativo

    Para cultivar uma prímula, você ainda precisa cuidar de fertilizá-la. Quando chegar a época de floração, mas os botões ainda não estiverem abertos, aplique uma solução de uma composição complexa a uma concentração de 1%. Mas você não pode se apressar em usar essa mistura. Se você aplicar quando os botões ainda não apareceram, todo o efeito benéfico irá para as folhas.

    A prímula pode ser alimentada não apenas com fertilizantes minerais, mas também orgânicos. Quando a floração terminar, aplique composição mineral dissolvida em água.

    Isso ajudará a preservar a planta para a próxima temporada. Além disso, aparecerão botões de flores frescas. Não é necessária nenhuma ação adicional.

    Reprodução

    A prímula reproduz:

    • estacas;
    • enraizamento do broto;
    • rachar arbustos.

    A divisão da prímula está feita não antes do terceiro ano de vida. Existem variedades que não podem ser divididas antes de 5 anos após o plantio. O procedimento é realizado quando a floração ainda não começou ou já terminou. Para excluir a deformação das raízes, é necessário enxaguá-las com água morna limpa. Para cortar a raiz, use apenas uma faca muito afiada; uma lâmina cega pode deformá-lo.

    Em todas as divisões, deve-se deixar 1 rim para que o desenvolvimento seja retomado. Também requer uma raiz bem desenvolvida e uma roseta folhosa. A linha de corte deve ser polvilhada imediatamente com cinzas, caso contrário, elas irão secar. Depois disso, o desembarque é realizado o mais rápido possível. Delenki é regado todos os dias durante 14 dias. As plantações separadas no outono, antes do início do inverno, devem ser cobertas com material de cobertura.

    A propagação da prímula por estacas só é possível se houver um grande arbusto. Somente a partir deles você pode cortar uma parte de uma raiz totalmente desenvolvida. Assim que o corte é separado, ele é cortado de cima ao longo do comprimento. Esta técnica permite que você cresça botões o mais rápido possível. As estacas devem ser plantadas com 0,03-0,04 m de profundidade.

    Acontece que as raízes estão muito mal desenvolvidas e as rosetas não estão suficientemente fortalecidas. Neste caso, use uma folha de enraizamento. Os pecíolos são cortados o mais baixo possível, eliminando um terço da lâmina foliar. A peça é plantada na mistura preparada. Para o seu preparo, utiliza-se terra e areia de rio.

    A panela deve ser mantida em um local claro, mas não iluminado pelo sol. A temperatura do ar deve ser mantida lá de 16 a 18 graus. Quando os brotos emergem do botão, eles são imediatamente colocados em recipientes separados. Transferências para o terreno da rua só são permitidas com bom tempo. Não há necessidade de se apressar nisso.

    Doenças e pragas

    Apesar de toda a sua resistência, a prímula pode sofrer por vários motivos. Na maioria dos casos, o perigo está associado a uma umidade excessivamente forte. Por causa disso, pode desenvolver podridão cinzenta. É especialmente provável se o ar estagnar. O desenvolvimento a longo prazo da doença ameaça a morte da planta.

    Assim que forem detectados os primeiros sinais da doença, é necessário cortar as partes afetadas e tratar as secções com fungicida.

    O cultivo de prímulas em uma área bem iluminada e bem ventilada ajuda a reduzir o risco de infecção por mofo cinzento. Você também deve cuidar da drenagem do solo. A exposição simultânea ao frio e à umidade pode provocar ramularíase. As manchas amarelo-claras que inicialmente apareceram nas placas das folhas transformam-se em orifícios. Os métodos de controle são semelhantes ao tratamento da podridão cinzenta.

    Dos insetos nocivos, a principal ameaça são os ácaros da aranha.Caracóis e lesmas são coletados manualmente da prímula. Você pode bloquear o caminho até a planta jogando uma faixa de areia. Você também pode usar pesticidas especializados. Mas é fortemente desencorajado exceder sua concentração.

    Os ácaros da aranha bebem suco da parte inferior da folha. Quanto mais quente o tempo, mais rápido esses insetos crescem em número. Assim que são encontrados sinais de infecção, a prímula é separada das outras plantas e borrifada com pequenas gotas de soluções inseticidas.

    O tratamento deve afetar não apenas o arbusto doente em si, mas também a área circundante (caso contrário, a praga se espalhará).

    Uso em paisagismo

    Uma planta como a prímula pode ser uma verdadeira decoração para fontes, lagos, lagoas e riachos. O reflexo de flores exuberantes na água parece encantador. Portanto, não pense que a prímula é uma erva simples. Nenúfares podem ser usados ​​com prímula. Você também pode usá-los em composições com árvores com copa alta.

    Prímulas não são procuradas apenas por proprietários de casas particulares. Eles também são apreciados pelos designers responsáveis ​​pelo projeto de grandes jardins botânicos, parques e praças da cidade.

    A prímula pode ser vista em um canteiro de flores, em um jardim de flores ou em uma borda. Freqüentemente, a prímula envolve:

    • monumentos;
    • pequenas formas esculturais;
    • vagas alocadas para algum tipo de projeto;
    • caminhos e becos;
    • bancos e gazebos.

    Mesmo pequenas áreas podem ser decoradas com solenidade. A prímula também é usada nas encostas norte e leste dos jardins de pedras. Neste caso, são utilizadas principalmente espécies e variedades sem haste. A cultura perene também encantará os proprietários de jardins de pedras inclinadas.

    A prímula também é popular em canteiros de flores clássicos. Geralmente é plantada em frente a outras plantas para garantir a floração na primavera e no verão. Se a área for pequena, a prímula pode se tornar uma tênia de um gramado puro (com diferentes geometrias de plantio). Juntamente com outras plantas com flores, é usado para decorar as entradas de jardins, casas e terrenos pessoais. Alguns paisagistas combinam deliberadamente prímulas com outras culturas de baixo crescimento:

    • carvalho sálvia;
    • astrania;
    • arbusto cinquefoil;
    • o exército à beira-mar e assim por diante.

    Muitas vezes você pode ver "borboletas" características nos jardins. Eles são criados com armações de arame de aço. Lá, depois de preencher o solo, a prímula é plantada. O desenvolvimento da cultura a longo prazo permitirá que você desfrute de sua bela aparência por um longo tempo.

    Outra opção também é praticada: dividir pequenos barris de madeira ao meio. Normalmente a prímula é plantada neles não como uma tênia, mas junto com os cereais. Esta solução garante a preservação das qualidades decorativas ao longo do ano.

    Os barris são fixados em suportes e colocados em locais convenientes. Outra opção é uma flor retrô à base de um banho exausto.

    Em composições nas margens de reservatórios, as prímulas podem ser combinadas com rododendros, íris do pântano ou juncos. Colocar plantas em camadas permite que você aproveite o conjunto multicolorido. Parques e praças às vezes são decorados com prímulas junto com:

    • ciclâmen;
    • poinsétia;
    • amores-perfeitos;
    • narcisos.

    Para informações sobre como cuidar de uma planta, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário