Variedades e tipos de prímula
A prímula ganhou popularidade entre os jardineiros por sua vitalidade, facilidade de tratamento, brilho das sombras e pelo fato de ser uma das primeiras a florescer no jardim.
Prímulas crescem em muitos territórios do nosso e não apenas do continente, em diferentes zonas climáticas e condições diferentes. Ainda mais surpreendente é o fato de que muitas dessas espécies podem ser encontradas no mesmo canteiro de flores. Diferentes condições de vida modificaram as prímulas, que deram ao mundo a diversidade dessas plantas.
Devido à sua aparência brilhante, a prímula muitas vezes se torna um destaque na criação de paisagismo. E também os jardineiros a adoram por abrir um desfile de flores desde março.
características gerais
A prímula é uma planta perene. A expectativa de vida é altamente dependente das espécies específicas. Existem espécies que vivem apenas um ano, mas em média, um arbusto de prímula produz flores por 3-4 anos.
Algumas espécies ou variedades de plantas florescem apenas no segundo ano de vida. Essas nuances precisam ser esclarecidas antes de plantar uma planta. Esta informação está indicada na embalagem de sementes.
A prímula tem uma resistência invejável ao gelo. Algumas de suas espécies podem resistir a geadas de até -40 ° C. Daí o amor de usar a prímula como planta ornamental no jardim.
Qualquer tipo ou variedade de prímula pode ser facilmente cultivada a partir de sementes, para que posteriormente possam ser plantadas em um canteiro de flores ou em um vaso. Afinal, as plantas dessa espécie também são boas porque podem ser mantidas em casa. Pela sua floração no início do outono, assim como pelo seu aspecto compacto e brilhante, esta planta agradou às donas de casa.
Variedades
A prímula tem pelo menos 390 espécies. Todos eles apresentam diferenças cardeais entre si: na forma e no tamanho das folhas, na altura dos arbustos, no tipo de inflorescências, no tamanho das flores e na gama de tonalidades em que podem ser pintadas. O mais interessante são as combinações de diferentes tipos de prímulas no projeto paisagístico.
Todos os tipos de prímulas podem ser divididos em que florescem na primavera e aquelas que florescem no verão.
Prímula sem haste, ela é uma prímula comum
Um dos tipos mais comuns de prímulas. Esta prímula anã cresce em uma vasta área: na Europa Ocidental, Leste Asiático e Oriente Médio, na parte europeia da Rússia, na Crimeia.
Uma prímula comum floresce de abril a julho. As inflorescências desta espécie são exuberantes, com grande número de flores. Eles podem ser tingidos de amarelo claro, branco, vermelho, rosa ou magenta.
Primula córtex ou Altai
O nome da espécie sugere que esta prímula cresce em Altai. Além de Altai, também pode ser encontrado na Mongólia e nas montanhas da Ásia Central.
A prímula cortical tem folhas curtas e verdes claras e longos caules que florescem. Essas hastes crescem até 40 cm de altura.
A prímula de Altai floresce de maio a junho. A cor da flor é púrpura-avermelhada e rosa. As flores crescem do caule, como uma corola, 7-12 flores por caule.
Primula Julia
Originário do Cáucaso, cresce nas montanhas perto da água - riachos e cachoeiras. Ela floresce na primavera de abril a maio.
A espécie é caracterizada por pequenas folhas verdes claras, de formato quase redondo com nervuras pronunciadas.
As flores da prímula de Julia crescem uma a uma. Sua cor pode ser descrita como malva-malva. Existem manchas amarelas no centro da flor.
Prímula de xícara grande
Uma espécie curta de prímula, que não atinge mais de 35 cm de altura.Ele vem da Sibéria Ocidental e Oriental. Também cresce no Cáucaso.
Esta espécie tem folhas compridas oblongas e pequenas flores amarelas alongadas que se assemelham a sinos com outra flor, de tom mais escuro, no interior. Em uma inflorescência, até 20 flores crescem e florescem ao mesmo tempo.
Orelha de prímula, ela é uma orelha de urso
E também atende o nome de aurícula. A prímula da orelha cresce nos Alpes, Cárpatos e outras montanhas da Europa Central. A planta não é alta - não mais do que 20 cm de altura. As folhas da prímula são curtas e grossas, de cor verde-acinzentada.
Durante a floração, a planta emite um aroma suave e agradável. 6-7 pequenas flores crescem em uma haste. A cor é amarela ou rosa, roxa, lilás, com um coração branco da flor.
Polyanthus primrose
As plantas desta espécie vivem em média 2 anos. A espécie recebeu esse nome por sua floração precoce: a prímula polyanthus floresce de maio a junho.
As plantas desta espécie distinguem-se por uma grande variedade de cores brilhantes. Eles são vermelhos, roxos, amarelos e laranja.
Uma característica distintiva de todas as flores é um núcleo contrastante.
Primula Viale
Representante atípico do clã da China Ocidental, Tibete e Himalaia. A inflorescência de prímula Frasco destaca-se no contexto geral - tem a forma de um candelabro. A planta não difere em particular vitalidade, geralmente floresce e vive não mais do que dois anos.
Esta espécie floresce bastante tarde para as prímulas - em junho-julho. As flores na inflorescência florescem gradualmente e mudam de cor durante o processo de floração. Na forma fechada, as flores são vermelhas. E quando eles florescem, eles se tornam lilases-púrpura.
Esse contraste parece especialmente impressionante quando parte da inflorescência já floresceu e a outra parte ainda não.
Primula Malakoides ou semelhante à malva
A planta desta espécie destaca-se pela sua baixa estatura (até 50 cm) com folhas alongadas.
Os jardineiros adoram esta variedade pela variedade de cores das flores. Eles vêm em branco, vermelho e rosa. O núcleo da flor é necessariamente destacado por uma mancha amarela. As flores no caule crescem em camadas, cada uma com até 8 flores.
Florinda prímula
Esta espécie é uma prímula nativa do Tibete. Ela cresce na parte sudeste perto de fontes de água. É porque A prímula de Florinda adora hidratar e se sentir confortável quando suas raízes são constantemente hidratadas.
A planta é bastante alta: pode crescer até 120 cm de altura. A inflorescência de florinda prímula é coletada em média de 30 pequenas flores que se parecem com sinos amarelos.
Primula Siebold
A prímula Siebold é comum nas florestas úmidas da China, Coréia, Rússia e Japão.
Esta espécie possui interessantes folhas oblongas com uma borda ondulada.
A prímula de Siebold floresce em maio. Suas flores são lilases-roxas com um núcleo branco. Menos comuns são as variedades com flores brancas.
Prímula real
Esta espécie é nativa da ilha de Java, onde é chamada de flor do terremoto. A prímula real floresce antes do início das erupções vulcânicas, nas encostas das quais cresce, mesmo que não seja a época da sua floração. Isso se deve aos processos físicos que ocorrem no solo antes da erupção.
As flores da prímula real são lilases ou roxas com um coração amarelo.
Prímula japonesa
Seu nome se deve ao fato de ser comum na ilha japonesa de Kunashir. A prímula japonesa tem folhas grandes e oblongas. Eles atingem um comprimento de 25 cm.
Uma planta desta espécie floresce no verão por uma média de 40 dias. As flores no caule são organizadas em várias camadas. A cor das flores é carmesim.
Prímula de flor grande
Um híbrido popular entre os jardineiros. Uma característica distintiva das variedades deste híbrido são as flores maiores do que outras espécies. A variedade mais popular desse tipo é a Francesca.
As flores dos híbridos vêm em tons completamente diferentes: verde, roxo e amarelo.
Basicamente, as flores combinam 2 ou 3 tons que contrastam entre si, criando um padrão interessante nas pétalas.
Descrição das variedades
É difícil encontrar informações publicamente disponíveis sobre o número exato de variedades de prímula. Considerando que esta planta se tornou popular entre os floricultores, pode-se imaginar quantas variedades diferentes existem hoje no mundo. Mas existem variedades que são mais comuns entre as plantas ornamentais.
Na maioria das vezes, as sementes de diferentes variedades são vendidas como uma mistura de cores diferentes. Em um pacote de sementes, várias variedades da mesma variedade são geralmente misturadas. As diferenças entre eles em termos de cor só podem ser encontradas quando todos os arbustos florescem.
Existem 4 variedades de prímulas, que têm inflorescências semelhantes e seus tons, mas existem outras diferenças.
"Matryoshka"
Esta variedade floresce no início da primavera - em março. Os arbustos Matryoshka são considerados arbustos anões. Eles não crescem mais de 20 cm. Apesar do tamanho pequeno do arbusto, as inflorescências são grandes e viçosas. As flores podem ser azuis, roxas, bordô, amarelas ou brancas com um núcleo amarelo brilhante.
"Colossea"
Floresce em abril-maio. Mas a primeira floração ocorre no segundo ano de vida da planta. As flores desta variedade são semelhantes às flores Matryoshka em suas cores: flores rosa, roxas e amarelas com uma mancha amarela no centro da flor.
"Colossea" fica mais alta do que "Matryoshka". Seus caules podem ter até 30 cm de comprimento. As folhas são iguais, quase redondas.
Danova
Ela não cresce mais de 14 cm de altura, enquanto as folhas podem atingir um comprimento de até 10 cm. Danova floresce no início da primavera. As flores podem ser laranja, amarelo, vermelho, vinho, azul, branco e rosa. Esta variedade também possui um núcleo amarelo da flor.
"Crescendo"
Esta variedade é considerada bastante alta - pode atingir os 30 cm. O "Crescendo" caracteriza-se por uma abundância de folhas e uma inflorescência exuberante. À primeira vista para o arbusto, parece que uma nuvem de flores repousa sobre um travesseiro verde.
Ao esquema de cores, igual ao de flores de outras variedades semelhantes, acrescenta-se laranja-pêssego. Ela floresce no início da primavera - março a abril.
"Selecione o gigante"
Apesar do nome, esta variedade cresce muito pequena - no máximo 20 cm. A planta tem pequenas folhas ovais e uma inflorescência exuberante.
Além das variedades listadas acima, existem várias outras bastante populares. Eles parecem completamente diferentes e alguns deles se destacam.
"Hector"
De certa forma, pode lembrar o mesmo "Matryoshka", mas "Hector" se distingue por uma duplicidade muito maior de flores. E a gama de cores desta variedade será mais rica: entre as flores com o usual miolo amarelo, também se distinguem as rosas sólidas e as amarelas.
"Jeans azul"
A variedade é de altura média - até 25 cm. Uma característica distintiva da Blue Jeans são as flores grandes na inflorescência. Um deles atinge até 6 cm de diâmetro. A principal vantagem é a cor. As flores brancas desta variedade têm muitos veios azuis e um núcleo amarelo contrastante. As pétalas da flor realmente lembram a cor do jeans.
"Blue Jeans" floresce em março-abril.
Francesca
Esta variedade floresce nos meses de maio e junho, podendo atingir os 30 cm de altura. Mas a principal vantagem da "Francesca" pode ser chamada de flores verdes claras com uma mancha amarela no centro, que contrastam com as folhas verdes escuras. A planta floresce magnificamente, de longe lembrando inflorescências de hortênsias.
"Noverna azul profundo"
Representante atípico do gênero. A prímula desta variedade também é chamada de capitato. A coisa e que as inflorescências em plantas da variedade "Noverna deep blue" estão localizadas no topo de um caule espesso e lembram cabeças esféricas. A cor das flores é púrpura-violeta.
As plantas desta variedade florescem bastante tarde para as prímulas - em junho-agosto.
Uso da paisagem
As prímulas são versáteis para uso em paisagismo. As plantas desse gênero costumam florescer mais cedo do que outras, abrindo o período de floração de todo o jardim no início da primavera. E se você usar vários tipos de prímulas em um canteiro de flores, poderá obter o efeito de um canteiro de flores que floresce sem parar de março até quase o outono.
As prímulas ficam bem em vasos de flores ou de fora. Isso permite que você os use pontualmente em casas particulares: para colocá-los nos lugares do local onde eles se tornarão realces brilhantes.
As prímulas são freqüentemente usadas para criar slides alpinos no local em combinação com outras plantas e composições de pedra. As espécies de flores anãs adicionam tons brilhantes à composição e não se destacam do conceito geral baixo.
A prímula é frequentemente plantada ao longo de paredes, cercas, meios-fios ou caminhos - em terreno aberto ou em caixas separadas. Essas listras de arbustos floridos ajudam a criar linhas geométricas contrastantes visualmente destacadas na paisagem.
Nos canteiros de flores, as prímulas coexistem com outras plantas com e sem floração. A combinação de vários representantes da flora ajuda o jardineiro a conseguir o contraste de tonalidades no canteiro, bem como a bater em diferentes alturas de plantas. Na maioria das vezes, em canteiros de flores, você pode ver uma combinação de prímulas com narcisos, tulipas e outras plantas com inflorescências em forma de bola, guarda-chuva ou corola.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.