Prímula de dentes pequenos: descrição e cultivo de variedades
Apesar de a prímula ser uma planta bastante despretensiosa, ela requer alguns cuidados. Dentes finos é uma das espécies de plantas representadas na floricultura moderna por diversas variedades. Este tipo será uma ótima solução não só para decorar um jardim, mas também para cultivar em vasos em casa.
Característica
Vale destacar as principais características da prímula de dentes finos. Isso inclui inflorescências que se formam em bolas densas.
A tonalidade depende do híbrido, as flores podem ser:
- Branco;
- lilás;
- rubi;
- roxa.
O diâmetro das flores também pode variar, a largura de cada uma varia de 5 a 25 mm. Para segurar tal bola, a planta tem que desenvolver um pedúnculo forte, abaixo dele uma roseta de longas folhas lanceoladas, muito enrugadas e de cor clara.
Quando a floração está apenas começando, as folhas ainda não são visíveis, pois o pedúnculo está localizado a poucos centímetros do solo. Com o tempo, sua altura aumenta e, quando as sementes amadurecem, atinge 500 mm.
A folhagem é formada paralelamente ao pedúnculo. No momento em que o fruto aparece, os brotos atingem o comprimento máximo permitido. É fácil perceber que há uma flor amarela pulverulenta na superfície dos brotos, é melhor não derramar água sobre ela.
O período de floração dura cerca de 45 dias, durante os quais a prímula consegue demonstrar toda a sua beleza.
Variedades
Existem muitas variedades de prímula de dentes finos. Todos eles se distinguem por pequenas flores que são coletadas em um longo rebento em um grande chapéu.
- Alba. As flores da variedade descrita não têm mais de 15 mm de diâmetro. Mas a inflorescência deles é formada por um tamanho impressionante e pode atingir até 100 mm de largura. No início de sua formação, as inflorescências têm 200 mm de comprimento, no momento em que as sementes amadurecem esse indicador aumenta para 500 mm. A variedade adora crescer em sombra parcial e solo úmido.
- Tolet. Pelo nome que a variedade recebeu, é fácil adivinhar de que cor são as flores da planta descrita. Uma tonalidade roxa brilhante e rica se destaca especialmente em um canteiro de flores. Se você comparar com a variedade anterior, então essa inflorescência não é tão grande, a densidade também é menor.
- "Rubi". Esta variedade destaca-se com uma tonalidade vermelha particularmente rica, muito semelhante à do rubi. A folhagem é alongada, não muito verde escura. A inflorescência pode atingir uma largura máxima de 60 mm. Esta é uma solução única se pretende decorar um meio-fio ou um lago artificial. Arbustos baixos podem ser plantados ao redor.
- "Vermelho" - uma prímula única que cresce bem em áreas sombreadas. A tonalidade das flores é vermelha, sem impurezas. A planta requer muita umidade na primavera, é melhor não usar solo argiloso pesado para o plantio.
- "Cornetim". A altura desta planta não pode ser superior a 300 mm. A folhagem é de forma potente, grande, o que distingue a variedade das demais. As flores vêm em uma variedade de tons, incluindo branco cristal, roxo tingido de azul ou rosa. As inflorescências, como outras prímulas, são esféricas, os pedúnculos crescem até 150 mm.
Semeadura
As sementes irão ajudá-lo a propagar rapidamente a planta em seu próprio canteiro de flores ou em vasos na varanda. Para a semeadura deve-se usar solo leve, os vasos são pequenos, com apenas 10 centímetros de diâmetro, ainda menores, e com 5 centímetros de profundidade. Este é um dos segredos mais simples do cultivo de uma prímula jovem a partir da semente, pois ela tende a morrer se for regada com muita frequência.
A semeadura é realizada em recipientes mais próximos do centro, a superfície pode ser levemente pressionada com a palma da mão, em seguida, despeje a terra do borrifador e deixe escorrer. Alguns produtores não cobrem a semente com solo, mas é melhor borrifá-lo com terra para que o sistema radicular se desenvolva melhor.
Se a semente for plantada na primavera, vale a pena cobrir a superfície com papel alumínio ou vidro para criar um efeito estufa e dar à flor calor e umidade suficientes. De vez em quando, essa estufa caseira é aberta por alguns minutos.
Não se deve colocar o recipiente no parapeito de uma janela com muita luz, é melhor usar o lado sombreado da casa, nessas condições as sementes germinarão mais rápido. A prímula brota muito rapidamente se forem utilizadas sementes de alta qualidade.
Assim que os primeiros brotos aparecem na superfície, o filme é totalmente retirado, a prímula deve se acostumar com as condições externas. A escolha é feita após o aparecimento das três primeiras folhas no caule. Cada arbusto é transferido para um pequeno recipiente separado para enraizamento e posterior desenvolvimento.
Em todos os estágios de crescimento, a prímula precisa proteja cuidadosamente da forte luz solar. Durante os meses quentes de verão, a área sob a árvore alta e extensa é ideal para o cultivo ao ar livre.
Prímulas em vasos podem ser plantadas durante todo o ano. Um mês se passa desde o momento do plantio até o aparecimento das primeiras flores. Em terreno aberto, as sementes são plantadas no outono, mas esta planta se propaga com igual sucesso por divisão de arbustos ou cortes.
A semeadura é feita de forma densa, é desejável que não haja espaço livre entre os arbustos, já que esta prímula não gosta.
Uma planta jovem não floresce imediatamente, apenas depois de alguns anos, por via de regra, no terceiro ano, em boas condições - no segundo. Primrose irá deliciá-lo com uma abundância de cores durante três meses, a partir de abril.
Crescente
Uma condição indispensável para o cultivo de uma prímula é um solo rico em húmus. A melhor maneira de colher solo para o plantio é com folhas podres, esterco de vaca temperado e composto caseiro. Além disso, as prímulas são altamente adubadas com folhas picadas. A matéria orgânica ajuda não apenas a reter a umidade, mas também a evitar que ela evapore.
Mesmo se não houver lago ou riacho natural no local, você pode cultivar prímulas que gostam de água perto de um reservatório artificial. Em climas quentes e secos, vale a pena escolher um local de plantio onde a sombra se forma após o almoço. Na Inglaterra e na Europa, essas flores costumam crescer em campos abertos sob céu nublado.
A seca é muito mais perigosa do que o frio. Se não for possível regar o solo regularmente, as plantas parecerão letárgicas.
Pragas ou doenças raramente incomodam as prímulas... Alguns jardineiros falam sobre os problemas dos ácaros durante o tempo quente e seco. Lesmas podem danificar as folhas em verões chuvosos. No primeiro caso, você pode usar um inseticida, incluindo óleo de nim ou solução de sabão. Na luta contra lesmas e caracóis, a cinza ajuda bem, que se espalha pelas flores, também se tornará um fertilizante natural
O vídeo abaixo fala sobre os meandros do plantio de sementes de prímula.
O comentário foi enviado com sucesso.