Prímula Terry: variedades e cultivo a partir de sementes
Terry primrose é uma daquelas plantas que florescem mais cedo do que todas as outras na primavera. E seu próprio nome, traduzido do latim, significa "cedo". Prímulas Terry são usadas para crescer como plantas de interior, bem como para uma variedade de paisagismo no jardim, porque a prímula fica melhor em vários canteiros de flores em combinação com outras plantas. A seguir, daremos uma olhada mais de perto nas variedades de prímulas turcas, descobriremos as nuances de cultivá-las a partir de sementes e as sutilezas do cuidado subsequente.
Descrição
Terry primrose pertence à família das prímulas, a maioria das variedades são baixas e ao mesmo tempo lindas plantas herbáceas com flores. A planta é perene, as folhas são verdes, são inteiras, com pequenas rugas e pelos.
As flores podem ser de diferentes tonalidades, tudo depende da variedade, têm cinco pétalas isoladas ou agrupadas nas inflorescências. Os caules são finos. As prímulas são consideradas bastante despretensiosas no cultivo e no cuidado, além disso, apresentam uma adaptabilidade muito elevada a diferentes condições de cultivo. A maioria das variedades tolera bem os invernos russos.
Muitas variedades híbridas de prímulas são resistentes ao inverno e podem sobreviver a temperaturas de até -35 graus.
A floração ocorre mais frequentemente em maio ou junho, dura cerca de 35-40 dias. Muito depende do local de crescimento e das condições meteorológicas. A floração ocorre frequentemente em agosto e, às vezes, no início do outono. As flores da planta, via de regra, não têm mais de 2 cm de diâmetro.
Variedades
Hoje, há um número bastante grande de variedades de prímulas turcas. Talvez os mais bonitos deles sejam os híbridos. Vamos considerá-los com mais detalhes.
- A prímula verde-clara parece muito impressionante e exótica Francesca, há um olho amarelo perceptível em seu centro. Em altura, este híbrido não atinge mais de trinta centímetros, pertence a variedades resistentes ao inverno.
- Recomendamos prestar atenção à prímula Elizabeth killelay bordô com um olho amarelo no meio e uma borda amarela brilhante em cada pétala.
- Terry parece luxuoso orelha prímula (aurícula) em roxo. E aurícula de prímula com flores lilases de cereja é improvável que Max deixe pelo menos um cultivador indiferente. Suas flores de veludo parecem muito impressionantes, mesmo em botões. Além disso, esta variedade, apesar de sua singularidade, inverte bem mesmo em campo aberto.
- Amantes de prímulas vermelhas brilhantes podem prestar atenção ao híbrido felpudo Brilho carmesim... Esta prímula, em comparação com outras variedades, cresce bastante pequena, apenas cerca de 20 cm, suas flores duplas em miniatura lembram muito rosas brilhantes.
- O tom de damasco e pêssego com folhas de turco pertence à variedade Jupp. Possui folhas curtas e carnudas com um contorno delicado e leve.
- Recomendamos dar uma olhada mais de perto na prímula. Ninfa, que apresenta uma delicada cor amarelada com um tom leitoso, bem como as variedades "Primlet", "Romio", "Rosella" e "Paloma Mix", que se tornarão verdadeiras decorações para qualquer canteiro de jardim.
As prímulas híbridas devem ser adquiridas apenas em locais comprovados e de jardineiros privados bem estabelecidos. Caso contrário, você não só pode obter não um híbrido, mas a variedade mais comum, mas também comprar uma planta doente.
Como crescer?
A maioria das prímulas são plantas amantes da luz, no entanto, existem aquelas variedades que preferem áreas sombreadas em maior extensão. Em todo caso, para não adivinhar onde plantar a planta, é melhor dar preferência ao terreno de penumbra, mas apenas aquele que esteja longe do lençol freático. As águas são muito perigosas, pois levam os rizomas das plantas e, como resultado, morrem de decomposição.
Você não deve plantar plantas sob o sol escaldante, caso contrário, durante a floração, as pétalas podem começar a murchar.
Muitas vezes, as prímulas são plantadas sob a copa das árvores ou à sombra das colinas alpinas, onde são mais confortáveis. É melhor usar solo orgânico fértil como solo para as prímulas, nas quais as plantas criam raízes mais rapidamente. O solo deve ser poroso e bem drenado.
Ao cultivar prímula a partir de sementes, eles começam a semear já no final do inverno - início da primavera. Mas deve ser entendido que este processo é bastante trabalhoso e mais complicado do que crescer a partir de uma planta jovem dividida. Semeie as sementes em uma pequena estufa ou em xícaras. Eles precisam de muita luz para germinar. Phytolamps são mais frequentemente usados para iluminação adicional.
O processo de plantio das sementes ocorre em várias etapas.
- Para a semeadura, é melhor usar solo pronto para uso, que já contém todos os nutrientes necessários.
- As sementes são aprofundadas no solo com um palito, mas não muito fundo. Antes de semear, é melhor umedecer o solo para que as sementes não sequem depois.
- Em seguida, o recipiente deve ser coberto com vidro ou filme espesso para criar um efeito de estufa. A seguir, o recipiente com as sementes deve ser colocado em um local bem iluminado, mas não sob o sol escaldante.
- As sementes devem ser ventiladas regularmente e umedecidas com um borrifador.
- Depois que as mudas começam a crescer e as primeiras folhas aparecem, as mudas jovens podem começar a mergulhar em recipientes separados. Eles vão crescer neles antes de plantar no solo.
Plantar em casa é divertido e fácil, mesmo para iniciantes.... Além disso, além do cultivo doméstico, a semeadura de plantas também pode ser realizada em estufas, onde uma determinada temperatura e umidade do ar são criadas para elas.
Cuidados de acompanhamento
- É muito importante regar regular mas moderadamente as plantas. Nesse caso, é extremamente importante evitar a estagnação da água.
- É necessário remover regularmente as ervas daninhas que crescem ao lado da prímula, pois retiram do solo os nutrientes necessários para as flores.
- Para que a prímula cresça bem, geralmente o solo é solto após a rega. O afrouxamento é um processo muito útil que evita a formação de crostas e o encharcamento excessivo do solo.
- Durante a estação de crescimento, é recomendável alimentar a planta cerca de 2-3 vezes. É melhor usar fertilizantes com fósforo e potássio na composição. Normalmente, a primeira alimentação é realizada no início da fase de crescimento, depois durante a floração, e a última no final da estação de crescimento, geralmente em agosto.
- Não se esqueça da cobertura morta. A cobertura morta pode ser comprada em loja, de serragem ou folhas secas caídas. Os últimos são especialmente recomendados para prímulas. Apesar do fato de que muitas variedades de prímulas são resistentes ao inverno, é melhor cobri-las para o inverno como uma rede de segurança. Além da camada de folha, é aconselhável usar um material de cobertura protetora especial.
- Uma prímula adulta geralmente é propagada pela divisão do arbusto-mãe. Na maioria das vezes, após 3-4 temporadas, a prímula cresce fortemente e precisa ser dividida. Se a prímula crescer em condições restritas, com o tempo ela florescerá em flores menores. Durante o transplante, o colo da raiz é aprofundado em não mais do que 1 cm.
- Se forem encontrados insetos, inseticidas profissionais devem ser usados. Você deve trabalhar com eles de acordo com as instruções e não negligenciar o equipamento de proteção individual.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.