Prímula de interior: características, tipos e cuidados em casa

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como cuidar?
  4. Condições de detenção
  5. Transferir
  6. Reprodução
  7. Destilação
  8. Doenças e pragas

Uma das menores plantas é a prímula, popularmente conhecida como prímula. Sua altura mínima é de apenas 5 centímetros. Azul, púrpura, amarelo, vermelho - quase toda a palheta dos tons mais brilhantes encontra-se nestas plantas, pelas quais os cultivadores se apaixonaram pelo seu aroma delicado, delicado e gracioso. Os residentes dos Cárpatos, Transcaucásia, Ásia Central, Médio Oriente e parte europeia da Rússia têm sorte, pois é nestes países que esta flor pode ser mais frequentemente observada no seu ambiente natural.

Descrição

Além do nome oficial, a prímula em algumas áreas tem o seu próprio.

  • "A Chave de Ouro da Primavera" - dos poloneses.
  • "Erva paralisante" - chamada prímula na Rússia Antiga, uma vez que era usada no tratamento da paralisia.
  • "Flor dos 12 Deuses" - entre os povos da Grécia, onde cada cor era identificada com um certo sentimento. Por exemplo, amarelo - com separação, vermelho - com amor, branco - com inocência e rosa - com ternura.
  • Uma atitude especial foi experimentada em relação à prímula durante o tempo de Catarina, a Grande. A própria Imperatriz estava tão inflamada de amor por ela que a elevou à categoria de "flor real", e na maioria das estufas do Palácio de Inverno mandou cultivar apenas essas plantas. Os artesãos desse período representavam prímulas em jogos de chá e brasões de grandes famílias reais.

    A prímula de interior pode ser insidiosa e, em vez de sua beleza primorosa, "conceder" doenças alérgicas a você. O contato com o suco desta planta pode causar irritações e erupções de outra natureza, tosse e dor de garganta. Com tais propriedades, a natureza "recompensou" o tipo popular de cônica inversa de prímula.

    Para evitar tais consequências em famílias com crianças e idosos, é necessário colocar as flores em locais inacessíveis e, ao cuidar delas, não negligenciar os equipamentos de proteção na forma de luvas e máscara.

    Variedades

    Uma característica externa distinta de uma prímula é a diminuição. A altura do arbusto não excede 20-30 centímetros. Assemelha-se a um choque esférico, coroado com flores brilhantes. Caminhando pelo mercado de flores, os visitantes em primeiro lugar prestam atenção às prímulas. Existem mais de 50 espécies deles, e entre eles há perenes e anuais. Diferenças entre prímula e outras plantas com flores iniciais:

    • raiz fibrosa, roseta de folhas na própria raiz com placas de 6 a 8 centímetros de diâmetro;
    • na forma, as folhas são alongadas, em forma de coração, em forma de ovo com uma extremidade afiada voltada para baixo;
    • as folhas são felpudas ao toque, de aparência enrugada;
    • a localização da parte de floração é exatamente no centro na forma de um guarda-chuva, escova e muito raramente - em uma única forma;
    • as prímulas florescem a partir de três meses ou mais.

      Os criadores locais aconselham 3 tipos com a mais leve tecnologia agrícola.

      • Prímula chinesa - apesar da gama multicolorida, tem uma característica unificadora - um "olho" amarelo está localizado em todas as cores. A lâmina da folha tem uma borda recortada de cor verde brilhante. Seu período de crescimento é curto e varia de um ano e meio a dois anos. Em seguida, o arbusto degenera completamente, perdendo seu efeito decorativo. Quando cultivada dentro de casa, a prímula pode tolerar vários transplantes. Difere na taxa de sobrevivência rápida, cresce a massa verde em alta velocidade.

      Esta espécie é mais alta que as outras, seu crescimento chega a 35 centímetros e com flores maiores em formato de rosa, duplo e cravo-da-índia. Em casos raros, pode provocar uma reação alérgica quando o suco atinge a pele, que se manifesta na forma de uma erupção vermelha na pele.

      • Primula é cônica reversa. Recebeu esse nome por causa do formato cônico do arbusto, virado de cabeça para baixo com um cone. Erva perene com não mais de 20 centímetros de altura. Agrada com a floração até duas vezes por ano, mais frequentemente no outono e na primavera. Os pedúnculos são baixos, de cor branco-esverdeada, com suas extremidades de 8 a 10 flores, unidas em inflorescências umbeladas. A espécie é capaz de se deliciar com flores exuberantes durante todo o inverno e por mais tempo, capturando os meses de primavera. As pétalas são grandes, lembrando a forma de uma corola. A cor dos botões vai do branco ao roxo profundo. Entre os representantes mais brilhantes da prímula cônica inversa, distinguem-se as variedades mais interessantes em termos de gama de cores:
        1. "A rainha da neve" - assemelha-se a ilhas de neve não derretida em um prado verdejante;
        2. "Pérolas brancas" - prímula com flores de pérolas iridescentes;
        3. "Mix Roxo" - flores duplas de lilás claro a tons de rosa profundo;
        4. Variedade importada "Twilly Touch Mi" com inflorescências incomuns de dupla cor: com o centro laranja, púrpura, vermelho, transformando-se suavemente em uma orla branca.
      • Primula sem haste, caso contrário, comum. Pode ser encontrada em parcelas de jardim e cultivada em apartamentos. Na natureza, ela cresce com mais frequência na África, Ásia e Europa. É uma planta herbácea perene. A altura máxima não excede 20 centímetros. Folhas elípticas alongadas de cor verde brilhante crescem de longos pecíolos. O período de floração começa em abril e termina em junho. Flores únicas são coroadas com pedúnculos finos. Os mais brilhantes representantes da prímula sem haste.
        1. "Esfinge Apricot" - tem uma cor original que muda de vermelho para laranja.
        2. Híbrido "Sphinx neon Rose" - diferencia-se em flores de sombras rosa-carmesins.
        3. "Aurikula Argus" - é mais frequentemente usado como uma flor de interior e para destilação. Este procedimento permite que você obtenha uma floração brilhante na última década de fevereiro. Além disso, essa variedade pode ser adquirida nas prateleiras dos supermercados como um presente para o sexo mais fraco no Dia Internacional da Mulher.

      Após a floração, pode ser plantada com segurança na área do jardim, e no inverno pode ser levada para a cave, sendo este procedimento realizado anualmente.

      Como cuidar?

      Cultivar uma prímula dentro de casa e observar os devidos cuidados é fácil para quem já viu como essa planta cresce em campo aberto, uma vez que necessita aproximadamente das mesmas condições.

      Uma vez que esta flor cresce naturalmente em climas quentes, então ele ama o sol. É verdade que você precisa levar em consideração uma nuance: se você colocar as prímulas sob a luz direta do sol, elas terão um efeito destrutivo - aparecerão queimaduras nas folhas e os botões das flores secarão antes de se abrirem. Além disso, os cultivadores inexperientes cometem outro erro - eles escondem a flor na sombra e, portanto, ainda mais danos são causados ​​a ela.

      Portanto, você precisa decidir sobre o local de "residência" da flor desde o primeiro dia. Você precisa instalar a panela em uma janela voltada para o lado oeste ou leste.

      A luz deve ser difusa. Isso pode ser facilitado por árvores crescendo fora da janela. Nas regiões do norte, devido ao curto período de luz do dia, a prímula deve ser suplementada, o que pode ser feito com fitolampo.

      Em casa, uma temperatura ambiente de 15 a 22 graus Celsius é considerada agradável para uma prímula. Dependendo da estação, ele muda para cima ou para baixo. Do início da primavera a outubro, o regime térmico oscila entre 18-21 graus.Na estação fria, o termômetro não deve subir mais de 17 e cair abaixo de 15 graus Celsius.

      Durante o período de floração, cada variedade de prímula tem sua própria temperatura ótima. O reverso cônico tolera facilmente 16-18 graus, o resto requer taxas baixas, chegando a até 12 graus. Com um modo de luz e calor corretamente exposto, mesmo para iniciantes, a prímula florescerá abundantemente e por muito tempo..

      Condições de detenção

      A rega das prímulas de interior é necessária da mesma forma que numa casa de veraneio. O solo deve ser mantido úmido e solto. Especialmente este fator deve ser levado em consideração durante o período de produção de flores. Encontre um compromisso com a planta e ajuste a rega para que o solo não seque muito e não fique encharcado. Observe também os requisitos para regar primroses.

      • A rega é realizada apenas com água decantada.
      • Ao fazer isso, exclua a água da torneira. A presença de água sanitária pode destruir até a flor mais despretensiosa. Se não houver líquido sedimentado, use apenas fervido.
      • As flores adoram derreter e água da chuva, que deve ser aquecida à temperatura ambiente antes de regar.

      Em seu ambiente natural, a prímula cresce em países onde o nível de umidade é moderado. A prímula selvagem floresce durante o período de fusão ativa da neve e seu sistema radicular absorve umidade útil em alta taxa.

      Em casa, é uma questão completamente diferente. Na época da floração da prímula, as baterias ainda estão aquecendo no apartamento, o ambiente para flores é muito quente. Não será fácil para um florista amador manter um regime de umidade ideal. Para fazer isso, existem maneiras de aumentar artificialmente a umidade da sala.

      1. Você pode colocar um pequeno recipiente com água perto do vaso de flores ou colocar um pano úmido e denso sobre o aquecedor.
      2. Pega-se uma palete baixa, o fundo é preenchido com argila expandida, musgo ou areia. Instalamos vasos com plantas por cima e, periodicamente, adicionamos água à panela. A umidade é mantida no nível adequado devido à constante evaporação do líquido.
      3. A maneira mais fácil de manter a umidade necessária no ambiente é um umidificador especial para plantas. De acordo com as instruções, você pode definir um regime de umidade que seja confortável para suas plantas.

      Transferir

      Todos os anos não é necessário um transplante de prímula, basta realizar este procedimento a cada 3-4 anos. A compra de flores é uma exceção, uma vez que as condições para cuidar dessas plantas são diferentes das de cuidar de um apartamento ou de uma casa particular.

      Se a planta for trocada imediatamente após a compra, será estressante para ela. Alguns produtores, especialmente os iniciantes, se apressam por engano em plantar em um novo vaso por causa da aparência feia da planta ou do recipiente em que foi vendido. Mas primeiro você precisa pensar cuidadosamente se a planta precisa disso. O único momento em que você realmente precisa de um transplante de emergência é quando identifica uma praga ou doença em sua prímula.

      Você precisa pegar um vaso com buracos no fundo, correspondendo ao tamanho da raiz da flor. As capacidades são adquiridas de acordo com seus desejos e o tamanho da carteira. Melhor comprar argila, a planta vai respirar nela.

      O solo deve consistir em solo frondoso e encharcado, ao qual se adicionou areia, um pouco de perlita ou vermiculita. Com esses "ingredientes" o solo retém a umidade por muito tempo e ao mesmo tempo permanece solto. O fundo pode ser coberto com musgo ou outra mistura de drenagem. O sistema radicular da prímula é muito delicado, então você precisa transferir a planta o mais cuidadosamente possível. Se as raízes formaram uma bola emaranhada com o solo, não é necessário separá-la com as mãos, basta sacudi-la suavemente e a bola se desfiará.

      O tempo de transplante também depende da fase de floração.Se uma característica da variedade é a floração uma vez ao ano, então ela deve ser transplantada no outono, para as prímulas que florescem duas vezes ao ano, na primavera ou no outono, justamente nesses períodos a planta tolera mais facilmente esse procedimento. Por quais sinais você pode determinar a necessidade de transplante para um novo recipiente:

      • a floração é pequena, curta;
      • raízes nuas - neste caso, é possível o resfriamento e a posterior morte da planta;
      • não há espaço suficiente para o arbusto, ele cresceu tanto que está prestes a "cair da panela".

      Reprodução

      Vários métodos são usados ​​para criar prímulas. A planta pode ser propagada por sementes, estacas e divisão do arbusto. É importante fazer isso direito.

      Crescendo a partir de sementes

      Dependendo das características varietais, a prímula lança sementes desde o início da primavera até meados do outono. Use um recipiente adequado para a semeadura, encha-o com uma mistura de prímula pronta para usar ou areia e solo folhoso. Espalhe as sementes na superfície regada a uma distância de meio centímetro. Em seguida, você precisa borrifar as sementes plantadas do frasco borrifador novamente.

      Em nenhum caso devem ser enterrados, para que possam ascender parcialmente ou não germinar. Para manter o microclima, cubra o recipiente com um saco plástico ou vidro transparente. Instale-o em uma sala onde a temperatura do ar seja mantida em 17-18 graus Celsius. Após 14 dias, os primeiros brotos começarão a eclodir. Não perca este momento, transfira imediatamente o recipiente para um local mais luminoso e fresco. Se isso não for feito a tempo, as mudas se esticarão e morrerão.

      Regue o recipiente com mudas à medida que o solo seca. Depois de alguns meses, quando os brotos ficarem mais fortes, você pode plantá-los em vasos separados. Use uma pequena espátula para fazer isso.

      Regue o solo antes de replantar para que o sistema radicular da prímula não seja afetado.

      Dividindo o mato

      Selecionamos uma flor com 3 anos ou mais, retiramos do vaso e dividimos em 2-3 partes, em alguns casos em 5 partes. Plantamos cada arbusto em recipientes. Para uma melhor sobrevivência, você pode cobri-los com um saco plástico transparente.

      Propagação por estacas

      Este procedimento é melhor realizado na primavera ou no outono. Separamos uma pequena parte do broto, no qual há uma folha e um botão de crescimento. Corte a folha em ½ parte. Mergulhamos o corte na preparação "Kornevin" e o plantamos em solo úmido, consistindo de terra ou areia. Cubra com uma jarra de vidro para criar um efeito estufa.

      A 18 graus Celsius, a planta cria raízes em algumas semanas. Quando a prímula libera 2-3 folhas jovens, ela pode ser transplantada para um recipiente permanente.

      Destilação

      É muito lucrativo vender prímula em flor até 8 de março. Ela também pode agradar sua família e amigos. Ao forçar as prímulas, eles pegam os arbustos-mãe e os dividem em várias partes, plantam em recipientes separados e os colocam no porão para o período de inverno, onde a temperatura do ar será mantida em 7 a 8 graus centígrados.

      Eles retiram os potes no início de fevereiro e os colocam no peitoril da janela mais leve. Dentro de casa, a temperatura não deve exceder 18 graus. As flores vão desabrochar para o feriado. Após a floração, você pode transplantar a planta para um campo aberto ou estufa.

      Doenças e pragas

      O primeiro sinal de doença ramularíase são manchas redondas de cor amarela na lâmina. O centro da mancha é "decorado" com uma substância marrom, que posteriormente se apodrece, formando um buraco na folha. Na maioria das vezes, as plantas sofrem desta doença devido à hipotermia e ao encharcamento do solo. Para que a flor se recupere, é necessário ajustar adequadamente o regime de irrigação e a umidade do ar. As folhas doentes são removidas. Em seguida, execute o processamento preparações fungicidas, por exemplo, "Fundazol" ou "Vitaros".

      A podridão cinzenta é uma doença fúngica. Primeiro, aparecem folhas amarelas, depois manchas patogênicas nos pedúnculos e folhas são cobertas por uma flor cinza, que se molha e apodrece com o tempo. Se você não agir, essas manchas crescem em toda a superfície da lâmina da folha e provocam a morte da planta.

      Fungo patogênico pode ser armazenado no substrato por até dois anos. Em plantas saudáveis, a doença também chega através da rega, do ar e do contato com flores doentes. O motivo do aparecimento da podridão cinzenta é a ventilação e a iluminação inadequadas, o excesso de fertilizantes minerais, a alta temperatura e a umidade. Para curar a flor, são ajustadas as condições para a sua manutenção e o arbusto é tratado com "Fundazol" ou "Rovral".

      Como cuidar adequadamente da prímula, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário