Prímula "Akaulis": descrição e cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Cuidados domiciliares
  3. Reprodução e transplante
  4. Possíveis doenças e pragas

A prímula "Akaulis" é uma planta perene comum, cujo cultivo é preferido não só por cultivadores profissionais, mas também por amadores. Existem cerca de 500 espécies de prímulas na natureza, muitas das quais são usadas há muito tempo como plantas caseiras e de jardim. Portanto, você deve se familiarizar detalhadamente com a prímula "Akaulis", aprender os principais segredos do seu cultivo, reprodução e transplante.

Descrição

A prímula é cultivada em quase todos os países do mundo, e a Rússia não é exceção. No entanto, a maioria de suas variedades são comuns em países asiáticos. Essas flores podem crescer em vasos e ao ar livre. A prímula "Akaulis" tem hastes bastante curtas, devido ao seu pequeno tamanho - apenas 20 cm - é frequentemente denominado sem haste. A roseta da planta forma-se na raiz, a partir da qual crescem grandes folhas verdes alongadas com pequenas vilosidades.

A prímula começa a florescer na primavera e termina no final de julho. As flores da planta têm o formato correto, seu tamanho, via de regra, não passa de 40 mm. A flor é considerada pouco temperamental, mas para o seu bom desenvolvimento, deve seguir algumas regras de cultivo.

Cuidados domiciliares

Primavera não gosta de luz muito forte, um lugar ligeiramente sombreado é o melhor para ela. A planta prefere ar fresco, por isso, na estação quente, pode ser levada para a varanda ou para o exterior, quando se vive numa casa privada.

A prímula é mais bem tolerada quando o frio é moderado. A temperatura ideal para o crescimento confortável desta planta é de +15 graus. Quanto mais alta for a temperatura durante o período de floração, mais rápido terminará.

Para que a planta floresça anualmente, é muito importante na primavera encontrar o local ideal para o vaso de flores, onde a temperatura não será superior a + 14– + 15 °.

Também deve ser observado que o ar úmido é muito importante para a prímula. É por isso que pode ser pulverizado com um frasco de spray com mais freqüência do que outras plantas.

Porém, é indesejável limpar as folhas da planta, pois você pode danificá-las, e elas irão murchar: são bastante frágeis

Locais muito quentes e ar seco devem ser evitados. Portanto, não é recomendável colocar recipientes com planta ao lado de baterias.

Para a prímula de interior, é muito importante escolher o solo certo. O substrato deve ser leve e solto, deve conter todos os oligoelementos necessários, por isso é melhor adquiri-lo em uma loja especializada em jardinagem.

O recipiente para a planta deve ser raso e largo. Freqüentemente, potes de plástico ou argila são usados ​​para prímulas jovens.

Rega

Para que a prímula viva o tempo concedido e floresça regularmente, é muito importante cuidar bem dela. Regar sua prímula deve ser regular, mas moderado. A rega excessiva pode levar à ocorrência de doenças, como resultado das quais a planta não só não floresce, como também pode morrer.

Para irrigação, é muito importante usar água decantada em temperatura ambiente.

No inverno, a rega deve ser reduzida. A pulverização é melhor feita não mais do que uma vez por mês.

Top curativo

A cobertura para a prímula deve ser regular. Como regra, os cultivadores de flores combinam com a rega. A planta deve ser alimentada no máximo 2 vezes por mês. A fertilização é recomendada durante a floração e o crescimento ativo da prímula. Como cobertura, você pode escolher opções combinadas para plantas de interior.

A fertilização, na qual existem substâncias orgânicas e minerais, é obrigatória.

As prímulas jovens adoram se soltar. Portanto, após cada rega, o solo deve ser ligeiramente afrouxado: para que fique saturado de oxigênio, o que será de grande benefício para a planta jovem. Se você não quiser realizar o procedimento constantemente, pode usar uma cobertura morta decorativa, que é fácil de comprar em qualquer loja de jardinagem. A prímula "Akaulis" cresce como um arbusto pequeno e ao mesmo tempo compacto, razão pela qual floristas e floricultores não recomendam beliscá-la.

Reprodução e transplante

Primula "Akaulis" pode ser propagado de várias maneiras:

  • divisão do mato principal;
  • cultivar uma flor a partir de sementes (para isso, como regra, usa-se prímula em sementes "Akaulis mix");
  • por estacas.

A primeira maneira é bastante direta.

  • É necessário dividir o arbusto principal (uterino) em várias partes. Cada parte deve estar com raízes e folhas.
  • Em seguida, eles devem ser plantados em pequenos recipientes. No início, podem até ser taças, no fundo das quais deve ser colocada a drenagem, e na parte superior - solo.
  • É melhor usar um substrato comprado em uma loja para o plantio. É muito importante colocar cuidadosamente as partes com raízes separadas da planta-mãe nos copos, e elas devem ser borrifadas com terra com o mesmo cuidado.
  • Ao final do procedimento, as mudas devem ser levemente umedecidas e colocadas em local definitivo até o próximo transplante.

Um método de propagação mais problemático e demorado é a opção por sementes. Sua taxa de germinação é bastante baixa. Normalmente, as sementes de prímula são plantadas no solo no final do outono ou início do inverno, embora em alguns casos o plantio possa ser realizado no verão.

Para uma germinação favorável das sementes, é melhor colocá-las em um ambiente bem iluminado e com alta umidade. Para acelerar a germinação das sementes, você pode cobri-las com papel alumínio ou vidro, criando assim um efeito estufa.

A temperatura ideal para a germinação das sementes é de + 15– + 18 °. Normalmente, após a semeadura, os primeiros brotos aparecem dentro de algumas semanas. No entanto, a germinação de todas as sementes é um assunto bastante controverso.

Às vezes, a planta é propagada cortando uma folha com um botão. Essas estacas devem ser plantadas no substrato, aprofundando-se em apenas 1 cm. No momento do plantio é muito importante atentar para o fato de que a gema não deve ser recoberta com o substrato.

Possíveis doenças e pragas

Se você seguir as recomendações básicas para o cultivo de prímula, a planta não ficará doente. Quanto aos insetos, muitas vezes eles sobrevoam de outras plantas doentes, por isso o tratamento deve ser feito com o máximo de cuidado.

  • Se a sala estiver muito úmida e a temperatura do ar for mais alta do que a recomendada para o crescimento da prímula, a planta pode começar a doer. Ao mesmo tempo, as flores podem secar e cair rapidamente, e as folhas podem ficar amarelas. Essa situação só pode ser corrigida mudando a planta para um local mais adequado.
  • Se os insetos são criados na planta: um ácaro-aranha ou mosca-branca, então você pode usar inseticidas especiais de ação rápida, que têm um efeito prejudicial imediato sobre os parasitas desse tipo.
  • Se um inseto de cochonilha atacou, antes de começar a processar a planta, os insetos devem ser coletados manualmente. Todas as manipulações com inseticidas devem ser feitas apenas com luvas de proteção e máscara.

A umidade excessiva no ambiente e a pulverização muito frequente da planta podem causar o desenvolvimento de uma doença fúngica na mesma. Isso geralmente é podridão cinzenta. É caracterizada pelo aparecimento de manchas cinzentas perceptíveis nas folhas da planta. Para se livrar dessa doença pode haver fitopreparações especiais e curativos adequadamente selecionados. Recomenda-se tratar os pontos de corte das folhas afetadas com carvão ativado triturado.

Sobre a prímula "Akaulis", veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário