Corredores em estilo moderno
O interior da casa deve ser decorado não só com beleza, mas também com competência. Isso permite que o espaço interno seja funcional, mesmo com uma pegada pequena. Os corredores, neste caso, têm muitos recursos, especialmente se forem decorados em um estilo moderno ergonômico.
Eventos da sala
Os corredores são de diferentes tipos: vestíbulos (completamente isolados do resto da sala), corredores estreitos, dos quais uma saída se abre imediatamente para vários quartos adjacentes, corredores quadrados ou retangulares, combinados com todo o apartamento.
Independentemente do tipo e tamanho do corredor, ele executa várias funções ao mesmo tempo:
- Transito. Esta é uma passagem da porta da frente para o interior do apartamento ou casa. Deve ter sistemas de armazenamento convenientes para roupas ao ar livre, calçados e acessórios na forma de chapéus, guarda-chuvas, luvas e outras pequenas coisas.
- Camarim pequeno. Este nome condicional significa que as taxas de saída, se não realizadas, são concluídas no corredor. Isso é cômodo e prático, já que você não precisa colocar roupas quentes de inverno no quarto ou quarto e andar pelo apartamento nele, mas requer um lugar no corredor para guardar essas roupas e um espelho.
- Distribuição. O hall de entrada abre para várias áreas funcionais do apartamento. Qual deles depende exatamente do layout. Freqüentemente, trata-se de um banheiro, cozinha ou sala de estar. Dada esta característica do cômodo, é importante pensar em como os cômodos ficarão isolados do corredor, já que alguns deles devem estar o mais longe possível da sujeira e da poeira das ruas.
- Armazém. Todos os apartamentos padrão soviéticos e pós-soviéticos estão equipados com guarda-roupas embutidos para guardar itens sazonais. Instalações modernas também são usadas por muitos para esse fim. Em corredores do tipo corredor, armários, racks e prateleiras são instalados, e à primeira vista, requisitos contraditórios são apresentados a eles - compacidade e espaço. Muitas vezes, apenas o design moderno é capaz de resolver este problema, uma vez que mezaninos e armários volumosos já perderam sua utilidade, e as tendências modernas estão focadas nos sistemas de armazenamento mais funcionais e compactos.
- Representativo ou estético. Uma função importante do corredor é a formação da primeira impressão da casa e de seus proprietários, e o empilhamento de pertences domésticos logo na entrada não é o melhor indicador.
Recursos de estilos
Os estilos modernos populares são uma ótima solução para quem está pensando em renovar o corredor. A variedade de seus "personagens" dá a oportunidade de escolher uma opção ao seu gosto tanto no quadro de um minimalismo calmo, quanto em direções experimentais bastante ousadas.
Apesar da diferença de um estilo para outro, eles são unidos por uma série de vantagens:
- Esforçando-se por conveniência e funcionalidade. Cada esquina, cada nicho na parede funciona e as falhas no layout se transformam em vantagens;
- Uso de materiais modernos e baratos. Os materiais naturais não são tão possíveis, mas desejáveis, de serem substituídos por análogos mais orçamentários, mas não menos práticos e de alta qualidade;
- O interior original. A introdução de detalhes individuais é bem-vinda e nenhum estilo impõe restrições estritas ao design de interiores;
- A capacidade de dar nova vida às coisas velhas.Itens antigos, raros, atualizados e feitos à mão são uma característica dos estilos modernos. Não jogue fora pufes gastos e móveis defeituosos. Podem ser recobertos com tecido, repintados e variados com detalhes interessantes.
Existem também algumas desvantagens nas tendências de design inovadoras. A principal delas é que levará muito tempo para estudar todas as sutilezas por conta própria. Você pode usar recursos da Internet, revistas, programas de computador, mas o resultado ainda corre o risco de ser insatisfatório. É mais fácil recorrer a profissionais que irão desenvolver um projeto e concluí-lo, mas dificilmente a lista de preços de seus serviços pode ser chamada de barata.
A segunda nuance é que nem sempre é fácil reunir uma composição interior se se escolhe um estilo moderno para decorar o corredor, e o resto do apartamento é dominado por uma renovação histórica pronunciada ou completamente antiga sem um foco especial.
Mas esta não é uma razão para abandonar a ideia, mas antes uma razão para compreender em detalhes o que é um "estilo moderno" e com o que é "comido".
E sem a educação em design, fica claro que não se trata de um nome específico, mas de uma característica coletiva das tendências atuais. Existem cerca de uma dúzia de estilos próprios, e cada um tem suas próprias características.
Minimalismo
Muitos o rejeitam por acreditarem que o minimalismo é impraticável em seu desejo de se livrar de muitos móveis e acessórios na sala. No entanto, não é. Toda a essência deste estilo está na combinação harmoniosa de objetos de design simples e cores lacônicas. É dominado por tons claros (branco, creme, bege), mas as cores "espessas" saturadas de uma paleta mais brilhante não são excluídas. O principal é seguir as regras básicas - tornar uma ou duas paredes brilhantes e não combinar mais de três tons.
Esses truques estilísticos podem resolver o problema de pequenos corredores e corredores em edifícios "Khrushchev". Cores claras na decoração, paredes contrastantes, superfícies espelhadas e iluminação competente ampliam visualmente o espaço.
Já os móveis devem ser retos e geométricos. Cantos vivos, superfícies de vidro e espelho são bem-vindos, mas é melhor evitar decorações complexas na forma de forjados, entalhes e ornamentos coloridos.
No camarim, isso é aceitável na forma de guarda-roupas estreitos e longos de correr com portas espelhadas, pequenos móveis de gabinete, guarda-roupas embutidos, estruturas modulares. Ao mesmo tempo, a amplitude do espaço interior dos móveis não é afetada.
Com a ajuda de barras de roupa, prateleiras dobráveis e cestos extraíveis, é fácil guardar qualquer guarda-roupa sazonal no seu interior. Eles podem ser adjacentes a pufes de cubo macio e gabinetes fechados com dobradiças sob o teto no lugar dos mezaninos.
Em termos de acabamentos, detalhes quadrados expressivos são bem-vindos, por exemplo, ladrilhos no chão.
O minimalismo não exclui acessórios, mas não há espaço para itens não funcionais. Se for empregada doméstica, deve ter chaves, se for um scubb para curiosidades sobre sapatos, deve conter curiosidades sobre sapatos (colheres de sapato, cremes, pincéis).
Loft
O estilo industrial é uma ode ao espaço livre. O loft é ideal para corredores quadrados e corredores que se transformam em uma sala de estar ou cozinha. Os tectos altos no apartamento são uma vantagem que deve ser aproveitada.
Este estilo não é rico em cores, mas variado em textura. Uma característica de um corredor em estilo loft é “acabamento sem acabamento”. Ou seja, o espaço deve ser estilizado tanto quanto possível para combinar com o entourage de uma sala desabitada. Para isso, utilizam-se materiais de acabamento bruto: pedra, tijolos “nus” e branqueados, gesso, blocos de concreto, metal, madeira.
Não é necessário interromper os reparos no meio do processo para obter o efeito desejado. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade de materiais que têm uma boa aparência, mas proporcionam uma aparência elegante ao ambiente.E esta é uma característica importante, porque com negligência externa, o loft não tem o direito de parecer barato.
Qualquer "imperfeição" deve levar a marca da mão do mestre.
Detalhes apropriados apenas neste estilo ajudarão a apoiar a composição do interior: vigas do teto, tubos de ventilação não mascarados e estruturas de suporte, lâmpadas com persianas de aço, abajures de corda feitos em casa.
O gênero industrial do interior não tolera surdos zoneamentos de instalações, a exceção é um banheiro. Se houver saída do corredor para a cozinha e sala, vale a pena parar a escolha pelas portas de vidro temperado ou acrílico para que os quartos fiquem visíveis de dentro para fora e o espaço fique arejado.
Você não deve empilhar o corredor com elementos decorativos, o acabamento incomum em si parece original. Mas há uma oportunidade de brincar com os contrastes, colocando um guarda-roupa de carvalho antigo ou raro próximo a uma parede de tijolos, ou uma prateleira alta de aço para sapatos sem uma parede frontal e traseira contra um fundo de madeira branqueada.
Os móveis têm o direito de ser volumosos, sólidos, ásperos. Objetos "aleatórios" na forma de cabides antigos para agasalhos, pufes de veludo de várias formas e cores, detalhes étnicos parecem interessantes.
Construtivismo
Ele está localizado na fronteira das tendências históricas e modernas, uma vez que nasceu no alvorecer das mudanças revolucionárias nas esferas industrial e doméstica do jovem estado soviético. Podemos dizer que se trata de uma inovação nacional. Ergonomia, que coloca itens bonitos e funcionais em primeiro lugar, excluindo tudo o que é desnecessário no interior.
É dominado por formas claras e compactas, tão necessárias em um corredor multitarefa. Daí a vontade de utilizar móveis transformadores e atributos adequados, desprovidos de decoratividade.
Construtivismo é simplicidade, mas caro, e o alto custo dos móveis é enfatizado aqui por materiais e texturas nobres. Os móveis em si são montados em nichos nas paredes para ocupar o mínimo de espaço precioso possível.
As paredes são acessórios brilhantes no design do corredor. A cor deve ser límpida, mesmo que seja preta ou amarela brilhante. Uma combinação de superfícies brilhantes e mate é incentivada.
Contemporâneo
Ela se enquadra completamente na definição de "simples e de bom gosto". As principais vantagens deste estilo são a orientação para os materiais à disposição de todos e a falta de ideia da composição acabada. Ou seja, a qualquer momento você pode recolocar algo do móvel, acrescentar ou retirar, e a aparência do corredor não será prejudicada.
Na hora de escolher um acabamento, deve-se priorizar materiais simples como painéis de plástico e papel de parede com padrão (em listras monocromáticas e coloridas, com lírios heráldicos).
Candeeiros emparelhados, vasos de chão e um destaque brilhante na forma de um banco ou pufe, onde se pode sentar ou colocar coisas, vão ficar bem como acessórios.
Neste estilo, é permitida a combinação de vários elementos de mobiliário: estantes de plástico, um guarda-roupa, estantes em nichos de parede, armários do mercado de massa com produtos para o lar. Mas não deve haver muitos deles. Compacidade e proporcionalidade permanecem em primeiro lugar no mobiliário.
Nem todos os estilos modernos são adequados para decoração de corredores. Assim, shabby chic e country serão inadequados devido aos materiais naturais, excessiva "teatralidade" e abundância de pequenos detalhes. Kitsch e pop art com sua variação "atraente", grunge é mais apropriado na sala de estar e no quarto, techno e alta tecnologia tendem a detalhes de cromo impraticáveis e o domínio da tecnologia moderna, e a fusão é muito complicada para um pequeno e área funcional.
Decoração de parede e teto
Talvez a parte mais despretensiosa do corredor em termos de materiais seja o teto.Não é pisoteado por solas de sapatos empoeiradas, molhadas ou sujas, os animais de estimação não se esforçam para afiar as garras sobre ele, as sacolas de compras pesadas não ficam encostadas nele, portanto, para o acabamento do teto, pode-se escolher uma opção mais estética ao detrimento da resistência ao desgaste.
Independentemente da escolha da cor, branco tradicional ou brilhante, há um grande número de opções de revestimento:
- Cal. Solução completa para todos os estilos modernos. Além disso, a branqueamento é uma das opções mais orçamentais. Você pode fazer este procedimento com as próprias mãos, sem conhecimentos especiais, e se adicionar algumas gotas de cor à mistura para caiar o teto, ela vai adquirir um tom interessante.
- Coloração. Também se aplica a opções econômicas e prontamente disponíveis. A única condição é que a superfície de trabalho seja nivelada com massa e, em alguns casos, também coberta com terra.
- Reboco. Recepção eficaz sem coloração subsequente. Tal teto se encaixa organicamente nos interiores, permitindo ligeira negligência e interessante
- Papel de parede. Acabamento barato, bonito e leve.
- Teto extenso. É prático, durável e fácil de limpar durante anos. Outra vantagem importante é a facilidade de instalação sem a necessidade de nivelar a superfície do teto. E a terceira é a aparência estética e apresentabilidade a um preço baixo.
- Cobertura de rack. Permite decorar o teto com um material gofrado incomum, esconder as falhas de layout e esquecer por muito tempo o conserto do teto e os problemas de limpeza. No entanto, este método não se aplica a soluções baratas e, durante a instalação, o nível do teto cai pelo menos 10 cm.
- Drywall. Um material econômico e flexível que torna possível criar uma superfície lisa e formas extravagantes volumosas que são relevantes nos estilos modernos. O drywall é durável, ecologicamente correto, não permite a formação de condensação entre ele e o teto, podendo servir de base para outros tipos de acabamentos.
- Madeira. Em interiores modernos com foco em materiais acessíveis, praticamente não há lugar para madeira natural, a menos que seja um loft com tetos com vigas sob um teto alto.
A decoração das paredes é um momento crucial. Sua área é maior do que a de um forro ou piso, enquanto as paredes estão localizadas no nível dos olhos, e quaisquer deficiências serão imediatamente perceptíveis. Um material bem escolhido para decoração de parede pode se tornar a base para o interior do corredor.
Tipos populares:
- Coloração e branqueamento. Essas técnicas são emprestadas da decoração do teto e já se enraizaram nos estilos que agora são populares. Eles são ativamente usados pelo loft, provence e minimalismo. Para algumas áreas, a monotonia e a cor clara são importantes, para outras, a textura é uma prioridade. Uma das tendências da moda é o tijolo ou pedra branqueada, cujo relevo é visível através de uma camada de tinta.
- Papel de parede líquido e fibra de vidro. O vinil usual e os tradicionais também funcionam, mas não em branco ou cores claras. Literalmente, após um ou dois anos de limpezas frequentes, eles perderão o brilho, enquanto o papel de parede líquido e o papel de parede de vidro após o endurecimento podem ser lavados, repintados várias vezes e até restaurados.
- Gesso decorativo. Fácil de aplicar, resistente à umidade, não desbota. Devido à sua consistência, pode suprir fissuras e ocultar defeitos nas paredes. Cria uma superfície lisa ou texturizada dependendo do método de aplicação. Mas a principal vantagem desse material é a capacidade de imitar acabamento com mármore, âmbar, malaquita e fazer estuque.
- Telha. Um tipo de decoração popular para corredores, por ser resistente a arranhões e danos mecânicos (mas não a impactos fortes), é fácil de limpar, mantém uma bela aparência por anos e pode ser combinada com qualquer material.
- Tijolo, pedra, bloco de concreto, bloco de espuma. Esses materiais ásperos são difíceis de aplicar na decoração, mas se as paredes são compostas por eles, esta é uma boa oportunidade para usar o relevo e a textura no interesse do design.Alvenaria vermelha, pedra branqueada e pedra pintada são a base dos estilos industriais.
- Painéis decorativos. A decoração de paredes com materiais em PVC é comodidade, economia, praticidade, estética e amplas possibilidades de estilização. A superfície externa dos painéis pode ser lisa ou gofrada, lisa ou colorida, com pequeno padrão ou impressão fotográfica, imitação da textura da madeira, alvenaria, pedra.
Nós decoramos o chão
Se a atitude para com a decoração do teto é a mais fiel, então o piso é o mais "caprichoso" dos fragmentos funcionais do interior. Existem muitos requisitos para o revestimento do corredor. Deve ser bonito e barato e resistente à abrasão e resistente à umidade e quente. Alguns materiais, por todos os seus méritos, não são capazes de atender a esses requisitos.
Portanto, a madeira natural não é adequada para pavimentos de corredores. Parquet é ruim, sofrendo de qualquer movimento descuidado e água. O linóleo desbota rapidamente, desbota e às vezes incha.
O laminado e o carpete são inadequados.
E entre os materiais populares para acabamento de pisos, que não têm medo de limpezas frequentes, a alta permeabilidade da sala, danos mecânicos e outras manifestações do cotidiano incluem:
- Piso autonivelante. Este é um método difícil e caro, mas um dos mais bem-sucedidos em longo prazo. Externamente, parece um parquete caro, é agradável ao toque como a borracha e, em termos de desempenho, é simples como um ladrilho.
- Revestimento de borracha. Também pertence aos mais caros, mas é um investimento inteligente em reparos. A borracha tem propriedades únicas. É antibacteriano, não tóxico, resistente à sujeira, umidade, temperaturas extremas, danos mecânicos e durável. Além disso, o piso de borracha oferece um bom isolamento acústico.
- Grés porcelânico. Um acabamento bonito e sólido por décadas. É fácil de lavar, difícil de danificar e é agradável à vista e ao toque. No entanto, é importante considerar que o próprio grés porcelânico é um material bastante frio. Ao escolhê-lo, é importante cuidar do sistema de piso radiante do corredor caso essa área leve para o banheiro, cozinha ou outros quartos.
Iluminação
A iluminação do corredor tem várias funções:
- Decorativo. Aqui, a colocação de acentos de luz ao nível dos olhos desempenha um papel. Lâmpadas, arandelas, lâmpadas, lindos abajures são necessários não tanto para iluminação, mas como acessórios. Esses pequenos detalhes são muito importantes para criar conforto e integridade em um interior moderno.
- Prático. Nesse caso, a iluminação desempenha sua função direta. A principal fonte de luz é considerada um lustre de teto, uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas, e a iluminação auxiliar inclui rodapés, iluminação interna do guarda-roupa e lâmpadas acima das prateleiras.
- Arquitetônico. O tipo de iluminação mais sofisticado que os designers profissionais usam para criar efeitos visuais em uma sala.
Isso pode ser um zoneamento se o corredor for grande e um aumento visual de espaço se a sala for pequena. No primeiro caso, as fontes de luz são instaladas diretamente ao longo do perímetro das áreas funcionais e controladas por diferentes interruptores. Na segunda, muitas vezes destacam-se nichos nas paredes, para dar relevo e volume às paredes, utilizam iluminação sob o teto, o que torna um pouco mais alto para os olhos, ou focam em uma parede, combinando luz e desenhos com perspectiva .
Seleção de móveis
Nos corredores, dois tipos de móveis são comuns: armário e embutido. Ele, por sua vez, é dividido em sistemas de armazenamento abertos e fechados. Fechado - são armários, mezaninos e estantes com portas. Open - armários, que, segundo a ideia do designer, não possuem portas, prateleiras, sapateiras, cabides e ganchos.
Características de design, cor, textura, materiais e dimensões do produto são determinados pelo estilo e tamanho do corredor.Um guarda-roupa embutido é melhor para um de tamanho pequeno, móveis de gabinete para um espaçoso; em um interior minimalista - claro, e em um interior industrial - preto.
Para otimizar o espaço interno dos sistemas de armazenamento, são usados os seguintes:
- Barra de roupas multinível.
- Barra pantógrafo (com alça para elevar e baixar de baixo para cima em armários altos).
- Cestos extensíveis de linho.
- Cabides com ganchos.
- Porta-calças retráteis.
- Ganchos para pequenos acessórios.
- Caixas
- Scubbs dobráveis (prateleiras macias).
Os guarda-roupas costumam ser complementados por bancos ou pufes em corredores pequenos e sofás em corredores grandes.
Fabricantes populares
Por vezes, surge a confusão na utilização da palavra "corredores", uma vez que se trata tanto do nome da divisão como de um sistema de arrumação funcional em forma de armário com muitos compartimentos, prateleiras e peças.
Ao adquirir um corredor pré-fabricado, é importante prestar atenção aos materiais de fabricação e ao país de origem. No segmento médio e premium, estão os produtos de madeira natural italianos e alemães na liderança, assim como as inovações de design americanas em diversos materiais, do plástico ao metal.
No segmento econômico, é possível escolher um modelo decente de produção russa a partir de madeira maciça, MDF e aglomerado laminado e móveis da empresa sueca Ikea.
Soluções de cor
Vários fatores influenciam a escolha da cor:
- Preferências pessoais. Quem quer que diga algo sobre as regras de design, o desejo do proprietário vem em primeiro lugar. Se você quiser fazer um corredor na cor rosa - por que não? Só é importante escolher os tons e os materiais certos.
- Dimensões. Em um grande corredor é fácil experimentar uma paleta escura (marrom, cinza escuro, azul, preto, vinho, esmeralda, grafite, wenge, mogno), mas uma pequena é mais conveniente para brincar com cores claras (branco, cozido leite, cinza claro, ocre, azul, prata, metálico, pêssego).
- Estilo. Cada tendência moderna tem suas próprias regras de cores, e não é necessário segui-las à risca, mas vale a pena segui-las. O minimalismo nunca funcionará com uma paleta de cores pop art e vice-versa.
- Recursos do layout. Uma sala perto de um quadrado é considerada ideal. Não precisa ser corrigido devido ao jogo de cor e luz, mas os corredores de estojos e pequenos corredores com tetos muito altos devem ser pintados de uma certa maneira. Por exemplo, você pode “abaixar” o teto usando pêssego nas paredes e terracota escura no teto.
- Regras gerais de estilística. Eles são simples e diretos: não combine mais do que 3 a 5 cores, escolha uma cor dominante, selecione cores em harmonia com as cores de todo o apartamento, e assim por diante.
Idéias de design
Corredores elegantes e bonitos são aqueles em que são utilizadas ideias ousadas.
Em primeiro lugar, você deve pensar na aparência dos sistemas de armazenamento. A presença de um gabinete bem fechado não é um pré-requisito. Você pode colocar ganchos e cabides de formas incomuns em um recesso na parede, fazer uma prateleira de sapatos de um armário antigo e guardar coisas que precisam ser escondidas sob o assento de um pequeno sofá-banco.
A segunda técnica para criar um design original é brincar com a luz e a aparência das luminárias. Como o hall de entrada em quase 100% dos casos é uma sala sem janelas, a luz artificial é simplesmente necessária. Um tipo não trivial de lâmpadas (faixas de LED, abajures feitos de cestos de vime, fios, garrafas, luminárias de piso altas de aço, arandelas de gesso aconchegantes) podem reviver o interior mais enfadonho.
E a última maneira é se concentrar nos detalhes. Para fazer isso, você pode emprestar elementos decorativos de diferentes estilos ou transformar utensílios domésticos em decoração. Por exemplo, se for outono e poças d'água lá fora, não deixe as botas de borracha e as capas de chuva brilhantes de todos os membros da família se esconderem no armário, mas no lugar mais visível. Cestos de palha com flores, chapéus, camisas country, capacetes e equipamentos esportivos também podem dar um toque especial.Mesmo uma bicicleta de alta velocidade, que só tinha lugar nos suportes do corredor, pode ser transformada de objeto que incomoda a todos em acessório, dedicando o interior do corredor a um tema esportivo.
Você aprenderá mais sobre como criar um corredor aconchegante em um estilo moderno no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.