A combinação de azulejos e laminados no corredor
O piso contemporâneo é como arte. É importante escolher o material certo por razões práticas. Ao mesmo tempo, a percepção estética não é menos importante: o revestimento do piso deve ser visualmente atraente, adequando-se ao estilo do interior.
Técnicas de design extraordinárias estão na moda, por exemplo, uma combinação de ladrilhos e laminados. Esta solução é especialmente importante para o corredor - o local onde o piso é mais suscetível à umidade e sujeira.
Prós e contras de combinar
Hoje, a abordagem do piso é mais exigente do que antes. O revestimento do piso deve ser atraente, confiável, de fácil manutenção e preservar perfeitamente sua beleza. Ladrilhos e pisos laminados funcionam bem juntos, e é difícil encontrar o melhor tipo de material para o corredor: esta área da casa requer um piso especialmente durável.
Afinal, parquete ou tábua de parquete são tipos de acabamentos bastante fracos: não podem ser limpos com um pano úmido, têm medo dos efeitos dos detergentes, perdem rapidamente a atratividade com a limpeza diária do chão.
A combinação de ladrilhos e piso laminado pode ser chamada de meio dourado no design do piso.
Este revestimento tem várias funções:
- permite zonear o espaço do corredor, contribuindo para a organização de cada local;
- através dele, você pode vencer a falta de área útil, aumentando visualmente o espaço;
- o método de revestimento permite que áreas com maior tráfego escolham um material mais durável e resistente à abrasão e à carga de peso;
- ela é capaz de tornar o piso moderno, agradável e aconchegante, imitando um tipo diferente de superfície (inclusive criando a aparência de lonas de carpete que tornam o ambiente do ambiente aconchegante);
- traga seu próprio sabor para o interior, reunindo os itens díspares dos móveis existentes.
À primeira vista, parece que os dois materiais são bastante diferentes e diferem marcadamente nas características de desempenho.
No entanto, a prática prova: a combinação de ladrilhos e laminados é uma combinação de confiabilidade, qualidade e durabilidade.
Ambos os materiais utilizados são acabamentos de piso de qualidade. Combiná-los é um truque de design ousado e moderno.
Este revestimento tem muitas vantagens, pois:
- apropriado em locais de vários tipos (apartamentos residenciais, casas de campo, chalés de verão, escritórios, estúdios, instalações industriais);
- adapta-se harmoniosamente a um estilo de interior diferente, independentemente da direção, seja clássico, moderno ou étnico;
- pode ligar diferentes tipos de acabamentos para todas as divisões da habitação (por exemplo, quando se utiliza ladrilhos na cozinha e laminados no quarto);
- muitas vezes permite que você economize no orçamento familiar: se a área do corredor for pequena, você pode usar o que sobrou do material após forrar outras salas para o trabalho;
- é uma excelente solução para o desenho de pavimentos em qualquer interior, permitindo-lhe prolongar a vida útil do pavimento e simplificar a sua reparação, se a ocasião o exigir;
- permite calcular corretamente o nível de carga na superfície do piso, utilizando materiais resistentes à umidade, água e substâncias abrasivas em locais de maior carga;
- traz estilo para interiores tediosos, feitos em um único esquema de cores, atentando para a sofisticação da solução de design;
- é um forro higiênico, inofensivo para os usuários;
- permite adquirir a quantidade correta sem gastos excessivos e adição de material para refugo, permitindo, se necessário, alterar o desenho do revestimento do piso.
Ambos os materiais são convenientes porque permitem revestir sem problemas as características estruturais da divisão (saliências). Se desejar, você sempre pode comprar matéria-prima, levando em consideração o orçamento disponível e suas próprias preferências, pois muitas vezes você não precisa de muito material. Aliás, esse fator facilita o transporte.
Além disso, é importante destacar a qualidade do revestimento acabado: a colocação de ladrilhos e laminados proporciona uma superfície plana, pelo que o aspecto do pavimento é sempre impecável.
Essa combinação também tem várias desvantagens.
A escolha dos materiais deve ser deliberada. Nem toda mixagem merece atenção e admiração. Às vezes, o problema está na própria seleção das matérias-primas. Por exemplo, o piso laminado é mais limitado na cor, os ladrilhos são selecionados para isso, levando em consideração a textura e a espessura correta. Se a escolha for feita com base em características externas, o revestimento do piso pode diferir no nível de localização, o que pode privá-lo de sua atratividade.
A consideração do design é importante. O processo de decoração do piso é bastante trabalhoso: é importante calcular cada fragmento de ladrilho, sua localização em relação ao padrão pretendido.
Se você fizer o projeto "ao acaso", a sala corre o risco de se tornar não apenas assimétrica: ela pode "ir embora" para o lado, tendo um viés. A preparação longa é, embora pequena, mas uma desvantagem. Nem todos vão gostar da execução de um desenho com a aplicação de cada fragmento do padrão, seu ajuste levando em conta as costuras.
As articulações são um assunto delicado para renovação. Eles são os pontos fracos do piso. Além de colar os materiais básicos e a preparação preliminar da superfície, você terá que cuidar de matérias-primas de alta qualidade para a união. A limpeza frequente pode remover gradualmente a argamassa e as estruturas de conexão freqüentemente se quebram com o estresse mecânico constante.
Que materiais escolher?
Deve-se ter em mente que nem todo tipo de material é adequado para o trabalho. Isso é especialmente verdadeiro para o laminado, que é classificado de acordo com o grau de relevância em um determinado tipo de ambiente. Por exemplo, para salas de estar, os fabricantes oferecem 21, 22, 23 classes de material, para instalações comerciais 31, 32, 33 classes são fornecidas. As primeiras variedades são mais simples, não são tão duráveis, têm uma estrutura menos densa, pelo que este acabamento não vai durar mais de 5 anos. As segundas variedades são mais caras, embora suas características de desempenho sejam superiores: esse material é projetado para 15 anos de serviço intensivo.
Vale a pena escolher um laminado resistente à umidade feito com uma tecnologia de produção especial. É resistente à umidade e ao contato com a água.
Esse material pode ser utilizado em ambientes com alta umidade. É importante que a sua classe seja pelo menos 31: por isso corresponderá ao nível de resistência do ladrilho e não se apagará antes dele.
A escolha dos ladrilhos é igualmente importante. Deve ser de piso: este material é muito mais resistente do que o ladrilho, a tecnologia de fabricação da versão cerâmica difere da contraparte usual para a cozinha. O grés porcelânico é criado por moldagem e prensagem sob alta pressão. Você pode escolher as duas variedades: são higiênicas, resistentes ao desgaste, fortes e duráveis. Os artesãos acreditam que o grés porcelânico é ainda melhor do que o azulejo.
A única desvantagem de ambos os materiais é o frio, embora as tecnologias atuais permitam combinar alguns materiais com um sistema de piso aquecido.
Opções de combinação
O hall de entrada é um tanto limitado em termos de combinação, o que se explica pela distribuição clara do grau de carga de choque no revestimento do piso.A técnica do patchwork é excluída: assim o espaço se partirá em pedaços, trazendo uma sensação de desordem para o corredor.
A transição pode ser feita da sala para o corredor conectando a junta de materiais com uma moldura que se sobrepõe à junta, segurando os dois materiais de forma confiável e dando ao piso uma aparência monolítica.
Para não ter dúvidas sobre a forma correta de colocar (ao longo ou transversalmente), vale a pena considerar as características do corredor.
O desenho de combinar texturas depende da habilidade do mestre: se não houver experiência, é melhor combinar materiais por meio de linhas retas claras. A colocação pode ser como um revestimento traseiro de ladrilho ou laminado, emoldurado em contraste. Se a habilidade permitir, as linhas de assentamento podem ser com uma curva ou curva, movendo-se para outra sala ou um corredor estreito. Obviamente, esse acabamento é mais difícil de fazer do que colocar linóleo, mas elimina a necessidade de tapetes adicionais que mascaram a superfície do revestimento do piso ou o protegem da abrasão.
Combinações de cores
É importante ter em mente: você não deve escolher a cor exata dos ladrilhos e do piso laminado. Em primeiro lugar, isso não será possível, porque a menor discrepância será em qualquer caso de dois ou três tons. Em segundo lugar, esta técnica torna o piso enfadonho, desprovido de atratividade. Em terceiro lugar, a textura, que é diferente em qualquer caso, será perdida contra o fundo da mancha de cor geral.
Para não ficar confuso sobre a melhor forma de escolher uma tonalidade e fazer uma técnica de design elegante para revestimento de piso, vale a pena considerar três maneiras principais de combinar ladrilhos e linóleo:
Recepção neutra
Uma mistura de tons do mesmo esquema de cores é uma opção de piso discreto com ênfase apenas na funcionalidade, excluindo a acentuação do espaço.
Eles podem ser aproximadamente os mesmos tons claros ou escuros que não contrastam entre si:
- universal (madeira clara + cinza, bege + café com leite, areia + caramelo);
- branqueado com cinza e com bege (branco + ártico, cinza claro, mármore cinza + branqueado, areia clara + cáqui diluído);
- tons de mel e chocolate (dourado + bege, chocolate + bege escuro, marrom-cinza + cinza).
O sucesso da escolha está na compra simultânea de dois materiais: assim você poderá ver melhor como eles se encaixam.
Se a questão da escolha estiver aberta, e o assentamento de ladrilhos não tolerar mais, é melhor comprar um acabamento na cor do café com leite em um tom ou com uma textura de pedra. Qualquer tipo de laminado é adequado para este ladrilho.
Jogo de contraste
A técnica em que uma tonalidade é muito mais clara que a outra é a mais popular. É mais fácil escolher dois tons dessa maneira, especialmente se ambos forem neutros. Isso permitirá que você forneça qualquer mobília e acessórios no corredor no futuro. Nesse caso, não faz sentido ir a extremos, barrando a escolha da solução "preto e branco", que tem um efeito podre.
É melhor escolher esses contrastes:
- texturizado com claro (marrom + cinza claro, creme, baunilha, bege) ou rico com cinza cáqui ou mármore;
- wengé escuro com baunilha, zebrano com bege, marrom claro com areia ou dourado;
- moca + mel, cinza claro lenhoso + granito de pântano, laminado branco e arenito.
Imitação e desenho
Neste caso, a combinação significa um padrão de ladrilho brilhante e um tom suave do laminado. A técnica é dividida em dois grupos: o uso de um padrão e textura de madeira, mármore, bem como uma combinação de textura e ladrilhos lisos.
Os esquemas de cores mais interessantes são as combinações:
- terracota e areia, bege escuro e tijolo vermelho (uma excelente solução para salas escuras);
- bege branqueado com coral, pulverulento, pêssego;
- bege frio com turquesa diluída, lilás.
Para harmonia, você pode usar um padrão em que um dos tons corresponda à cor do laminado. Porém, é importante considerar: não deve haver muito suporte para um tom: desta forma, a sombra pode se fundir em um único ponto.
Estilos
Não há limite quando um designer criativo está envolvido. Ele sabe combinar os incongruentes para que a combinação de materiais pareça adequada, demonstrando um compromisso com qualquer estilo.
Se você toma as ideias dos profissionais como base, você pode fazer este revestimento no estilo:
- clássico;
- moderno;
- minimalismo;
- alta tecnologia;
- vanguarda;
- Inglês;
- estilo império;
- Árabe;
- art Deco;
- loft;
- Africano;
- Biedermeier
- biônica.
O principal para uma solução de sucesso é ter em consideração o mobiliário: por vezes são eles que completam a composição interior da forma certa.
Ao escolher um estilo, a cor e a textura são importantes: em alguns casos, o interior precisa de monotonia e nobreza, algumas tendências modernas respiram simplicidade, os estilos étnicos precisam de um tom vintage.
Aconselhamento profissional
Como o piso laminado tende a inchar quando a parte de trás fica em contato com a água por um longo período, é importante fornecer proteção contra a penetração de umidade nas costuras da instalação. Para proteger o revestimento de design da água, é necessário tratar as costuras com uma camada de mástique com cera protetora.
Além disso, vale a pena observar algumas recomendações:
- na hora de comprar um laminado, escolha um material com travas: é mais prático que a opção de cola, se necessário, é fácil de desmontar e refazer;
- preste atenção na espessura do laminado: 12 mm é preferível (é mais caro, mas o sistema de travamento será mais confiável);
- não pegue um material liso e brilhante: é escorregadio, facilmente suja e apresenta qualquer sujeira (mais prático são as superfícies mate);
- para combinar dois materiais sem diferença no nível do solo, pode-se usar peitoris especiais de metal, plástico ou fundo de cortiça;
- Os contrastes de dobra são apropriados se essas linhas estiverem presentes no projeto de paredes ou tetos.
Os especialistas recomendam uma atenção especial à qualidade dos acabamentos. A compra deve ser realizada em loja de confiança e de boa reputação, excluindo-se assim o risco de compra de matéria-prima de baixa qualidade.
Na hora de escolher os ladrilhos, preste atenção que todos os fragmentos são do mesmo lote: isso vai tirar as tonalidades do piso e tornar o acabamento monolítico. Além disso, a calibração e a verificação de cavacos são importantes: defeitos no material podem causar uma diferença no nível das duas superfícies.
Projeto do piso do corredor
Para entender o que é a combinação de ladrilhos e laminados no interior do corredor, você pode observar o zoneamento de designers experientes:
- a combinação de ladrilhos solares e laminado castanho com uma textura de cartão parece original, decorada com uma linha arredondada e complementada por um tapete na soleira da mesma tonalidade do laminado;
- o interior em tons de marrom e bege vai brilhar de uma nova maneira se você fizer um tapete na soleira de azulejos bege suaves de um tamanho pequeno, decorados com padrões florais;
- pode-se acentuar o interior étnico com a ajuda de contrastes de cores vivas: pode-se zonear o espaço com uma linha reta clara, decorar a soleira com azulejos ornamentados, conectando-o com um laminado de cor escura;
- se não houver experiência e o experimento simplesmente se atrasar, pode-se colocar os ladrilhos na soleira com uma escada: é mais fácil realizar o trabalho ligando dois tons neutros por meio de molduras ou peitoris;
- a transição de materiais pode se estender a outras salas: os caminhos dos ladrilhos em um fundo laminado bege parecem originais;
- interessante é a técnica combinada de suavização do ambiente interno: o contraste dos acabamentos branco e bege dilui as manchas escuras da sala, tornando-a mais suave por meio de uma linha curva.
Avaliações
A combinação de ladrilhos e laminados no corredor é uma técnica estilosa de acabamento do piso. Isso é evidenciado pelos comentários deixados na Internet. Aqueles que fizeram esse revestimento notam: esta decoração de piso parece elegante e aconchegante, é incomum e chama a atenção.Além disso, nota-se nos comentários que tal acabamento é prático: se necessário, o piso pode sempre ser limpo com um pano úmido, retirando-se toda a sujeira.
Para mais informações sobre como fazer a junta correta entre um ladrilho e um laminado, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.